Uma oportunidade de melhorar o relacionamento com o público consumidor da empresa é utilizar o lead tracking.
Porém, é um conceito muito específico que precisa ser definido para desencadear os resultados desejados.
Primeiramente, é vital compreender o que são os chamados leads.
Basicamente, eles são contatos de potenciais clientes que passaram suas informações específicas para poder receber algo oferecido pela empresa selecionada.
Com isso, é possível iniciar uma relação com eles para que possam se tornar consumidores de fato, aumentar o número de vendas de uma empresa.
Com esse conceito definido, é possível definir que o lead tracking é o rastreio de potenciais clientes que visitam um determinado domínio online com a intenção de realizar uma compra.
Utilizando o lead tracking, é possível identificar todo o percurso do cliente durante a visita ao site da empresa, desde o primeiro contato até a realização da compra, com um controle de quais páginas são visitadas.
Além disso, ele permite compreender quem são os leads que acessam sua página, o que elas acessam e o histórico interativo deles.
Dessa forma, é possível identificar quem de fato se interessa pelo conteúdo do site.
Tendo essas informações, a empresa consegue definir seu público-alvo, e com isso, direcionar para quem será destinado às campanhas e os serviços para aumentar as vendas.
Essa estratégia é ótima quando não há grande fluxo de compras por impulso, uma vez que analisa todas as ações do potencial cliente na página.
Ter as informações de desejo do cliente permite que haja uma venda eficaz, porque todo o fluxo de serviço será direcionado a atender os desejos dele.
Como trabalhar essa prática
Para que a estratégia de lead tracking traga os melhores resultados, é preciso destacar alguns pontos em que os esforços devem se concentrar para que os resultados sejam, favoráveis, como:
- Encontre o melhor software para sua empresa;
- Foque nos interessados;
- Entre em contato no momento correto;
- Agrade o cliente.
Para melhor compreensão e aplicação da técnica do lead tracking, cada uma das dicas será analisada separadamente e com mais detalhes.
1. Encontre o melhor software para sua empresa
Existem diversas plataformas que podem disponibilizar esse mecanismo para o site de cada empresa, afinal, as páginas não vêm automaticamente com o recurso.
Portanto, pesquise na internet os softwares disponíveis, faça testes, veja qual melhor se adapta à empresa e aos funcionários, para que ela seja usada efetivamente.
Se nenhuma das opções já existentes agradar, ainda é possível contratar um programador para criar um desses especialmente para o seu negócio, com as características que desejar.
2. Foque nos interessados com lead tracking
O principal objetivo desse mecanismo é identificar o movimento que acontece na página da empresa.
Portanto, ao colocar em prática a ferramenta, é imprescindível focar os esforços e análises nos usuários que realmente se interessam pela página.
Ter um site pode atrair muitos visitantes, mas isso não significa que todos são clientes e estão interessados em de fato adquirir o serviço ou produto ofertado, existem muitos curiosos nessas plataformas.
Isso é feito com base nas páginas que foram acessadas dentro do site por cada usuário.
Portanto, é possível identificar os interesses de cada um, como preços, carrinho, orçamento, fale conosco e afins.
Por exemplo, se uma empresa de assistência técnica Apple Iphone que tem uma página e usa essa estratégia ver que o consumidor clicou na aba “preços” e depois em “dúvidas frequentes”, ela consegue entender que ele está interessado e focar em sua experiência.
Dessa maneira, com o lead tracking é possível investir tempo, recursos e esforços em leads que podem consumir a empresa e aumentar o desempenho dela.
3. Entre em contato no momento correto
Com o conhecimento de que páginas cada usuário acessou, é possível identificar seus interesses e direcionar o discurso de venda para instigar a compra de cada produto desejado e pesquisado.
Outra opção de ferramenta adicional ao lead tracking é habilitar as notificações para avisar o empreendedor quando tiver algum interesse em determinado assunto, podendo entrar em contato no calor do momento.
Por exemplo, se uma empresa de alimentação corporativa com marmitex usa essa estratégia de notificação no seu site ao clicarem na seção de preços, ela pode iniciar uma conversa com o cliente no momento para direcionar o discurso e instigar a compra.
4. Agrade o cliente
Como já existe o conhecimento sobre os desejos dos potenciais clientes, a melhor estratégia é agradar a ele.
Isso porque criará um relacionamento com ele e terá um direcionamento de estratégia de venda direcionado e efetivo.
Dessa maneira, é possível disponibilizar descontos com estratégia específica, para que o cliente seja agradado e se sinta mais confortável e instigado a adquirir o serviço ou produto ofertado.
