Um negócio sem visibilidade não tem muita chance de crescimento ou até mesmo de sobrevivência. Não é mesmo? O mercado é feroz e você precisa estar antenado para não ficar atrás da sua concorrência que, certamente, vai tentar de todas as formas disponíveis encontrar o seu público seja on ou off line. Dessa forma, esse blog post foi escrito para que você saiba como melhorar sua presença online para vender mais e não ser atropelado pelo seus concorrentes. E então, está interessado?
Sabemos que mesmo com qualidade e preço justo, se as pessoas não conhecem a sua marca, ele corre sérios riscos de ser mal sucedido. Por isso, é de extrema importância estar presente no mundo digital. Mas atenção: apenas isso não é o suficiente. É preciso uma estratégia digital eficiente para se comunicar com seu público, aumentar o seu alcance e obter mais oportunidades para seu negócio.
Assim, com mais oportunidades, você poderá ter um aumento significativo nas suas vendas. 🚀
Continue lendo que separamos algumas dicas que você precisa aplicar melhorar sua presença digital.
1 – Antes de tudo: Planejamento
Nunca é demais lembrar que, para obter sucesso nos negócios, é necessário se planejar não é?
Como já mencionamos em outros posts, é nessa etapa que os seus objetivos são definidos. Um bom Planejamento de Marketing Digital é fundamental para direcionar o caminho da empresa para conseguir alcançar os resultados esperados. Do contrário, qualquer caminho e resultado serve, e as atividades diárias acabam se tornando irrelevantes para o seu sucesso.
No Planejamento, você identificará quais o canais digitais você deverá direcionar os seus esforços para ter sucesso na sua estratégia digital. Além disso, identificar o seu público e personas a fim de ser assertivo na sua comunicação, as ações necessárias e o que será mensurado.
2 – Invista no seu website
Muitas pessoas acham que devem começar suas estratégias de marketing digital criando seus perfis de negócio nas redes socias e deixam para desenvolver o website depois negligenciando a sua importâcia, mas isso é um grande erro.
Diferente das redes sociais, o website é um território seu onde você dita suas próprias regras e detém controle de sua audiência e do seu negócio.
Não estou dizendo que você não deva criar os perfis nas principais redes sociais, contudo não faz sentido depender e estar presente APENAS nelas. Para você entender, vou exemplificar com algumas situações hipotéticas, mas que podem ocorrer num piscar de olhos e te tirar de tempo:
Imagine só que você tenha uma página no Facebook com milhares de curtidas, conteúdos, interações com seu público e etc… E se, de uma hora para outra, ele decidisse apagar a sua página e todos os seus rastros na plataforma? Assim, em um piscar de olhos! Uhh estresse né?
Ou se o Instagram achasse que você publicou algo que é contra as políticas dele e decidisse apagar o seu conteúdo ou bloquear seu perfil? Muito chato não é?? Não fique espantado porque isso é comum e pode ocorrer.
Além disso, outra coisa chata foi a mudança do algoritmo do Facebook que praticamente matou o tráfego orgânico da plataforma. Lembra?
Portanto, invista no seu site de forma estratégica e pensada para seu público – compatível com dispositiveis móveis – para ter controle do seu negócio e evitar esse tipo de situação e dependência, pois – além do controle – com o seu site você fortalece sua marca, gera credibilidade e confiança, aumenta o seu alcance e as oportunidades de vendas com uma estrutura que é totalmente sua.
3 – Invista em anúncios pagos e links patrocinados
Os anúncios e links patrocinados são uma ótima forma ampliar o alcance do seu negócio na internet bem como atrair tráfego para o seu site. Sendo, assim, uma das estratégias de marketing digital mais tradicionais que existem no mercado atualmente.
Desse modo, melhoram a sua presença online e permitem que você gere leads através da mídia paga. Funcionam assim: você separa um orçamento e ele ajuda a sua empresa a ser encontrada por seus clientes nas buscas do Google, nas redes sociais e em milhares de sites com espaços para publicidade online.
4 – Realize SEO
Vou logo avisando que se seu negócio não aparece logo na primeira página de busca quando seus potenciais clientes pesquisam no Google, você está praticamente invisível na internet. Saiba que, infelizmente, quase ninguém acessa a segunda página e muito menos a terceira em diante…⠀
Se você sofre com isso, mas ainda não tem recursos para investir diretamente em anúncios pagos para ficar no topo, então você tem que conhecer e aplicar as técnicas de SEO.
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization e significa, em português, otimização para motores de busca. Em síntese, é um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs e páginas na web cujo objetivo é alcançar bons rankings na busca orgânica e, assim, criar tráfego e autoridade e te ajudar a vender mais. Ou seja, rankear sem investimento direto. ⠀⠀
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Contudo, saiba que os resultados começam a surgir no médio e longo prazo e você deve produzir conteúdo relevante para que seu potencial consumidor te encontre.
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Conheça as vantagens de estar no topo do Google:⠀⠀
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✔maior visibilidade online;⠀⠀
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✔maior autoridade para a sua marca;⠀⠀
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✔mais pessoas visitando o seu site.⠀
5 – Marque presença nas Redes Sociais
Apesar do que foi dito anteriormente sobre não obter controle nessas plataformas, as redes sociais são importantes para fortalecimento da presença online, pois garantem grande alcance para seu negócio se usadas de forma inteligente e estratégica. As redes sociais detém muitos usuários e podem facilitar a interação entre seu público e a sua marca.
Ou seja, se o seu público está presente nas redes sociais, você também precisa estar. Então, faça uso profissional e gerencie as redes como também aproveite as ações e campanhas que elas disponibilizam para diversos segmentos e nichos de mercado.
6 – Invista em Produção de Conteúdo
Aqui é a cereja do Bolo! Não adianta muita coisa você estar presente nas redes sociais, realizar SEO, ter um site institucional e anunciar, mas não produzir conteúdo para seu público, entende?
Como o comportamento das pessoas mudou muito de uns anos para cá, agora está mais difícil atrair o consumidor só porque ele viu um anúncio. Esse consumidor hoje está mais exigente e carente… ele pesquisa, avalia sua empresa de todas as formas antes de consumir.
Nesse sentido, a produção de conteúdo relevante e útil entra como estratégia de atração para que o seu potencial cliente se relacione com você antes mesmo de efetuar uma compra.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing que objetiva atrair clientes com conteúdos relevantes como textos de blog, vídeos, ebooks, infográficos e etc. A partir do momento que você ajuda esse potencial cliente a resolver algum problema dele ou tirar alguma dúvida, ele passa a te enxergar de outra forma na medida em que é ativado nele um gatilho de reciprocidade.
Assim, a produção de conteúdo não promove a marca de forma explícita, contudo atrai o público-alvo quando traz as soluções para suas dores, tornando-se, então, uma autoridade confiável no tema.
Conclusão
Bem, acho que agora você percebeu a importância desses elementos para tornar sua presença digital consolidada e conseguir atrair mais clientes com estratégias online não é mesmo?
Se sim, que tal agora realizar um Raio-X gratuito para saber como tá seu marketing digital e avaliar se suas ações estão danto certo e conhecer quais os seus próximos passos para o sucesso!!
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