Marketing digital é a ação pensada para comunicar, promover uma marca ou produto para potenciais clientes da internet.
De modo geral, qualquer marketing que usa dispositivos eletrônicos, os profissionais de marketing podem usá-lo para comunicar mensagens promocionais e medir o impacto na jornada do cliente.
Na prática, o marketing digital geralmente se refere a campanhas de marketing exibidas em computadores, telefones ou outros dispositivos eletrônicos.
Pode assumir várias formas, incluindo vídeo online, publicidade, marketing de mecanismo de pesquisa, publicidade paga em mídia social e postagem em mídia social.
As pessoas costumam comparar o marketing digital ao “marketing tradicional”, como anúncios em revistas, outdoors e mala direta.
Curiosamente, a televisão costuma ser sobrecarregada com o marketing tradicional, já a internet, com o marketing digital, justamente pela amplitude de estratégias que ele possibilita.
Dessa forma, é possível vender produtos como medicamento manipulado para crescer cabelo, quanto serviços de instalação ou reparação de eletrônicos, entre outros diversos tipos de vendas.
Contudo, é possível dizer que o marketing digital se tornou uma ótima fonte de lucro para as empresas e profissionais que se aventuram na atuação deste crescente mercado e como é chamado popularmente, a “profissão do futuro”.
Mas para saber como ganhar dinheiro com esta área, é preciso entender seus fundamentos, como criar boas estratégias para vender, quais as vantagens o marketing digital tem a oferecer e como ganhar dinheiro online.
O que é marketing digital?
O marketing digital é a promoção de um produto ou marca por meio da mídia digital. Essa é uma das principais formas pelas quais as empresas devem se comunicar com o público de forma direta, pessoal e oportuna.
Algumas das estratégias de marketing digital mais utilizadas correspondem a:
- SEO;
- Email marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Tráfego pago;
- Gestão de mídias sociais;
- Programa de afiliados.
Marketing é definido por Philip Kotler, conhecido como o pai do Marketing, como “o processo social pelo qual pessoas e grupos satisfazem desejos e necessidades criando, oferecendo e trocando livremente com outros produtos e serviços de valor”.
No entanto, os meios para alcançar essa mudança ocorrem diariamente devido ao avanço rápido das tecnologias que envolvem o meio digital.
Portanto, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte do mundo está conectada à internet e fazendo compras online.
Com isso, até organizações que fazem perfuração em concreto buscam meios para captar clientes através da internet. Independente do ramo de negócios, o meio online possibilita que diversos segmentos atinjam uma gama maior de pessoas em pouco tempo.
E é justamente por isso que o marketing digital é a principal maneira de fazer e conceituar o marketing hoje. Este termo é usado para resumir todas as estratégias de marketing no dentro da internet.
Mais do que tudo, esse é um processo social, que se atualiza conforme as necessidades dos usuários e através do uso de canais digitais como blogs, sites, redes sociais, e-mails e buscadores, que as empresas de instalação elétrica aparente externa tem sucesso.
Mas os resultados do marketing digital não se limitam somente aos exemplos citados acima. Ele pode ser utilizado para alavancar os resultados de empresas, empreendedores individuais, grandes universidades, igrejas, ONGs e muito mais.
Sendo assim, também existem fatores psicológicos, culturais, geográficos e jurídicos que influenciam na tomada de decisão dos consumidores. Levando tudo isso em consideração, é possível traçar campanhas assertivas para converter mais pessoas em clientes.
Por isso, o marketing digital é uma das melhores formas de calcular o retorno de todo investimento, definir métricas de mensuração mais claras e simples.
Estratégia de marketing digital: como criar uma?
Para desenvolver uma estratégia de marketing digital, é necessário definir metas primeiro. E a melhor forma de atingir qualquer que seja os objetivos de marketing, é preciso planejar diferentes ações possíveis.
Ao tentar antecipar possíveis cenários e documentar um roteiro de ação, estamos falando em criar um plano de marketing no qual todas as fontes de informação possíveis são utilizadas.
Por exemplo, se uma fabricante de portão de alumínio de correr deseja gerar mais vendas, um objetivo de marketing pode ser um aumento percentual no número de leads qualificados.
A partir disso, levando em consideração sua função, seus recursos disponíveis e o cenário em que o negócio se encontra, é possível desenvolver um plano para atingir esses objetivos de forma mais rápida, os meios para isso são:
Definir objetivos
Ao definir um plano, é necessário abranger diferentes tipos de metas. Isso porque, muitas vezes, metas maiores dependem do alcance de várias metas menores. Estes são o que chamamos de objetivos primários e objetivos secundários.
