Muito se fala sobre a persona e sua importância para as estratégias de marketing de uma empresa, mas não são todos os gestores e empreendedores que compreendem seu real significado.
Uma marca está muito além de seu logotipo, cores e tipografia, pois na verdade ela é aquilo que o público enxerga. Para que as pessoas vejam o negócio como ele gostaria, é necessário ter coerência nos valores, identidade e propósito.
Os valores devem estar presentes em tudo aquilo que a empresa faz, ou seja, os produtos e serviços que oferece, seus canais de atendimento, o próprio local de trabalho dos colaboradores, campanhas de marketing e assim por diante.
Em outras palavras, a comunicação precisa ser integrada e o público deve ter acesso a conteúdos compatíveis com aquilo que é feito pela organização, só que esse processo não é tão simples quanto parece.
A comunicação precisa ser pensada de maneira estratégica, levando em conta os canais usados pela companhia, o tom de voz e a linguagem. Para ter consistência nisso tudo, é necessário desenvolver a persona.
Tendo isso em vista, o artigo vai explicar o que é brand persona, como criar esse personagem e qual é a sua importância para a empresa.
Tópicos do Artigo:
Conceito de brand persona
Brand persona nada mais é do que um personagem que representa os valores de uma empresa, seu tom, sua linguagem e seu estilo.
O propósito de seu desenvolvimento é orientar a equipe de marketing na hora de elaborar estratégias que vão se comunicar com o público, algo que pode ser trabalhado em diferentes canais, como:
- Redes sociais;
- SAC;
- E-mail;
- Eventos;
- Campanhas publicitárias.
Com a ajuda da persona, todos os representantes de um fabricante de pomo giratório removível saberão se posicionar perante os clientes e transmitir ações, valores e estilo presentes na marca.
A brand persona é responsável pelo marketing digital da companhia, orientando as estratégias para que elas sejam direcionadas ao público certo.
Por exemplo, uma grife de alfaiataria vai preparar suas estratégias de marketing e até mesmo o ponto de vendas de acordo com sua persona. Seu público é formado por pessoas de alto poder aquisitivo e com idades acima dos 40 anos.
Não faz sentido que essa empresa utilize gírias na comunicação, coloque músicas que estão fazendo sucesso atualmente dentro da loja ou que esteja presente no TikTok, da mesma forma como uma marca de roupas adolescentes faz.
A persona da alfaiataria é totalmente diferente, por isso, as estratégias usadas por esse estabelecimento são totalmente diferentes daquelas que são usadas pela loja de roupas descoladas e adolescentes.
Da mesma forma, os produtos expostos em uma prateleira de aço para mercado que atende classes A e B são muito diferentes dos produtos expostos em um supermercado voltados para a classe C e D.
Definir a persona é muito importante para saber quais são as estratégias de marketing que serão usadas, estabelecer uma comunicação humana e natural com o público e fazer com que as pessoas interajam e engajem com o negócio.
Como criar a persona da marca?
Para tornar as estratégias de marketing e publicidade mais assertivas, a empresa precisa saber definir sua persona, e algumas dicas para isso são:
Coletar dados
Os dados são muito importantes porque trazem informações aprofundadas sobre os usuários, ajudando a traçar perfis com tudo aquilo que a organização precisa saber sobre os clientes.
É uma forma de entender com quem a companhia está se comunicando e traçar ações baseadas nesses perfis.
Investir em storytelling
A empresa precisa saber de que maneira está contando sua história, e uma das melhores estratégias para fazer isso é o storytelling porque ele ajuda a se comunicar com a persona.
É muito importante compreender a narrativa, o tom de voz usado e de que maneira se comunicar com o público que a corporação quer atingir, assim, todas as estratégias de comunicação serão mais assertivas.
Uma empresa de instalação de telas para campo society deve se lembrar que os consumidores querem ter contato com marcas humanizadas, que demonstram empatia por suas necessidades e que respeitam a individualidade de cada cliente.
Fazer uso estratégico
Cada persona está em uma etapa diferente do funil de vendas, mas todas devem ser usadas estrategicamente, com base no conhecimento do negócio na jornada de compra.
