Marketing de diferenciação é uma estratégia que se baseia na premissa de que, quando uma empresa oferece um produto ou serviço percebido como melhor ou único em relação ao que é oferecido pelo concorrente, melhora a participação no mercado.
A diferenciação é algo que pode ser alcançado por meio de recursos exclusivos, qualidade superior, marca forte no mercado, atendimento personalizado, design diferenciado, tecnologia de ponta, entre outras possibilidades.
Uma marca de pão de mel pode se diferenciar ao oferecer produtos de sabores exclusivos, diferente daquilo que é oferecido por outros fornecedores. Enquanto isso, uma loja de roupas pode se destacar por ter uma marca forte.
No entanto, a diferenciação de mercado só é eficaz quando os consumidores enxergam valor agregado naquilo que é oferecido, e se dispõem a pagar mais pela solução. Além disso, para usar essa estratégia de marketing, é necessário conhecê-la.
Existem muitas características que devem ser compreendidas para que esse modelo de ação seja colocado em prática, e é sobre isso que este artigo vai falar.
Será possível entender o que é marketing de diferenciação, qual é a importância dessas estratégias e como colocar suas ações em prática.
O que é marketing de diferenciação?
Marketing de diferenciação é um conjunto de estratégias usadas para divulgar aquilo que torna a empresa única no mercado, sendo reconhecida por suas características em meio aos concorrentes.
É uma ação que evidencia o negócio e traz vantagens competitivas, uma vez que a diferenciação faz parte das estratégias genéricas desenvolvidas por Porter para manter a competitividade no mercado.
Além disso, uma companhia especializada em limpeza de coifa industrial precisa conquistar a liderança no custo total e seu enfoque.
Liderança no custo é uma ação que deve ser realizada por negócios que querem ter mais participação no mercado, pois demanda redução de custos em relação ao que é praticado pela concorrência.
O enfoque, por sua vez, é aplicado por especialistas em um nicho de mercado que direcionam seus esforços para atender às necessidades dos consumidores.
A diferenciação vai oferecer produtos e serviços compatíveis com as demandas dos clientes e buscar características diferentes daquilo que é feito pela concorrência.
Tendo isso em vista, fica claro que o marketing de diferenciação não tem muito a ver com o estabelecimento de preços para distinguir um produto perante os consumidores.
Assim como selecionar um alvo específico no mercado é importante, o custo é necessário para que a organização possa se manter competitiva. A diferenciação, por sua vez, está relacionada à imagem da marca em seus canais de distribuição.
Também é algo voltado para a capacitação dos funcionários, a assistência técnica e as pesquisas de mercado.
Com isso, uma entidade que produz tapete para sala peludo vai conseguir construir uma estratégia de diferenciação que gera credibilidade e autoridade, além de conquistar a lealdade dos clientes.
Fidelizar os compradores é muito importante porque é uma estratégia muito mais barata do que conquistar um cliente novo.
Importância do marketing de diferenciação
Investir em marketing de diferenciação é importante por diversas razões, e entre os principais motivos estão:
- Aumento da rentabilidade;
- Mais vantagem competitiva;
- Clientes mais fiéis;
- Diferenciação em mercado saturado;
- Aumento da percepção de valor;
- Facilidade em inovar.
A estratégia de diferenciação de mercado aumenta a rentabilidade da companhia, uma vez que os produtos e serviços são vistos como superiores e podem ser vendidos por preços maiores.
A diferenciação de mercado também é muito vantajosa porque ajuda a corporação a obter vantagem competitiva em relação aos concorrentes, aumentando sua participação no mercado e a rentabilidade.
Saber se diferenciar também ajuda a conquistar clientes fiéis, tendo em vista que eles se sentem mais satisfeitos quando a solução realmente atende suas necessidades.
Em um mercado extremamente competitivo e saturado, a diferenciação é uma maneira de se destacar entre os concorrentes e conquistar os consumidores.
Para um negócio que oferece carga gás ar condicionado doméstico, é uma forma de aumentar a percepção de valor de seus serviços, fazendo com que se tornem mais atrativos para os consumidores, o que aumenta as vendas e os lucros.
Além de tudo isso, saber se diferenciar no mercado estimula a inovação dentro da companhia, possibilitando o desenvolvimento de novos produtos e serviços, de acordo com as necessidades dos clientes.
De modo geral, a diferenciação de mercado é uma estratégia que ajuda a organização a se destacar entre os concorrentes, aumenta sua rentabilidade e conquista clientes novos.
