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Por que investir em publicidade no LinkedIn?

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Por que investir em publicidade no LinkedIn?
Agência Gentileza
AtraçãoBusinessDigitalEngajamentoGentilezaLinked InPlanejamento
14 de abril de 2021

Quem lida diariamente com a internet sabe a importância que as redes sociais ganharam nos últimos anos. O que nem todo mundo sabe é como algumas redes mais nichadas, como o LinkedIn, podem trazer um resultado eficiente.

De fato, nos últimos dez anos a intenção de busca pela palavra-chave LinkedIn cresceu mais de 50%, sendo que só no último período a rede social já cresceu quase 30%, o que representa um número total de usuários ativos que passam dos 700 milhões.

Os dados são da Social Media Today, famosa empresa de pesquisas digitais. Agora imagine como um negócio de refeição para empresapode se beneficiar se fizer propaganda e publicidade em uma mídia social dessas.

Lembrando que hoje o perfil da plataforma é eminentemente B2B (Business-to-Business), ou seja, de empresa para empresa. Apesar disso, também é comum ver pessoas físicas criarem seu perfil como modo de contatar empresas.

Portanto, o ambiente é dominado por usuários com interesses profissionais, o que foge bastante dos traços mais comuns das redes sociais, que geralmente incluem postagens de fotos entre amigos e de memes engraçados e informais.

O maior diferencial do LinkedIn é que ele consegue ser uma mídia social que mantém o interesse de um público profissional qualificado. Isto é, de leads qualificados no sentido de definição de persona e perfil do público.

Tanto que o CPC (Custo por Clique) da plataforma ficou conhecido por ser um pouco mais caro do que os de outras mídias sociais, ou mesmo dos grandes motores de busca. Mas isso se deve, justamente, ao fato de que seu posicionamento é bem maior.

Assim, seus traços principais de entrega de oportunidades são os seguintes:

  • Assertividade em termos de público;
  • O uso operado por gestores e diretores;
  • Foco em tecnologia mobile, perfil B2B;
  • Maior refinamento de buscas e filtros;
  • Eficiência e sinergia com o funil de vendas;
  • Integração do marketing com o comercial.

Trata-se, portanto, de uma variedade bastante incomum, já que o perfil do comprador B2B é mais complicado do que qualquer outro, uma vez que esse tipo de negociação só costuma ocorrer após muitas buscas e pesquisas por parte do comprador.

De fato, uma coisa é um cliente comum ou usuário final entrar em uma loja para comprar uma calça, outra bastante diferente é os gestores de uma rede fecharem um projeto de loja de roupa, que envolve todo tipo de profissionais e serviços.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo as vantagens e benefícios de investir em publicidade no LinkedIn, para mostrar que apesar de alguns preconceitos, essa mídia social tem se tornado indispensável para muitas empresas.

O mais bacana é que os conceitos e as dicas que vamos trazer aqui podem ajudar todo tipo de segmento ou de nicho do mercado profissional, seja um freelancer de design gráfico ou um eletricista de manutenção industrial.

Então, se você quer entender como isso é possível e se posicionar melhor no universo das empresas e dos autônomos, basta seguir adiante na leitura.

LinkedIn: do que se trata?

Em termos técnicos, o LinkedIn nada mais é do que uma rede social, ou seja, uma plataforma digital de troca de conteúdos instantâneos em formato de postagem, com base nos perfis interconectados em termos de interesses do usuário.

Seu grande diferencial é o fato de operar como uma rede focada no universo corporativo. Realmente, as demais mídias sociais costumam se definir pelo tipo de comunicação que priorizam, não tanto pela capacidade de segmentar seu público total.

Por exemplo, há redes focadas em mensagens curtas e dinâmicas, outras aceitam mais caracteres. Há mídias focadas em fotos e vídeos, outras em áudios, e daí em diante. Mas o que define o LinkedIn é a alta segmentação do público, sem dispersões quanto a isso.

De fato, imaginemos uma empresa que lida com laudo de spda(que é o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, os famosos para-raios) tentando chamar atenção entre fotos de amigos no churrasco. Não é que seja impossível, mas é mais difícil.

Já o LinkedIn gira em torno de um público que sabe, de um modo ou de outro, que ali não há espaço para dispersão, apenas para trabalho e negociações profissionais.

Para quem exatamente se volta?

O LinkedIn tem atraído empresas, corporações, ONGs e até perfis de profissionais autônomos, freelancers ou mesmo influencers digitais, que podem marcar presença ali como modo de atrair a atenção das grandes marcas.

