É difícil imaginar que hoje em dia algum empresário, tutor de empresas ou mesmo autônomo venha a falar algo contra o marketing digital. Por outro lado, isso não quer dizer que eles entendam, por exemplo, a importância de um marketplace.
Na verdade, nos últimos anos, a esfera digital se disseminou tanto e trouxe diversas novidades, que fica difícil acompanhar todas. Ou, ainda, saber quais merecem mais atenção e quais devem ficar de lado, por serem apenas repetição de algo ou afobação do momento.
Por isso que um empresário ou gestor pode não saber se uma empresa que vende impressora etiqueta adesivadeve investir em um marketplace ou em uma loja virtual própria. Alguns chegam a ignorar a diferença essencial entre esses tipos de estratégias.
Se isso ocorrer, também pode se tornar ainda mais complicado compreender as expectativas do público, criando uma narrativa que realmente seja capaz de atrair as pessoas certas, do jeito ideal e na hora certa.
Sendo que isso realmente representa um desperdício de tempo e de oportunidades. Afinal, hoje os marketplaces têm se tornado uma das maiores vitrines digitais do mundo, comparados aos próprios motores de busca e às redes sociais.
Tanto que você pode abrir um site como o Google, Bing ou Yahoo e, ao pesquisar por algo como sala comercial pequena para alugar, acabar encontrando diversas opções de resultados não no site próprio da marca, mas no link do anúncio dela em um marketplace.
Na verdade, esse modelo de negócio evoluiu tanto, junto com a tecnologia dos smartphones e da tecnologia móvel, que algumas marcas chegam a criar seu próprio marketplace, fazendo algo como um misto entre ele e uma loja virtual.
Isso já serve para provar como o assunto é importante e urgente, pois as empresas que não entenderem tudo isso vão acabar ficando para trás. Além disso, muitos pensam que só há marketplaces de vendas, ignorando os de serviço.
Hoje, você pode entrar em plataformas de soluções que vão desde serviços administrativos terceirizados, que é algo do setor terciário, até serviços primários do nicho industrial, passando por serviços domésticos que pessoas físicas contratam.
Por isso é que decidimos escrever todo este material, explicando melhor não só os motivos por que vale tanto a pena investir em um marketplace, mas também o que eles são na prática e até cuidados que devem ser levados em conta desde o início.
Lembrando que uma das maiores vantagens de tudo isso é, novamente, o fato de que para os marketplaces já não há fronteiras em termos de modelos de negócio. Qualquer empresa ou segmento pode se beneficiar, desde que saiba aplicar o método.
Desta maneira, se o interesse mais genuíno e urgente do leitor é compreender de uma vez por todas como uma estratégia relativamente simples pode mudar totalmente sua realidade comercial, então basta seguir até a última linha deste artigo.
Marketplace: o que ele é?
Uma tradução livre e direta do termo em inglês resultaria em dizer que “marketplace” nada mais é do que um “mercado”. Naturalmente, é preciso entender isso no sentido mais amplo da palavra.
Ou seja, tomando por mercado o fenômeno ou a conjuntura cultural e econômica que permite que marcas anunciem seus produtos e serviços, ao passo que clientes e pessoas interessadas estabelecem uma relação livre de compra e venda.
No mundo digital, o que um marketplace faz é facilitar essa operação, criando páginas de navegação e interação entre as partes. Mais ou menos como se fosse um shopping center digital, comparação que acabou se tornando famosa.
Assim, quando um laboratório de Exame toxicológico admissional cltfaz um anúncio de seus serviços em um marketplace voltado para o universo médico, é possível encontrar uma série de funcionalidades que um site próprio comum não teria.
As funcionalidades mais comuns costumam incluir:
- Formas de pagamento e de envio;
- Chat para resolução de problemas;
- Campo de dúvidas e perguntas;
- Planos de segurança para o comprador;
- Templates prontos para o anunciante;
- Regras de mediação entre as partes.
Enfim, o marketplace acaba se tornando uma verdadeira comunidade digital, que une marcas e pessoas que têm um interesse comum de modo bem prático e intuitivo.
Inclusive, a noção de comunidade é explorada pela maioria dos marketplaces, já que eles também são empresas e negócios comerciais em si mesmos, uma vez que cobram comissões por venda e taxas para cada serviço ou suporte prestado.
Assim, o marketplace fortalece sua própria marca, atraindo cada vez mais anunciantes e compradores, tal como um shopping de bairro que vai ficando famoso até que todos fazem questão de comprar lá, ligando-se mais a ele do que às marcas.