Por exemplo, uma empresa que realiza delivery de medicamentos e usa essa estratégia consegue entender em quais pontos da hora de contratar o serviço o cliente precisa de ajuda, e já atua, ela agrada o cliente, aumentando os laços com ele.
5. Acompanhe a evolução constantemente
Com o lead tracking, existe a possibilidade de um acompanhamento do caminho dos clientes e das vendas.
Dessa forma, é importante que a empresa se mantenha informada sobre os interesses e a evolução da estratégia.
Dessa forma, é possível direcionar cada vez mais os mecanismos de marketing, para que eles sejam mais efetivos e possam trazer os benefícios devidos para a empresa.
Por exemplo, se uma empresa que vende camisa com logo bordado acompanha a evolução constantemente e percebe que as pessoas pararam de acessar a página de bordado de bichinhos, ela pode direcionar a propaganda para a estampa que está em alta.
Vantagens do servço lead tracking
Trabalhar com esse mecanismo, de maneira efetiva, pode trazer diversos benefícios para a empresa de modo geral. Portanto, serão analisadas abaixo:
- Criação de gatilhos personalizados;
- Entrega de conteúdos relevantes;
- Maior foco;
- Melhora na experiência do cliente;
- Identificação dos gostos;
- Identificação do público-alvo;
- Fidelização dos clientes;
- Transformação de potenciais a novos clientes;
- Destaque frente a concorrência.
Portanto, para que cada benefício seja compreendido plenamente e seja possível identificar como cada ponto pode afetar positivamente a empresa, eles serão analisados separadamente.
Criação de gatilhos personalizados
Como há um conhecimento de como cada página afeta a experiência do usuário, é possível criar gatilhos específicos que irão instigar o consumidor a adquirir o produto desejado.
Entrega de conteúdos relevantes com o lead tracking
Com um perfil montado de interesses que os visitantes do site tem, é possível criar um conteúdo mais direcionado a assuntos que interessem os leitores.
Dessa forma, as postagens serão sempre de conteúdos relevantes, pois a empresa tem a noção de que tipo de tópico afetará positivamente o modelo de leitor da página.
Com isso, é possível poupar esforços, tempo e investimentos em conteúdos que não teriam um resultado de fato no tipo de cliente que acessa o site da empresa.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia que com essa estratégia percebe que há mais acessos na página “computador completo” do que “celular novo”, ela consegue postar sobre conteúdos que tenham a ver com o mais acessado, interessando o público em geral.
Maior foco
Consequentemente, a empresa de modo geral tem um foco para investir e entender como conquistar o consumidor interessado.
Isso ajuda no desenvolvimento da empresa, que cresce com seu público já definido.
Esmera na experiência do cliente
Ao identificar o caminho completo que cada consumidor faz, é possível definir como melhorar a experiência dele, enquanto no site.
Sendo assim, consegue-se identificar em quais pontos o cliente desiste de consumir e como melhorar isso.
Dessa forma, a empresa tem a chance de alterar os momentos específicos que causam a maior desistência e aumentar o número de vendas.
Por exemplo, se uma empresa que vende batedeira de massa industrial perceber que os usuários desistem de comprar esse produto por conta de uma página que deve preencher um longo cadastro para pagar, eles sabem que devem mudar isso e facilitar para o cliente.
Identificação dos gostos
Com o uso dessa estratégia, é possível que a empresa identifique quais são os gostos e desejos que os clientes fiéis têm, podendo focar as campanhas de venda e os produtos.
Identificação do público-alvo
É vital para qualquer empresa identificar o seu público-alvo, pois assim, ele tem conhecimento de para quem deve direcionar suas estratégias.
Com esse mecanismo de lead tracking, a firma consegue saber exatamente o seu e consegue focar nas atividades e conteúdos postados, tendo uma maior interação e desenvolvimento da empresa em si.
Por exemplo, se uma empresa de entrega de documento usa essa ferramenta, ela consegue identificar que seus consumidores são adultos, de ambos os gêneros e que moram distante dos centros importantes, podendo direcionar os seus trabalhos.
Fidelização dos clientes
Ao definir o que mais interessa os clientes e postar sobre, ele fica mais suscetível a se sentir importante, pois sabe que seus desejos são atendidos.
Dessa forma, eles se tornam mais fiéis à marca e podem gerar uma rede de indicações, aumentando o público.
Destaque frente a concorrência
Mostrar preocupação com cliente, direcionar os trabalhos e focar nos objetivos desejados auxilia uma empresa na hora de se destacar em relação à concorrência, podendo aumentar cada vez mais a expansão da marca e o reconhecimento.
Por exemplo, uma empresa que vende calha de chuva e investe na identificação da jornada de seus potenciais clientes consegue focar suas campanhas de publicidade para os desejos deles e o público, destacando-se no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.