O mercado do marketing de influência se expandiu grandemente com a popularização dos influenciadores digitais, o que multiplicou as formas de press kit, ou Kit de imprensa, existentes.
No período anterior às plataformas virtuais e meios de comunicação conectados à internet, os espaços para propaganda de larga escala eram exclusivamente os jornais e revistas impressos, a TV e o rádio.
A possibilidade de um anúncio de trinta segundos a um minuto custar milhões na TV aberta excluiu pequenos e médios negócios destes ambientes.
O anunciante da TV buscava uma amplitude pouco direcionada de atração, expondo o máximo de pessoas possível na área de veiculação da publicidade.
O vasto, porém, segmentado espaço virtual introduziu a ultra personalização de campanha.
Em melhores termos, esta personalização consiste na ideia de adaptar a linguagem de atração de uma empresa ao tipo específico de público que mais se encaixa na proposta de seu negócio.
Desta forma, a amplitude diminui, mas a taxa de conversão sobe.
O press kit atua desde o apogeu dos televisores e dos jornais impressos como um meio facilitador da execução do marketing de influência.
Significando o envio de convites, amostras e apresentações de novos produtos a jornalistas e outros porta-vozes de canais de mídia.
Sua importância sobre a estratégia de marketing de uma empresa se dá pelo potencial de geração de propaganda espontânea.
O empreendimento envia gratuitamente seu novo item ao influenciador em troca de divulgação no veículo ao qual tem acesso.
De livrarias ao mercado esportivo
A eficiência do press kit permite a sua atuação em diversos segmentos do comércio, desde serviços de impressão digital camiseta até a venda de livros e material esportivo.
Seu uso é de tal unanimidade que é possível encontrar numerosos exemplos no cotidiano.
Press kit e a expansão das livrarias online
O aumento na procura por livros dos últimos anos foi, em grande parte, impulsionado pelo trabalho de blogs e canais em plataformas de vídeo voltados para o tema, produzindo resenhas, análises e conteúdo atrativo para uma audiência crescente.
O sucesso destes canais atraiu o interesse de editoras e criadores independentes, buscando parcerias com os novos influenciadores da cena literária por meio do envio de material gratuito, incluindo amostras de impressões especiais ou premium.
Este tipo de transação se estendeu entre pequenos e grandes produtores de conteúdo, beneficiando a ascensão de novas editoras e novos fornecedores voltados ao e-commerce, um impacto sobre a acessibilidade dos produtos e a rotatividade deste mercado.
Press Kit e os influenciadores digitais
Influenciador digital é o nome designado a uma personalidade pública, de amplo impacto sobre a formação de opinião de uma larga audiência em espaços digitais, como as redes sociais. Caracterizam-se pelo grande engajamento e o alto número de seguidores.
Colecionando publicações que chegam à faixa dos milhares ou milhões, os influenciadores digitais são canais de comunicação com um grande público, e seu estilo de interação funciona como um meio de segmentação orgânica.
Assim, um influenciador digital voltado para o mercado esportivo, um personal trainer, um atleta conhecido por seu físico ou conquistas no ramo, formam uma audiência interessada em itens e serviços prestados por uma academia tênis ou oficina esportiva.
O press kit se manifesta nestes canais de interação com o envio de amostras de suplementos, itens do vestuário, tênis ou garrafas térmicas para o armazenamento de água ou compostos ingeridos no momento do treino.
Academias de ginástica que oferecem serviços de musculação, pilates e outros esportes podem demonstrar sua estrutura de equipamentos e par de halteres por meio de um press kit com envio de convites para uma aula gratuita.
Por outro lado, um influenciador digital conhecido por sua rotina de beleza e cuidados pessoais.
Assim como modelos, atores e outras personalidades podem atrair um público inclinado ao consumo de cosméticos, tratamentos estéticos entre outros.
Desta forma, o press kit é aplicável aos setores de:
- Cuidados com a pele e cabelos;
- Prática de esportes, lutas e treinos;
- Exposições de arte;
- Lançamento de um novo serviço;
- Material de conveniência.
Para o caso de serviços, uma modalidade de mercado que atua com produtos intangíveis, o press kit pode conter convites festa junina, cartões de apresentação, cupons e outros meios que permitam a experimentação do serviço lançado.
Confeccionando um press kit
O press kit funciona como um presente que estreita laços entre empresas e imprensa, uma etapa importante para o marketing de influência.
O conjunto deve conter informações claras e precisas, além de uma apresentação criativa que demonstre a personalidade do negócio.
O objetivo final é converter relacionamento em anúncio, melhorando a reputação da empresa por meio da boa opinião de pessoas públicas.
