Não é segredo para ninguém que o mercado está em constante evolução. Na prática, isso significa que é preciso se atualizar, de modo que conhecer e aplicar as características do marketing 2.0 é indispensável para qualquer empresa.
Quem acompanha de perto o mercado já percebeu que não há estabilidade. Logo, quanto maiores conhecimentos se busca para aperfeiçoar a aplicar novas estratégias, melhor será o desempenho da empresa no dia a dia.
Isso significa que utilizar ferramentas que ficaram para trás é um modo de perder clientes, já que o perfil de compra das pessoas muda com o tempo, o que implica de maneira direta na forma em como uma companhia deve atuar no mercado.
Não há como deixar de lado as estratégias de marketing quando uma empresa deseja ter sucesso no seu setor.
Assim como utilizar um banner para barbearia é indispensável para que ela seja vista pelo seu público, apostar no marketing é necessário para ter visibilidade.
De modo prático, incluir elementos que ajudam uma companhia a ser vista de forma mais efetiva pelos seus potenciais clientes precisa ser um dos investimentos mais básicos em qualquer negócio.
O marketing, assim como várias outras áreas, também se aperfeiçoa e muda com o tempo. Sendo assim, se há pouco tempo atrás era fundamental conhecer melhor o marketing 1.0, hoje o marketing 2.0 precisa ser absorvido e aplicado por qualquer empresa.
Mas, para entender de modo mais amplo o que é o marketing 2.0, é interessante entender como ele surgiu, quais são as suas fases e também as principais características e importância.
Por isso, não deixe de ler este conteúdo e absorva essas questões com mais facilidade, de modo a poder aplicar o marketing 2.0 da maneira ideal para que a empresa possa crescer e obter melhores resultados.
O que é o marketing 2.0 e como ele surgiu?
Utilizar estratégias de marketing, que podem incluir desde a aplicação de um adesivo para envelopamento personalizado em um automóvel ou fazer anúncios nas redes sociais, se tornou uma ação indispensável para as empresas.
O marketing evoluiu com o passar do tempo, diante disso, é fundamental estar atualizado e entender que o marketing 2.0 conquistou o seu espaço. De fato, ele surgiu no período que foi denominado como Era da Informação.
A ocorrência desse período é marcada pela ampla quantidade de mudanças tecnológicas que foram vistas no século XX.
O acesso a informações foi grandemente facilitado, a pesquisa sobre produtos se tornou comum para os compradores.
Atualmente, para adquirir uma camisa masculina esporte fino, um cliente faz pesquisas e comparações sobre preços, qualidade, benefícios e outras questões envolvidas em uma compra, que ajudam na avaliação ativa do cliente.
Anteriormente, no momento da compra, o cliente era mais passivo, ou seja, não buscava informações que pudessem trazer para ele um leque de opções e oportunidades, para que então ele escolhesse aquela que atenderia melhor ao que precisava.
Diante disso, a mudança de comportamento do público fez com que o marketing precisasse se adequar às novas exigências. Sendo assim, o papel secundário que era exercido pelo consumidor passa a ser o de protagonista.
As fases antes do marketing 2.0
Vale a pena lembrar, também, que o marketing 2.0 teve uma fase anterior, que foi importante para que essa mudança pudesse acontecer.
Ao mesmo tempo, é necessário lembrar que o surgimento do marketing 2.0 não é o fim da evolução do marketing, muito pelo contrário.
As mudanças não param de acontecer, de modo que novas frentes estão sempre surgindo para aprimorar as estratégias de marketing das empresas. Nesse caso, buscar se atualizar é a única forma de garantir maior efetividade nas vendas.
Por isso, antes do marketing 2.0, existiu o marketing 1.0. A diferença era que o foco deste estava no produto, e não no cliente.
Nesse caso, uma tela de proteção para crianças era produzida de modo a garantir uma boa performance de acordo com a sua funcionalidade.
Nesse sentido, os produtos não eram desenvolvidos para atender ao consumidor, mas o comprador era quem deveria buscar um item que melhor oferecesse o que ele precisava.
De modo prático, as empresas produziam os seus produtos e somente depois se preocupavam com as necessidades do consumidor.
