O marketing está cada vez mais buscando novas formas de influenciar, atrair e conectar empresas com marcas. Além dos caminhos tradicionais, os profissionais exploram cada vez mais inovações e tendências como o marketing sensorial.
Desse modo, o objetivo dessa metodologia de marketing é alcançar os resultados a partir da promoção de estímulos aos cinco sentidos do corpo humano. Isso porque cada sensação provocada tem uma função e um impacto no comportamento humano.
As sensações podem ocorrer desde a organização e a disposição que despertam interesse pela visão, até os sons no ambiente que o deixam mais convidativo. Por consequência disso, acabam aumentando as oportunidades de venda no dia a dia.
Tendência
O marketing sensorial chega como uma tendência no mercado de produtos, como itens de maquiagem e de serviço como aula de volante, junto com um conjunto ainda maior de técnicas que associam o marketing com a neurociência, o chamado neuromarketing.
Ou seja, em tempos de auto atendimento e onde os consumidores buscam cada vez mais independência, induzir decisões, sem intervenção, é uma grande vantagem.
Satisfação por experiências
Outra questão definitiva para a satisfação do público é proporcionar uma experiência mais completa que apresente a marca de forma positiva e crie uma conexão a partir de um bom momento. Sendo assim, quanto mais inesquecível e positiva for a experiência melhor.
Sensação
Seja uma amostra que desperte as sensações ou uma ativação que tenha a ver com o nicho de atuação da sua empresa, diversas são as opções que exploram os sentidos para atrair mais clientes e vender mais de forma consistente.
Por mais que seja uma estratégia bastante eficiente, para que o marketing sensorial tenha seu efeito garantido é necessário que as empresas tenham consciência do processo, e os profissionais de marketing acertem na utilização das ferramentas disponíveis.
O que é o marketing sensorial
Pode-se entender como marketing sensorial a estratégia de comunicação por empresas que visam a instigação e a utilização de todos os cinco sentidos humanos para atrair, reter e converter visitantes em compradores.
Essa tendência cresce cada vez mais em um contexto onde a criação de experiências deixou de ser uma inovação para ser uma realidade no mais diversos mercado, desde alimentos, até a promoção de creches particulares.
Sendo assim, quando, no momento de uma compra, os consumidores recebem uma boa experiência, as chances de fidelização e desse cliente recomendar os serviços da sua empresa tendem a crescer. Outra questão é criar no momento uma memória afetiva valiosa.
O marketing sensorial, afetando os sentidos e fazendo uso dessas sensações para gerar conexões e quebrar objeções de um cliente de transporte executivo de passageiros com esse mecanismo, também convence a partir de uma instigação ainda mais profunda.
Além disso, essa estratégia é um dos mecanismos utilizados em um leque muito maior de técnicas e conceitos de marketing que foram gerados a partir do estudo aplicado sobre o funcionamento do cérebro humano.
Neuromarketing
Cada função do cérebro, seja de criação de rejeição ou de despertar da atenção, surge a partir de um gatilho sensorial que é transmitido pelos neurotransmissores e cria padrões de comportamento de recusa ou aceitação de uma proposta de valor.
O neuromarketing descreve todo esse processo de forma muito mais prática de utilizar esses mecanismos e gatilhos em estratégias de marketing que otimizam o convencimento de vendas.
A utilização de uma estratégia baseada no marketing sensorial pode conquistar mais clientes de forma mais rápida. Uma boa experiência cria empatia, desejo, e, com essas emoções despertas, o consumidor está mais disposto a realizar uma compra.
Os cinco sentidos e como utilizá-los no marketing
Para compreender como o marketing sensorial e o neuromarketing podem atuar em uma estratégia para uma empresa de portaria de condomínio, e como cada sentido afeta o processo de marketing e vendas, é preciso entendê-los mais a fundo.
Os sentidos são divididos em cinco categorias e podem ser explorados como um conjunto ou de forma isolada dentro de uma estratégia de marketing sensorial. São eles:
- Visão;
- Audição;
- Olfato;
- Paladar;
- Tato.
Olfato
O olfato é um dos sentidos mais explorados dentro de uma estratégia de marketing sensorial. Isso porque ele é responsável por criar uma personalidade sensorial. A partir de aromas, as empresas podem criar uma assinatura de todos os seus ambientes com uma determinada fragrância.
