Atualmente, o marketing digital é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, inclusive clínicas e consultórios médicos. Descubra como conquistar novos pacientes pondo em prática estratégias de Marketing Digital!
O marketing digital para médicos, se bem feito, influencia no sucesso de um consultório médico, clínica ou hospital. Assim, trabalhar corretamente a presença da sua marca no meio digital é o que fará a diferença na hora de atrair mais pacientes.
Antes, um caminho do marketing digital trilhado pela maioria na área da saúde era a criação de um site e de perfis em redes sociais. Essas práticas, todavia, costumavam ser desconexas entre si e não se relacionavam adequadamente com o próprio objetivo da instituição de saúde.
Hoje, isso pode até ter melhorado, mas, como a área da medicina é mais complexa, se comparada a outros segmentos, o marketing digital para médicos ainda precisa focar em estratégias e ações específicas para o seu público-alvo.
Neste artigo, saiba quais são essas técnicas e aprenda a planejar seu marketing digital para alcançar mais pessoas e alavancar a sua carreira profissional e/ou sua clínica médica!
Tópicos do Artigo:
O que é o marketing digital para médicos?
O marketing digital para médicos contempla estratégias e ações que asseguram ao profissional da medicina presença no meio virtual e alcance do público desejado.
Garante, ainda, que, quando o paciente for à procura de uma informação sobre saúde, por exemplo, seja em redes sociais ou em sites de busca, encontre o que precisa.
Por isso, ter um site, praticar SEO, produzir e-mail marketing, criar perfis nas redes sociais e interagir com o público são apenas algumas ações que podem contribuir positivamente na conexão com pacientes e consequente fidelização deles.
Além do mais, no momento em que o paciente consome seu conteúdo, ele correlaciona o material redigido com o médico que o redigiu e começa a enxergar este como autoridade no assunto, ou seja, como alguém confiável daquele ramo.
Qual a diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional?
De forma simples, o marketing tradicional trabalha nos meios offline, a exemplo de televisão, rádio e mídia impressa; enquanto o marketing digital atua nos meios online, como é o caso de site e redes sociais.
Ademais, existem 3 diferenças principais entre eles, a saber: público-alvo, valor investido e mensuração dos resultados.
Com relação ao público-alvo, no digital, com o auxílio do Google Ads e do Instagram Ads, por exemplo, é possível segmentá-lo de modo muito mais específico, se comparado ao marketing tradicional.
Já no que se refere ao valor investido, anúncios em TVs, rádios, jornais e revistas são muito caros, o que exige um gasto mais alto. Enquanto isso, no marketing digital, é possível promover ações com pouco investimento, aumentando o valor à medida que os resultados surgem.
Por fim, acerca da mensuração dos resultados, no marketing tradicional, é possível mensurar apenas a audiência de um programa, por exemplo; ao passo que, no digital, há ferramentas de mensuração muito mais precisas, como o Google Analytics e o Facebook Insights.
Como, então, fazer marketing digital para médicos?
Existem, atualmente, várias ferramentas — gratuitas e pagas — que ajudam no desempenho das estratégias de marketing, entregando resultados consistentes de engajamento.
A seguir, citaremos 5 delas, esclarecendo como usar cada uma, a fim de garantir que seu marketing digital seja sólido e possibilite um desempenho superior no meio online.
Redes Sociais
As redes sociais são essenciais para o sucesso das estratégias de marketing digital da clínica médica, pois são gratuitas e contribuem para o fortalecimento da sua presença em ambiente virtual. As redes mais usadas são Facebook, Instagram, Twitter e, mais recentemente, o TikTok.
As estratégias para elas precisam estar em conformidade com as características de cada uma, como o número de palavras permitidas por postagem e tamanho e formato da imagem.
Além do mais, implementar táticas de marketing de conteúdo nas redes sociais é uma forma de conquistar pacientes novos. Aqui, valem conhecimento e técnica em copywriting somados à call to action que precisa estar presente ao final do post.
E-mail marketing
Ao longo dos próximos anos, a importância do algoritmo do Google para a estratégia de marketing digital de sua empresa será fundamental. Para aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas, é importante entender como configurar os elementos principais que afetam seus resultados. Otimização de sites e performance da página são fundamentais para obter o melhor ranking nos resultados de pesquisa. Além disso, ferramentas como o Google Ads, o Adwords e o SEO devem ser aproveitadas na gestão Google para aumentar a visibilidade e o alcance da sua empresa.
E-mail marketing é uma forma de preservar a comunicação com seus pacientes mediante o disparo de e-mails. As mensagens compartilhadas podem ser de assuntos diversos, como novidades da clínica, confirmação de consultas e questionários de qualidade do atendimento.
Para que, no entanto, essa ferramenta funcione como deveria, é preciso estar atento à maneira correta de usá-la. O recomendado é usar um título que gere no leitor a vontade de abrir o e-mail, além de optar por textos mais concisos e acompanhar as respostas aos e-mails enviados.
Website
Segundo pesquisa, 68% dos brasileiros realizam buscas online antes de comprar em lojas físicas e 74% dos entrevistados preferem a facilidade do e-commerce.
Ter um website é, portanto, o alicerce necessário para uma presença digital sólida, influenciando positivamente nas estratégias de marketing digital para médicos.
Tenha um site profissional e com design responsivo para causar uma boa primeira impressão nos seus clientes em potencial. Para isso, escolha uma empresa que já tenha experiência na área. Uma dica é conferir depoimentos de clientes que já contrataram os serviços dela.
SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que permitem seu site ser indexado nos motores de busca, como o Google. Em outras palavras, possibilitam que ele seja facilmente localizado pelos buscadores.
Essas técnicas dizem respeito à análise e planejamento de palavras-chave, estudo do comportamento dos visitantes do site, garantia que o portal tem boa usabilidade e navegabilidade, possibilidade de mensurar resultados, dentre outras.
Uma dica bônus é saber relacionar SEO a Inbound Marketing, metodologia de negócios que atrai clientes por meio de conteúdos valiosos e experiências personalizadas.
Regras da Publicidade Médica
O Conselho Federal de Medicina (CFM) trata das regras da publicidade médica e visa impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico.
Diante disso, é não só importante, como obrigatório, respeitar tais normas legais ao aplicar uma estratégia de marketing digital para médicos.
Algumas que podem ser citadas são a proibição de exibição de fotos de pacientes e a desautorização para prescrições e consultas por redes sociais. Vai além de obedecer às regras do Manual de Publicidade Médica, é trabalhar com ética e responsabilidade.
Considerações finais
Perceba como o marketing digital para médicos é importante para você e/ou seu consultório, porque envolve o crescimento da sua carreira e a possibilidade de ser visto no meio virtual como autoridade na sua área.
Todas as ferramentas aqui abordadas são extremamente úteis para o planejamento de conteúdo e a análise de resultados do seu marketing médico.
Vale, contudo a ressalva: não se limite a o que foi apresentado neste artigo, pois o ambiente digital possui inúmeros recursos com muito potencial que podem ser explorados para impulsionar ainda mais o crescimento do seu negócio. Aproveite-se deles!
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de blog da Gentileza Marketing Digital, onde você pode encontrar tudo sobre Marketing Digital.