Os gatilhos mentais são decisões que ocorrem a todo instante, algumas vezes, sendo imperceptíveis pelo cérebro de modo que as ações sejam feitas de um modo automático, mesmo que algumas escolhas sejam complexas.
Dentro do marketing, as empresas usam os gatilhos mentais como uma forma de instigar os consumidores a tomar decisões envolvendo os produtos ou serviços que oferecem, principalmente quando já se tem um conhecimento do comportamento do cliente.
Por exemplo, se um fornecedor produtos naturais a granel observa que seus clientes costumam comprar os produtos em uma determinada época do ano, devido a um gatilho, ele acabará fazendo estratégias de marketing que atrai sempre neste período.
Por isso, a característica principal que acaba definindo os gatilhos mentais são as tomadas de decisões que são feitas e nem são percebidas, o que dentro da indústria, se for bem planejada, traz grandes resultados para o empreendimento.
Como funciona em união com o marketing?
Criar estratégias de marketing que fazem um remédio homeopático para baixar creatinina se destacar entre as empresas do ramo.
Sendo isto algo natural para muitos empreendimentos que desejam lucrar e ganhar um espaço no mercado e como opção dos consumidores.
Por estudar o comportamento do consumidor diante os anúncios do produto ou do serviço, o setor de marketing em conjunto com o de vendas, podem criar estratégias que utilizam os gatilhos mentais como um aliado benéfico para o fechamento das vendas.
Sendo que alguns empreendimentos acabam usando o neuromarketing como base, que além de ajudar na compreensão dos gostos dos consumidores, bem como as suas dúvidas, podem contribuir para saber ações que o cliente fará de forma inconsciente.
Os gatilhos mentais no departamento de marketing acabam estando ligados a uma persuasão com o consumidor, de modo que em alguns casos, a empresa pode usar recursos e mensagens que dão a sensação do cliente ter direito a algo exclusivo.
Com essa sensação, o marketing pode aproveitar para nutrir sentimentos com o consumidor enquanto o setor de vendas, acaba fazendo uma persuasão para o fechamento de um projeto arquitetônico hamburgueria, por exemplo.
Contudo, é importante saber como usar os gatilhos mentais dentro do marketing para que eles não causem a sensação oposta ao consumidor, que de vez engajar e aproximar, fazem com que os consumidores se afastem.
A ética e a responsabilidade acabam também estando atreladas quando se deseja incluir os gatilhos mentais, por isso, quanto melhor otimizadas forem as estratégias de modo que sensações boas sejam passadas ao público-alvo, maiores são as chances de vendas.
Quais são os gatilhos?
Se as empresas que fazem panfletagem desejam saber quais são os gatilhos mentais que podem ser ligados ao marketing, e que podem trazer um bom resultado, os mais utilizados dentro da indústria são:
- Confiança;
- Significância;
- Escassez;
- Prazer x dor;
- Urgência;
- Exclusivo;
- Antecipação;
- Autoridade;
- Humanização;
- Prova social.
Se um empreendimento deseja criar relacionamentos com o consumidor, que beneficie ambos e possa ser duradouro, a confiança é um dos gatilhos mentais que a empresa deve passar para os seus clientes.
Transmitir uma confiança da marca ao consumidor acaba aproximando-os não somente para uma compra, mas para um retorno e até mesmo, uma divulgação natural para amigos e familiares que precisarem dos serviços ou de seus produtos.
Os gatilhos mentais envolvendo a confiança é uma empresa demonstrar que os consumidores irão receber aquilo que compraram, tendo as suas necessidades atendidas exatamente como as campanhas ou as páginas da empresa alegam.
A significância está em torno de fazer com que o consumidor se sinta único, especial e que é ouvido e percebido pela empresa, além de ser somente um cliente, o que acaba sendo comum que ações mais personalizadas sejam elaboradas.
Por isso, as empresas acabam transmitindo aos consumidores que eles não fazem parte apenas da lista de clientes, mas também, possuem um grande significado para a construção da empresa de um modo mais humano.
O gatilho mental da humanização também é um dos mais usados dentro do marketing por causa da conexão que é estabelecida, especialmente para mostrar aos consumidores que não somente máquinas irão atendê-los, mas também, humanos.
