Quando se fala de estratégias de marketing é possível pensar em metas, objetivos e planejamento estratégico. Sendo assim, é de grande importância que os setores de marketing tenham estratégias específicas para cada atividade que realizam.
Ou seja, é necessário pensar em conteúdos e planos direcionados para os clientes e leads, mas também, é preciso pensar na comunicação interna da empresa e nos funcionários.
Sendo assim, algumas técnicas foram desenvolvidas ao longo dos anos para que esses processos e conteúdos fossem otimizados, e uma delas é o planejamento estratégico, que será desenvolvido no decorrer deste artigo.
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é a estruturação de estratégias que visam alcançar um objetivo ou meta empresarial, bem como melhorar o nome de uma marca no mercado. Enquanto ele cria as ações, o plano de marketing é o documento que as registra.
Por exemplo: se uma empresa de lavagem de toalhas para salão de beleza quer atingir a meta de vendas desse serviço, vai precisar de um planejamento estratégico.
Agora, a forma como isso ocorre fica registrado no planejamento de marketing da equipe, que vai procurar as melhores estratégias para alcançar essa meta, de forma que elas possam aumentar as negociações.
O planejamento estratégico tem como foco a descrição de planos de ações realizados dentro de um tempo determinado cujos detalhes, como a utilização de recursos, constam no documento, assim como prazos e os responsáveis por esse processo.
No caso do planejamento de marketing, o documento é usado para o lançamento de novas marcas, produtos ou serviços de pintura de fachada residencial no mercado, aumentando a competitividade, gerando melhoria nos resultados de vendas.
Existem diversos tipos de planos de marketing, e eles devem ser escolhidos de acordo com os objetivos da empresa, podendo ser estruturados por meio de campanhas, estratégias utilizadas e por níveis.
Os planos de marketing por campanhas podem ser trabalhados em menores etapas, através da divisão de cada uma delas, em formatos como:
- Campanhas por período;
- Campanhas sazonais;
- Campanhas de lançamento de produtos ou serviços;
- Campanhas por tipo de negócio.
As campanhas sazonais, por exemplo, são as realizadas no Dia das Mães, Black Friday, Natal ou Ano Novo, cujos resultados estão diretamente ligados ao lançamento de novos produtos ou serviços, para atrair os consumidores.
O plano de marketing por estratégia, por sua vez, é um modelo que, além de focar em um planejamento geral, estabelece estratégias em cada área de marketing, como o uso das redes sociais, de mídias pagas, elaboração de conteúdos e a presença online.
Ou seja, em cada uma dessas subáreas é fundamental que o líder que as coordena trabalhe com uma visão do todo, principalmente quando se trata da distribuição de recursos para campanhas de rede de proteção esportiva sob medida, por exemplo.
Em se tratando do plano de marketing por níveis, ele tem como responsabilidade desmembrar o planejamento em modelos estratégicos, táticos e operacionais.
Nele são apontados os objetivos e as estratégias, mas a sua aplicabilidade é descrita apenas no plano tático e é aqui que entram os canais de comunicação, orçamentos para propagandas, campanhas de sala comercial para alugar e cronogramas de ação.
Dessa forma, em um terceiro documento, o planejamento operacional passa a ser ainda mais detalhado em relação a essas ações, contendo informações como listas de trabalhos, os responsáveis por elas, como também os fornecedores de produtos.
Esse modelo facilita a elaboração em etapas, abordada anteriormente, bem como a melhor distribuição das tarefas e responsabilidades de cada profissional participante da equipe que cuida de uma campanha para obter CNH para habilitados no exterior.
Portanto, chega-se à conclusão que o plano de marketing e o estratégico estão intrinsecamente ligados e ambos se apoiam mutuamente para um bom funcionamento das equipes de marketing responsáveis pela imagem da empresa no mercado.
Importância do planejamento estratégico
O planejamento estratégico é importante porque sem ele a empresa fica sem saber onde quer chegar e de que maneira isso precisa ser feito. E muitas vezes o empreendedor não compreende a cultura da organização, tampouco os diferenciais dela.
Portanto, todo planejamento estratégico elaborado serve para fazer com que a liderança enxergue o potencial que o negócio de conserto dobradiça notebook Samsung pode oferecer aos usuários nesse segmento de atuação.
Então, quando esse potencial não é identificado é necessário estabelecer um plano estratégico para que ele identifique os melhores caminhos, não só para aumentar as vendas desse tipo de serviço, mas também para que a empresa atinja as suas metas.
