O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que visa a comunicação direta via o endereço eletrônico pessoal, entre uma companhia e os seus clientes ou fornecedores.
Sendo assim, engana-se quem acha que é um meio de comunicação ultrapassado que não funciona mais nos dias atuais, com a popularização dos sites e redes sociais.
Esse canal de comunicação ainda hoje é usado por grande parte das organizações mundiais como um meio de melhorar o relacionamento com os clientes e gerar mais vendas para a empresa.
Uma empresa que disponibiliza professores de aula de meditação para iniciantes, por exemplo, utiliza muito esse meio de divulgação, para ajudar pais a verem o currículo desses professores.
Portanto, para saber mais vantagens em trabalhar com essa estratégia, é necessário conhecer a evolução do e-mail marketing até os dias de hoje.
Evolução do e-mail
O e-mail, como é conhecido hoje, foi criado pelo programador Ray Tomlinson na década de 70, com o objetivo de permitir que as pessoas conectadas no mesmo computador enviassem mensagens entre elas.
Em 1973, o e-mail é conectado à internet da época (ARPANET), que possibilitou que os funcionários de uma empresa pudessem se comunicar mais facilmente.
Entretanto, só em 1990 com a criação do primeiro e-mail gratuito (hotmail) que ele se popularizou como um meio de comunicação para o mundo todo.
Em 1996, as empresas incorporaram o e-mail marketing como grandes portais para vendas e informações sobre seus produtos e serviços, criando diversos serviços de e-mail, para suas empresas, como:
- Gmail;
- Zipmail;
- Igmail;
- Yahoo.
No final da década de 90 o e-mail marketing começou a se popularizar ainda mais entre as empresas, por proporcionar um novo meio de comunicação com os clientes.
Por esse motivo, até mesmo empresas como as de laudo máquina nr12, por exemplo, se interessaram muito por essa nova estratégia de marketing.
Entretanto, com isso os spams foram criados e os meios de proteger o usuário dele também, então o mercado entendeu que não bastava mandar e-mails e mais e-mails sem pensar em quem o estava recebendo.
Assim como, compreendeu que para mandar uma “propaganda” efetiva por e-mail e não acabar na caixa de spam é necessário conhecer os gostos e interesses de quem vai receber esse e-mail.
O que ajudou no final das contas a consolidar essa estratégia como uma das maiores fontes de marketing digital já conhecidas.
E pode parecer que não, mas ainda hoje é uma estratégia que funciona muito bem para se obter sucesso no uso desse tipo de ferramenta do marketing.
O que pode ajudar consideravelmente na fidelização dos clientes de uma empresa especializada em vender manta líquida impermeabilizante transparente, por exemplo.
Por se mostrar disposta a ajudar o cliente e ajudar com as suas necessidades em relação ao seu produto.
Como fidelizar o cliente com o uso do e-mail marketing?
O envio de conteúdos relevantes para os clientes é essencial para garantir um bom relacionamento básico entre empresa e cliente.
Os e-mails marketing podem garantir taxas de vendas ainda maiores, por isso, mostraremos a seguir táticas de como usar o e-mail marketing para fidelização de clientes.
Ofertas exclusivas
Atualmente o senso de exclusividade é um grande motivador na hora de tomar uma decisão sobre uma compra.
Quando a empresa planeja lançar algum produto e deseja que ele seja um sucesso, recomenda-se que o anuncie primeiro entre os clientes especiais.
E melhor ainda que se ofereça algum “brinde” ou produto exclusivo e relevante para os primeiros que adquirirem o produto oferecido.
Os clientes irão se sentir mais especiais por essa atenção e se sentirão estimulados a comprar mais e mais os produtos da empresa.
Vantagens para clientes especiais
Seus clientes especiais representam a maior parte do lucro da empresa, por isso vale investir para esse número aumentar mais e mais todos os dias.
Pode ser por meio de ofertas e benefícios para quem atingir um certo valor de limite de compra, os benefícios podem ser os mais variados possíveis, para atrair a atenção de todo o tipo de público.
