O novo cenário permitiu que mudanças relacionadas ao mundo dos negócios fossem embasadas em inovações tecnológicas, nesse sentido o surgimento de conceitos como dropshipping surgiram como tendência de mercado.
A experiência proporcionada pelo chamado e-commerce, conceito traduzido do inglês como “comércio na internet” é inovadora pois permite modalidades de negócio e vendas de produtos ou serviços em poucos cliques.
A flexibilização dos modelos de negócio permitiu que uma empresa de impermeabilização de estofados aumentasse sua receita a partir de investimentos no marketing digital.
Afinal, na internet podem ser alcançados mais potenciais clientes do que no modelo físico.
Além de revolucionar as vendas de serviços, o varejo foi beneficiado com as mudanças tecnológicas porque soluções voltadas para a redução de custos foram criadas e implementadas rapidamente para os diversos nichos do varejo.
As queixas relacionadas ao custo de manter uma loja física são comuns, pois se formos analisar o funcionamento de um negócio varejista, podemos observar que muitas questões devem ser consideradas em termos financeiros, como:
- Aluguel ou financiamento do espaço físico;
- Móveis e decoração do local;
- Maior custo com folha de pagamento e benefícios aos colaboradores;
- Custo para manter o estoque.
A última questão citada que diz respeito ao custo de manter o estoque é fonte de preocupação de uma loja física que visava alavancar a venda de persiana blecaute rolo.
Isso porque para garantir seu funcionamento no espaço físico, a loja possuía gastos fixos que tomavam conta de seu caixa, frequentemente enfrentando dificuldades para fazer o fechamento em ordem das finanças e sem dispor de orçamento para as estratégias.
Esse cenário que é um verdadeiro malabarismo financeiro é a realidade de bastante empresas que atuam somente no modelo presencial e não contam com o marketing digital como estratégia.
Pensando em propor alternativas para a questão enfrentada, o mercado cria então uma nova modalidade de negócio que separa os processos de venda e estoque para permitir maior dinamismo para os envolvidos em vendas varejistas.
O que é dropshipping?
Se o desafio é manter em uma mesma estrutura os processos de gestão das vendas e estoque, para haver o melhor equilíbrio das contas, o dropshipping é o modelo de negócios ideal.
Contar com o marketing digital no varejo invalida a exigência de ter um espaço físico, afinal o lojista pode se dedicar com a criação de conteúdo na internet e alcançar um número maior de pessoas ao invés de estar preso em uma só região para atuar.
O consumidor por sua vez é beneficiado, pois a abertura de mercado proporciona o livre comércio assim como a ampla concorrência.
Isto é, haverá mais oferta de produtos com condições mais viáveis de preço, qualidade e tempo de entrega.
Imagine que um consumidor estava buscando por uma loja que vende câmera de segurança em Macapá.
No entanto, se deparou apenas com locais com custo elevado em comparação aos outros preços de mercado.
Esse fator acontece porque as lojas têm custos fixos que em suma, tem valor elevado e é uma tarefa complexa não repassar o valor aos clientes finais durante a venda dos produtos
Todavia, o consumidor decidiu buscar por alternativas de venda da câmera de segurança na internet. Notou que havia um vendedor local que contava com o produto e preço em conformidade com as opções de mercado.
Este vendedor, por sua vez, indicou que se dedicava somente para as vendas e era parceiro de um fornecedor específico o qual se responsabilizava pela produção e estoque do produto Conforme fossem surgindo as demandas, o vendedor acionava o parceiro.
O modelo citado acima corresponde ao conceito de dropshipping, em que há a separação dos processos de produção, estoque, venda e entrega.
Neste caso, o vendedor ou lojista atua como um intermediário entre o fornecedor e o cliente final.
Dentro desse procedimento os gastos fixos se tornam mais baixos para ambas as partes, beneficiando também o consumidor.
Afinal nos preços repassados a este não serão incluídos gastos agregados mas somente o custo operacional.
Vale ressaltar que a aplicação do modelo não se restringe a produtos específicos, pois é uma particularidade das tendências atuais contar com a adaptabilidade de segmentos, facilitando a personalização de acordo com o negócio.
A tendência foi usada por assistência técnica weg inversores, a qual pôde ver sua carteira de clientes aumentar regularmente sem altos investimentos, usando o marketing digital como braço direito nas estratégias.
Trabalhe com estratégias de marketing digital para potencializar resultados
Devido a fácil adaptabilidade conferida no conceito de dropshipping é comum que o modelo tenha se popularizado e certamente os indivíduos decidiram investir como empreendedores e intermediários de negócios.
Os chamados dropshippers são aqueles que intermediam a relação fornecedor e cliente final e para a obtenção efetiva de vendas devem contar com o apoio do marketing digital para anunciar os produtos aos clientes.
