Branding é a gestão estratégica de uma marca, tendo como objetivo fazer com que ela se torne desejada e positiva na mente dos consumidores e do público em geral.
Também conhecido como brand management, trabalha com ações que destacam o propósito, identidade, valores e posicionamento do negócio.
O mundo está cada vez mais consumista e isso força as empresas a pensarem em maneiras mais detalhadas de divulgar seus produtos e serviços, fazendo com que suas estratégias de marketing alcancem o maior número de pessoas possível.
Boa parte de seus concorrentes já estão inseridos nesse movimento e sabem que os resultados não surgem do dia para a noite. Para alcançá-los, é necessário criar uma estratégia coerente que somente o branding é capaz de fazer.
As maiores e mais famosas marcas do mundo simplesmente não abrem mão dessa prática, e ela foi uma das razões que tornaram essas companhias, organizações reconhecidas pela sociedade.
Mas não pense que o branding é voltado apenas para as grandes empresas, muito pelo contrário, ele pode e deve ser usado pelos pequenos negócios.
Visto isso, neste artigo, você vai entender o conceito de branding, a importância dele para as empresas, quais os motivos para investir e conhecer alguns exemplos famosos.
Entenda o conceito de branding
Branding é uma estratégia voltada para a gestão da marca, por meio de um planejamento de longo prazo e gerenciamento de elementos que compõem a identidade visual.
Dessa forma, a organização consegue potencializar a percepção da companhia na mente dos consumidores. A marca precisa ser planejada, estruturada, promovida e gerida e todos esses processos fazem parte do branding.
Dessa forma, uma empresa especializada em fechamento em vidro garante que todos os seus stakeholders compreendam seu posicionamento, sendo eles:
- Consumidores;
- Colaboradores;
- Parceiros;
- Fornecedores;
- Investidores.
A partir disso, a empresa terá uma boa reputação perante o público e sua presença vai aumentar de maneira sustentável.
Em linhas gerais, o negócio cresce de maneira inteligente e duradoura, melhorando o modo como a organização é percebida.
A importância do branding
A globalização fez com que a competitividade aumentasse muito e mostrar o diferencial da marca se tornou um critério indispensável, além de estabelecer um propósito que esteja à frente do posicionamento.
De acordo com uma pesquisa, a partir do momento em que a marca consegue se conectar verdadeiramente com o consumidor, embasando se em seu propósito, a percepção do público muda consideravelmente.
Isso porque 67% dos entrevistados afirmaram que preferem comprar com uma empresa que se relacione com eles, mesmo que tenham que pagar um pouco mais por sua solução.
Eles enxergam valor na aquisição, por isso não se preocupam tanto com o preço. Nesse contexto, se a marca de uma confecção de colete para futebol personalizado tiver um propósito, vai criar identificação com as pessoas e suas causas.
Ademais, quando a companhia promove uma experiência positiva, passa a ser recomendada por seus clientes, uma das coisas mais importantes para conquistar novos consumidores.
Motivos para investir em branding
Construir uma marca forte e significativa é fundamental para se destacar perante os consumidores e criar uma relação duradoura com eles. Outras razões para trabalhar essa estratégia, são:
1. Influencia a decisão de compra
As pessoas têm a sensação de que precisam de mais horas para cumprir todas as suas tarefas, pois o cenário é de escassez de tempo, ao passo que a informação chega em excesso.
Quando se trata dos hábitos de consumo, as pessoas se sentem ainda mais perdidas e pressionadas na hora de escolher o que comprar. Isso acontece porque existem muitas marcas que vendem os mesmos produtos e serviços.
O consumidor passa a enxergar as soluções como iguais e não sabe em quem deve confiar. O branding serve como um facilitador para as tomadas de decisões, pois, com ele, um veterinário para aves cria estruturas mentais que ajudam as pessoas.
Elas vão organizar seu conhecimento sobre as empresas e o que elas oferecem e tomar uma decisão mais rápida. A intenção é gerar valor, pois assim o negócio será lembrado no momento da compra.
Justamente por isso, um dos conceitos mais importantes dentro do branding é o posicionamento, fazendo com que a companhia conquiste espaço único e relevante na mente do consumidor.
2. Atrai olhares
Outro grande objetivo das empresas é tornar sua marca mais atrativa, pois aquelas com nomes consolidados atraem os olhares onde quer que estejam.
