Nos últimos anos, devido a crises nos mercados de alta complexidade e à falta de empregos para toda a população, gerou-se uma grande onda de empreendedorismo.
Por mais que criar um negócio próprio seja gratificante, o estresse do empreendedor é uma realidade da qual se é difícil fugir.
Mesmo que o empreendedorismo seja pautado pela liberdade geográfica e temporal, o ato de criar um empreendimento pode ser um passo (e tanto) que exige muita energia, foco, concentração e certa renúncia, de alguma maneira, ao convívio social.
Enquanto a imagem que as pessoas têm do empreendedor de sucesso é de alguém que tem sobra de tempo e mesmo assim garante a sua renda, a realidade é a de pessoas extremamente cansadas, estressadas e, com o tempo, adoecidas pelo trabalho.
Em razão de tais fatos, faz-se, cada vez mais importante, que quem tem o seu próprio negócio cuide da sua saúde mental e, também, busque entender as fontes de estresse no dia a dia a fim de mitigar os seus efeitos negativos.
Essa procura por bem-estar é vital para o ser humano e está relacionada de forma direta com o sucesso do empreendimento. Afinal, o empreendedor mais saudável está mais apto para tomar melhores decisões para o rumo dos negócios.
Enquanto um trabalhador registrado em carteira tem direito a férias, folgas semanais, carga horária diária e outros direitos garantidos, o empreendedor, dono de uma empresa de lavagem fachada, está ligado ao trabalho basicamente em tempo integral.
Por mais que se venda que a dedicação ao trabalho seja uma das características do empreendedor de sucesso e de que, também, quem tem um negócio deve ser um apaixonado pelo trabalho, é preciso medir o nível de trabalho feito no dia a dia.
Empreender é um investimento a longo prazo, então é mais saudável e até eficiente enxergar esse trabalho como uma maratona, e não como uma corrida de cem metros; ou seja, o trabalho pode ser feito com menos pressa e mais estratégia.
O que é o estresse empreendedor
A lógica de competitividade dos mercados pode ser extremamente nociva para a saúde humana.
Um dos grandes problemas que fazem com que muitos empreendedores adoeçam é a visão romantizada e meritocrática de que os resultados sempre chegam de acordo com a sua disposição e o seu foco, quando, na verdade, existem outros fatores e desafios a isso.
Quando uma pessoa abre uma empresa de instalação de para raios em casas e direciona todo o seu foco do dia a dia a esse negócio, é muito fácil que ele esqueça de dar atenção básica à saúde, como à alimentação e ao sono.
A força de uma empresa dentro do seu nicho não pode ser confundida com a de uma pessoa que tem seus medos, ansiedades e se estressa. Todos esses pontos podem até ser silenciosos a curto prazo, mas caso sigam anos, a fio, podem impactar a saúde.
Ao tomar a decisão de abandonar um trabalho registrado por um empreendimento próprio ou ao criar um produto a partir da necessidade, os gestores de pequenos negócios passam a acumular uma série de demandas e funções que se tornam sobre-humanas.
Dentro de uma assistência técnica especializada em conserto face id iphone x, o empreendedor, muitas vezes, trabalha, no dia a dia, com a manutenção, além de cuidar das compras, das burocracias, da divulgação do trabalho e outras tarefas.
Do ponto de vista da saúde pública, o estresse dos empreendedores pode significar um problema grave, uma vez que quase um quinto da população ativa é empreendedora e cerca de metade sofre desse estresse.
É conveniente salientar que esse número aumenta para setenta por cento em se tratando de mulheres, o que causa, de fato, um sobressalto.
Como o estresse empreendedor afeta o dia a dia
O estresse pode, muitas vezes, ser negligenciado no dia a dia dos empreendedores. Mesmo em pequenas doses e por eventuais problemas da rotina, esse fator pode se tornar uma bola de neve que afeta o rendimento, o comportamento e a saúde desse gestor.
Desde uma grande fábrica de materiais para cristalização automotiva até um pequeno comércio apresentam uma grande quantidade de conflitos e demandas que devem ser atendidas pelo empreendedor, que nem sempre vai ter condições mentais para lidar.