Junto com a complexidade, os prazos são importantes. Portanto, um bom planejamento inclui metas de curto, médio e longo prazos.
Por ser a primeira etapa de um plano de marketing, sua relevância é imensurável. Errar na definição de metas pode prejudicar toda a estratégia do negócio.
Criar indicadores-chave de performance (KPIs)
Os objetivos cumpridos sempre vêm com métricas. Porém, no oceano de informações, é preciso encontrar os indicadores certos. Eles vão mostrar se as estratégias estão no caminho certo para alcançar objetivos.
Por exemplo, uma empresa pode ter metas para gerar tráfego em seu site relacionado a laudo de bombeiro para comércio. Portanto, o número mínimo de visitas diárias ao site ou blog é um indicador válido.
Dessa forma, as métricas avaliadas nos indicadores-chave são fundamentais para garantir o sucesso ou a mudança das estratégias implementadas.
Criar uma persona bem detalhada
Quando se fala sobre personas é preciso enfatizar sua importância para a definição de qualquer estratégia de marketing digital.
Buscar encontrar usuários em sua base de clientes em potencial, nas mídias sociais (LinkedIn e Facebook são ótimos para isso) e em pesquisas na Internet, pode ser o diferencial entre uma estratégia que falha e uma que obtém sucesso.
Ao criar uma persona, uma loja de decoração que vende cerâmica para parede sala precisa definir corretamente pontos como: idade, localização, gênero, hábitos de consumo e outras principais características para obter sucesso nas suas campanhas de marketing.
4 dicas para ganhar lucrar com o marketing digital
Como o marketing digital está cada vez mais presente na vida das pessoas, é uma boa oportunidade para empresas e profissionais se especializarem para poder lucrar mais com as diversas estratégias.
Dessa forma, algumas algumas formas de ganhar mais dinheiro com o marketing digital podem ser adotadas até mesmo por pessoas com pouca experiência na área. São elas:
1. Atuar como freelancer
Ao entender como o marketing digital funciona, é possível ver que não se trata de uma área que tem de ser exercida para apenas uma empresa.
Por exemplo, é comum designers, redatores, editores de vídeo e gestores de tráfego trabalharem de forma autônoma, ou seja, prestam seus serviços remotamente para negócios de lojas que vendem cortina rolo motorizada.
Muitas vezes esses profissionais são formalmente conhecidos como MEIs (Micro Empreendedores Pessoa Física) devido ao baixo custo para que possam emitir notas fiscais (o que alguns clientes exigem).
Além disso, existem diversos sites que as próprias empresas divulgam vagas para buscar esses profissionais. Grupos de Facebook e Linkedin também são ótimos para encontrar pessoas interessadas nos trabalhos relacionados ao marketing digital.
2. Atuar como afiliado
Trabalhar como afiliado significa que se estará promovendo os produtos digitais de outras pessoas e se receberá uma comissão sobre as vendas sempre que alguém comprar usando seu link de afiliado.
No entanto, é necessário ter em mente a porcentagem que será cobrada com esse trabalho. A comissão recebida deve ser maior que os custos de publicidade, como tempo, criação da página de destino, investimento em mídia paga, equipamentos e outros pontos.
3. Criar infoprodutos
Em vez de ganhar uma comissão promovendo o produto de outra pessoa, é possível criar seu próprio produto de informação e usar o marketing digital para promovê-lo.
Exemplo: Um designer pode criar um kit de arte semi-acabado e editável para redes sociais em um domínio específico (academia, lanchonetes, barbearias, entre outros) e direcionar seu anúncio para um público que atue nessas áreas.
Já os gestores de tráfego, podem criar um eBook ou até mesmo um curso online para ensinar qualquer pessoa interessada em aprender sobre o tema e como prestar serviços semelhantes aos dele.
4. Criar um blog
Para quem quer investir em marketing de conteúdo, um blog costuma ser a melhor opção, assim, um redator pode usar um blog como portfólio.
Já no caso de empresas que trabalham com, por exemplo, pergolado com teto de policarbonato, eles ajudam a direcionar o tráfego para o site do negócio. E, se for um afiliado, esse também é um ótimo truque para promover os produtos em artigos.
Considerações finais
Como foi dito ao longo do texto, o marketing digital é muito útil pela sua amplitude de áreas que abrangem suas estratégias, além da capacidade de trazer resultados a curto, médio e longo prazo para empresas e profissionais da área.
E devido à necessidade de todos os tipos de negócio precisarem se destacar online, as pessoas que buscam uma nova fonte de renda, seja principal ou complementar, podem estudar e aprender sobre marketing digital para prestarem serviços, faturando ainda mais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.