Quando um cliente entra na empresa, ele não só está comprando um produto, mas também entrando em contato com uma cultura. Dessa forma, orientar uma jornada do cliente satisfatória é essencial para qualquer negócio.
Com a sua jornada otimizada, uma empresa pode ser persuasiva para encontrar e convencer clientes a consumirem um escorredor de louça industrial, por exemplo.
Em uma prospecção de potenciais consumidores, é necessário entender como a jornada dos clientes pode ser diferente dependendo do produto que está sendo oferecido. É preciso entender o que o cliente está lendo, vendo, ouvindo e tocando antes de entrar na empresa.
Quando o cliente entra na empresa, ele precisa se sentir confortável e confiante em fazer um bom negócio. É necessário acolhê-lo, cuidar dele e fazer com que ele se sinta especial e diferente em meio às tantas ofertas de negócio que são realizadas diariamente.
A empresa é responsável por segurá-lo até ele concluir toda a sua jornada. Nessa etapa, é importante que a empresa seja capaz de fazer um trabalho de satisfação, seja ele qualificado para manter o cliente satisfeito.
Por exemplo, ao vender um uniforme hospitalar masculino uma empresa pode diferenciar-se das outras ao mostrar como a bateria funciona, orientar a instalação, fornecer um manual de instruções, etc.
O consumidor é o maior patrimônio de um negócio, sem ele não existiria uma empresa.
Por isso, é importante se preocupar com todos os passos que ele dá dentro da organização. A organização tem que se preocupar com a satisfação dele através da oferta de produtos e serviços de qualidade, para que este volte a comprar.
Ele precisa ser bem atendido, o que significa que o atendente tem que ter conhecimento sobre os produtos e, para fazer isso, é necessário pensar na jornada do cliente para conhecer e comprar com a empresa.
O processo de compra é composto por diversos passos que podem ser identificados no momento que o cliente está pesquisando, comparando produtos e escolhendo um.
Cada passo é importante para assegurar que o cliente seja atendido da maneira mais satisfatória possível.
Dessa forma, uma empresa que faz emplacamento de veículo pcd pode diferenciar-se das demais para encontrar e converter mais clientes.
O que é jornada do cliente?
A jornada de compra do cliente é o caminho que este faz até chegar nos produtos e serviços da empresa.
Definir este processo cria uma divisão única para cada etapa da jornada de compra do cliente para ajudar empreendedores e empreendedoras a descobrirem o perfil dele com o intuito de personalizar mensagens que sejam assertivas.
Isso ajuda um negócio a fidelizar uma maior quantidade de leads que visitam a loja ou a página na internet, sendo benéfico para empresas que vendem caixa de madeira grande com tampa ou outros produtos mais segmentados.
A jornada de compra dele é a passagem que um cliente toma até chegar ao produto que está procurando. É importante ter conhecimento sobre as etapas que uma pessoa passa antes de comprar um produto.
Isso possibilita ao vendedor oferecer um produto que tenha qualidade e atenda às necessidades do cliente no momento exato de quando ele está na empresa.
A jornada de compra do cliente é um método de pesquisa que utiliza a observação direta dos seus movimentos para conhecer as suas preferências.
Dessa forma, é possível descobrir as preferências de um determinado público e antecipar seus desejos. Para os profissionais da área de vendas, um estudo do comportamento do cliente ajuda a perceber o que o consumidor precisa para realizar a compra.
A jornada de compra do cliente é um dos principais recursos utilizados para o planejamento de campanhas comerciais na internet, podendo ser utilizado para vender um agitador liquido ou até outros produtos físicos.
A jornada de compra do cliente é um ciclo de ação que envolve os processos mentais, afetivos e comportamentais pelos quais um cliente passa até tomar uma decisão de compra.
Os fatores que influenciam no processo de compra incluem:
- O momento da compra;
- O produto ou serviço ofertado;
- A empresa;
- O ambiente da compra;
- A oferta e a experiência do cliente.
Uma vez que tenham sido compreendidos os fatores que influenciam um processo de compra, é possível, a seguir, entender a que serve, mais precisamente, a jornada do cliente.
Para que serve a jornada do cliente?
