O remarketing padrão é uma prática que pode ser executada de forma online e offline, mas que tem sido mais adotada virtualmente. Dentro disso, o Google Ads e o remarketing é uma relação que tem funcionado muito bem.
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que permite que os links da sua empresa apareçam com destaque em: resultados de pesquisa do Google, banners, anúncios nas páginas de sites ou vídeos do YouTube.
Através dele, é possível aumentar o alcance dos usuários recorrentes e resgatar os leads qualificados que não foram “fisgados” de primeira. Quer saber mais sobre? Então prossiga com a leitura do artigo!
Antes de tudo, o que é o remarketing?
“Apenas 1,5% dos usuários que acessam um e-commerce chegam a comprar de fato. 98,5% saem da loja sem ter gasto um centavo.” (fonte: 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online – SEBRAE)
O remarketing, ou retargeting, se trata de uma estratégia que incentiva mais uma vez os clientes em potencial e leads qualificados a comprarem. A ideia é que eles já entraram na sua loja virtual e não compraram – o remarketing surge para tentar mais uma vez.
As campanhas de remarketing são importantes por se basearem na ideia de que o cliente não comprou por indecisão. Na internet, é comum que a compra não se realize na primeira visita dos usuários.
Por isso, os anúncios do remarketing continuam surgindo para o cliente que não converteu a compra, de forma que ele fique pensando no caso.
Como funciona o remarketing?
Dentro da jornada de compra, o remarketing surge no meio do funil, quando o cliente considera a compra, mas não a realiza. Ele é uma estratégia do marketing digital que retoma o contato dos clientes em potencial para enviar mais anúncios.
Na internet, quando o lead qualificado entra no site do anúncio, um cookie é armazenado no computador. Dessa forma, o Google identifica que você já entrou no link e o continua exibindo em diferentes canais da empresa.
Nesse caso, estamos falando do remarketing no Google Ads, que exibe os anúncios na Rede de Display ou na Rede de Pesquisa.
Como funciona o Google Ads para o remarketing?
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google que funciona na forma de leilão, onde as empresas oferecem dinheiro em troca de cliques. Porém, não ganha apenas a maior oferta, pois há o Ad Rank, que leva em conta o índice de qualidade dos anúncios.
Para a campanha de remarketing, o Google Ads traz duas opções:
- Rede de Display: nessa opção, há um grupo de sites parceiros do Google Ads que disponibilizam um espaço dentro de suas páginas para anúncios pagos. Pode ser num site, blog ou mesmo no YouTube
- Rede de Pesquisa: aqui, os anúncios são exibidos na página de resultados do Google, seja na principal, Maps, Shopping, Imagens e parceiros de pesquisa. O anúncio é padrão, com texto limitado e sem banners
Google Ads e remarketing: como usar as ferramentas do remarketing?
As ferramentas do remarketing no Google Ads funcionam para fazer o anúncio continuar aparecendo para o usuário durante a sua pesquisa do assunto. Os anúncios do remarketing devem aparecer em diferentes etapas da jornada de compra, como:
- Pesquisa sobre o produto
- Comparação de preço
- Compra de um complemento relacionado ao produto principal.
Porém, como se cria uma campanha de remarketing no Google Ads?
Etapa 1: instalação da tag no Google Ads
- Após realizar o login no Google Ads, clique no ícone de ferramenta do canto superior direito e depois em Gerenciador de públicos-alvo
- Na esquerda, clique em Origens de público-alvo, onde se encontram um conjunto de origens que pode utilizar para as listas de retargeting
- Em Tag do Google Ads, você deve clicar em Configurar Tag. Se já criou uma tag, basta clicar no ícone de três pontos do cartão
- Selecione os tipos de dado que serão coletados na tag, que podem ser padrões ou atributos/parâmetros específicos
- Clique em Criar e Continuar para aparecer a tela de instalação, a tag global do site e o snippet. É possível copiar o código do anúncio, utilizar o gerenciador de tags, realizar o download da tag ou enviar ela por e-mail ao webmaster
Para integrar o remarketing no site, o código copiado deve ser colado entre as tags “<head></head>”
- Por fim, clique em concluído nessa tela e na próxima!
Etapa 2: criação da lista de remarketing
Os anúncios de remarketing são baseados em listas (de quem acessou as URLs, de quem entrou nas páginas com preços, etc). Para usá-las, faça o seguinte:
- No Google Ads, clique no menu de ferramenta para abrir a Biblioteca compartilhada e clicar em Gerenciador de públicos-alvo
- Depois, clique em Listas de públicos-alvo e, em sequência, no botão de adição da página para selecionar Visitantes do site
- Na página, você deve digitar um nome que descreva a nova lista de remarketing
- No menu suspenso Membros da lista, escolha um modelo. Depois, selecione um conjunto de regras no Páginas visitadas – em cada menu, ponha as condições para a coleta de cookies dos visitantes
- Insira um valor para o tamanho inicial da lista e também o tempo em que os visitantes devem permanecer na lista
- Por fim, insira uma descrição opcional e clique em Criar público-alvo!
Conclusão
Para montar anúncios de remarketing efetivos, é importante que adote as dicas a seguir:
- Identifique quais são os seus públicos, de forma a tornar a segmentação mais precisa nas ferramentas de remarketing
- Crie um feed no Google Ads, selecionando os itens que gostaria de exibir no remarketing dinâmico
- Acompanhe os resultados das campanhas, de forma a avaliar o que funciona ou não.
E a dica final para ter sucesso no Google Ads e remarketing é contar com a Agência Gentileza. Nós ofertamos soluções eficientes para quem busca fazer o marketing digital para e-commerce – consulte agora um de nossos especialistas!