O marketing de performance pode ser a solução dos seus problemas para gestores que estão cansados de investir em campanhas e projetos sem retorno. Por meio desse recurso, é possível medir como anda o desempenho das estratégias aplicadas em sua empresa.
Toda essa análise acontece com base nos dados das mídias sociais, site e blog utilizados para divulgar algum anúncio ou material publicitário. Basicamente, esse tipo de marketing tem por objetivo analisar a performance do marketing digital realizado.
Existem alguns KPIs (Key Performance Indicators) que são capazes de medir o resultado de algumas ações específicas aplicadas por qualquer negócio, até mesmo uma empresa terceirizada serviços gerais com forte presença e visibilidade no ambiente digital.
Um deles é o voltado às impressões, ou seja, o número de exibições de uma determinada propaganda ao público-alvo. Essas métricas são separadas de acordo com o canal escolhido para divulgá-las na internet, geralmente, alguma das mídias sociais.
Outro é o direcionado à análise do percentual de cliques em um anúncio específico. Ser exibido várias vezes não deve ser considerado sinônimo de sucesso, o que realmente é capaz de mostrar a sua alta performance é a taxa de cliques elevada.
O engajamento também está presente na lista de KPIs usados para monitorar o sucesso de uma ação de marketing. Não basta somente uma publicação ter sido entregue e clicada várias vezes, o importante é como as pessoas reagiram e interagiram com ela.
Nesta categoria de estudo dos dados, o profissional responsável por acompanhar essas informações deve considerar alguns pontos relevantes para medir o bom desempenho das estratégias utilizadas nos canais digitais, como os mencionados a seguir:
- Número de comentários;
- Quantidade de menções;
- Percentual de likes;
- Número de cliques;
- Quantidade de visualizações;
- Número de compartilhamentos.
Além dos aspectos relacionados às diversas redes de relacionamento disponíveis na web, o aumento de leads, ou de pessoas interessadas em uma marca, em um site, também é um fator determinante para medir o êxito de uma estratégia de marketing.
Por fim, mas não menos importante, o número de novos clientes é o espelho dos esforços dedicados às diversas ações e conteúdos divulgados em todos os canais digitais de uma empresa. Esse resultado guiará os novos passos a serem tomados.
Com dados sólidos em mãos, é possível continuar exercendo uma técnica de atração e persuasão, ou desistir e iniciar a tentativa de uma nova metodologia. Essa, sem dúvidas, é a principal vantagem do marketing de performance.
É importante ressaltar que a mídia paga está diretamente relacionada com a mídia orgânica, ou seja, quanto mais é investido no patrocínio de anúncios, maior será a busca orgânica pelo item anunciado na web. Com a união das duas, o sucesso é garantido.
Motivos para investir no marketing de performance
Para que uma campanha de marketing de performance seja efetiva, é fundamental que o responsável por ela defina quais os percentuais serão analisados e qual será a frequência de análise. Tudo vai depender da meta a ser alcançada estabelecida.
Considerando essas premissas básicas e a preparação para colocá-las em prática, é possível alcançar muitos benefícios durante o desenvolvimento de alguma ação publicitária, entre eles, estão:
1 – Maior economia
O marketing de performance tem como combustível o alcance de resultados. Para que isso seja possível, ter um objetivo claro é um dos passos iniciais para que os percentuais das estratégias utilizadas em um determinado canal digital sejam significativos.
Saber o que, onde, quando e como discorrer sobre enfermagem a domicílio ou qualquer assunto na internet certamente otimizará os recursos necessários para isso. Logo, a economia será uma consequência conquistada pela equipe responsável.
Muitas vezes, profissionais de marketing ou amadores que desejam divulgar um determinado serviço ou produto acabam apostando nas fichas erradas, o que acarreta em gastos com formatos de propagandas que não geram resultado efetivo no público.
2 – Análise em tempo real
Diferente da mídia tradicional, que oferece às empresas a oportunidade de ser divulgada para as pessoas, mas não proporciona dados em tempo real do resultado das suas ações, o marketing de performance possibilita a análise imediata do engajamento.
O administrador de um site que realiza as vendas de produtos específicos, como uma agenda personalizada atacado, entre outros, pode visualizar o número de cliques em um anúncio que acabou de ser publicado, minutos ou horas depois da sua divulgação.