Em geral, o empreendedor está investindo toda a sua rede de trabalho e de finanças dentro do seu negócio próprio. Isso significa em muitos casos o fracasso do empreendimento, que é plenamente natural, significa uma grande perda pessoal.
Essa visão a longo prazo e um tanto pessimista pode até parecer assustadora, mas ela ronda os pensamentos de grande parte dos gestores de negócios que depositam a energia e a esperança no futuro em seu empreendimento próprio.
É muito importante ressaltar que o médico que empreende com o seu consultório de psicopedagogia clínica não lida apenas com as questões e com os esforços demandados no trabalho do dia a dia, mas também na gestão desse tipo de empreendimento.
Muitas vezes esse empreendedor vai deixar a própria vida em segundo plano e vai ser colocado em situações que dependem da sua decisão para guiar o futuro do empreendimento e a sustentabilidade da vida de todos os funcionários e parceiros.
A ansiedade por resultados a curto prazo podem obrigar psicologicamente os empreendedores a terem jornadas de trabalho exaustivas a partir da crença de que esse esforço acima do saudável vai trazer o sucesso.
A realidade é bastante diferente dessa expectativa, uma empreendedora que passa a maior parte do seu tempo no trabalho vai acumular estresses no dia a dia, perder tempo de qualidade de sono,alimentação e lazer até que isso dê frutos na saúde e nos negócios.
A ideia de mente sã, corpo são deve ser colocada em perspectiva dentro do mundo dos negócios a partir do pensamento que uma empresa só pode ser sustentável e eficiente a partir que os empreendedores e funcionários têm condições básicas de bem estar.
Como identificar e tratar o estresse de um empreendedor
Em grande parte dos empreendedores, é possível notar que a imagem de liberdade de tempo e de espaço que os gurus promovem é completamente falsa, e isso porque eles vivem cheios de demandas a serem atendidas e tarefas a serem realizadas.
O gestor de uma fábrica de abrasivo para jateamento não tem um patrão, um horário a cumprir ou metas impostas por terceiros como os seus trabalhadores, mas assim como seus funcionários, ele sofre muita pressão por resultados.
Essa combinação faz com que muitos empreendedores negligenciam sua saúde, seu bem-estar e a sua vida pessoal. Por conta dessa negligência, ele acaba cumprindo uma carga horária muito maior, sem descanso, e totalmente focado no trabalho.
Visando o equilíbrio dessa equação e a redução do estresse acumulado pelo trabalho é possível que o empreendedor de uma empresa de monitoramento residencial via internet mude alguns hábitos. Entre estes estão:
- Definir o horário de trabalho e os dias;
- Criar metas atingíveis em certos períodos
- Manter equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
- Delegar funções e contratar serviços.
Muito da aplicação desses pontos no dia a dia dizem sobre a capacidade de o empreendedor criar rotinas e manter elas com disciplina, tanto para render o suficiente no trabalho quanto para não prejudicar a sua saúde.
Considerações finais
Desde os trabalhadores assalariados que trabalham em empresas de outras pessoas até empreendedores que desenvolvem o seu próprio negócio de manutenção de amortecedor veicular estão sujeitos, no dia a dia, a lidar com uma série de fontes de estresse.
Isso pode ser observado de forma muito frequente na sociedade atual à medida que é possível observar um grande número de profissionais e empreendedores que passam por quadros de ansiedade, depressão, estafa e até burnout.
Nesses casos, o problema pode ser mais grave quando se trata de um empreendedor, não só porque o estresse afeta as decisões que ditam o rumo e o sucesso do projeto, mas, também, em geral, a própria vida do empreendedor.
Independentemente do porte do negócio que é gerido pelo empreendedor, este vai ter alguns comportamentos provocados pela rotina diária que se aproximam muito ao quadro de um paciente diagnosticado com ansiedade e outros transtornos psicológicos e psiquiátricos.
A dificuldade de relaxar, dormir, desligar-se dos meios de comunicação e até de pensar em outros assuntos alheios ao trabalho podem até se confundir com foco ao longo prazo, mas com o passar do tempo, a conta chega em forma de estresse e outros problemas de saúde.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.