Portanto, surge o marketing 2.0, no qual a informação é o principal destaque, e o público já está preparado para comparar as suas opções e entender o que melhor vai lhe atender.
As principais características do marketing 2.0
O marketing é um elemento de grande necessidade para as empresas. Tanto para divulgar novidades como a quiropraxia em animais quanto para envolver e mostrar ao público que ele precisa de determinados produtos para otimizar a sua rotina.
Diante disso, é interessante entender quais são as principais características do marketing 2.0, que mostram o quanto o cenário evoluiu e também a necessidade de adaptações.
São algumas delas:
- O foco no consumidor;
- A segmentação do público-alvo;
- A gestão de relacionamento com o cliente;
- O desenvolvimento de produtos com foco nas necessidades do público.
Por isso, é possível dizer que o marketing 2.0 mudou o seu foco e voltou-se para o consumidor.
Isso ocorreu pela mudança de comportamento do cliente, dada as facilidades que ele obteve graças ao acesso facilitado à informação.
Além disso, essa mudança de foco trouxe a possibilidade de segmentação do público-alvo. Assim, o cliente que tinha papel secundário passa a ser o eixo de atenção das companhias de diversos setores.
É também válido lembrar que outro ponto de mudança foi o do relacionamento com o cliente, que passou a ter uma gestão envolvida, chamada de Customer Relationship Management (CRM).
Com a atenção voltada às opiniões e reivindicações do público, o desenvolvimento de produtos passa a ser feito com foco nas necessidades dos compradores.
Dessa forma, há o impulsionamento das vendas, seja de uniforme hospitalar ou de qualquer outro item.
A importância do marketing 2.0
Depois de conhecer mais sobre o marketing 2.0, há ainda um ponto muito relevante, que é o da importância dele para as companhias em geral.
De fato, o marketing 2.0 já é uma preparação para o marketing 3.0, que tem por objetivo atender ao público de forma ainda mais personalizada, levando em conta as necessidades individuais de cada comprador.
Na sequência, isso também abriu caminhos para o chamado marketing 4.0, que tem por intuito aliar os conceitos das fases anteriores do marketing e a do marketing digital, assim como a do offline, para estar preparado para o público atual.
Por isso, um restaurante evento corporativo que já se atualizou para utilizar as estratégias de marketing 2.0 de forma mais eficiente percebe que o seu caminho vai além, e que a sua abordagem deve sempre ser voltada às preferências do público.
De fato, hoje o cliente tem total poder de escolha, o que implica uma mudança de formato de abordagem bastante significativa para as companhias.
Isso quer dizer que elas terão que personalizar a divulgação dos seus produtos para públicos diferentes.
Sendo assim, de forma resumida, é necessário dizer que as empresas precisam investir em ações que fazem com que o público-alvo se veja nelas, seja para comprar um botijão de gás pequeno ou um automóvel novo.
Portanto, o marketing 2.0 passa a ser responsável pela criação de métodos e de mecanismos com a capacidade de estimular o consumidor a buscar pelos seus produtos ou pelos seus serviços.
O resultado prático será o uso de estratégias de marketing com foco total no consumidor. Isso faz com que seja possível gerar mais valor para a empresa, de modo que ocorra uma diferenciação de uma companhia com relação à sua concorrência.
Por isso, é possível dizer que o marketing 2.0 é a evolução natural do marketing 1.0, mas que ela não para por aí, já que o perfil de consumo das pessoas muda conforme as tecnologias avançam e fornecem subsídios para uma melhor experiência de compra.
Considerações finais
Sendo assim, não há como negar que o marketing é um elemento indispensável para as empresas que desejam se destacar no mercado.
Se isso já era importante antes, hoje é realmente necessário para uma marca saber utilizar o marketing a seu favor.
No entanto, é necessário estar atento e buscar as maneiras de atuar com a divulgação da companhia sempre levando em conta o perfil dos clientes, ou seja, o marketing evolui e exige a evolução das estratégias aplicadas pelas companhias.
Por isso, agora que você já sabe o que é o marketing 2.0, não deixe de considerar as preferências do seu público, para então conquistar o resultado desejado com maior facilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.