É verdade que as ações de chamar atenção do público dentro da internet causam estranhamento por serem algo muito recente, mas é impossível negar que este ramo é promissor e deve sim ser foco de atenção de empresários.
Os livros de contatos telefônicos eram comuns antigamente, onde as pessoas buscavam por prestadores de serviços para resolverem problemas como manutenção de asfalto com borracha de pneu.
Mas, com o avanço tecnológico e nos estudos de marketing, tais livros se tornaram obsoletos e exigiram que as empresas viessem a ter abordagem ativa, educando os potenciais clientes a de fato consumirem.
O marketing digital então, é a maneira que as empresas possuem para chamar atenção do público sobre os produtos ou serviços que estão oferecendo e com isso aplicar as estratégias para gerar vendas e reter clientes.
O dropshipping em especial, necessita dos métodos na internet para atingir um número maior de usuários e efetivamente vir a trazer lucros para os intermediários, que na maioria das vezes recebem comissão sobre as vendas feitas ao invés de um valor fixo.
Portanto, para o funcionamento deste modelo de negócio é essencial contar com o apoio de mecanismos voltados ao marketing.
Anúncios nas redes sociais para maior alcance
A principal barreira a ser quebrada na internet é voltada para a questão de conseguir conquistar a visibilidade do público.
Para isso é essencial ter em mente quem é este público e qual a sua forma de comportamento.
Sabendo que parte das pessoas estão presentes nas redes sociais, uma gráfica definiu como parte de sua estratégia contar com o apoio de anúncios para promover a sua prestação de serviços para soluções como adesivo de vinil personalizado.
Certamente que foram levadas em consideração as determinantes de cliente ideal, analisando o perfil de cliente desejado para a gráfica e a partir disso criar anúncios que atinjam esse público.
Para os dropshippers é indispensável ter o conhecimento de quem é o público adequado para cada produto que compõe seu portfólio e com isso personalizar anúncios nas ferramentas de pesquisa e nas redes sociais para melhor alcançá-los.
Técnicas de SEO para mais assertividade
A criação de conteúdo é a principal ferramenta para obter sucesso dentro do marketing digital, pois além de importante abordar clientes e oferecer algo de maneira explícita acerca da geração de lucro, é importante também criar conexão com os clientes.
Uma maneira de criar sinergia com o público é criar conteúdos de cunho informativo sobre os benefícios de utilizar um produto ou serviço que é oferecido pela empresa, sendo assim de maneira implícita o público irá conhecer os produtos apresentados e se conectar.
Válido enfatizar que a criação de conteúdo é uma atividade adotada por um número grande de negócios, por isso, a competição por espaço na internet é acirrada. Como forma de driblar essa competição, as técnicas SEO são recomendadas.
Tais técnicas funcionam com a utilização de palavras-chave que devem ser aplicadas no conteúdo criado, de modo que este seja endereçado para as pessoas corretas.
As palavras-chave ainda podem dar mais visibilidade para a empresa, uma vez que as ferramentas de pesquisa funcionam com o ranqueamento no momento de mostrar os resultados, quanto mais acessados os conteúdos melhores serão as posições.
Um caso de sucesso do uso das técnicas de SEO foi para uma empresa fornecedora de soluções para condomínios, que realizou um estudo de mercado para entender quais as palavras mais buscadas por seus potenciais clientes.
Com a contratação de uma assessoria especializada, a empresa passou a investir no marketing de conteúdo na internet, criando mais conexões com o público.
Esse fator possibilitou o encontro entre um consumidor que buscava pela instalação de antena coletiva para condomínio e a empresa que fornecia o serviço exatamente como o descrito, ou seja, houve sinergia entre contratante e fornecedor.
Para o dropshipping o modelo se aplica da mesma forma, sendo apenas necessário fazer um mapeamento dos termos mais adequados e personalizar os conteúdos com a finalidade de direcionar os conteúdos assertivamente.
Marketing de referência para dropshipping
Feedbacks são relevantes para quaisquer tipos de negócio, pois apontam para melhorias a serem feitas em prol de agregar na jornada do cliente e também são uma forma de atrair novos clientes em potencial.
Para o dropshipping, o marketing de referência permite que os clientes entre si façam a divulgação do produto, seja com postagens nas redes sociais ou mesmo em feedbacks nas plataformas digitais e ferramentas de pesquisa.
Considerações finais
Por ser uma ferramenta que surgiu em concordância com os avanços tecnológicos, o dropshipping levanta uma série de dúvidas acerca de suas vantagens e desvantagens, mas é verdade que quando utilizadas as estratégias corretas o sucesso será uma certeza.
Por isso, assim como o marketing digital beneficia gráficas nas vendas de adesivo grande personalizado, por exemplo, sem dúvidas os mecanismos aplicados corretamente serão o meio de sucesso para dropshipping.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.