Também é possível lidar com instituições governamentais. Portanto, os perfis atingidos são mais ou menos os seguintes:

  • B2B (Business-to-Business, ou Empresa para Empresa);
  • B2C (Business-to-Consumer, ou Empresa para Consumidor);
  • B2E (Business-to Employee, ou Empresa para Empregado);
  • C2C (Consumer-to-Consumer, ou Consumidor para Consumidor);
  • D2C (Direct-to-Consumer, ou Direto para Consumidor).

Além disso, algumas transações mais comuns também passaram a ser catalogadas assim, como modo de aprofundar a estratégia, como no caso do B2B2C (Business to Business to Consumer). Ou seja, de Empresa para Empresa para Consumidor.

Nada mais é do que o caso em que duas empresas negociam, com vistas a atingir um consumidor final específico, como duas marcas de TI em um projeto de nobreak bateria externa, que pode ser aplicado por um usuário final.

Portanto, respondendo de modo prático, o LinkedIn é uma rede social para um perfil altamente filtrado conforme seu interesse. Esse é, sem dúvida, o primeiro grande motivo para investir em publicidade nessa plataforma.

Por dentro da segmentação

Já mencionamos o poder de segmentação do LinkedIn, mas é possível (e preciso) aprofundar nesse ponto, para especificar do que se trata.

Na prática, toda empresa precisa traçar um ICP (sigla em inglês para “Perfil de Cliente Ideal”), levando em conta que a relação B2B é um pouco mais exigente do que a definição de uma persona de público, no caso de marcas que lidam com o cliente final.

Um ponto central é o fato de que as negociações B2B são consultivas, e quase nunca a venda acontece no impacto ou de modo emocional. Por isso, o ICP é desenhado com base no tomador de decisão de uma empresa e no perfil dele.

Aí é que entra o LinkedIn Anúncios, que permite filtrar ou segmentar de modo muito mais assertivo. Imagine se você trabalha com entrega de documentos, podendo definir os seguintes traços de contas e usuários da plataforma:

  • Setor de atuação da pessoa;
  • Grupos dos quais ela participa;
  • Cargo que exerce na empresa;
  • Número de funcionários que lidera;
  • Nível de formação e experiência.

Além, é claro, de informações mais comuns como idade, gênero e interesses gerais. Ou seja, a tendência é que o LinkedIn Anúncios entregue um banco de leads já qualificados, praticamente prontos para entrar no momento de compra.

Sobre a jornada de compra

Como vimos acima, o LinkedIn é especializado em entregar leads qualificados, mas o que isso significa na prática? Para entender, precisamos recordar o funil de vendas.

Trata-se das fases de venda que uma empresa desenha, para fazer com que seus clientes em potencial evoluam dos estágios iniciais de quem está entrando em contato com a marca, até o de clientes e consumidores fidelizados.

Se a marca lida com selo mecanico 1, pode ter de fazer várias campanhas até educar sua clientela sobre essa solução. Depois é preciso nutrir esse lead até ele virar um prospect e ir para a equipe do comercial, que fecha a venda.

No caso, o LinkedIn consegue encurtar incrivelmente esses estágios, fazendo com que a empresa economize em termos de tempo e até de recursos e orçamento.

A customização do serviço

Além do mais, o LinkedIn Anúncios funciona como uma plataforma digital de publicidade, portanto, traz todas as novidades de TI e de internet que se viu nas últimas décadas.

Uma das principais é a customização ou personalização do serviço. Isso não diz respeito apenas ao público que você quer impactar, mas ao modo como você vai configurar suas próprias campanhas e ações publicitárias.

Assim, uma empresa de elevador de carga pequenoque esteja começando agora pode fazer anúncios em valor menor. Então, conforme o retorno vier, ela vai aumentando seu orçamento.

Também é possível definir dia e hora em que o anúncio fica no ar, além de pausar e retornar apenas quando for mais interessante. Tudo isso administrado pelo cartão de crédito, que também pode ser de pessoa física, o que facilita ainda mais.

Considerações finais

Finalmente, outro traço que o LinkedIn Anúncios traz é o das métricas e análises, que podem mudar a rotina estratégica de qualquer empresa atual.

É possível apurar onde cada centavo foi, assim como compreender melhor o comportamento do seu público-alvo. Ao compreender melhor qual o modo de interação dele com seus conteúdos, você aprende o que funciona melhor.

Isso permite traçar um horizonte de curto, médio e longo prazo de crescimento, dando um reforço muito maior para a atuação da sua empresa no mercado. Com as dicas e as explicações que demos acima, isso vai ficar ainda mais fácil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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