As ferramentas do Google possuem diferentes funcionalidades e ajudam as empresas e usuários de muitas maneiras. São muito completas e gratuitas, o que leva muitas pessoas a se perguntarem por que o Google faz isso.
De fato, criar uma ferramenta é um grande investimento e os recursos desenvolvidos pelo maior buscador do mundo são extremamente complexos, como acontece com as ferramentas pagas.
O Google faz esse investimento e disponibiliza essas ferramentas porque seu principal objetivo é garantir a melhor experiência aos usuários.
Quando uma pessoa pesquisa alguma informação na internet, essa plataforma de buscas seleciona os melhores resultados.
Para selecioná-los, possui um algoritmo que determina algumas características que as páginas precisam ter para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
Mas, o Google sabe que os proprietários de sites precisam analisar o desempenho de sua plataforma.
Essas ferramentas ajudam exatamente nesse processo, por isso garantem o bom desempenho das páginas e consequentemente a melhor resposta para os usuários.
Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como o Google se tornou tão essencial, a importância de estar bem posicionado nele, algumas ferramentas importantes para os negócios e quais são gratuitas. Acompanhe.
A relevância do Google ao longo do tempo
O maior buscador do mundo surgiu em 1998 e desde então mudou a maneira como as pessoas utilizam a internet. Mais do que isso, ele mudou a forma como consumidores e empresas se relacionam.
Ele se tornou referência na hora de buscar informações, desde uma marca de roupa até sintomas dos mais variados tipos de doenças.
No que diz respeito à relação de consumo, quando uma pessoa precisa de cristalização automotiva de veículos novos, é natural que pesquise no Google, e a partir disso encontrar empresas que oferecem esse serviço.
De acordo com pesquisas, o posicionamento das páginas no buscador exerce mais influência na decisão de compra do que a opinião de outras pessoas.
Para se ter uma ideia, 51% dos brasileiros confiam mais nas informações do Google do que naquilo que amigos e familiares dizem a respeito de um produto ou serviço.
Assim sendo, estamos falando de uma plataforma extremamente importante e significativa para os negócios, não apenas para que a companhia seja encontrada, mas para que sua marca se fortaleça e alcance o público certo.
O maior diferencial deste site de buscas é o fato de classificar as páginas em um ranking, onde as melhores respostas aparecem entre os primeiros resultados.
Essa organização faz com que o Google tenha um volume extraordinário de pesquisas, além de trazer muitas informações úteis e segmentadas aos usuários.
Mas, ele não é procurado apenas pelas pessoas, mas também pelas empresas, como no caso de um estabelecimento para acer notebook assistência técnica, em seu planejamento de marketing.
Ser notado nesse canal é fundamental para fortalecer a marca, aumentar o alcance, aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com o consumidor.
Sua plataforma de anúncios ocupa a primeira posição no ranking de estratégias de publicidade na internet, e mais do que anunciar produtos e serviços, leva soluções para os usuários que querem comprar alguma coisa.
Estar bem posicionado no Google é fundamental para alavancar a companhia e os anúncios criados por ele entregam soluções para os usuários e beneficiam as corporações.
Importância de estar no Google
Estamos falando do maior mecanismo de buscas da internet, portanto, estar presente nele é fundamental e não é difícil entender o porquê.
Hoje em dia, 94% dos usuários pesquisam alguma informação no Google, e 71% deles acreditam que as marcas bem posicionadas são líderes de mercado.
Isso significa que conquistar um bom posicionamento é fundamental para o sucesso dos negócios, ainda mais porque 75% dos usuários não visitam a segunda página de resultados.
Se o fabricante de broche com nome e profissão quiser se destacar, vai precisar trabalhar bem com esse buscador e conhecer suas ferramentas.
Ferramentas mais importantes para o negócio
Pequenas e médias empresas podem contar com muitos recursos oferecidos pelo Google, e dentre as ferramentas que mais se destacam estão:
Planejador de palavras-chave
O planejador de palavras-chave é uma plataforma também conhecida como Google Keyword Planner, e ela ajuda a planejar os termos que serão utilizados nas estratégias de marketing digital, como anúncios e produção de conteúdo.
