Os meios de pagamento são decisivas e interferem muito na decisão de compra do consumidor.
Se você acessa um site e não encontra o método de pagamento com o trabalha, rapidamente desiste e parte para outro site.
Antigamente, quando íamos fazer uma compra na internet, o cartão de crédito costumava ser a única opção, mas hoje em dia, a maioria dos sites oferece diversos outros tipos, porque sabe que nem todo mundo possui cartão de crédito.
Essa variedade de possibilidades democratizou as compras pela internet e possibilitou que qualquer um pudesse comprar.
É por essa razão que é correto dizer que os meios de pagamento influenciam a experiência dos clientes com o seu negócio.
Essa ação também tem tudo a ver com aquilo que o consumidor moderno procura: praticidade e facilidade para o dia a dia.
Portanto, se você quer agradar seus clientes e aumentar a competitividade do seu negócio, deve oferecer diferentes opções de pagamentos.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar de que forma os meios de pagamento podem influenciar na experiência do consumidor, qual é a sua importância e quais são os principais.
Como os meios de pagamento e a experiência do consumidor?
Comprar pela internet está se tornando um hábito e a tendência é que, daqui há alguns anos, essa modalidade de compra e venda substitua as compras presenciais.
Mas, ela também possui algumas características que podem interferir na decisão de compra e na experiência do consumidor com uma marca, como:
- Usabilidade do site;
- Prazo de entrega;
- Preço do frete;
- Formas de pagamento.
Tudo o que compramos, desde cursos de cabeleireiros até uma peça de roupa, precisa ser pago por meio de uma modalidade, como dinheiro, cartão de crédito, entre outros, e isso influencia muito na experiência do consumidor.
Em primeiro lugar, esses métodos são pontos de contato frequentes entre o cliente e a empresa, o que ajuda a estabelecer métodos que ajudam a capturar novos consumidores.
Ao chegar na página de checkout, o cliente tem um tempo para refletir se o esforço para pagar é equivalente ao valor oferecido pelo negócio.
Caso não seja seguro ou seja difícil, ele pode simplesmente desistir e comprar com seu concorrente.
Além disso, se o processo de pagamento for muito complicado, pode até mesmo ofuscar outros pontos positivos da corporação.
Uma vez que cada meio de pagamento é um ponto de contato, uma experiência negativa pode fazer o consumidor desistir.
Ele também não pode temer a segurança, pois isso pode fazer com que se afaste definitivamente.
Não podemos nos esquecer do fato de que as pessoas esperam maneiras diferentes de pagar, assim sendo, a conveniência e a variedade dos meios de pagamento são essenciais para os clientes que compram pela internet.
Uma empresa de higienização de estofados, por exemplo, precisa ter em mente que o comportamento de compra é flexível e multicanal, portanto, os consumidores modernos querem poder escolher um bom provedor.
Os clientes mais jovens procuram experiências personalizadas, que lhes ofereçam liberdade de decisão em relação a como vão pagar suas compras com uma marca.
Entretanto, para oferecer diferentes tipos de meios de pagamento requer uma boa, eficiente e robusta estrutura, caso contrário, isso pode se transformar em um desastre.
Para fazer um bom trabalho nesse sentido, você pode contar com uma empresa flexível, que possibilita personalizar a experiência do cliente e traga um meio de pagamento mais seguro.
Por fim, lembre-se de que o consumidor moderno sabe o que deseja antes mesmo de comprar. Por conta disso, dificilmente eles acessam um ambiente de compra apenas para navegar.
Frequentemente, eles buscam produtos e serviços para uma necessidade específica e quando encontram o que desejam, finalizam a compra. Mas, se houver algum tipo de atraso, gargalo ou erro de pagamento, o carrinho pode ser abandonado.
A velocidade das modalidades de pagamento que um hotel para cachorros oferece reflete a qualidade do serviço, portanto, poucos clientes terão paciência para lidar com algo muito complexo.
Em outras palavras, quanto mais rápida for a transação, melhor. É por isso que checkouts com várias páginas ficaram no passado. Mas, para o e-commerce, esse fator é ainda mais importante.
Importância dos métodos de pagamento para o e-commerce
Dentre as várias possibilidades de pagamento para o e-commerce, a que mais se destaca é o cartão de crédito e débito.
