Seja um pequeno ou grande empresário, muitas pessoas se perguntam por que possuem um site que não gera resultados. A resposta é simples: para ter um site com resultados, é necessário aumentar o alcance na ferramenta de busca.
Segundo pesquisa da Zero Limit Web, os cinco primeiros melhores resultados orgânicos do Google recebem mais de 67% dos cliques. Para alcançar essa posição, é importante que realize a otimização do site.
É apenas com um site profissional que você consegue melhorar o ranqueamento do Google. E para ter um site assim, você deve lidar com os principais motivos para a sua falta de resultados!
Antes de tudo, quais são os principais tipos de site?
“Frequentemente, o melhor marketing não parece realmente marketing.” (Seth Godin)
O site é a representação digital do seu estabelecimento físico, trazendo as principais características da sua loja para o meio virtual. Essas características são notadas no seu design, nos seus textos e na qualidade de navegação do site.
Essas qualidades são avaliadas pelo mecanismo de busca do Google, que pode ranquear para baixo ou para cima o seu site nos resultados. E quais são os principais tipos de site?
- Institucional: é um site de estrutura maior que descreve a sua empresa, produtos/serviços e os processos de trabalho
- Blog: é onde você cria conteúdo relevante para o público, gerando assim uma conexão com ele
- Landing page: é uma página de alta conversão, cujo único objetivo é transformar o usuário num lead e o lead num cliente
- E-commerce: é basicamente uma loja virtual
Entendido esses tipos, podemos partir para os principais problemas na otimização de sites!
Quais são os 10 motivos que te levam a um site que não gera resultados?
Quando se fala em otimização de sites, se fala em SEO. O SEO é uma ferramenta de otimização que melhora a sua localização no ranqueamento do Google. Através de suas técnicas, é possível alcançar a melhor posição entre os primeiros resultados.
Porém, há certas falhas que impactam negativamente na sua posição, falhas essas que devem ser corrigidas através do SEO. Para corrigir, é necessário conhecer, então veja os 10 motivos que te levam a um site que não gera resultados!
1. Site lento
O site lento é um dos principais problemas observados na internet. Segundo pesquisas, 64% dos usuários desistem de entrar no site após muita demora no carregamento. E como corrigir isso?
- Escolhendo bem o servidor do seu site
- Não usando arquivos muito pesados nas páginas
2. Layout do site pouco intuitivo
Quando você cria um layout de site sem estrutura lógica, você dificulta a vida do cliente em encontrar o que precisa. Pior, você não cria um encadeamento de ações que leva o cliente à compra.
Por isso, crie um layout que tenha uma sequência lógica de acesso bastante intuitiva ao usuário!
3. Design do site pouco atrativo
O visual do site não deve ser apenas intuitivo, também precisa ser atrativo. Os principais erros cometidos nessa parte é o uso errado de cores, a falta de identidade visual e o uso de muitas famílias tipográficas.
O seu site profissional deve ter um padrão visual coerente e também ser funcional.
4. Muitas funções irrelevantes
Na maior parte do tempo, “menos é mais” é uma frase que faz bastante sentido. Ao adicionar muitas funções no seu site, você acaba tirando a atenção do cliente, que não sabe exatamente o que fazer na página.
Para ter um site com resultados, você deve trazer apenas o suficiente para informar ou converter o usuário.
5. Pouca segurança digital
Com o aumento dos ataques virtuais no Brasil, um site com pouca segurança digital acaba piorando a sua posição no ranqueamento do Google. Você deve investir em soluções de segurança que garantam a proteção dos dados, como o certificado SSL.
6. Mal uso de imagens
As imagens transmitem uma mensagem ou informação, então você deve escolher bem que tipo de mensagem quer passar. Além disso, imagens muito pesadas acabam impactando na velocidade de carregamento do site.
7. Formas de contato pouco visíveis
Todo site tem o objetivo de criar uma ponte de contato entre a empresa e o cliente. Quando as formas de contato não são visíveis no site, o cliente não tem como contatar para realizar uma compra ou resolver um problema.
Por isso, deixe visível na página principal as suas principais formas de contato!
8. Site desatualizado
Se o seu site não acompanha as evoluções do mercado digital, ele acaba sendo ultrapassado por outros no ranqueamento do Google. Por isso, sempre se mantenha atualizado com as novas tendências!
9. Falta de um site responsivo
Segundo o IBGE, os aparelhos celulares são o principal meio de acesso à rede no Brasil, com 98,1% dos acessos. O Google sabe disso, tanto que um dos seus fatores de ranqueamento é justamente a responsividade.
Dessa forma, se você não tem um site responsivo, você acaba ranqueando mal e gerando uma péssima experiência para o usuário que acessa.
10. Falta de um bom copywriting
O uso de uma linguagem errada também impacta nos resultados de seu site. Ao fazer o copywriting, você deve ter em mente o público-alvo, de forma a adotar a linguagem mais acessível para ele.
Além disso, deve pensar nos gatilhos mentais que vai utilizar, que precisam ser usados com moderação. Em excesso, apenas afastam os clientes.
Como ter um site com resultados?
Um site profissional é a melhor solução para quem está atrás de resultados na internet. Para ter um, é necessário contar com um criador de sites profissional e com uma agência cheia de soluções de marketing digital.
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