Quando um profissional ingressa no mercado de trabalho ou inicia sua formação, ele sempre tem uma empresa ou uma marca que deseja trabalhar, seja porque a empresa tem um produto valioso ou porque seus profissionais valorizam o employer branding.
A palavra em inglês pode ser traduzida como marca empregadora ou perfil empregador, essa definição é empregada na área de marketing e empreendedorismo para descrever empresas que são capazes de atrair talentos e manter funcionários de qualidade.
O desenvolvimento profissional é um processo bidirecional liderado pelo departamento de recursos humanos e promovido pelo departamento de marketing. Essas duas abordagens trabalham juntas para alcançar resultados.
Um profissional que trabalha com pilates para idosos com osteoporose e se destaca no mercado não está apenas em busca de emprego, mas de uma posição que melhor atenda às suas expectativas e objetivos profissionais.
Quando o RH colabora com o setor de marketing, as empresas valorizam seu público interno de funcionários, isso aumenta simultaneamente a produtividade e a satisfação dos colaboradores.
Eventualmente, pontos como cultura, missões, visões e valores da empresa foram considerados partes auxiliares e muitas vezes ignorados. O processo de desenvolvimento de uma marca empregadora requer atenção a essas questões.
Para entender o que é a marca do empregador, é importante reconhecer o conceito, mas principalmente a sua implementação prática, para que os empreendedores tenham mais confiança no valor da qualificação e valorização dos profissionais de uma empresa.
O que significa Employer Branding?
Cada vez mais as empresas reconhecem o valor de seus profissionais, em meio aos mercados mais competitivos, empresas que lideram suas áreas de atuação, além de investirem em marketing para os clientes, também se comunicam com seus colaboradores.
Employer branding é a combinação da ideia de um local de trabalho positivo que valoriza seus funcionários com uma estratégia de comunicação que promove tanto a estrutura interna quanto a externa.
Uma empresa bem administrada, que atua com lavagem de estofados de carros a seco é capaz de atrair os melhores funcionários e retê-los por um longo período de tempo.
Por isso ela acaba acumulando uma série de benefícios que se tornam verdadeiras vantagens competitivas.
Além disso, a empresa pode economizar recursos ao não contratar, treinar ou demitir profissionais, mas sim comunicar de forma mais eficaz as ações que aumentam a produtividade e valorizam a marca a curto e longo prazo.
O objetivo das estratégias de Employer Branding é criar e consolidar uma marca forte e atrativa que seja utilizada pelos profissionais de marketing e recursos humanos para atrair e reter seus funcionários, além de produzir e vender mais.
Mais do que realizar ações esporádicas de desenvolvimento profissional, uma empresa que vende persiana romana double vision e que deseja investir em Employer Branding leva vantagem ao criar uma maior consciência do local de trabalho.
Isso ocorre por meio de uma presença planejada e estruturada que acompanha de perto todos os pontos de contato da empresa com seus colaboradores, prestando o auxílio necessário e ouvindo ativamente as preocupações e atividades do dia a dia.
Quando uma empresa tem uma imagem positiva no mercado, ela tem os funcionários mais talentosos e é capaz de implementar novos métodos mais eficientes e produtivos.
Qual a importância de utilizar o Employer Branding
Em um ambiente que valoriza cada vez mais as qualidades intangíveis, ter pessoas que as promovam pode ter um impacto significativo dentro do desenvolvimento da empresa.
Além disso, é significativa a importância da marca na criação e manutenção de campeões para a empresa, o que repercute positivamente na produtividade de empresas que produzem agenda feminina personalizada, por exemplo.
É possível imaginar o que ocorreria, se estiverem mais satisfeitos com o trabalho e se sentirem orgulhosos dele, dedicarão mais esforços para atender às expectativas do empregador.
Outro fator a considerar é a concorrência, ou seja, se trabalharem em uma empresa reconhecida por ter um ótimo local de trabalho, a posição será mais difícil de ser conquistada e mantida.
O principal benefício de uma alta marca empregadora é a economia de custos no processo de recrutamento e seleção.
Uma empresa respeitável tem uma reputação positiva que atrai candidatos mais qualificados, o que reduz a quantidade de tempo e recursos normalmente necessários.
Ao considerar o valor de uma estratégia nessa área, também é importante para empresas que atuam com polimento de farol com verniz, considerar o impacto positivo nos relacionamentos com fornecedores.
Quanto mais profissional for a apresentação da empresa, mais facilmente os fornecedores poderão participar do processo, consequentemente, agregarão valor à operação. Isso facilitará a maneira como eles fazem negócios e como se sentem em relação à empresa.