Embora a persona reúna características em comum, a verdade é que cada pessoa tem suas preferências por canal, tipo de comunicação, narrativa, formato, entre outros.
Os momentos do público também podem ser diferentes, considerando as dores, desejos e necessidades, então é muito importante fazer uma observação individual para mapear qual realmente é a melhor estratégia em cada fase da jornada de compra.
Importância da persona
Como visto até aqui, a persona é usada por uma empresa de controle de acesso biométrico para portas para orientar as estratégias de marketing e comunicação.
A partir do momento em que o negócio faz esse direcionamento, ou seja, investe em marketing voltado para um público específico, com as características do cliente ideal, começa a obter vários benefícios.
Mas antes de falar quais são eles, é muito importante dizer quais são as características mais importantes que a persona precisa ter.
Ela é muito mais detalhada do que o público-alvo e se baseia nas características reais e comuns entre os clientes que já compram com o negócio.
Por isso, a organização precisa levantar informações como idade, gênero, profissão, estado civil, escolaridade, classe econômica, problemas, necessidades, desafios, entre outras informações.
A persona é tão detalhada que pode ter até um nome, e é por conta desse detalhamento que um dos benefícios de elaborá-la é poder conhecer melhor o público.
O público-alvo de um empresa de portão automático é formado por pessoas que possuem características em comum, sendo uma ótima opção para fazer uma primeira segmentação dos consumidores que a marca deseja impactar.
A persona vai se aprofundar nas características desse público, permitindo que a companhia conheça suas preferências, seus sonhos, suas dores, entre outras questões que estão muito além daquilo que é definido para o público.
Outra vantagem é que a companhia consegue compreender o impacto que o produto provoca nas pessoas, pois quando a marca faz uma pesquisa para definir sua persona, vai compreender e descrever seu dia a dia.
Tudo isso mantendo o foco nas necessidades que ela apresenta e de que forma essas informações estão relacionadas à proposta da corporação.
É assim que a marca vai entender o espaço que seus produtos e serviços ocupam na vida das pessoas e como eles podem agregar valor ao público.
Só que além de conhecer as dores e os sonhos desses indivíduos, um fabricante de crachá de pvc para sublimação também descobre quais são os canais que o público usa para acompanhar as notícias, conversar e interagir com a empresa.
Os canais usados pela audiência da marca são aqueles onde ela deve estar, mas ela também precisa produzir conteúdos que estejam de acordo com as preferências de sua persona.
Esse personagem semi fictício levanta todos os problemas e necessidades de quem pode comprar com o negócio, e os materiais devem ser voltados para essas questões porque seu papel é esclarecer as dúvidas e acompanhar a jornada do cliente.
São materiais que vão resolver as dúvidas dessas pessoas e convertê-las em clientes. Mas todo e qualquer tipo de conteúdo criado pela organização, como um banner personalizado com foto, precisa do tom de voz certo.
A linguagem e a voz que a companhia utiliza deve estar de acordo com a audiência, pois não combina adotar um comportamento jovem se o público é formado por pessoas mais velhas e com uma vida profissional estabilizada.
É como se um fabricante de produtos para cachorro utilizasse um gato em suas campanhas para mostrar suas mercadorias.
Essa regra deve ser aplicada em qualquer ponto de contato que o negócio tenha com o consumidor, e desde que a internet surgiu e evoluiu, novas plataformas apareceram.
Para um fabricante de cortina rolo para varanda gourmet, isso é muito positivo porque esses canais são ótimos para definir o público-alvo e filtrar quem são as pessoas que a corporação quer impactar em suas campanhas.
O grande diferencial da persona nessas campanhas é que ela permite criar uma mensagem que vai impactar as pessoas certas, usando o tom de voz e linguagem apropriados.
Considerações finais
A brand persona é uma estratégia muito importante para qualquer negócio que queira otimizar suas estratégias de marketing e comunicação, para impactar o público certo e no momento mais adequado.
Defini-la ajuda a valorizar os investimentos que a companhia faz para impactar os consumidores, ao mesmo tempo em que potencializa os resultados. Para que as estratégias de marketing valham a pena, a persona é indispensável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.