A lei da oferta e demanda determina muitas coisas dentro do mercado, por exemplo, quando algum produto está em falta ou aumenta muito de preço, são situações decorrentes da lei da oferta e demanda.
Dentro do funcionamento normal do mercado, a quantidade de produtos que são oferecidos depende dos produtores e dos empreendedores.
Assim como, é responsabilidade deles saber precificar os produtos e tornar sua venda viável.
Na outra ponta dessa relação temos os consumidores, que estão em busca de um produto de boa qualidade e baixo preço.
Podemos citar como exemplo um grupo de consumidores que desejam comprar um modelo de automóvel específico na cor vermelha. Se eles forem maioria e aumentarem a demanda, pode ser que o valor do automóvel suba.
Quando os preços de determinados produtos ou serviços aumentam, ele se torna um chamariz para empreendedores que procuram melhorar sua margem de lucro.
Quando isso acontece, a oferta também aumenta, e isso faz com que o valor do produto acabe diminuindo.
Portanto, para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é oferta, o que é demanda e qual a importância desses dois fatores.
O que é oferta e o que é demanda?
Além de oferta e demanda, também é conhecida como lei da oferta e procura, é uma lei de economia clássica, que explica como funciona o mercado.
Criada por Adam Smith, é uma forma de entender o que determina o preço e a quantidade de determinado produto no mercado.
Por exemplo, o preço cobrado por assistência técnica TV ou de uma mercadoria é regulado pelo equilíbrio entre a quantidade disponível no mercado e a demanda dos consumidores dispostos a pagar o preço do produto.
Em outras palavras, trata-se do valor total da renda fundiária, do trabalho e do lucro que devem ser pagos para levar a solução ao mercado.
O mercado diz respeito a um grupo de compradores e vendedores de um bem ou serviço.
Dentro dele temos a oferta, que se refere à quantidade que os vendedores querem ou estão dispostos a vender um produto.
Assim sendo, a oferta é algo determinado pelos vendedores, sendo influenciada por diversos fatores, como:
- Custos de produção;
- Custos de mão de obra;
- Insumos;
- Tecnologias.
A demanda, por sua vez, diz respeito à quantidade de produtos que as pessoas querem ou estão dispostas a comprar. Assim sendo, ela é determinada pelos consumidores.
Esse fator também é influenciado pela renda dos consumidores, bem como preços, substitutos, produtos similares, dentre outros pormenores.
Existem muitos fatores que podem influenciar na demanda e na oferta de uma mercadoria.
Por exemplo, no caso de serviços como conserto de corrente de ouro, tudo vai depender da população, custos de produção, impostos, tecnologias, dentre outros.
Na lei da demanda, quanto menor for o preço, maior será o número de pessoas procurando produtos que desejam comprar.
Por outro lado, quanto maior for o preço, menos pessoas vão procurar a solução que desejam comprar.
Por exemplo, se 3 pessoas estão dispostas a comprar determinado modelo de celular, dependendo de seu preço.
Se o produto está custando dois mil reais, esses clientes não se dispõem a comprar. Agora, se o valor da mercadoria cair para mil e quinhentos reais, um dos consumidores se dispõe a comprá-la.
Entretanto, se o preço for mil reais, duas pessoas vão comprar. Mas, se for quinhentos reais, os 3 levaram o produto.
Se o aparelho celular custa dois mil reais, a demanda é zero, portanto, ninguém deseja comprá-lo, enquanto se o preço for mil e quinhentos reais, uma deseja comprar, e assim por diante.
Por outro lado, se o preço de aulas de zumba estiver muito abaixo do mercado, então uma quantidade ainda maior de consumidores vai se interessar.
Em outras palavras, devido à redução de preço, os consumidores se dispõem a comprar o produto ou serviço, o que aumenta a quantidade de vendas e o número de consumidores, ocasionando um excesso de demanda.
No caso da lei da oferta, quanto maior for o preço, mas os vendedores estarão dispostos a vender a mercadoria, tendo em vista que seus lucros serão maiores.
Agora, quanto mais baixo é o preço da solução dentro de seu mercado, os vendedores estarão menos dispostos a vendê-la.
Por exemplo, se uma empresa aumenta o valor de seu produto, ela está disposta a produzir mais, o que pode ocasionar o excesso de oferta.
