O mercado digital vem crescendo continuamente e para crescer junto com ele, é fundamental conhecer o perfil dos consumidores e características dos consumidores que compram pela internet.
As organizações precisam saber um pouco mais sobre o comportamento dessas pessoas, pois é a melhor forma de melhorar a performance da companhia, criar produtos que atendam às suas necessidades e explorar os canais certos.
Em outras palavras, conhecer o seu perfil de consumidor é essencial para traçar boas estratégias e vender mais.
Disso, vemos empresas que investem em soluções inovadoras para atrair o público, mas esquecem de saber quem são essas pessoas.
Lembrando que investir em tecnologia é primordial, mas se você não souber quem compra com você, fica mais difícil.
Cerca de 40% dos consumidores brasileiros compram apenas nos meios digitais, e quando olhamos para esse número, nos damos conta da importância cada vez maior de conhecer o perfil dessas pessoas.
Se você também vende na internet ou está pensando em começar, leia este artigo. Vamos explicar um pouco sobre qual é o perfil do consumidor online, como conquistá-lo e falar sobre algumas de suas características.
Qual é o perfil do consumidor online
De modo geral, existem 3 tipos de consumidores digitais, que são os ocasionais, os emergentes e os super digitais.
Os ocasionais são aqueles que compram esporadicamente, correspondendo a 51% das compras feitas na internet.
Os emergentes, por sua vez, compram mais do que os ocasionais que representam 39% das compras na internet.
São pessoas que adotam canais de compra digitais, mas que ainda preferem fazer suas transações em lojas físicas.
Por fim, as empresas, como um fabricante de elevador automotivo hidráulico, podem lidar com os compradores super digitais, que realizam suas compras rotineiramente.
Eles chegam a comprar 13 vezes mais do que os consumidores ocasionais e representam 10% das compras pela internet.
Os 3 tipos estão sempre em busca de inovação, tanto em serviços quanto em produtos.
Também gostam da diversidade trazida pelos meios digitais em relação às opções de:
- Pagamento;
- Comodidade;
- Produtos;
- Segurança;
- Variedade de preços.
Eles também preferem as marcas que demonstram preocupação com a satisfação dos clientes, do início ao fim do processo de compra.
São pessoas que se interessam muito por tecnologia e que estão constantemente conectadas com o mundo.
Possuem um comportamento dinâmico e acompanham as mudanças e tendências do mercado.
As empresas precisam trabalhar a necessidade de consumo dessas pessoas de maneira inteligente, eficaz e atrativa.
É necessário induzir a necessidade de consumo, por meio de propagandas subjetivas, emocionais e assertivas.
Um fabricante de embalagem para hamburguer personalizada precisa trabalhar em canais como as redes sociais para atrair os consumidores e estimular a compra.
Para ser assertivo com esse tipo de consumidor, é necessário saber conquistá-lo, por meio das estratégias certas. Vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.
Como conquistar o consumidor online?
Como vimos no tópico anterior, o consumidor digital possui características diferentes do consumidor padrão.
Por essa razão, é muito importante saber trabalhá-lo por meio de estratégias assertivas, como:
Oferecer produtos e serviços de qualidade
Oferecer produtos e serviços de qualidade é o mínimo que uma empresa pode fazer para conquistar os consumidores, isso serve tanto para os compradores digitais quanto para os compradores físicos.
Nesse sentido, antes de pensar em qualquer estratégia de marketing, procure montar um mix de produtos que seja realmente útil para os clientes e reflita sobre os serviços que você oferece.
Trata-se de um planejamento que potencializa as chances de conquistar esses consumidores, portanto, vale a pena investir.
Trabalhar com boas estratégias de marketing
Hoje em dia, é fundamental que qualquer empresa, como uma escola educandário, conte com um site que ofereça informações completas sobre a organização e os produtos que ela vende.
Os consumidores digitais utilizam essa ferramenta para pesquisar informações, comprar, conhecer as marcas, dentre outras finalidades.
Ao trabalhar com conteúdo personalizado dentro do site, seu negócio consegue se conectar com essas pessoas e mostrar um pouco mais sobre seu ramo de atuação.
Lembre-se de que conteúdos de qualidade ajudam a construir o reconhecimento de marca e conquistam a confiança do consumidor.
Garantir segurança na hora da compra
O consumidor digital só vai confiar em você se ele se sentir seguro na hora de comprar.
