Marketing boca a boca é uma estratégia promissora, porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen, 92% das pessoas, no mundo todo, confiam muito mais na indicação de outro cliente do que na publicidade.
Investir nessa estratégia continua sendo importante, mesmo com a ascensão da internet. Aliás, os canais digitais fortaleceram muito o marketing boca a boca, principalmente por conta das redes sociais e aplicativos de mensagem.
Existem até mesmo sites especializados em reclamações, além do Google Meu Negócio que traz informações sobre a empresa e os clientes podem comentar sua experiência no canal.
Quando alguém quer saber um pouco mais sobre uma organização, só precisa fazer uma rápida pesquisa no Google para encontrar um pouco mais sobre sua reputação no mercado, e esta é uma nova forma de fazer marketing boca a boca.
Mas, mesmo sendo um recurso muito potente e capaz de mudar a realidade de uma empresa, antes de trabalhar com ele, é necessário conhecer suas particularidades.
Este artigo vai explicar o conceito de marketing boca a boca, os benefícios para os negócios, como ele pode influenciar a reputação da companhia e de que maneira é capaz de ajudar a conquistar clientes.
Tópicos do Artigo:
Conceito e definição
Marketing boca a boca é uma estratégia que ajuda a promover uma marca, seus produtos e serviços, a qual usa, para isso, a indicação de outras pessoas que já compraram com ela.
Trata-se de uma estratégia importante porque mostra que o negócio consegue encantar clientes e fazer com que eles promovam suas soluções.
Um fabricante de cortina de vidro de correr precisa ter em mente que as pessoas vão falar sobre a experiência que tiveram e sua opinião é muito mais valiosa do que aquilo que a companhia fala sobre ela mesma.
Em outras palavras, mais importante do que destacar as vantagens que uma pessoa tem ao se tornar cliente é fazer com que os atuais compradores façam isso porque a opinião deles é muito mais poderosa.
Quem gosta de um negócio vai compartilhar sua experiência com outras pessoas e se elas viverem a mesma situação, também vão fazer isso, o que gera uma onda de reconhecimento.
Além de melhorar a reputação, os lucros do negócio podem ser ampliados, visto que a proposta do marketing boca a boca é provar a qualidade do produto serviço, e é uma estratégia de alto poder de conversão.
Ele é muito mais poderoso do que a publicidade comum porque as pessoas confiam mais em outras pessoas do que naquilo que a marca fala sobre ela mesma.
Aspectos positivos desse estilo de marketing
Uma autoescola que oferece aula particular de volante para habilitados consegue obter diversos benefícios ao conquistar marketing boca a boca.
Trata-se de uma estratégia que consegue reduzir a jornada de compra, depois quando o cliente recebe uma recomendação ou indicação, a decisão de compra é muito mais rápida. Outros benefícios que se destacam são:
Divulgação natural
Quando o cliente se sente satisfeito, a tendência é que ele indique o negócio sem precisar de nada em troca. Ela acontece de maneira natural, quando a pessoa está com os amigos ou os familiares em um momento de lazer.
A partir do momento em que o indivíduo indica o produto para outra pessoa, se torna um vendedor voluntário e a divulgação acontece naturalmente.
Cria confiança
O marketing boca a boca é uma prova de que determinada pessoa acredita no produto e receber essa indicação denota confiança para amigos e familiares. É uma situação muito mais eficaz do que qualquer outra promoção feita pela empresa.
É um tipo de marketing que funciona apenas entre pessoas que estão conectadas ou de alguma forma, seja por proximidade ou algum tipo de relação ou apenas na internet.
Dessa forma, uma autoescola especializada em carta de moto consegue alcançar uma quantidade muito maior de pessoas, o que melhora o retorno sobre os investimentos e traz mais confiança para a corporação.
Melhora o direcionamento
Quando o negócio mantém um relacionamento com o cliente e procura garantir a qualidade de seus produtos e serviços, dificilmente os comentários serão negativos, principalmente nas redes sociais.
A organização terá facilidade para segmentar as campanhas e direcionar os conteúdos para um público específico, e isso naturalmente será replicado para uma audiência com as mesmas características.