Utilizamos essa estratégia muito antes de conhecermos como marketing sensorial, em espaços como supermercados e padarias que utilizam o cheiro de pão fresco para direcionar o público para um espaço e ali dispõem produtos que o gestor quer dar destaque.
Quando o cheiro não vem diretamente do serviço, é possível utilizar aromas feitos para gerar mais conforto e despertar emoções. Durante um ensaio fotográfico de recém nascido, pode-se usar aromas para deixar o ambiente mais confortável e aconchegante.
Paladar
Outra forma em que o marketing sensorial sempre esteve presente no cotidiano de empresas é através do paladar, como um consultório médico que oferece lanches, cafés e guloseimas para receber bem seus pacientes.
O paladar é diretamente associado ao nível de satisfação e paciência das pessoas, pois quanto maior for a fome, mais difícil será criar empatia com um cliente.
Desse modo, diversas estratégias podem ser utilizadas para gerar conexão a partir de alimentos.
É importante ressaltar que a alimentação ainda tem um valor cultural. Dividir e oferecer alimentos é um sinal, em diversas culturas, de bem-querer e de uma recepção agradável, isso faz com que o paladar seja uma potente forma de criar conexões.
Visão
Mas, quando o assunto é o reconhecimento de marca dentro do mercado, a visão é o fator fundamental. O conceito de identidade visual é cada vez mais estudado e aprofundado a partir do ponto de vista das pessoas para com o seu negócio.
Além disso, combinações de cores ou códigos fazem com que consumidores lembrem de marcas já consolidadas no mercado. Por isso, estar na memória dos consumidores é um ativo muito valioso para empresas e, sendo assim, gatilhos visuais se apresentam com muita eficiência.
Uma análise do fator visual de uma estratégia de marketing é a disposição de produtos na vitrine ou a precificador de vitrine. Todos esses fatores podem influenciar em uma decisão de compra e gerar o aumento de conversões de vendas de determinados produtos.
Tato
O tato, por sua vez, podemos usar para reforçar a qualidade de itens como tecidos, veículos e outros produtos que dependem de um uso prático, duradouro e ergonômico. Ou seja, é através do tato que se pode criar aconchego e conforto para os visitantes.
Quando se fala de marketing sensorial, não é apenas o produto que devemos avaliar, mas todo o ecossistema do processo e o ambiente onde as vendas acontecem. Sendo assim, o conforto de uma loja deve ser aprimorado para receber melhor seus clientes.
Audição
Por último, um dos sentidos que possuem mais formas de utilização dentro do marketing sensorial, é a audição. Desde reforçando produtos como um home theater planejado grande, até gerando a ambientação de um espaço com sons e música.
Músicas de elevador, lojas, salas de recepção são formas de tornar o tempo nesses ambientes mais agradável e, assim, a partir dos estímulos auditivos é possível interferir diretamente no no humor das pessoas
Considerações finais
Uma das formas mais eficientes de aumentar as vendas é através da ação de proporcionar uma experiência para seus consumidores.
Empresas, desde restaurantes, até uma marca de saco de tecido para embalagem, podem utilizar essa estratégia.
Para isso, os sentidos do corpo são grandes parceiros da corporação. Para provocar sensações na audiência, uma empresa consegue criar ambientes convidativos e até influenciar diretamente na decisão de compra do consumidor.
Assim, com o impacto comportamental e o modo como as pessoas interagem, o marketing sensorial se desenvolveu para estudar os mecanismos de atenção e vender.
Mesmo sem perceber ou sem conhecer esse conceito, muitas marcas oferecem experiências sensoriais a partir do olfato, da visão e, principalmente, do paladar.
O marketing sensorial atua ao mesmo tempo em frentes diferentes, mas igualmente importantes no processo de conversão: atrair visitantes, reter a atenção e quebrar objeções.
Ainda que se explore cada vez mais o marketing sensorial, são as empresas em uma pequena porcentagem que de fato usam essa ferramenta. Por isso, além de seus benefícios mais óbvios, adotar o marketing sensorial é um diferencial competitivo.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.