Se o preço fosse mais baixo, essa mesma empresa não estaria disposta a produzir mais, já que seu lucro seria muito pouco.
Para equilibrar esses dois fatores, é necessário encontrar um preço adequado para os produtos, como no caso de chaveiro com foto, para que ele sempre esteja disponível no mercado.
Se abaixarmos demais o valor de uma mercadoria, ela praticamente deixa de ser vendida, pois a demanda seria muito alta, enquanto a oferta é praticamente inexistente.
Esse tipo de situação exige um ponto de equilíbrio, para que tanto a demanda quanto a oferta sejam estáveis, evitando que esse produto falte no mercado.
O mercado aumenta os preços naturalmente quando a demanda é muito grande e a oferta é muito baixa, pois isso ajuda a equilibrar os dois pontos.
Agora, quando o preço de uma mercadoria sobe muito acima da média, deixam de existir consumidores dispostos a pagar.
Com uma demanda praticamente inexistente e uma oferta muito alta, temos um excesso de oferta.
No caso de uma escola de aula de música, por exemplo, o ponto de equilíbrio também está no valor do serviço, para aumentar a demanda, ou seja, a quantidade de pessoas interessadas.
Equilibrar esses dois fatores faz com que o preço atinja um nível em que a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada.
O mercado naturalmente aumenta ou diminui o preço de um produto ou serviço para equilibrar a lei da oferta e demanda.
Portanto, agora que você já conhece o conceito de oferta e demanda, no próximo tópico, vamos mostrar qual é a vantagem desse controle no mercado.
Vantagens da lei de oferta e demanda
A oferta diz respeito à quantidade de bens ou serviços, como ribbon para impressora argox, que os produtores desejam vender dentro de um espaço de tempo, com o objetivo de obter lucros.
Quando o preço de um produto aumenta, maior é o estímulo para a sua fabricação, mas quando sua quantidade se normaliza no mercado, há uma redução do seu preço, algo vantajoso para o consumidor.
Isso estimula a demanda, e desestimula a vontade dos fabricantes de produzir o produto, o que gera uma desvantagem para o consumidor.
Essas duas forças da relação de consumo estão sempre em conflito e fazem com que o preço das mercadorias seja regido pela oferta.
Ela que oferecerá pouco para o produto elevar-se, e pela demanda que almeja muitos produtos e preços acessíveis.
Podemos usar como exemplo disso a Páscoa, época em que o chocolate fica mais caro, já que a demanda aumenta em uma proporção muito maior do que a oferta.
A oferta pode aumentar o preço da mercadoria, o que gera uma desvantagem para o consumidor, assim como a oferta de reforma de lojas comerciais também pode diminuir o preço desse serviço, conforme aumenta a quantidade de oferta.
Isso é, sem dúvidas, vantajoso para o consumidor, mas a verdade é que para haver ganhos, tanto para quem vende quanto para quem compra, precisamos analisar com cuidado a oferta junto com a demanda.
Dessa forma conseguimos integrar os dois fatores e estabelecer um entendimento entre as partes, fazendo com que tanto a oferta quanto a demanda estejam dentro das expectativas de cada um.
Analisando esse contexto podemos dizer que essa lei ajuda a equilibrar o mercado, evitando a escassez de mercadorias ou a falta de interesse por parte dos consumidores, que pode prejudicar a economia e o equilíbrio do mercado.
Assim como precisamos encontrar produtos, como letras caixa em aço inox, também precisamos que eles tenham valor acessível.
Portanto, esse valor deve estar ao alcance do consumidor e estimular os fabricantes.
new RDStationForms(‘form-blog-gentileza-afiliados-4ac345d11f3546f826ac’, ‘UA-114965972-2’).createForm();
Conclusão
A lei da oferta e procura é essencial para equilibrar o mercado e tornar os produtos e serviços mais acessíveis, com preço justo.
Se as mercadorias estão com valores muito abaixo da média, seus fabricantes são prejudicados.
Por outro lado, se os valores são muito altos, sendo assim, os consumidores são prejudicados.
Isso afeta a quantidade de oferta e demanda para mercadorias dos mais variados tipos, por isso é essencial que o mercado esteja equilibrado. E neste artigo você pode compreender a importância dessa metodologia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.