Pode compor uma campanha, onde vários influenciadores de um segmento ou região recebem o kit.
Confeccionar um press kit de sucesso depende da observação de seus componentes, a fim de estruturá-los de modo a ser compatível com a proposta da campanha e o destinatário do presente, seja este um jornalista editorial ou um influenciador digital.
Redigindo um release
Release é o termo utilizado para referir-se ao modelo de apresentação escrita adaptado à linguagem editorial, contendo todos os dados a serem incluídos na publicidade gerada pelo destinatário da mensagem. É uma redação para introduzir a empresa e o produto.
A importância do release se dá pela garantia de que todas as informações mais importantes serão veiculadas no anúncio, adequando o projeto ao tom da estratégia de marketing adotada pela empresa e assim, aumentando suas chances de sucesso.
O release deve conter dados novos e relevantes, visando que seu leitor seja um jornalista interessado em algo mais que uma simples apresentação da empresa.
É importante que o texto forneça a ideia de que seu leitor está em contato com uma informação inédita.
Como uma etiqueta personalizada para imprimir, o release exibe, em suas primeiras linhas, detalhes sobre o lançamento do produto, as especificações e o diferencial, além de dados relacionados à data de apresentação de um evento e a proposta.
No caso de uma exposição de arte, por exemplo, o release irá conter a data do espetáculo, os atores escalados e um resumo sobre a história contada, seu autor e ideia que inspirou a criação do roteiro. O texto deve ser objetivo, ocupando uma página.
Escolhendo amostras e convites
Após o release, a empresa que deseja comunicar-se com a imprensa por meio de um press kit deve escolher amostras do produto, convites ou material criativo para enviar em seu presente. Nesta etapa, o empreendimento deve evitar as soluções clichês.
As melhores estratégias de marketing de influência aplicadas ao press kit são compostas pela criatividade de suas soluções, onde o efeito surpresa é causado pelo empreendedor pensar algo que ninguém pensou.
Trocadilhos entre marca e produto, convites personalizados para exposições, oferta de lugares especiais em estádios e teatros.
Assim como amostras de um novo produto, que ainda está para ser lançado são escolhas que trazem resultados positivos.
Itens de colecionador, como edições exclusivas fazem parte das opções disponíveis.
No entanto, o empreendedor deve observar elementos como a facilidade de transporte e a estética da entrega, evitando poluir o press kit com muitos objetos.
É preferível que apenas uma amostra seja disponibilizada, caso se configure como um objeto interessante para seu destinatário.
Um modo de analisar a adequação de um objeto é medir seu armazenamento em uma sacola de kraft.
Um exemplo de escolha criativa é a definição de um grupo de influenciadores e jornalistas a quem será enviado o press kit.
No planejamento estratégico, buscam-se aspectos em comum entre os destinatários e como se adequa os objetivos da marca a estes.
Uma proposta que lide com as especialidades da região abordada ou que aproveite um evento sazonal como o verão são algumas das ideias que, caso trabalhadas, podem render ideias criativas para a confecção do press kit.
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Press kit para o marketing de influência
O press kit é uma estratégia de contenção de custos com marketing através da aplicação de soluções criativas, que utilizem o potencial de influenciadores digitais e figuras expoentes para o impulsionamento de uma marca.
Considerando uma empresa que oferece aula de violão, um exemplo de estratégia de press kit eficaz é o envio de um pacote de seis meses de inscrição nas aulas para influenciadores musicistas, que compartilham sua jornada e não aprenderam a tocar violão.
Este é um exemplo de press kit eficiente por aplicar a ideia de auxílio mútuo. Uma empresa que deseja a ajuda de uma parceria deve, primeiramente, demonstrar como pode ser valiosa para o outro lado desta equação.
Desta forma, ambas as partes se beneficiam com a ação, aumentando as chances de aderência deste influenciador ao marketing da marca.
Assim, o empreendedor assegura o aproveitamento das vantagens da estratégia, como:
- Alto custo-benefício;
- Criação de propaganda orgânica;
- Melhoria na reputação da marca;
- Amplitude de campanha mais rápida.
Aspectos que contribuem com um maior fluxo de novos clientes, aumentando as taxas de atração do consumidor por parte de uma marca.
O press kit também incide sobre uma maior cobertura midiática de eventos oficiais em flyer de festa.
Conclusão
Estratégia tradicional de aproximação de veículos de imprensa, o press kit se adapta ao novo mercado das mídias digitais, mantendo e potencializando sua influência sobre os resultados de uma empresa por meio da constante simplificação de seus processos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.