Mas isso não diz respeito apenas ao público consumidor, uma vez que a empresa será capaz de atrair a atenção de profissionais qualificados e de fornecedores com mais expertise.
3. Cria laços com os consumidores
Devido ao fato de existirem muitas marcas, produtos, concorrência e estímulos, as organizações precisam investir em estratégias que chamem a atenção do consumidor.
Mostrar apenas os benefícios das soluções não é mais o suficiente, principalmente porque o consumidor está mais atento a falsas promessas e a produtos que não entregam boas experiências.
Quando alguém precisa contratar, por exemplo, lavagem de cadeiras estofadas, deseja confiar na companhia, por causa disso, a confiança é um dos fatores primordiais e uma das metas do branding.
Se o negócio for capaz de despertar a identificação do consumidor com ele, também vai melhorar a percepção de valor e trabalhar sua reputação no mercado.
Qualquer marca bem construída e consolidada estabelece laços com as pessoas, e elas vão considerá-la como parte importante de sua vida e defendê-la no mercado.
4. Vender para os clientes ideais
O consumidor moderno valoriza uma boa apresentação visual, principalmente se ela representa os valores que a organização prega.
Ao fazer isso, um fabricante de pão de queijo congelado para revenda vai atingir clientes qualificados, dispostos até mesmo a pagar um pouco mais para ter uma experiência visual e social mais atrativa.
5. Melhora as estratégias de marketing
O setor de marketing aproveita muitos benefícios trazidos pelo branding porque tem como objetivo criar estratégias que vão impactar o cliente ideal.
Se a empresa conhece o perfil ideal e consegue direcionar corretamente sua comunicação, vai descartar pessoas que não se atraem por seus produtos e serviços e que não servem para o ciclo de vendas.
A partir do momento em que a companhia compreende o significado de branding digital e de que maneira deve ser inserido no planejamento, o setor de marketing melhora suas ações e, consequentemente, seus resultados.
Exemplos de branding famosos
Para ilustrar melhor essa prática, veja alguns exemplos famosos que ajudaram a construir marcas valorizadas no mercado.
Um deles foi realizado por um banco digital que revolucionou a maneira como as pessoas lidavam com questões financeiras e burocráticas.
Assim como uma empresa de entrega expressa transportadora, esse banco não revolucionou apenas pelos serviços prestados, mas também pelo modo como se comunica com as pessoas.
Por conta de suas ações de branding, passou a ser conhecido pela modernidade e pela revolução que provocou no mercado financeiro. As pessoas, por sua vez, passaram a enxergar as taxas cobradas pelos bancos como algo fora de moda.
A empresa utiliza discurso disruptivo e investe em um atendimento ao cliente impecável, que fez com que ela se tornasse sinônimo de boa experiência.
Um fabricante de vinho suave adocicado pode seguir o exemplo de uma das maiores marcas de bebidas do mundo, que, por meio de uma boa identidade visual, prega uma mensagem de felicidade.
O termo “felicidade” está sempre presente em suas campanhas, relacionando a marca com momentos especiais, como o Natal e competições esportivas.
Da mesma forma, uma das maiores marcas de smartphones do mundo dominou o mercado por meio de uma boa estratégia de branding.
Ela trouxe consigo uma identidade visual clean e novidades tecnológicas que despertam o desejo de compra por parte dos consumidores, mesmo diante dos altos preços de seus produtos.
Assim como acontece em uma clínica especializada em acupuntura para artrose, a experiência de compra com essa marca, tanto em lojas físicas quanto em seu site, colabora com o seu posicionamento e transmite uma mensagem elegante e simples.
Por fim, uma grande marca de sabonetes trouxe à tona uma discussão mais profunda sobre a real beleza das pessoas, estabelecendo uma comunicação emotiva e empática.
O propósito era resgatar a beleza individual e quebrar estereótipos que rejeitam imperfeições e naturalidades.
Considerações finais
Em suma, o branding é uma estratégia muito importante para construir o DNA de uma marca. Ele deve ser empregado por negócios dos mais variados tipos e ajuda as organizações a transmitirem uma mensagem para o público.
É assim que elas vão conquistar um bom posicionamento que vai influenciar de maneira positiva a decisão de compra, fazendo com que seu nome se torne memorável no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.