A partir do momento em que o líder de uma equipe identifica as fraquezas e os diferenciais que a empresa possui e entende o nicho de atuação, ele tem como escolher as melhores estratégias para facilitar os trabalhos diários dos colaboradores.
Além disso, o planejamento estratégico é uma ótima forma de criar engajamento entre os funcionários, no sentido de fazer com que eles trabalhem de maneira mais produtiva para melhorarem o desempenho interno.
Com o planejamento estratégico é possível educar funcionários para que eles passem a entender quais são os valores da companhia, bem como as metas que precisam ser alcançadas a curto, médio ou longo prazo.
Porque adotar um planejamento estratégico?
Elaborar e colocar em prática um planejamento estratégico em uma empresa está ligado, principalmente, aos benefícios que ele traz para a organização. Ou seja, essas vantagens justificam o porquê da sua utilização, algumas delas são:
- Melhora da comunicação entre líder e liderado;
- Permite o planejamento no uso dos investimentos;
- Protege a empresa de mudanças mercadológicas;
- Auxilia no fortalecimento da empresa;
- Proporciona melhorias na tomada de decisões;
- Favorece a competitividade.
Através do planejamento estratégico, é bem mais fácil as instituições se prepararem para os imprevistos e mudanças que ocorrem no mercado.
O planejamento estratégico é essencial para os momentos de crise, porque não se trata apenas sobre revisão automotiva preço, mas da forma como estruturar o negócio para que a empresa possa buscar a melhor forma de driblar essa crise.
Dessa forma, um “plano B” pode ser colocado em prática quando, por exemplo, há uma diminuição no recebimento da receita ou até mesmo um aumento nos gastos dentro da empresa.
Elaborando o planejamento estratégico de marketing
Não existe uma forma única de construir um planejamento estratégico de marketing, essa estratégia deve ser montada de acordo com os interesses e qualificações da empresa. Porém, ele pode ser elaborado como base no passo a passo mostrado abaixo:
- Construir a buyer persona;
- Analisar o ambiente interno e externo da empresa;
- Estabelecer um mix de estratégias de marketing;
- Definir as metas e objetivos da empresa;
- Montar um plano de ação;
- Estabelecer um cronograma;
- Definir o orçamento a ser utilizado;
- Monitorar o planejamento.
A buyer persona, ou seja, a representação fictícia do consumidor, deve ser construída com base em dados e pesquisas sobre o tipo de público que a empresa pretende alcançar.
Quando ele é criado, a empresa passa a entender como deve se comunicar com um saxofonista para festa, por exemplo, e esse é o primeiro passo de um planejamento estratégico de marketing.
Analisar o ambiente interno e externo da empresa vai definir como a equipe vai atuar e ela precisa ter profundo conhecimento como a organização atua no mercado e conhecer, também, o próprio negócio com o qual ela trabalha.
Com as informações do cenário interno e externo em mãos, é o momento de definir o mix de marketing, que segue os chamados “4Ps”: produto, preço, praça e promoção, que favorecem a representatividade da empresa no ramo em que atua.
Na sequência do processo do planejamento estratégico de marketing seguem a definição dos objetivos e metas, a montagem do plano de ação para ser colocado em prática e a elaboração de um cronograma, sendo ele mensal, semestral ou anual.
Tendo tudo isso planejado e sincronizado, a empresa precisa definir o orçamento nos investimentos em campanhas, por exemplo, assim como outros recursos financeiros disponíveis para gastos complementares, como a escolha dos materiais necessários.
E por fim, para que o planejamento em execução mostre a sua eficiência ou não, é necessário que a equipe acompanhe a evolução dos resultados, identificando se eles estão atingindo as metas estipuladas pela empresa.
Estratégias de marketing para o plano estratégico
Existem diversas estratégias de marketing que podem ser utilizadas no plano estratégico de forma isolada ou combinadas, algumas delas são:
- Inbound Marketing;
- Outbound Marketing;
- Branding;
- Marketing de Conteúdo;
- Marketing de Influência;
- Marketing de Relacionamento;
- Propagandas em Redes Sociais.
A empresa que trabalha com um planejamento estratégico de marketing consegue, não apenas alcançar metas e objetivos, como também desenvolver a área de marketing por meio de uma liderança assertiva e engajada com todos os colaboradores.
Considerações finais
Ter em mãos todas as dicas e sugestões aqui apontadas é de grande importância. Dessa forma, independentemente do porte ou do segmento em que a empresa atua, é possível fazer com que a equipe interna trabalhe de forma mais produtiva e colaborativa.
A aplicação do planejamento estratégico dentro de uma empresa poderá trazer grandes resultados e benefícios, podem ser encontrados em curto, médio ou no longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.