Investir em marketing digital deixou de ser um diferencial para se tornar prioridade dentro das empresas. Além de ser democrático e financeiramente acessível, está totalmente de acordo com as mudanças no comportamento do consumidor moderno.
As pessoas preferem pesquisar na internet os produtos e serviços que desejam comprar. Mais do que isso: cada vez mais consumidores preferem fazer suas compras no ambiente on-line.
Tudo isso fez com que as empresas percebessem o potencial do marketing digital para aumentar as vendas, promover a marca, conquistar clientes e retê-los.
Diariamente, o Google recebe milhões de pesquisas e isso acontece o tempo todo. Muitas delas estão relacionadas a informações sobre produtos e serviços dos mais variados tipos.
Qualquer negócio que não tenha uma boa presença digital vai perder oportunidades de vender e crescer e abrirá as portas do mercado aos seus concorrentes. A tendência é que a digitalização aumente, principalmente com as novas gerações de consumidores.
Para acompanhar esse ritmo, é necessário saber o conceito de marketing digital, sua importância para as empresas, o que ele ajuda a conquistar, qual a melhor maneira de colocá-lo em prática e suas vantagens, e é sobre isso que se falará aqui.
O que é Marketing Digital?
Marketing digital são ações estratégicas que as empresas colocam em prática nos canais digitais para divulgar sua marca, produtos e serviços.
Elas ajudam a alcançar os objetivos da organização e podem ser trabalhadas com diversas ferramentas, como:
- Redes sociais;
- Google;
- Site institucional;
- Blog;
- E-mail.
Várias empresas já entenderam que criar sua presença digital é indispensável para gerar negócios, tendo em vista que os consumidores estão na internet e buscam informações sobre as soluções nos canais digitais.
Desde roupas até tapete de sinalização para extintor, tudo passa pelo Google, mesmo assim, ainda existem muitos empreendedores que têm dúvidas sobre a eficácia dessas ações e perdem oportunidades de vendas.
Importância do Marketing Digital para as empresas
A comunicação digital está passando por muitas mudanças e ela evolui junto com a tecnologia, por isso, ajuda a disseminar conteúdos e as informações são compartilhadas com muita velocidade.
Toda essa transformação é motivada pela internet e trouxe muitas mudanças para os hábitos de consumo das pessoas.
O consumidor moderno busca comodidade, conforto e segurança na hora de comprar os produtos e serviços que precisa. Ao mesmo tempo, as empresas conseguem alcançar oportunidades e estratégias mercadológicas em diferentes setores.
Somente por meio do marketing digital é possível ter uma presença forte na web e melhorar o posicionamento no mercado. Investir em marketing facilita a comunicação com os clientes e ajuda as pessoas a encontrarem o que precisam.
As estratégias de marketing de um fabricante de etiqueta tag para roupas conseguem atrair os usuários que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços.
Por outro lado, um negócio que não tenha uma boa presença digital e não produz conteúdos de valor dificilmente será encontrado pelas pessoas e tampouco terá preferência no momento da compra.
Essas ações possuem muitas ferramentas que monitoram o plano de marketing, com isso, fica mais fácil segmentar as estratégias, personalizar os conteúdos e otimizar as páginas para que elas sejam encontradas pelos usuários.
O processo de automação de marketing é muito mais barato do que a publicidade tradicional, tendo em vista que as ferramentas ajudam a compreender melhor o público.
Como resultado, fica mais fácil otimizar as campanhas, e com estratégias bem feitas nas redes sociais, no site institucional e em outras plataformas, até mesmo a satisfação do cliente melhora.
Marketing Digital: o que ele possibilita conquistar?
O marketing digital ajuda a alcançar vários propósitos, por exemplo, tornar o mercado uma autoridade em seu segmento. A empresa consegue se tornar uma referência respeitada por meio de conteúdos de qualidade.
Um fabricante de placa de empresa personalizada utiliza esses materiais para se tornar autoridade no assunto e conquistar potenciais clientes.
A atuação do negócio na internet é muito mais ampla, visto que não existem limitações geográficas e pessoas do mundo todo podem se tornar clientes.
As plataformas e-commerce estão crescendo porque as pessoas podem comprar tudo o que precisam em qualquer horário do dia ou da noite, e isso potencializa os lucros.
