O uso de calendário sazonal é uma excelente maneira de garantir que uma empresa possua, em momentos específicos do ano, campanhas de grande sucesso com a garantia de grandes saídas e retornos financeiros notáveis, independente de qual seja o nicho.
Dentre as estratégias mais utilizadas e apreciadas pelas companhias dos mais diversos segmentos, seja uma empresa lavanderia industrial ou mesmo uma rede de fast foods, as táticas que tomam proveito dos períodos festivos do ano estão entre as mais efetivas.
São extremamente eficientes justamente pelo fato de que ajudam as empresas a proporcionar alternativas proveitosas aos clientes durante o período do ano em que se encontram, aproveitando ao máximo a onda emocional e afetiva do momento.
Seja a venda de um American Bully xl filhote em um pet shop em pleno dia das crianças ou mesmo a liquidação de um kit de chocolates especiais no dia dos namorados, as campanhas que são feitas em cima do estado de espírito das pessoas geram resultados.
Por esta razão, e para que seja possível aproveitar ao máximo esta estratégia, será de grande valor apresentar, neste artigo, o conceito e o contexto do uso das estratégias sazonais, de modo a apresentar os seus modelos e benefícios.
Apresentando como a tática pode ser usada até mesmo para vender um simples serviço de cuidador de idoso, ainda será possível finalizar o texto com cinco dicas de como vender mais fazendo uso deste calendário.
Afinal, o que é um calendário sazonal?
O calendário sazonal consiste em uma das táticas mais utilizadas pelas companhias para o aumento das vendas em períodos importantes do ano.
Os principais exemplos disso são o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, bem como a própria Black Friday, Natal, a Copa do Mundo e outros feriados e datas importantes para as regiões ou para o território nacional.
Com a confecção do calendário sazonal, as corporações podem pautar as suas estratégias, construir campanhas, descontos e realizar conteúdos específicos para esse período.
Dessa forma, isso pode produzir um bom aumento do faturamento e um melhor giro das mercadorias que estão em estoque, ainda que seja um simples purificador e alcalinizador de água.
A população, em específico a brasileira, está cada vez mais conectada, conforme apontam as pesquisas. São cerca de três horas e trinta e um minutos online por dia nas mídias sociais.
Apesar das ferramentas terem alcançado grande popularidade nos últimos tempos, ainda existe muito o que explorar, sobretudo quando se fala a respeito de datas sazonais.
Produzindo conteúdos criativos e relevantes nestas épocas, torna-se possível atrair novos clientes, engajar a audiência e até mesmo construir laços.
Tudo isso tendo em vista que elas estão mais propensas nesse momento à realização de alguma ação, seja fazer um simples comentário no post, ou até mesmo efetivar uma compra.
Por que fazer e como aproveitar o calendário sazonal?
Não basta apenas ficar por dentro das datas comemorativas, é imprescindível que a empresa elabore as táticas corretas e que mais se adequem ao negócio em questão.
No entanto, a Páscoa e a Black Friday também estão à frente, com muita popularidade nos últimos tempos, e são extremamente importantes para determinados setores, tal como o rastreamento de caminhão via satélite é importante para as transportadoras.
As companhias que já estão aproveitando as datas sazonais para a promoção dos seus negócios têm se destacado diante das concorrentes, adquirindo resultados cada vez mais notáveis.
Entretanto, vale ressaltar que nessas épocas, o custo para a promoção de publicações costuma ser maior do que o que é praticado normalmente. Por esta razão, é necessário se planejar.
Uma dica de ouro, sobretudo para as pequenas empresas, é aproveitar as datas que são consideradas menos concorridas, a exemplo do dia da mulher, do próprio dia do consumidor, ou o do meio ambiente, bem como diversos outros.
A depender do nicho de atuação, ainda é possível planejar bons investimentos para esses momentos. Uma companhia de produtos sustentáveis pode aproveitar o dia do meio ambiente, da mesma forma que uma loja de chocolates pode se valer da Páscoa.
Além do mais, se uma empresa vende cosméticos, ou mesmo moda feminina, o dia das mulheres pode ser muito importante para o negócio.
