Com o cenário atual, o marketing digital cresceu a níveis jamais imaginados, tornando-se praticamente impossível ter um negócio sem ao menos adotar uma estratégia voltada para algumas das principais ferramentas do marketing digital.
Essas ferramentas de marketing possibilitam um mar de oportunidades, destacando a marca e gerando novos e possíveis clientes, conhecidos como leads. O consumidor se adapta às condições que lhe são impostas e arruma formas de não parar de comprar.
Assim, o cliente se volta para as plataformas digitais, buscando seus produtos e novos desejos, que serão potencializados pelo cenário do ambiente digital. Isso faz com que diversas empresas se lancem no mundo da web para aproveitar um pouco dessa nova fase.
Assim, se um comerciante coloca um banner informativo na frente de sua loja física, mostrando para os clientes que todos os itens podem ser adquiridos através de suas plataformas digitais, ambos os lados só tem a ganhar.
Desta forma, o cliente não se sente desamparado ao ver uma loja que ele gosta fechada, por qualquer que seja o motivo e, pode acontecer de até preferir realizar suas compras digitalmente devido a essa facilidade.
Atualmente, mais de 70% do tráfego é realizado por celulares e tablets, e as compras via esses aparelhos em conjunto dos computadores vem crescendo exponencialmente.
Então, divulgar uma marca aproveitando a realidade do marketing digital, automaticamente explica sua importância para o andamento dos negócios.
Contudo, para implementar essas estratégias, é necessário conhecer as ferramentas do marketing mais utilizadas pelas grandes empresas. Felizmente, neste artigo, abordaremos exatamente isso, por isso, acompanhe a leitura!
1 – Marketing em aplicativos de mensagens
As pessoas estavam cada vez mais ligadas aos aplicativos de mensagens, e no cenário atual, apenas aumentou o tráfego nos grupos e conversas sejam formais ou informais.
A questão é que em poucos segundos uma pessoa divulga um flyer digital para diversos contatos, em pouco tempo.
Assim, este banner de divulgação poderá ser visto e compartilhado em um número incalculável de pessoas que estejam interessadas em comprar ou simplesmente divulgar o produto ou serviço que está sendo vendido.
Outro fato relevante, foi a facilidade de transações colocadas tanto nesses aplicativos quanto no Pix, que possibilita a realização de transações imediatas e sem custo. Basta enviar a chave para a pessoa via esses aplicativos, e o pagamento é realizado.
A vantagem dos aplicativos de mensagens como ferramenta do marketing é que, dependendo da ação feita, tudo é realizado muito rápido, por isso diversas empresas estão investindo nessa nova ferramenta de venda. Pense e veja se é aplicável à realidade do seu negócio.
2 – Live marketing
O live marketing ganhou uma forma absurda no ano passado e continuará a crescer em 2021, justamente pelas pessoas precisarem se encontrar sem estarem próximas. É a oportunidade perfeita para gerar autoridade, vender o produto e conseguir clientes.
Montadas de forma simples e sem um custo elevado, as transmissões ao vivo podem ser realizadas para um público geral ou para um público nichado da marca. Basta uma boa internet e um notebook escritório, mas na falta disso, use um bom smartphone.
As lives podem ser feitas em redes sociais como YouTube, Facebook ou Instagram e o assunto é livre, você escolhe de forma estratégica e imagina como o seu consumidor irá receber. Se você vende artesanato, que tal uma live mostrando como que monta um item?
É importante que o conteúdo seja planejado, além de não esquecer de verificar internet, luz, áudio e imagens. É preciso que tudo esteja fluindo bem.
Ademais, prepare um plano B, pois certas situações tendem a acontecer quando uma pessoa está ao vivo.
As redes sociais permitem a gravação e publicação das lives, então, as pessoas podem acessá-las diretamente pelas plataformas de transmissão, mesmo se perderam o conteúdo ao vivo. É interessante para quem chegar depois conseguir ver o conteúdo.
3 – Criação de conteúdo para sites e redes sociais
A criação de conteúdo é fundamental para o engajamento da marca. Todo consumidor pesquisar algo sobre a marca na internet antes de realizar a compra.
Pensando nisso, um conteúdo de qualidade deve ser montado para possibilitar uma interação entre os envolvidos. Portanto, por mais que o marketing de conteúdo não seja uma estratégia atual, ela nunca perde sua relevância.
Antes, pessoas se reuniam nos chamados fóruns para discutir sobre um determinado assunto, mas com a chegada das redes, tudo é feito lá. Por isso a necessidade da criação de um conteúdo de relevância para as redes sociais e sites.
Alguns exemplos de conteúdos em plataformas e redes sociais para interação são:
- Blogs;
- Vlogs;
- Postagens interativas e chatbots;
- Stories.
Imagine as redes sociais como o som e iluminação para festas:são importantíssimos para possibilitar o ambiente entre o anfitrião e os convidados. Então, pensando nisso, veja como cada um desses pontos pode ser melhor aproveitado.