Também fica muito mais fácil mensurar os resultados, uma das maiores preocupações das companhias nos dias de hoje. Todas as ações realizadas na internet são mensuráveis, o que valoriza o orçamento e o investimento.
Como fazer Marketing Digital do melhor modo?
Uma dúvida muito comum entre os empreendedores está relacionada ao modo como as estratégias devem ser realizadas.
A primeira coisa que eles precisam entender é que o marketing digital é formado por diferentes ações, e elas precisam estar amarradas entre si para gerar resultados concretos.
Um fabricante de estante para livros madeira de demolição encontra no Inbound Marketing o caminho perfeito para fazer isso.
Também conhecido como marketing de atração, ele ajuda a atrair pessoas por meio da produção de conteúdos e após isso a marca pode oferecer seus produtos e serviços.
Ele conecta todas as outras ações de marketing digital, e esse investimento evita que a organização faça investimentos sem sentido e que não trazem o resultado esperado.
Vantagens do Marketing Digital
Diante de todas as informações sobre marketing digital vistas até aqui, não é difícil imaginar as vantagens que ele pode trazer para as empresas.
De qualquer forma, é importante conhecer quais são elas para impulsionar os investimentos, e as que mais se destacam são:
Permite estar onde os clientes estão
Cada vez mais pessoas procuram produtos e serviços na internet, mesmo quando a intenção é comprar na loja física, assim sendo, é crucial que o negócio seja encontrado na internet.
Para isso, uma empresa especializada em paisagismo piscina deve traçar um plano bem detalhado para definir os canais que vai usar e conhecer um pouco mais sobre os padrões de comportamento do público.
Se o planejamento for bem feito, fica muito mais fácil encontrar as pessoas certas e no momento mais propício.
Melhora relacionamento e atendimento
A internet permite que as pessoas entrem em contato com as organizações todos os dias, ou seja, as marcas estão abertas para um diálogo 24 horas por dia, sem interrupções.
Inclusive, é possível conversar com o público em tempo real, o que facilita o trabalho dos vendedores e do pós-vendas.
Um dos canais mais usados para essa finalidade é o blog, pois os conteúdos publicados na plataforma interagem diariamente com as pessoas e ajudam a criar uma relação de confiança.
Se um fabricante de plataforma pantográfica hidráulica entregar materiais de valor para o seu público, será lembrado no momento da compra.
Facilita o monitoramento de resultados
A internet permite que a companhia tenha acesso a dados importantes sobre o desempenho das estratégias de marketing, algo que não é possível fazer no marketing tradicional.
Se a empresa publicar um anúncio no jornal, não terá como saber quantas pessoas visualizaram a campanha.
Por outro lado, é perfeitamente possível saber como está uma estratégia de e-mail marketing e quantos usuários interagiram com a publicação nas redes sociais. Além disso, é possível saber qual foi o retorno dos anúncios pagos.
É dessa forma que um fabricante de rodapé piso laminado saberá quais estratégias são mais eficazes, quais precisam ser melhoradas e quais devem ser interrompidas.
Competição com empresas maiores
O marketing digital tem como principal característica o fato de ser democrático, por essa razão, pequenos negócios podem perfeitamente competir com empresas maiores.
Os resultados não dependem especificamente do valor investido, mas da qualidade das estratégias e da maneira como elas foram planejadas.
Isso não acontece com o marketing tradicional porque criar uma propaganda na TV é extremamente caro para pequenas e médias empresas, além de ser muito difícil mensurar os resultados.
A principal estratégia de marketing digital nem são os anúncios pagos, mas os conteúdos de qualidade publicados em um blog. Tanto o blog quanto a produção de conteúdos são muito mais baratos, além de alcançar as pessoas certas.
Fidelização de clientes
Por fim, é muito mais fácil fidelizar os clientes por meio das estratégias de marketing, tanto é que muitas empresas se preocupam muito mais com os consumidores que finalizaram uma compra.
Para um fabricante de tomada de rede dupla, é uma forma de ter uma receita mais previsível. Com o marketing digital, além de ser mais fácil fidelizar, também é muito mais barato.
Considerações finais
O marketing digital veio para ficar e a tendência é que ele se modernize cada vez mais para atender às demandas do mercado e do consumidor moderno.
Investir em suas estratégias é a melhor forma de fazer a organização crescer, conquistar clientes, aumentar as vendas, gerar lucros e garantir a sustentabilidade da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.