O comportamento dos consumidores é uma questão essencial dentro do trabalho de vendas, sobretudo, na atuação de qualquer tipo de empresa dentro do mercado.
Tendo em vista que mostra a realidade dos desejos de consumo de qualquer tipo de cliente.
A base desse estudo nada mais é do que a compreensão das vontades e necessidades de qualquer pessoa dentro de um mercado, principalmente, em nichos de vendas.
Para um negócio de laudo veicular, entender cada uma dessas questões é uma forma de potencializar as maneiras de oferecer um produto ou serviço, saber chegar da melhor forma possível no consumidor e também trabalhar os gatilhos que fundamentam uma venda.
O essencial, então, é começar a olhar para pontos determinantes, de reconhecimento de uma pessoa, antes mesmo dela se tornar um lead ou uma compradora em uma loja.
No artigo abaixo vamos trazer mais informações sobre isso, focando no conceito do estudo consumidor, a importância de seu uso por empresas de moldes para usinagem e algumas dicas para negócios que estão começando nessa área de estudo.
Saiba mais sobre comportamento do consumidores
Para entendermos melhor sobre o que se trata o estudo do comportamento do consumidores, é preciso voltarmos um pouco ao processo de vendas, para entender de fato o que leva uma pessoa a isso.
Por exemplo, ao entrar em uma loja de roupas em um shopping, uma pessoa pode ter alguns tipos de sentimentos em relação à compra, que partem de um viés totalmente pessoal, algo que à frente será externalizado da mesma forma.
É o caso de alguém que precisa de uma roupa nova, e está naquele local para escolher a peça desejada, pagar e sair da loja com apenas aquele item.
Porém, o cliente da empresa de vestuário também pode ser uma pessoa que não faz ideia daquilo que deseja, e ao entrar na loja pode ter um impacto positivo ou negativo com inúmeras peças de roupa, escolhendo naquele instante se compra algo ou não.
Existe também a condição de uma pessoa que não tem nenhum tipo de expectativa de compra, mas que ao ver um mostruário interessante passa a considerar uma compra.
Neste e em tantos outros casos existe um modus operandi específico do próprio consumidor, onde ele toma decisões baseadas em sentimentos, desejos, vontades, e sobretudo a partir das escolhas feitas a partir da influência de uma empresa.
Essa é a base do estudo do consumidor, que pode ser definido como uma maneira de entender diferentes formas de consumo, sobretudo as relações de clientes com o mercado.
As principais bases utilizadas por profissionais para entender os fatores de influência são:
- Questões culturais;
- Questões sociais;
- Questões pessoais;
- Questões psicológicas;
- Questões situacionais;
- Questões demográficas.
Nas questões culturais podemos entender que algumas pessoas que fazem parte de uma cultura X pensam e compram de forma diferente daquelas dentro de uma cultura Y.
Isso deve ser considerado, por exemplo, dentro do caso de uma empresa multinacional, no momento em que ela estuda o mercado onde vai investir em um uniforme social feminino.
Em meio a essa possibilidade, são considerados pontos de influência relacionados a costumes e até mesmo vivências próprias dentro de uma sociedade específica.
Na parte social, podemos entender como as diferentes classes presentes dentro de um espaço podem se comportar de formas diferentes, optando por um estilo de vida e com isso compras com empresa de entrega rápida totalmente diferentes umas das outras.
Em relação a pontos psicológicos, são considerados pontos relevantes dentro de uma escolha de compra que são relacionados a sentimentos, desejos e até mesmo a personalidade do comprador, influenciando diretamente em uma compra.
Essa é uma das principais formas de trabalhar comunicações e dentro do marketing, incentivando e aguçando algum tipo de desejo por meio de gatilhos mentais.
A situação também pode ter uma alta influência nas relações de compra, tendo em vista que alguns pontos dentro do local de venda venham a impulsionar o cliente.
Por exemplo, lojas perfumadas e bem montadas podem trazer uma vontade a mais de compra uma tinta para banheiro, algo que também pode ser influenciado a partir do tempo de compra que aquele consumidor tem disponível, em um horário de almoço.