Blogs
Os blogs geram autoridade a marca e possibilitam com que o usuário veja o que a marca está divulgando e comentando. Muitas vezes, as pessoas gostam de ver se o blog é ativo para saber se a empresa se preocupa com a divulgação de novidades.
Pessoas que acessam os blogs veem uma oportunidade para entender como a empresa que ela pretende comprar trabalha. Além de tudo, os blogs geram maior relevância da marca nos mecanismos de pesquisa com o Google e o Bing.
Desta forma, o tráfego orgânico do site aumenta de forma exponencial, justamente pelo tempo em que a pessoa passa lendo os artigos, os algoritmos de pesquisa passam a entender que a sua marca é relevante para as pessoas.
Vlogs
Os vlogs são conteúdos audiovisuais, normalmente de bastidores ou assuntos não tão profissionais. Ou seja, é a oportunidade de mostrar para o consumidor quem são as pessoas que trabalham na marca e oque elas fazem.
Isso gera empatia e interesse, além de alguns consumidores se sentirem representados pelas pessoas e acontecimentos que não fogem muito de sua realidade.
Para empresas de prestação de serviços técnicos, visuais, venda de objetos e móveis feitos a mãos, pode ser uma boa forma de atrair um público de interesse. Pense como um estúdio para ensaio onde é feito os bastidores das ações da marca.
Postagens interativas e chatbots
No Facebook e Instagram, por exemplo, é comum as pessoas verem postagens rápidas e fáceis de ler, ou até mesmo vídeos curtos e ilustrativos do produto ou serviço que está sendo vendido.
Publicar com frequência, ensinando o passo a passo de algo, pode ser uma forte ferramenta.
Aliado à contratação de chatbots junto à plataforma, isso pode redirecionar os clientes de forma rápida e eficaz com os interesses do consumidor. Conversar com robôs nas redes tornou-se tão comum que deixou de ser um “meme”, passando a ser algo profissional.
Eles são rápidos, realizam registros e indicações e, se necessário, te encaminham para uma pessoa que o auxiliará. Lembre-se o consumidor tem pouco tempo e quer que seu problema seja solucionado.
Stories
Os stories tem a função de interação, sendo basicamente o engajamento por meio da realização de uma interação com a marca.
Ser mencionado nas redes sociais ou divulgar pessoas utilizando a sua marca são ferramentas em alta. Estamos na era de ouro do Instagram!
Aproveite essa possibilidade de fácil engajamento, realize a instalação de internetrápida para a publicação dos status e se preciso, invista em modelos e influenciadores digitais para divulgar sua marca.
4 – Call Learning
Vender cursos se tornou uma forma muito positiva de se empreender, e as empresas que investem nesse ramo estão utilizando de forma muito positiva as aulas online nos chamados sites de Call Learning.
Nesses meios, é possível divulgar o produto para o público de interesse. Dados são ferramentas do marketing importantíssimas para qualquer estratégia de marketing.
Pensando nisso, uma aula de 45 minutos pode ser oferecida para quem se inscrever no site e curtir as redes sociais da marca, e um link será gerado para a pessoa acessar a aula ao vivo.
Falar para pessoas que têm interesse no assunto é bem mais simples, e as chances de gerar um engajamento na marca são bem maiores. O lado positivo é que a aula será marcada somente após atingir um número mínimo de cadastrados.
Todas as informações referentes à aula podem ser enviadas diretamente por um e-mail marketing, além do conteúdo completo para compra.
Bônus: invista no site da marca
Todas as dicas dadas são importantíssimas para engajamento de público e geração de leads, mas o site da empresa é o coração do marketing digital. Será nele que o cliente se sentirá completamente seguro na hora de realizar a entrega de documentos, por exemplo.
Também é no site que o cliente busca por melhores promoções e produtos que as redes sociais podem não ter mostrado. Logo, é preciso que o site seja responsivo, tenha um design inteligente e responsivo, com o objetivo do empreendimento.
Todo o investimento feito no site juntamente das ferramentas do marketing, como arquitetura do site, botões responsivos, geração de SEO e velocidade de carregamento estarão responsáveis pela impressão que o cliente tem da marca.
O site funciona como um rótulo de vinho personalizado, e é necessário informar sobre o conteúdo para que o consumidor saiba com exatidão o que ele está consumindo.
Afinal, todas as estratégias levarão o cliente até o chamamos de página de venda, ou seja, o local onde a compra será realizada. Essas compras costumam ser realizadas no site da marca, justamente pelo renome positivo que os sites costumam ter.
Ainda existem muitas ferramentas do marketing que são tendência para o ano de 2021, mas esperamos que as principais, apresentadas neste artigo, auxiliem seu negócio a aplicá-las da melhor forma em suas estratégias de marketing digital. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.