Não existe uma jornada de compra para todos os clientes. Por isso é necessário entender as características do seu público para avaliar o que funciona melhor para o público-alvo que deverá ser atingido.
Alguns clientes estão interessados em comprar produtos, enquanto outros, em serviços. Alguns estão mais interessados em investir em ações ou em participar de promoções, por exemplo.
Por isso é necessário pensar nas diferentes estratégias que podem ser utilizadas para atingir um público que tenha interesse no que é oferecido e veja valor no negócio da empresa.
A jornada de compra do cliente é um dos principais processos de uma empresa, pois é através dela que o consumidor se torna um cliente fiel.
Etapas da jornada do cliente: quais são elas?
A jornada de compras do cliente é um processo que pode ocorrer em diversas etapas, a depender da objetividade ou especialidade que a empresa pretende dar no estudo.
De qualquer forma, para implementar uma jornada básica, os seguintes passos podem ser utilizados para elaborar o início do estudo de uma empresa:
- Pesquisa de mercado;
- Pesquisa de público-alvo;
- Elaboração do funil de vendas;
- Produção de conteúdo;
- Links entre os conteúdos;
- Monitoramento do tráfego.
Com esses passos, uma empresa que vende crachá de Identificação de funcionário, por exemplo, pode personalizar e aprimorar o passo a passo para a realidade do próprio negócio.
A jornada de compra do cliente é um processo realizado em diferentes etapas, que compreendem desde o momento em que o cliente identifica um problema até a aquisição do produto.
A jornada de compra do cliente é composta por etapas como: identificar o problema, pesquisa, busca, escolha do produto e consumo.
Essa metodologia pode ser utilizada para ajudar a entender e melhorar a experiência do cliente durante todo o processo de busca e experiência na internet.
Por que mapear a jornada do cliente
A jornada de compra do cliente é um dos recursos estratégicos para aumentar a satisfação dos consumidores e aumentar a lucratividade dos negócios.
Mapear a jornada de compra deste é tão importante para um negócio quanto conhecer seu público.
É uma ferramenta essencial que permite identificar as necessidades, identificar quais os pontos fortes e fracos dos produtos e serviços oferecidos, entender os desafios que o cliente enfrenta diariamente com o intuito de reduzir o tempo de vendas.
Mapear a jornada de compra do cliente é um processo útil para ajudar a entender os benefícios que ele está procurando, o que o cliente está perdendo em produtos substitutos, e o que ele está procurando para se sentir contente.
Assim, com uma jornada do cliente aprimorada, a pessoa certa irá encontrar um escritório compartilhado advogado, por exemplo, para fechar a negociação.
Considerações finais
Mapear a jornada de compra do cliente é um dos métodos de acompanhamento da experiência deste que permite identificar o processo de busca de um produto ou serviço, desde a fase de pesquisa e decisão até a fase de compra.
Ao mapear a jornada de compra, é possível identificar os principais pontos de contato com a empresa, que são as principais etapas do processo de fidelização.
Entregar a jornada de compra do cliente é essencial para qualquer empresa. A ideia é entender a experiência do cliente desde que ele começa a pesquisar seu produto até que ele concretize a compra.
Saber como ele chegou até os produtos é fundamental para criar um relacionamento duradouro e consistente.
Se uma organização oferecer uma confraternização empresa brincadeiras, por exemplo, através de uma jornada assertiva, as chances de conversão serão significativamente maiores.
Um dos principais objetivos da jornada de compra do cliente é entender qual é a experiência do consumidor ao longo do processo, identificando as dificuldades e satisfação que o cliente tem.
Quando analisamos o processo de compra, é preciso lembrar-se de que o cliente ou o personagem, vai através de várias etapas. A primeira etapa é a pesquisa. Nessa etapa, é importante fazer um estudo dos produtos/serviços disponíveis.
A jornada de compra é um processo das mais importantes e que é feito de forma inconsciente por muitas organizações, sendo uma ferramenta muito importante para estabelecer um canal comunicativo adequado com o público-alvo.
Portanto, implementar uma jornada do cliente assertiva é essencial para que os negócios da atualidade possam otimizar a experiência de consumo do usuário ao pesquisar e se informar sobre o segmento de mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.