Sobre os motivos e vantagens
Quando falamos sobre os motivos e os benefícios existentes para alguém realmente priorizar um marketplace em relação a outras alternativas, é indispensável compararmos sua atuação com a das lojas virtuais.
Na prática, quando uma empresa decide criar uma plataforma digital própria, ela terá de fazer investimentos bem maiores, a começar pela hospedagem do site e compra do domínio, sem falar em estruturação e formas de pagamento, de envio e afins.
Para implementar tudo isso, a empresa se torna obrigada a criar processos e planejamento, o que pode consumir boa parte da energia do marketing.
Já para aparecer em um marketplace da área de construção civil, por exemplo, uma firma de manutenção elétrica predial não chega a fazer nem metade do esforço.
Afinal, basta que ela abra uma conta na plataforma. Após aprovação, com poucos cliques já é possível erguer um primeiro anúncio, de modo que dentro de poucas horas ou dias já é possível começar a receber cotações e contatos comerciais.
Ou seja, a otimização de meios e de recursos que o marketplace oferece é algo realmente tentador e vantajoso. Sem falar que, no caso de uma loja virtual, você precisaria investir na divulgação, ou ninguém encontraria seu site.
Já o marketplace tem a vantagem de que ele faz marketing por conta, de modo que quanto mais forte for a marca dele, maior a chance de você mesmo vender ali dentro. Ou seja, além de toda infraestrutura, o marketplace também oferece a força de sua mídia.
As métricas e relatórios
Falando em infraestrutura própria ou terceirizada, também é interessante notar que o marketplace tem uma engenharia digital tão bem estruturada que ele pode ajudar em termos de levantamento de dados e de números.
Aliás, o marketing digital como um todo tem esse poder de customização e direcionamento que antes seria impensável. Afinal, se você fizesse um anúncio em outdoor ou mesmo em rádio, como ter certeza de quantas pessoas consumiriam aquilo?
Já no digital, você consegue rastrear e entender bem melhor as ações, como quantas pessoas entraram na página, qual o perfil de interesse delas, o tempo que permaneceram ali, se clicaram ou não nos links e afins.
No caso do marketplace, quando uma marca da área de sistema de monitoramento comercialfaz um anúncio, automaticamente ela passa ter acesso a ferramenta de análise e de emissão de relatórios que ajudarão e muito o crescimento no médio e longo prazo.
Ou seja, você ganha maior domínio sobre suas estratégias, sobretudo no sentido de entender quais funcionam melhor e quais podem ou devem ser descontinuadas.
Cuidados a serem tomados
Como a relação entre empresas é algo sério, inclusive com efeito jurídico, podendo gerar litígios e afins, é muito importante tomar alguns cuidados ao anunciar em um marketplace.
O primeiro deles é ler os termos e condições do contrato, além de prestar muita atenção nas regras da comunidade, para não chegar cometendo infrações e denegrindo sua própria marca.
Além disso, é fundamental compreender o funcionamento das comissões e taxas que estão em jogo. Se você anuncia um serviço como limpeza de fachada de vidro, quantos por cento do valor cobrado ficará com a plataforma?
Além disso, entenda as variáveis, como o risco de o cliente não pagar, do lançamento em um cartão de crédito ser contestado, de alguém pedir reembolso, e assim por diante.
Os cuidados estratégicos
Por fim, queremos dar uma dica que é sobre cuidados estratégicos a serem tomados, que não estão diretamente ligados a questões judiciais ou técnicas.
Trata-se da sua estratégia, como alguém que faz lavagem a seco de tapetes e quer se destacar de verdade. Para isso, lembre-se que você está em uma comunidade, então há outras firmas anunciando o mesmo que você.
Por isso, é preciso entender se a concorrência não está apresentando condições melhores, seja de preço, ou de formas de pagamento, ou de prazo de despacho e envio.
Enfim, é preciso tomar muito cuidado para não cair no ostracismo, no atraso e não ficar para trás, uma vez que nos marketplaces a dinâmica é bem maior e mais desafiadora.
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Conclusão
Já não dá para falar sobre venda pela internet nem mencionar os marketplaces, que hoje se encontram entre as maiores vitrines digitais do mundo.
Com as informações e dicas práticas que trouxemos acima, ficará bem mais fácil entender por que vale a pena investir neles, bem como as boas práticas da área.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.