Assim sendo, desenvolva parcerias com empresas de pagamento e entrega conhecidas pelo público.
Procure acompanhar de perto todo o processo de venda, desde o pedido até a entrega, pois isso também permite que uma empresa de cortes visagistas consiga compreender a percepção do cliente sobre suas soluções.
Tenha uma política de troca bem estabelecida e seja sincero com seu cliente quanto ao prazo de entrega. São maneiras de demonstrar que você se preocupa com a experiência dele.
Conheça bem o seu público
É muito importante que você saiba para quem está vendendo e reúna todas as informações relevantes sobre essas pessoas, como:
- Localização;
- Faixa etária;
- Gênero;
- Necessidades;
- Problemas;
- Interesses.
Com base nessas informações, é possível definir o público-alvo do negócio e começar a criar sua persona.
A persona é um personagem semifictício que representa o perfil de cliente ideal da empresa.
Todas as estratégias de marketing digital serão direcionadas a esse perfil, garantindo que sejam mais eficazes e consigam se comunicar com essas pessoas.
Para que essas estratégias fiquem mais claras, no próximo tópico, vamos mostrar as principais características do consumidor digital.
Principais características do consumidor online
Pode parecer que não, mas existem muitas diferenças entre vender para o consumidor digital e o consumidor físico.
As empresas precisam conhecer o perfil do comprador online para serem mais assertivas em suas estratégias, e dentre as características que mais se destacam estão:
1. Costumam ser de classe B
Uma loja de materiais de construção que vem de telhado estrutura metálica pela internet vai perceber que a maioria das pessoas que compra pelos canais digitais é de classe B.
De acordo com uma pesquisa realizada, 62% das pessoas que compram pela internet são pertencentes a essa classe, enquanto que 27% são pessoas de classe C e D.
A classe B possui um alto poder aquisitivo, assim sendo, se o seu negócio atinge essa fatia do mercado, precisa oferecer atendimento de qualidade.
2. Desejam produtos específicos
De acordo com o levantamento, o setor de moda e acessórios domina uma fatia de 18% dos pedidos realizados na internet.
Comprador digital pode consumir outros tipos de produtos e serviços, como no caso do cultivo indoor.
Entretanto, os setores que mais lucram são de cosméticos, eletrodomésticos, livros, celulares, informática, eletrônicos e brinquedos.
3. Utilizam as redes sociais
O consumidor digital costuma interagir bastante com as redes sociais, sendo estas plataformas uma ferramenta para comprar, pesquisar e até descobrir novas marcas.
Trata-se de algo comum no mundo todo, mas no Brasil, as pessoas costumam interagir bastante nessas plataformas.
Para se ter uma ideia, cerca de 60% dos consumidores usam as redes sociais para tomar uma decisão.
Existe uma diferença considerável com outros países, como no caso dos Estados Unidos, em que 40% das pessoas utilizam as redes sociais para embasar suas decisões de compra.
4. Preferem empresas com frete grátis
Imagine que você precisa agendar um exame admissional de sangue e dentre as opções está uma clínica que faz agendamento online e outra que só faz agendamento presencial.
Com certeza, você vai preferir agendar o seu exame pela internet.
Essas facilidades atraem as pessoas, e no que diz respeito às vendas online, algo que chama a atenção dos consumidores é o frete grátis.
Para se ter uma ideia, 80% das pessoas que compram pela internet afirmam que este é um dos fatores mais importantes na hora de tomar uma decisão.
Frete grátis chega a ser mais importante até mesmo do que a entrega no prazo, entretanto, sabemos que, no Brasil, isso pode ser um desafio, tendo em vista o valor de uma entrega e as condições das estradas.
Entretanto, lembre-se de que uma pessoa que está procurando chave codificada preço, talvez prefira receber o produto sem pagar o frete, do que recebê-lo com antecedência. Portanto, vale a pena pensar sobre isso.
Conclusão
Resumindo, o consumidor online é muito diferente do consumidor físico, pois ele sabe que existem muitas diferenças entre esses dois tipos de compra.
É necessário trabalhá-la de um jeito diferente para atrair sua atenção e conquistar sua confiança.
Para isso, é fundamental se apoiar nas estratégias de marketing digital e conhecer as características desse público.
Dessa forma, fica muito mais fácil oferecer soluções para essas pessoas e atender às suas expectativas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.