Apostar no merchandising pode valorizar seu produto e transformá-lo na melhor opção de compra para o seu cliente.
Isto, apenas por meio de formatos de campanhas que se adequam ao ponto de venda e à experiência do cliente dentre uma variedade de concorrentes.
Essa é uma estratégia que se baseia especificamente em formas de visualização presentes em um espaço de vendas, como o caso de um grande supermercado em uma cidade.
Com tantos produtos similares e até mesmo com a mesma funcionalidade, se destacar pode ser uma tarefa difícil para uma marca de sacola de papel branca.
No entanto, pode meio do merchandising as comunicações em volta do produto podem ser uma ajuda.
Neste caso, é possível pensar em campanhas que possam favorecer uma venda e até mesmo levantar a usabilidade do produto, ainda que esteja perto de concorrentes diversos.
Essa é de fato a principal ideia do merchandising, ainda que esta forma de estratégia também possa ser utilizada fora do ponto de venda, como espaços midiáticos e até mesmo nas comunicações presentes em lugares de compra, como shoppings e cartilhas de lojas.
Abaixo vamos entender um pouco mais sobre o que é o merchandising, apontando formas de adotar essa estratégia para seu produto de folder para imprimir e quais as principais vantagens de empresas que focam nesse trabalho dentro e fora dos pontos de venda.
O que é merchandising?
Para empresas que vendem de forma presencial, a experiência do consumidor é um ponto necessário e importante para que possam existir resultados consideráveis.
Porém, chegar a esse ponto acaba sendo impossível sem que haja uma estratégia de merchandising.
O merchandising nada mais é do que uma técnica ocorrida, principalmente, em pontos de venda de uma empresa de encadernação de livros ou espaços de revenda de produtos, como:
- Supermercados;
- Drogarias;
- Lojas de conveniência;
- Duty Free.
O principal objetivo dessa ação é fazer com que o produto se destaque diante da concorrência, que geralmente é considerável, tal como em uma prateleira de supermercado onde diferentes marcas de suco ocupam um mesmo lugar nos olhos do cliente.
Dessa forma, o merchandising propõe uma comunicação com o público que se inicia a partir de cartazes, folhetos, adesivos recorte ou placas espalhadas próximas a um produto.
Toda essa comunicação visual trabalha a favor de sua escolha por parte do cliente, incentivando a compra a partir de uma complementação que não é suficiente apenas na embalagem daquele produto, que se dispõe a pontos mais restritos de informação.
É como se, a partir do merchandising, uma empresa pudesse propor uma propaganda naquele espaço, tal como aquela que faz na televisão e em outras mídias do gênero.
Acontece que dentro de pontos de venda, como grandes lojas multimarcas, existe uma forte e evidente concorrência, não apenas em prateleiras próximas, mas também nas estratégias de merchandising, o que transforma toda a criação da campanha em algo trabalhoso.
Por essas e outras é importante que a empresa possa criar suas ações em conjunto com formas de comunicação visual do próprio produto, além de aliados, como comerciais.
De que forma adotar essa estratégia?
Para começarmos e atender de que forma uma marca pode oferecer seu produto com adesivo para logotipo como campanhas de merchandising é importante que, primeiro, haja uma compreensão do que o produto oferece, seja como função quanto visualmente.
Esse entendimento mais abrangente consegue apontar algumas possibilidades para que a empresa trabalhe os pontos positivos do que ela oferece.
Assim, entendendo o que fica ou não de fora da versão que é vendida nos principais pontos de vendas, como supermercados.
Sobre os espaços, estamos diante de uma questão de alta importância dentro das estratégias de merchandising, afinal, o lugar da campanha é algo essencial.
Por exemplo, uma marca de faixa de gondola pode trabalhar com vitrines, adesivos e display, estes últimos considerados os mais requisitados.
Visto que possuem comunicações muito mais próximas dos produtos, em placas e até mesmo banners com formatos.
É importante saber ainda qual o local mais adequado para alcançar o público-alvo da sua empresa, entendendo melhor de que forma ele entra em contato com sua comunicação.
Para que a empresa tenha muito mais assertividade dentro de suas estratégias é ideal que haja a compreensão sobre os momentos das compras.