Por fim, é relevante trazermos para o estudo do comportamento dos consumidores as questões demográficas, que como o próprio nome sugere, se relacionam com o local de uma venda, o gênero das pessoas, as profissões e qualquer outra forma de categoria populacional.
Entender essas principais frentes é a base para uma boa compreensão do seu consumidor ideal, incentivando sua empresa de bateria de carro 60 amp no sucesso da venda.
São muitas as diferenças dentro de uma possibilidade de compra por parte do consumidor, o que mostra a variedade de situações que podem servir de pano de fundo para ações e estratégias feitas pelas empresas.
Sendo assim, quanto maior for a compreensão sobre potenciais motivos que levam um consumidor às compras ou aquelas razões que possam servir para convencê-los disso, melhores serão as chances de uma empresa no momento de vender.
Dicas para começar os estudos
A seguir vamos entender melhor algumas das principais formas de começar a estudar o comportamento dos consumidores dentro do viés da sua empresa de tenda de lona, utilizando práticas voltadas à especificação do seu negócio, sobretudo do seu tipo de cliente.
1. Entender o seu público-alvo
Uma das primeiras ações a serem feitas dentro do estudo do comportamento dos consumidores é justamente focar no tipo de cliente da sua empresa, que pode ser determinado a partir do tipo de negócio com o qual você trabalha e até mesmo a necessidade vinda por parte do cliente.
Isso pode ser encontrado a partir de uma segmentação base do seu negócio, por exemplo:
- Alimentação;
- Lazer;
- Esportes;
- Serviços;
- Internet.
Entendendo a delimitação do seu tipo de empresa, como um negócio focado em contratos de motoboy expresso fica mais fácil buscar por uma adequação e até mesmo uma forma de entrega dos produtos e serviços que tenham uma proximidade com o cliente.
2. Conhecer melhor o intuito do seu negócio
Agora que você já conhece melhor o seu cliente, é hora de entender mais sobre como o seu negócio consegue resolver os problemas dele.
Sem essa determinação fica muito mais difícil estabelecer uma ponte de contato que seja de fato eficaz.
Por exemplo, se você trabalha com serviços de softwares para lojas de conveniência, é importante saber mais sobre seus diferenciais e potências para o cliente.
É a partir dessa determinação que os pontos positivos poderão ser ofertados dentro de comunicações voltadas para este público específico, juntando então a entrega de um serviço a uma necessidade, assim, saindo à frente de concorrentes.
3. Promover grupos focais e pesquisas
Uma excelente forma de entrar em contato com consumidores, sabendo deles o que melhor é considerado dentro de uma decisão de compra, é a partir de pesquisas e entrevistas, como por exemplo um grupo focal, que é determinado a partir do seu segmento.
Ter esse contato próximo com pessoas que possam mostrar os pontos interessantes ou não dentro de uma campanha ou ação.
Sobretudo, em meio a um espaço de venda, pode ser a arma necessária para trazer os melhores resultados para sua empresa.
Além disso, essa se torna uma conversa feita com o cliente ideal, e entender tudo aquilo que ele deseja e saber o que ele acha de um produto ou serviço se faz essencial.
4. Estar por dentro de tendências de mercado
As tendências do mercado são considerados os espelhos de uma atuação no mercado, principalmente nos dias atuais ou no futuro.
Afinal, elas ditam os principais modos de consumo dentro do mercado, a partir de uma leitura comportamental.
Para um negócio entender a melhor forma de vender para o seu cliente, e trabalhar a adoração e convencimento por parte do consumidor, é essencial estar por dentro disso.
Uma boa dica é começar a frequentar eventos da sua área de atuação, procurar por palestras e estudos desse mesmo nicho, e contar com a ajuda de profissionais que possam garantir a compreensão das formas de atuação do consumidor no momento da compra.
Considerações finais
De modo geral, podemos entender que o estudo do consumidor nada mais é do que um aprofundamento feito por parte da empresa nas escolhas de compra de um possível cliente, estabelecidos a partir de diferentes formas e questões importantes.
Estar por dentro dessa análise, sobretudo da percepção de como pensa e age o consumidor dentro do mercado, é uma excelente forma de moldar sua empresa e entregar a melhor comunicação, venda e relacionamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.