Tendo isso em mente, e sabendo que determinados períodos do ano podem ajudar até mesmo na venda de sala de jantar planejada pequena, será necessário saber que, para aproveitar bem essas vantagens, a empresa precisa se comprometer com alguns pontos:
- Planejar-se bem;
- Estar preparado para tudo;
- Marcar presença com uma boa comunicação;
- Realizar manutenções necessárias.
Através de um planejamento bem feito e uma execução precisa, as lojas dos mais variados segmentos poderão obter grande proveito dos períodos mais quentes do calendário.
Modelos e benefícios
Existem muitos templates de calendários como alternativas para uma empresa adotar. E se a corporação em questão não tem um orçamento muito limitado, então existem opções adicionais que certamente vão valer a pena de se considerar.
Além do mais, um dos fatores mais interessantes é que o especialista de marketing também pode se inspirar nas diversas opções do mercado para, dessa forma, criar o seu próprio calendário.
É preciso encontrar ou criar um modelo que funcione para a empresa e o seu time de vendas, pois assim é mais fácil descobrir o que pode ser mais produtivo para impulsionar os objetivos do negócio.
Por meio do calendário sazonal de conteúdo, torna-se muito mais simples planejar, implementar e veicular uma estratégia social, ainda que seja para a aplicação de seladora em madeira.
Assim, é importante aproveitar que os consumidores estão mais inclinados à compra. É possível dizer, por exemplo, que o dia das mães é, historicamente, a segunda data do ano mais rentável para o comércio, ficando atrás tão somente do natal.
Isso se dá pelo fato de que as datas como o dia das mães e o próprio natal são épocas de homenagem.
Isto significa dizer que uma fatia significativa de consumidores aproveitam a ocasião para fazer uma demonstração do seu amor para as pessoas que amam. Ou seja, estão muito mais propensos à compra do que estariam nos outros dias comuns do calendário.
As corporações que aproveitam ambas as ocasiões com sabedoria, fazendo uma conexão entre a data e os produtos e serviços que têm no estoque, colhem os mais saborosos frutos da lucratividade.
Além das vendas, o calendário sazonal pode proporcionar a oportunidade perfeita para gerar conexão com os consumidores.
Afinal de contas, por meio de ações e campanhas temáticas, é possível aproveitar esses períodos do ano, tais como o outubro rosa ou o dia internacional das mulheres, para trazer um toque a mais de afeto à comunicação, ao mesmo tempo em que homenageia clientes.
Distribuir descontos inéditos, mensagens afetuosas ou presentear clientes específicos são alguns exemplos de práticas que podem ser utilizadas para atingir esse intuito.
5 dicas de como vender mais com essa abordagem
Por fim, e para que seja possível que até mesmo um treinamento introdutório de segurança do trabalho possa ser mais vendido, com base em uma estratégia bem elaborada na campanha, será útil finalizar com orientações de como usar o calendário.
É preciso ter em mente que, tal como qualquer outra estratégia de marketing, não se pode acreditar que os resultados virão do dia para a noite, muito menos que será possível alcançá-los aplicando o método de qualquer forma.
Por esta razão, existem cinco dicas específicas para as empresas que desejam vender mais com essa abordagem. São elas:
- Dar atenção às datas especiais para o nicho;
- Tirar vantagem da antecedência;
- Conhecer as necessidades do público;
- Conversar com o público;
- Adotar um tom de voz adequado.
Para que uma promoção ou campanha que se relaciona a uma data especial possua um sucesso efetivo, é necessário planejar tudo bem cedo. Antes de anunciar as promoções e reduzir os preços, é fundamental conhecer primeiro a audiência.
Além de compreender como as vendas do negócio se direcionam ao longo do ano, é necessário saber quem são os consumidores para fazer a promoção de campanhas assertivas.
Diretamente relacionado ao ponto anterior, a escolha do tom de voz de cada campanha também é fundamental. Pois, sem que isso esteja bem ajustado, a comunicação poderá não ser concretizada.
Considerações finais
Através deste artigo, foi possível compreender de forma mais profunda o conceito e o contexto de aplicação da estratégia de marketing e vendas voltada ao calendário sazonal e como essa prática pode afetar as vendas e lucros de uma empresa.
Quando o assunto é publicidade, é necessário ir sempre um pouco mais além. Por este motivo, conhecer mais o próprio público é fundamental, sobretudo para entender como é que ele irá se relacionar com as propostas de cada data.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.