Ele traz mais praticidade para as compras online, visto que com apenas alguns cliques é possível concluir o processo.
Também existe a possibilidade de parcelar as compras, o que traz mais facilidade para o cliente e influencia positivamente sua decisão de compra, consequentemente, aumentando o lucro do negócio.
Nesse contexto, uma empresa especializada em emissão de AVCB para edifícios residenciais coloca à disposição de seus clientes as principais bandeiras de cartão de crédito.
Outro método de pagamento muito procurado pelos consumidores é o boleto bancário, pois de acordo com algumas pesquisas, cerca de 22,9% dos pedidos em sites de vendas são realizados por meio de boleto.
Ele ajuda nas vendas e faturamento porque engloba os consumidores que não possuem conta bancária.
Ele também é seguro e pode ser mais convincente para aqueles que não querem inserir seus dados em um site.
Apesar de o cartão de crédito e o boleto bancário serem as principais formas de pagamento, uma loja virtual também pode oferecer outras opções.
Uma delas é o débito online, uma possibilidade prática e que se concretiza em poucos minutos, com muita facilidade e segurança.
Além disso, assim como no caso de uma empresa de limpeza predial, você também pode oferecer a transferência e o depósito bancário, que apesar de serem um pouco mais trabalhosos, também são seguros e atraem muitos clientes.
Outra opção é oferecer o serviço de pagamentos móveis e o PIX, que permite aos clientes realizar as transações a qualquer hora do dia ou da noite.
Já que estamos falando sobre esses métodos, vamos ver um pouco mais sobre eles no próximo tópico, para que assim você possa escolher aqueles que atendem às necessidades do seu público.
Principais formas de pagamento do e-commerce
As formas de pagamento que você disponibiliza em seu site têm impacto direto nas vendas.
Por isso, procure fazer uma escolha estratégica, tendo como principal objetivo promover praticidade e satisfação.
Essas facilidades trazem benefícios tanto para os clientes quanto para os negócios. Se você quer, por exemplo, contratar empresa de portaria, coloca tudo isso na ponta do lápis e seus clientes fazem a mesma coisa.
Por essa razão, é recomendável que sua loja virtual oferece as mais variadas opções de pagamento, tais como:
Boleto
Alguns empreendedores acreditam que essa opção seja a mais atrasada, mas o boleto continua em alta entre os consumidores e é isso que importa.
Você pode até mesmo oferecer um desconto para quem pagar com boleto, por ser à vista e permitir que o dinheiro chegue mais rápido até o vendedor.
Trata-se de uma alternativa bastante segura e o próprio documento vale como comprovante.
Gateways
Ao comprar uma mochila promocional em um site, o cliente só precisa inserir os dados de seu cartão.
Eles são enviados às instituições financeiras que confirmam se há ou não o limite necessário para realizar a compra.
Trata-se de uma metodologia muito vantajosa porque existe uma grande variedade de bandeiras disponíveis e o cliente pode escolher com qual deseja pagar. Entretanto, você precisa fechar contrato com cada uma das operadoras.
Cartão de crédito
Devido ao crescimento acelerado das lojas virtuais, o uso do cartão de crédito aumentou muito. É o meio mais popular porque é rápido, fácil e eficiente, aprovando a compra em poucos segundos, além de oferecer opções de parcelamento.
Por essa razão, é muito importante que você ofereça a possibilidade de seus clientes pagarem com cartão de crédito.
Entretanto, esteja sempre de olho nas taxas que são cobradas e o prazo para receber pagamentos.
Cartão de débito
O pagamento com cartão de débito é vantajoso porque ele é aprovado quase que instantaneamente. Ademais, existem menos chances de o cliente pedir um reembolso após a compra.
Entretanto, mesmo uma loja virtual especializada em itens para decoração escola infantil precisa estar atenta porque é necessário assinar um convênio com as instituições bancárias, o que traz algumas taxas que nem sempre são convenientes.
Conclusão
Resumindo, é possível oferecer diferentes métodos de pagamentos aos clientes e todos eles melhoram a experiência do consumidor com a loja virtual.
Por isso, o ideal é variar as opções o máximo possível, para que diferentes perfis de consumidores sejam atendidos e a sua loja virtual possa se antecipar às necessidades deles.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.