Essa humanização dentro de uma campanha de marketing de uma gráfica para impressão de livros, por exemplo, permite uma transmissão de sentimentos dos quais o consumidor pode se conectar e principalmente, se identificar, o que gera uma ligação.
Os gatilhos mentais em torno da escassez e da urgência acabam sendo os mais comuns que, se não forem planejados, podem não surtir o efeito que a empresa deseja em fazer com que as mensagens de desespero atraiam o consumidor para o ato da compra.
O sentimento que esses dois gatilhos proporcionam estão diretamente ligados a um instinto natural de que necessita dos itens para sobreviver antes que acabem, algo que é ainda mais reforçado com as mensagens de marketing que podem ser elaboradas.
Até mesmo o gatilho da antecipação pode se enquadrar nestes dois modelos, devido a exclusividade de querer algo antes da sociedade ter acesso.
O gatilho mental de prova social é quando uma empresa demonstra que, se o consumidor adquirir um produto ou um serviço como de camuflagem de estrias sem tinta, ele pertencerá a um seleto grupo que também utiliza esses serviços ou produtos.
A base para esse gatilho está em torno das tendências, que quando o cliente percebe que uma grande massa está utilizando algo, logo acaba sendo atraído para as campanhas que oferecem os produtos e assim, adquirindo-os para se encaixar.
O gatilho da autoridade é quando o consumidor reconhece que um empreendimento possui uma certa relevância dentro do mercado, mas para que isso ocorra, é necessário que haja estratégias de marketing de conteúdo que possam reforçar esse pensamento.
Um dos gatilhos mentais mais usados é o de prazer x dor, sendo ele capaz de desencadear outros que podem fazer com que a busca do consumidor por uma boa pintura comercial, seja ainda mais intensa.
Com o gatilho do prazer x dor, as empresas mostram que ao adquirir aquele produto ou serviço, os consumidores irão ter uma transformação em sua vida, de modo que tenha uma satisfação e que possa resolver os desejos e as necessidades existentes.
Por isso, quanto mais uma empresa conhecer quais são as necessidades do consumidor, maiores são as chances de fazer os gatilhos mentais de um modo correto e que traga benefícios para ambos os lados.
Como usar?
Se uma empresa de sala planejada pequena simples, por exemplo, decide usar os gatilhos mentais como uma estratégia de marketing e de vendas, é possível que os novos leads que serão convertidos tenham bons sentimentos em relação ao negócio.
Tendo ligações com os sentidos humanos, uma empresa pode se basear nestes sentidos para se criar uma boa estratégia que ajude o público-alvo a tomar a decisão, usando até mesmo instintos humanos, dependendo do setor mercadológico de atuação.
Com os gatilhos mentais, uma empresa pode ter redução de custo por lead e na aquisição de novos clientes, conversões mais rápidas e um aumento dos números de vendas.
Um dos exemplos que podem ser considerados um gatilho de autoridade é quando a empresa busca dar uma aprovação absoluta, fornecendo até mesmo de forma paga ou gratuita conteúdos adicionais, como e-books, por exemplo.
As indústrias que envolvem tecnologia, como automotivas e de telefonia ou então informática, são as principais que usam o gatilho mental de novidade para atrair os consumidores, de modo que acabam desejando trocar o que já tem pelo novo.
Do mesmo modo que o gatilho da escassez e da urgência são aplicados na prática por chamadas que anunciam o término de uma promoção, ou então, a quantidade limitada de um produto, dando ao público-alvo uma sensação de desespero ou medo de não conseguir.
De todo o modo, uma empresa deve alinhar seus gatilhos mentais com as estratégias de marketing, de modo que possam obter resultados positivos e atrair mais consumidores.
Considerações finais
Os gatilhos mentais são um recurso cada vez mais usado no marketing e nas vendas de uma empresa, de modo que ao serem bem estruturados, podem fazer com que o consumidor tome ações sobre os produtos ou serviços vendidos.
Tendo a característica de serem feitos de modo involuntário em alguns casos, usar e conhecer os gatilhos de uma forma benéfica para a empresa pode fazer com que, as campanhas de persuasão sejam mais fáceis de atingirem seus objetivos.
Por isso, quanto mais o empreendimento conhecer o seu público-alvo com os comportamentos durante uma jornada de compras, e suas ações posteriores a elas, maiores são as chances de fazerem com que os gatilhos tenham efeito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.