Isso acontece quase sempre em meio às principais datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia dos Namorados.
Isso porque os produtos podem fazer parte dessa realidade, por meio das comunicações dispostas nas proximidades de prateleiras onde estão localizados em um ponto de venda.
Dessa forma, conseguem trabalhar uma continuidade em relação ao momento atual, entregando maior contato com o cliente por flyer festa, aumentando então as chances dele ser escolhido pelo comprador ou destacado pelos próprios vendedores da loja.
Em seguida, um ponto que deve sempre ser atentado dentro do merchandising é a forma de experiência com o produto antes mesmo dele ser comprado, como o caso de mostruários.
Fazer com que seu cliente entre em contato com o que a marca oferece pode ser a estratégia mais eficaz para que ele considere uma compra ou não, já que vai ter a prova de que aquilo que está em um mostruário pode ser útil para a sua vida.
Dessa forma, é bem comum que marcas disponibilizem nas proximidades de comunicações em adesivos recorte e placas informativas alguns modelos de produtos para serem testados pelos possíveis compradores, como o caso de perfumes em um mostruário.
Por fim, algo que com certeza pode fazer grande diferença na hora de impactar ou não um cliente dentro de um ponto de venda é o preço, que pode variar de acordo com temporadas, mas sobretudo a partir da compreensão de momentos especiais do comércio.
Um bom exemplo disso são os meses destacados para promoções e descontos em banner acadêmico, que podem incentivar uma compra dentro de um espaço de vendas.
Estar de olho nessas épocas se faz mais do que essencial para que haja uma proporcionalidade em meio às campanhas.
Além de fazer com que seu produto se torne um dos mais preferidos pelos clientes naquela ocasião, e dentro de um momento específico.
Quais são seus principais benefícios?
Todo o trabalho feito em meio ao merchandising acaba trazendo excelentes resultados para empresas, que podem ser importantes para o destaque de seus produtos no mercado, mas sobretudo para impactos positivos dentro do próprio espaço de vendas destes.
Abaixo vamos entender alguns desses benefícios, de modo que sua empresa saiba aquilo que pode conquistar a partir do investimento nessas campanhas de comunicação.
Conexão com o cliente
A conexão com o cliente é extremamente importante para empresas, tendo em vista que é uma oportunidade de convencimento e de apresentação daquilo que é vendido, chegando a trazer maior satisfação, compreensão e fidelização pelo produto.
A partir do trabalho de comunicação e campanhas que focam em informações complementares ao produto, a conectividade alcança novos e potentes ares.
Dessa forma, fica mais fácil que a marca consiga propor, em outras ocasiões, um convencimento e uma influência muito mais significativa.
Destaque ao produto
Os produtos que têm um trabalho bem feito com merchandising são, sem sombra de dúvidas, os mais desejados em um ponto de vendas.
Isso porque seu destaque se sobressai, o que mostra sua funcionalidade e aumenta a relevância com o público.
De fato, em meio a tantos concorrentes que uma marca pode ter, esse ponto é de longe um dos mais necessários e importantes, ainda mais em um espaço como um supermercado, onde um produto pode ter dezenas de concorrentes diretos.
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Formação de identidade
A identidade da marca e principalmente do produto passa a ser aguçada com as comunicações de merchandising, tendo em vista o trabalho em campanhas do gênero para que o propósito e a ideia daquele consumo possam ser bem absorvida pelo cliente.
A potência chega a ser tanta que muitas das vezes empresas se tornam amplamente conhecidas no mercado pelo que propõe em suas comunicações em pontos de venda.
Maiores resultados
Por fim, os negócios que focam em estratégias de merchandising acabam tendo muito mais resultados, tendo em vista que a vontade pela compra de seus produtos se torna maior e mais enfática dentro dos espaços de vendas.
Logo, a lucratividade acaba sendo atingida, fazendo com que mais à frente a marca consiga investir em melhores campanhas.
Considerações finais
Sendo assim, não restam dúvidas de que o merchandising é uma das melhores opções para marcas que vendem seus produtos em pontos de vendas, fazendo então uma promoção devida e potente, aumentando a quantidade de consumidores e clientes fiéis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.