No entanto, para garantir a eficácia das ações e estratégias de Employer Branding, algumas diretrizes devem ser seguidas. São elas:
- Planejamento de objetivos e metas específicas;
- Determinar o estado atual da empresa;
- Reconhecer as características de cada grupo de colaboradores;
- Utilizar métodos eficazes para se conectar com o mais benéfico;
- Desenvolver planos para avaliar e valorizar os funcionários.
Essas ações dependem de dar cada passo na ordem, porque se uma empresa deseja realizar todo o potencial de sua marca como empregadora, ela deve entender seus funcionários.
Melhores estratégias de employer branding
Depois de reconhecer o valor de fazer a empresa parecer desejável para se trabalhar, é preciso entender e examinar os componentes que contribuem para essa reputação.
É óbvio que empresas que não atentarem para essas premissas irão reproduzir conceitos que não estão de acordo com seu modo de atuação, nem condizentes com os objetivos traçados para a empresa.
Após a importância e as vantagens de se aplicar o employer branding é necessário pensar em quais são as melhores estratégias de employer branding para serem aplicadas dentro de uma empresa e ampliar seus resultados.
- Planejamento;
- Foco;
- Experiências;
- Comunicação.
De modo geral, no ambiente interno, essa é uma preocupação significativa e não basta ter iniciativas efetivas, é preciso comunicá-las de forma eficaz.
Não basta realizar, é preciso demonstrar o que foi realizado, para garantir que a estratégia teve os resultados pretendidos.
Qual é a função prática do employer branding?
Cada interação com candidatos e clientes tem o potencial de ser um acelerador ou detrator da marca do seu empregador.
Por isso, a primeira sugestão é cuidar da gestão de todos os canais que facilitam a comunicação com esses públicos, como as redes sociais, os sites, os chatbots e a comunicação direta via e-mail ou telefone.
O objetivo é destacar seus pontos fortes como oportunidades para melhorar sua reputação e, consequentemente, aumentar a atração e retenção de profissionais.
Outra estratégia comum de marca do empregador é designar e empregar embaixadores da marca para atrair profissionais e utilizá-los para atrair novos funcionários.
4 benefícios do employer branding para empresas
O objetivo da marca do empregador é criar uma marca respeitada no mercado de trabalho para empresas do setor de cortina romana cozinha ou qualquer outro que esteja disposto a melhorar seu posicionamento interno.
É uma estratégia que leva a resultados de longo prazo, por isso é importante analisar as ações de Employer Branding de forma consistente para alcançar e manter a reputação desejada.
Este esforço tem vários benefícios. Alguns dos benefícios dessa abordagem podem ser vistos com o intuito de informar e auxiliar os empresários a melhorarem seu posicionamento interno, são eles:
- Maior taxa de atração e retenção de talentos;
- Mais produtividade dos times;
- Maior número de indicações;
- Impacto positivo nas relações públicas e marketing.
Esses são apenas alguns dos principais benefícios que até empresas do setor de interfone ip sip podem usufruir ao trabalhar com estratégias de melhora do employer branding. Basta fazer da maneira correta.
Como fazer a implementação do employer branding?
Para que seja bem sucedida, as empresas precisam saber implementar as técnicas e estratégias de forma adequada.
Elas podem fazer isso de diversas formas, porém, seguir alguns passos importantes podem funcionar melhor para trazer resultados o mais rápido possível. São eles:
Comunicação clara e objetiva
Primeiro, é possível determinar o posicionamento da marca e assim determinar o que ela deseja comunicar. É preciso também incorporar esses discursos na cultura interna.
Esses princípios devem ser comunicados aos colaboradores tanto internamente quanto por meio do diálogo com seus superiores. Isso facilita um alinhamento mais abrangente de todo o plano.
Desenvolver uma cultura diferenciada
Ter uma cultura organizacional bem estabelecida, exclusiva da empresa é fundamental para que os funcionários tenham uma percepção positiva do negócio.
Quando a cultura é implementada de forma consistente no dia a dia, ações internas são tomadas, o que levará a uma percepção mais positiva da marca empregadora.
Criação de uma boa presença online
As redes sociais são um recurso inestimável para uma marca de compressor hitachi obter reconhecimento, revelar um pouco mais sobre as ações da empresa e também aumentar a confiança por meio da marca empregadora.
Além disso, ter um plano para disseminar a cultura e o dia a dia da empresa na internet tem um impacto significativo no Employer Branding.
Considerações finais
Ter ferramentas que facilitem a comunicação interna é fundamental para manter a reputação do empregador. Além disso, é possível realizar ações que valorizem, retenham e engajem os colaboradores de forma mais efetiva.
Outro ponto, é promover alta produtividade e senso de comunidade. Agora, com os benefícios da marca do empregador citados, saiba mais sobre outras estratégias que podem ajudá-lo a manter o interesse em sua organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.