Por meio dele, a companhia encontra palavras que sejam capazes de transmitir ideias, e isso acontece por meio de algumas informações, como:
- Lance sugerido;
- Lista de termos relevantes;
- Nível de concorrência;
- Média de pesquisas.
Saber escolher corretamente a palavra-chave aumenta as chances de sucesso da estratégia, pois ela se refere ao termo usado pelo usuário para pesquisar informações referentes ao seu negócio e o que ele tem a oferecer.
Google Ads
Conhecido antigamente como Google AdWords, esse recurso permite que um buffet de coffee break a noite possa anunciar seus serviços nos resultados de pesquisa ou em sites parceiros.
Os anúncios são segmentados e direcionados para pessoas que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços.
As buscas realizadas na internet se baseiam no uso de palavras-chave, e os anúncios são criados com esses termos para que apareçam entre os resultados de pesquisa ou na rede de display do buscador.
Google Analytics
Esta ferramenta é excelente porque traz informações valiosas sobre os visitantes do site. Para aproveitar todo o seu potencial e benefícios, recomenda-se que o usuário dedique um tempo para aprender um pouco mais sobre ela.
Com isso, vai obter informações úteis em relação ao comportamento da audiência. Ela é fundamental porque as companhias têm como objetivo fazer com que seus leads fluam de maneira consistente.
Mas, para que isso aconteça, um fabricante de adesivo precisa saber qual é a origem de seu tráfego, quais são as páginas mais visitadas, o tempo que as pessoas permanecem, entre outras informações relevantes.
Google Trends
Outra ferramenta muito útil do buscador é o Google Trends, que ajuda a monitorar as tendências do setor do negócio.
Por meio dele, a empresa avalia a popularidade de alguns termos e pode compará-los com variações. É uma maneira de verificar a popularidade dessas palavras em diferentes regiões do Brasil e do mundo.
É uma excelente opção para complementar as estratégias de marketing digital e possibilitar que o negócio evolua suas práticas.
Ferramentas gratuitas do Google
As ferramentas do Google são gratuitas, mas existem algumas que se destacam mais, principalmente para os pequenos e médios negócios. Algumas delas são:
Google Meu Negócio
Se uma gráfica especializada em banner quiser aparecer entre os primeiros resultados com mais frequência, pode investir no Google Meu Negócio.
Ele traz informações relevantes sobre a empresa, tais como nome, telefone, horário de funcionamento, endereço, imagens do local, dentre outras informações.
Isso facilita a vida dos usuários porque eles podem encontrar negócios locais para atender a uma necessidade do momento, como quando o indivíduo está procurando um restaurante por perto ou uma oficina mecânica.
Google Agenda
Embora algumas pessoas ainda utilizem as agendas de papel, o Google já oferece um recurso alternativo e que tem muito mais espaço para anotar todos os compromissos do dia a dia.
A agenda fica sincronizada com a conta do Google e uma de suas vantagens são os lembretes, que evitam que o usuário se esqueça de suas tarefas. Além disso, os eventos do Gmail são automaticamente adicionados à agenda.
Por exemplo, se o gestor de uma empresa de limpeza precisa visitar a filial em outro estado, o Google avisa o horário do voo com antecedência, para que o usuário possa se organizar.
Google Optimize
O objetivo dessa ferramenta é melhorar as taxas de conversão e, obviamente, a experiência do usuário. Por meio dela, é possível fazer testes para identificar pontos que precisam ser melhorados e o que atrai os consumidores.
A maior vantagem de utilizá-la é o fato que se integra totalmente ao Google Analytics, o que permite a uma empresa de coworking espaço ter acesso a um bom volume de dados e informações sobre suas plataformas.
Gmail
Por fim, o Gmail é uma das ferramentas mais populares e utilizadas por pessoas do mundo todo. Possui design amigável e intuitivo, menu bem organizado, além de ser muito fácil de usar.
Empresas e pessoas do mundo todo preferem esse provedor de e-mail, pois ao criar essa conta, você pode ter acesso a todas as ferramentas que mostramos aqui e muitas outras.
Considerações finais
Sendo assim, o Google já se mostrou uma plataforma completa e que conta com todo tipo de ferramenta para ajudar as empresas e os usuários de alguma maneira.
Independentemente do tamanho ou do segmento do seu negócio, contar com esses recursos é fundamental para o sucesso do empreendimento na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.