Os podcasts são conteúdos em formato de áudio que estão dominando as estratégias de marketing de conteúdo das empresas. Por falar em marketing de conteúdo, essa ação está em constante evolução dentro do marketing digital.
É por meio dele que as empresas transmitem materiais de valor para sua audiência, tendo como objetivo atrair, encantar e fidelizar seus clientes.
Por conta da internet e da velocidade do acesso à informação, o consumidor moderno está mais exigente e procura estabelecer uma relação com as marcas antes de comprar qualquer produto ou serviço.
É justamente, por isso, que as organizações precisam investir cada vez mais em maneiras de estabelecer uma boa comunicação com as pessoas, por meio de materiais em formatos compatíveis com suas necessidades.
Devido à rotina corrida da maioria, muitos não têm tempo de ler um texto ou assistir a um vídeo, por isso, materiais em formato de áudio possibilitam que possam se informar sobre assuntos de seu interesse.
Neste artigo, entenda o conceito de podcast, sua história, por que ele está crescendo tanto, o impacto dessa ação nas estratégias de publicidade e por que vale a pena investir nele.
O que é podcast?
Podcast é um material em formato de áudio, bem semelhante a uma programação de rádio. A diferença é que o usuário pode ouvi-lo quando quiser, ao contrário de um programa ao vivo.
Além disso, o conteúdo trabalhado é sob demanda, portanto, é necessário pesquisa e planejamento antes de criá-lo. A base do podcast é o áudio marketing, de modo a estabelecer uma boa oportunidade de comunicação.
Ao trabalhar com esse formato, um fabricante de adesivo jateado personalizado tem como propósito levar mais informação para o público, bem como produzir materiais criativos e do interesse das pessoas, tudo em formato de áudio.
Pode-se encontrar podcasts sobre os mais variados temas em sites e plataformas dedicados ao formato, estando cada vez mais acessível para o consumidor.
História do podcast
A verdade é que o podcast (pasmem) é mais antigo do que a internet, surgindo na década de 1980, na época conhecidos como blog de áudio.
Da mesma forma como acontece com os blogueiros de hoje, as pessoas podiam compartilhar seus pensamentos e experiências com outros indivíduos, por meio de gravações de áudio.
Mas, devido às dificuldades para distribuir os conteúdos, esse formato demorou mais de 20 anos para cair no gosto das pessoas.
No início dos anos 2000, após dispositivos de áudios se tornarem populares, a ideia de transferir os blogs de áudio para um reprodutor em formato MP3 se tornou mais popular.
A partir de 2005, cerca de 700 mil podcasts já haviam sido criados com cerca de 30 milhões de conteúdos, a maioria gratuita.
Hoje em dia, uma confecção de camiseta para congresso tem mais facilidade para produzir e distribuir esses materiais, tendo como vantagem as variedades infinitas que oferece.
Qualquer assunto que você tenha interesse pode ser encontrado nesse formato, e dentre as pautas mais procuradas estão:
- Turismo;
- Entretenimento;
- Estudos;
- Vida e estilo.
Também é possível encontrar podcasts sobre comédia, culinária, jogos, cultura pop, cinema, esportes e por aí vai.
Oferecer ao público uma vasta quantidade de conteúdos é vantajoso, e os usuários podem escolher quando vão ouvir. Como resultado, a empresa consegue mantê-los engajados com mais facilidade.
Por que está se popularizando?
Existem alguns fatores que explicam o crescimento do podcast, como o aumento do consumo de conteúdos, busca por entretenimento e informação, além da necessidade de variar o estilo.
As pessoas estão buscando materiais de diferentes formatos, seja vídeo, áudio ou texto, mas elas dão preferência ao áudio porque ele se encaixa melhor às suas rotinas.
Muitos usuários também estão cansados das telas de seus dispositivos, principalmente hoje em dia em que muitos fazem reuniões por videoconferências e precisam de descanso para os olhos.
O podcast é interessante porque você pode ouvir um conteúdo sob espelho antiembaçante sob medida enquanto realiza outras atividades como trabalhar, cuidar da casa, dirigir, entre outras.
Conteúdos sob demanda também permitem explorar diferentes temas e formatos, o que ajuda a entender os anseios por parte dos ouvintes.
Podcast é um tipo de material diverso, podendo falar sobre qualquer coisa que você imaginar, por isso, atende aos interesses de todos.