Como resultado, é influenciado pela maneira como a empresa estimula os clientes e como o brand awareness acontece no negócio.
Aprimora a quantidade de vendas
Clientes satisfeitos se tornam verdadeiros advogados da marca e a defesa promovida por eles faz as vendas crescerem. Isso se dá puramente pela confiabilidade e as recomendações feitas por eles.
A partir disso, um fabricante de escada flutuante de concreto só vai precisar de alguns toques finais para fechar a venda, e é o marketing boca a boca quem cumpre esse papel.
Que se lembre: é muito comum atualmente as pessoas olharem os comentários e avaliações dos produtos ou até mesmo procurarem um amigo que já comprou para esclarecer alguma dúvida antes de fechar a compra.
Como ele impacta a reputação de uma marca?
O marketing boca a boca é capaz de influenciar a reputação do negócio, porque faz com que o cliente se sinta mais satisfeito. A companhia deve se preocupar em encantar o consumidor e trabalhar a fidelização.
A influência é muito positiva, porque ajuda a construir uma relação confiável, e tudo isso é feito com base em uma relação transparente e um pós-vendas realmente comprometido com a satisfação do cliente.
A companhia passa a trabalhar com uma cultura de excelência por meio de várias ações que envolvem toda a equipe para garantir uma entrega satisfatória para o computador.
Por fim, uma escola de curso de formação de piloto comercial consegue melhorar sua reputação porque mantém o foco em fidelização. Além disso, faz com que a experiência do cliente seja realmente inesquecível.
Impactos gerados na aquisição de consumidores
Diante da maneira como o marketing boca a boca é capaz de melhorar a reputação do negócio, não é difícil imaginar o que pode fazer para aumentar a aquisição de clientes.
Em primeiro lugar, as indicações são feitas em diferentes canais, o que permite que as pessoas recomendem produtos e serviços para indivíduos de qualquer lugar do mundo.
Para isso, elas usam recursos como as redes sociais, Google Meu Negócio, avaliações em sites de reclamações, marketplaces e até no site da própria empresa, o que gera impactos em um grupo de pessoas muito maior.
Se o cliente de uma clínica de depilação a laser estiver satisfeito com os serviços prestados, conseguirá comunicar essa realidade para outras pessoas que podem se tornar clientes.
Se a estratégia for bem construída pela organização, quem compra com ela acaba se tornando um verdadeiro embaixador. Trata-se de alguém que, além de ser fiel aos produtos e serviços, vai divulgá-los e promover as ideias da empresa.
Ao se considerar um plano de vista mais amplo, o grupo de defensores do negócio formam uma verdadeira comunidade para ele. Eles passam a trocar informações e fortalecem a presença da empresa em seu segmento de atuação.
Muitos gestores e empreendedores sabem que investir em marketing e comunicação envolve muitos custos, principalmente se o objetivo é alcançar uma audiência maior.
Para uma empresa de aferição de instrumentos, a maior vantagem do marketing boca a boca é que ele não precisa de um grande investimento, mesmo assim, pode alcançar resultados muito melhores do que outras ações.
É algo espontâneo porque as pessoas indicam os produtos e serviços de graça e simplesmente porque realmente estão satisfeitas.
A companhia pode investir em ações com os influenciadores digitais, mesmo assim, os custos para esse tipo de marketing ainda são menores do que sustentar uma campanha de comunicação trabalhada em diversos canais.
Outra questão que impera é o fato de que comprar produtos pode ser difícil, principalmente quando o consumidor não conhece a empresa. Mas se ele recebe uma indicação de um amigo ou um parente, é bem provável que procure o negócio.
É assim que um negócio especialista em cabeamento rede residencial vai diminuir o esforço dos vendedores e reduzir o tempo no funil de vendas. Ele terá clientes que já estão interessados em seus produtos porque receberam uma indicação de confiança.
Considerações finais
O marketing boca a boca é uma estratégia poderosa e que passou por várias transformações no ambiente digital, mesmo assim continua sendo muito mais potente do que qualquer outra ação de marketing.
Investir nessa maneira de divulgar o negócio depende do quanto ele é capaz de promover uma boa experiência para os consumidores e garantir que seus clientes tenham momentos agradáveis para que queiram compartilhá-los.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.