Isso é importante para continuar em uma direção ou mudar, rapidamente, o caminho que tem sido seguido com o objetivo de aumentar vendas, ganhar mais visibilidade e conquistar destaque em meio à vasta concorrência presente no ambiente cibernético.
3 – Mudanças rápidas
O marketing de performance dá aos empreendedores e grandes organizações a chance de conseguir fazer mudanças rápidas em alguma estratégia ou material publicitário que tenha sido divulgado em um dos seus canais de comunicação para o público-alvo.
Diferente de um envelopamento personalizado para geladeira ou qualquer conteúdo que tenha sido impresso e dependa de um designer e uma gráfica para mudanças repentinas, esse tipo de marketing consegue ser alterado sem muitas burocracias.
Isso envolve não somente correção de erros, mas a troca de estratégias para conquistar maior efetividade e destaque. Essa é uma das grandes vantagens que os anúncios digitais dos dias de hoje, que proporcionam aos interessados em divulgar um item ou serviço.
4 – Garantia de ROI
O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é garantido aos negócios que fazem uso do marketing de performance. Como mencionado anteriormente, divulgar conexões pead termofusão ou prestação de serviços é muito mais seguro e eficaz quando feito na web.
Quando se sabe qual direção tomar para que um objetivo seja alcançado, é mais simples ser assertivo. Com isso, torna-se mais fácil também conseguir ajustar falhas e direcioná-las a resultados positivos, a respeito de um determinado material publicitário.
Outro ponto importante é que, a partir da ampla visualização do desempenho de todas as mídias utilizadas para uma promoção, é possível compreender qual é o canal que mais faz sentido e consegue se comunicar melhor com as pessoas do grupo desejado.
5 – Interação com o público-alvo
O marketing de performance também tem como grande benefício a possibilidade de manter contato com a parcela da população que interessa uma corporação ou um empreendimento, como um especializado em tratamento de óleo de transformador.
Quando uma pessoa acessa um site e realiza um cadastro, ou quando realiza uma compra em um e-commerce, automaticamente seus dados ficam armazenados no banco de informações da empresa responsável pela venda ou oferta de algum item.
A partir dessa base de dados, a equipe responsável pela comunicação com os clientes ou prospects se encarrega de manter contato ou criar um relacionamento baseado em uma maior proximidade, com o objetivo de persuadi-los a fechar uma negociação.
6 – Melhor segmentação
A internet é um universo propício para o conhecimento profundo a respeito de um público de interesse. Vender avcb condomínio residencial se torna muito mais simples quando um time de vendedores sabe exatamente como lidar com um prospect.
Comunicar aquilo que uma pessoa quer ouvir ou ver é a chave para persuadi-la a fechar uma parceria ou negociação com uma organização. O segredo é investir nas estratégias e ferramentas certas para despertar o gatilho da necessidade em um público específico.
Os recursos digitais do marketing de performance possibilitam que todos os anúncios sejam direcionados a possíveis clientes, filtrando dados como o seu gênero, idade, nacionalidade, localização, entre muitos outros que promovam um alcance assertivo.
7 – Variedade de profissionais
Nem todas as pessoas responsáveis por um negócio desejam cuidar de todos os seus detalhes, como a administração das páginas das mídias sociais, site, blog, plataforma de venda e vários outros requisitos para que ele se mantenha em funcionamento.
Para um proprietário de uma loja virtual de proveta graduada de vidro, é muito mais simples procurar ajuda de um profissional se ele optar pelo marketing de performance. Qualquer trabalhador que possua um curso de curta duração está apto à função.
Não é necessário que alguém seja graduado nesse assunto específico, com isso, o mercado de trabalho disponibiliza muito mais especialistas nesse assunto e que estão devidamente preparados para analisar dados referente a campanhas realizadas.
Considerações finais
Embora seja semelhante ao marketing digital, o marketing de performance pertence a uma outra vertente responsável por transformar todas as ações publicitárias e promocionais já realizadas e veiculadas por negócio em resultados palpáveis e reais.
Com base nisso, os profissionais responsáveis por essa área são encarregados de estar frequentemente atentos aos resultados positivos e negativos relacionados a alguma publicação dos canais digitais de um empreendimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.