No entanto, é crucial lembrar que o processo só é eficaz quando os consumidores enxergam o valor agregado naquilo que é oferecido e se dispõem a pagar um preço mais alto na aquisição.
Como aplicar o marketing de diferenciação?
Não existe uma fórmula definitiva para fazer marketing de diferenciação, tendo em vista que as particularidades de uma entidade que faz lavagem de fachada de prédio são diferentes das características de outros negócios.
No entanto, existem algumas práticas que dialogam com diferentes setores e que podem ser exploradas por qualquer tipo de organização. São elas:
Investir em segmentação
Não se deve usar uma mesma estratégia de marketing para impactar públicos distintos, pois mesmo que diferentes pessoas queiram consumir o mesmo produto, as motivações se diferem umas das outras.
O ideal é investir na segmentação, dividindo o público em grupos que possuem características em comum. Desse modo, a equipe de marketing vai impactar esses segmentos de maneira mais assertiva.
Uma marca de roupas para várias idades vai usar um discurso diferente para o público jovem e outro para o público da terceira idade.
Depois de definir os segmentos de interesse, uma empresa de portaria virtual pode mapear os mais estratégicos, os mais rentáveis e os mais disputados pelos concorrentes.
Reproduzir conteúdo de valor
O marketing de conteúdo é uma estratégia que procura desenvolver materiais relevantes para a persona, com o objetivo de auxiliá-la durante o processo de compra, atraindo os consumidores de maneira espontânea.
Criar publicações nos blogs é algo amplamente disseminado, mas para atrair os leads, primeiro a organização deve ouvir o que as pessoas têm a dizer, fazer um planejamento, encontrar boas palavras chave e contratar profissionais qualificados.
A produção de conteúdo é algo muito importante para atrair os visitantes, mas uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve contar com recursos que vão atrair quem já tem interesse, mas ainda não está pronto para comprar.
Além de produzir posts para blogs, outra opção é desenvolver conteúdos e ferramentas que vão ajudar os potenciais clientes em problemas práticos do dia a dia. Um exemplo é oferecer amostras, as quais são muito úteis para avançar o processo de compra.
Entender o posicionamento de mercado
Depois de definir os segmentos de interesse, uma distribuidora de rack servidor refrigerado precisa estabelecer uma estratégia com o intuito de diferenciar seus produtos em relação ao que é oferecido pelos concorrentes.
Para fazer isso, o negócio deve levantar variáveis relevantes para o consumidor, o que pode ser obtido por meio de uma pesquisa de mercado.
Desse modo, a marca consegue desenvolver uma imagem única em seu mercado de atuação e fazer com que os clientes conheçam suas características.
Lembrando que tudo isso precisa de uma boa comunicação visual, além de táticas de divulgação compatíveis com a realidade do público. Isso porque de nada adianta investir em anúncios na TV seus clientes estão presentes apenas nas redes sociais.
Saber inovar
A inovação nas empresas deve ser tratada com a mesma seriedade com o que se trata as taxas de investimento, a gestão de pessoas, o fluxo de caixa, entre outros setores importantes.
Para inovar, além de cuidar da gestão de curto prazo, um empreendimento que realiza conserto gesso deve projetar seu futuro, preparar-se para novos ciclos de crescimento e saber encarar o surgimento de novos negócios.
Investir em inovação faz com que a companhia desenvolva ecossistemas industriais que contribuem com a produtividade do setor no país todo. É por essa razão que as corporações devem estar além de seus próprios limites.
Elas devem fazer parcerias com universidades e outras empresas e investir em tudo o que for possível para tornar a rotina dos funcionários mais estimulante.
Uma instituição de ensino que disponibiliza curso de formação de CIPA pode se destacar pelo seu pioneirismo, ao lançar um produto inédito ou por meio de qualquer outra estratégia que a distingue em seu segmento.
Quando outras companhias começarem a oferecer essas mesmas soluções, a marca em questão estará consolidada e terá a preferência do público.
Considerações finais
O marketing de diferenciação é uma estratégia poderosa para qualquer negócio que queira se destacar em um mercado competitivo.
São ações que aumentam a participação no setor, desde que sejam realizadas com planejamento e do jeito certo.
As empresas precisam encontrar uma abordagem única e monitorar constantemente os resultados para que sua estratégia funcione em longo prazo.
Se tudo for trabalhado de acordo, a companhia vai conseguir se destacar em seu mercado de atuação e se tornar a preferida entre os consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.