Trata-se então de um formato democrático e que permite produções e consumo diversificados. Quem produz esses conteúdos pode falar sobre novos assuntos, com novas abordagens e usar toda a sua criatividade.
Impactos do podcast na publicidade
Tendo em vista a quantidade crescente de pessoas que consomem esse tipo de conteúdo, não é de se surpreender que ele gere muitos impactos para a publicidade e para os negócios.
Ao investir nesse formato, uma empresa de limpeza consegue construir uma relação de confiança com as pessoas. Os usuários podem ouvi-los o dia todo, enquanto realizam outras tarefas do cotidiano.
Nesse sentido, criar esse formato de conteúdo é inserir a marca na rotina das pessoas, fazendo com que elas se sintam mais próximas das empresas.
Essa proximidade é muito importante para melhorar outras estratégias, a exemplo do marketing de relacionamento. Estar próximo do público gera afeição por parte deles e ajuda a fidelizar os clientes.
As campanhas de publicidade terão mais facilidade para construir a personalidade da marca, tornando-a mais marcante perante os consumidores.
Uma voz humana vai se comunicar com os ouvintes e isso contribui muito com a humanização do negócio. As pessoas, por sua vez, vão se lembrar dele na hora de comprar um produto ou serviço.
Quem investe em marketing de conteúdo precisa estar atento a novos conceitos, mantendo a mente aberta, e nada melhor do que escolher um formato diferente para veicular os materiais.
Se um fabricante de filtro de ar automotivo acompanha as tendências de formatos de conteúdo, mostra para os consumidores que é uma empresa moderna e consegue diversificar sua audiência.
O podcast também pode ter vários formatos, podendo ser uma entrevista, uma narração, um debate, uma história, dentre outras possibilidades.
Assim sendo, a empresa pode usar o conteúdo como ferramenta para entregar algo diferente e de valor para as pessoas. As possibilidades são muito grandes e com uma equipe criativa, fica fácil estruturar episódios futuros.
Por fim, criar esse tipo de material é financeiramente acessível para qualquer negócio, podendo alcançar um público novo. Em linhas gerais, uma ferramenta de marketing digital com excelente retorno sobre os investimentos.
Vale a pena investir?
Depois de ver os impactos positivos do podcast para a publicidade e os negócios, não é difícil imaginar se o investimento vale a pena para qualquer empresa, como no caso de uma gráfica especializada em banner.
O fato é que o podcast representa cada vez mais a maneira como as pessoas usam seu próprio tempo para se distrair ou buscar informação. Em muitos momentos do dia, não se pode parar para assistir ou ler alguma coisa.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters, cerca de 51% das pessoas que consomem esse tipo de conteúdo fazem isso diariamente.
Elas passam em média 2 horas ouvindo os materiais, enquanto realizam outras atividades, como dirigir. É justamente a possibilidade de poder fazer outras coisas enquanto ouvem que faz 77% dos usuários preferirem conteúdos em áudio.
A variedade de assuntos é muito grande, pois se uma pessoa pesquisar sobre comprar caderno personalizado com foto, pode encontrar um material que fale sobre assunto, oferecendo algumas dicas.
Tanto é que existem inúmeras plataformas de streaming que oferecem uma grande quantidade de podcasts para os usuários, e elas não param de crescer. O Spotify afirma que 20% de suas transmissões são voltadas para os podcasts.
Várias outras marcas já perceberam o poder desse formato e estão investindo nele para se comunicarem com as pessoas.
Dentro de um mercado onde a disputa pela atenção do consumidor é muito acirrada e as pessoas estão cada vez mais atarefadas, é necessário se adaptar e inovar o modo como seu negócio conversa com elas.
É assim que um fabricante de cadeira para escritório sem rodinha vai aumentar o acesso aos seus conteúdos, por meio de um formato adequado a qualquer público e muito mais acessível.
new RDStationForms(‘form-blog-gentileza-afiliados-4ac345d11f3546f826ac’, ‘UA-114965972-2’).createForm();
Considerações finais
O podcast é um formato de conteúdo inteligente, simples e fácil de usar, tanto para quem cria quanto para quem consome os materiais.
Ele já faz parte do planejamento de marketing de empresas dos mais variados setores e veio para ficar. Se você deseja que sua empresa consiga se estabelecer na rotina do público, precisa investir em podcasts.
As pessoas vão ouvir o que seu negócio tem a dizer e se lembrarão dele quando chegar o momento de comprar um produto ou serviço.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.