No caso de empresas que ajudam a encontrar o melhor meio de cultura BDA para fungos, por exemplo, ofereça guias informativos sobre mais informações desses fungos e como evitá-los.
Uma visita a sede da empresa, acesso a um material exclusivo sobre seus produtos e serviços, participação em eventos ou frete grátis por um período.
Todas essas e outras estratégias devem ser usadas no planejamento de e-mail marketing da empresa, por meio de layouts exclusivos para mostrar o diferencial em ser um cliente VIP.
Lembrete sobre expiração de ofertas ou bônus
Esse tipo de e-mail marketing ajuda muito nas estratégias de fidelização de clientes, por meio de lembretes sobre expiração de vale compras ou cupons que o cliente precise usar.
Além de se sentir grato por ser lembrado, o aviso da expiração gera uma necessidade de urgência em usar esses bônus, o que pode aumentar as vendas diretas.
Se sua empresa trabalha com galpão pré moldado de concreto, por exemplo, é possível mexer no disparo deste e-mail para que ele seja enviado assim que o prazo de validade estiver se aproximando.
Agradecimento
Um e-mail de agradecimento pela compra pode mostrar que a empresa se importa mesmo com seu cliente. Mesmo que esse hábito seja pouco praticado, segue sendo necessário.
Uma maneira de incrementar esse e-mail é oferecer algo como um desconto favorável para a próxima vez que o cliente for comprar com você.
Abordagem personalizada
É necessário excluir as ações de massa do email marketing com mensagens automáticas para todos, mostre ao cliente que a empresa sabe de suas necessidades e vai atendê-las.
Fazer e-mails exclusivos para o público como um e-mail de aniversário, por exemplo, com um cupom para usar no mês de aniversário, e dicas do que comprar com ele baseando se em suas compras anteriores.
Portanto, se o cliente comprou recentemente umatorre pinça inox ou mais, por exemplo, a empresa pode oferecer belos e resistentes vidros para compor o uso dela.
É necessário fazer de cada meio uma oportunidade de tornar momentos únicos e assim aumentar o número de clientes fiéis a sua marca.
Ferramentas para facilitar esse processo
Dito isso, vale lembrar que existem diversas ferramentas de e-mail marketing para facilitar o processo de fidelização de clientes.
Uma boa ferramenta de e-mail marketing oferece envio facilitado de e-mails personalizados e gerenciamento da lista de contatos, o que facilita saber sobre cada cliente.
Sobre seus gostos, preferências, e até mesmo em pesquisas mais profundas se ele já desrespeitou alguma sinalização vertical de advertência, por exemplo, alertando sobre condições de perigo.
A RD Station, por exemplo, é uma das ferramentas mais usadas na automação de marketing, além de melhorar a automatização de e-mail marketing, engloba toda estratégia de marketing de uma empresa.
Com ela é possível administrar a presença social online e integrá-las com o marketing de venda, tornando o processo muito mais fácil.
Outro exemplo é o Active Campaign, uma das ferramentas mais básicas e úteis para a automatização de e-mail marketing.
Seu diferencial é ter recursos avançados em uma versão Premium, rastreamento geográfico e a entrega ser gerenciada.
Existe também o Keap, também uma das ferramentas de gerenciamento de relação com o cliente mais usadas e recomendadas.
Criar designs que ajudam a chamar a atenção do cliente e meios da empresa conhecer melhor os gostos de clientes, otimizando os e-mails que serão mandados para ele.
O uso da Ferramenta Mailify também é extremamente importante para esse objetivo, ela tem conexão com o Google Analytics, o que deixa mais fácil visualizar os dados dos clientes.
Por fim, a Aweber, conhecida por seu custo-benefício, seu uso é pago, mas não é um preço exorbitante além do programa dispor de um período de 30 dias grátis para teste.
Com essa ferramenta é possível criar campanhas e usar um dos inúmeros templates disponíveis para criar e-mails personalizados para seus clientes.
Considerações finais
Em resumo, o e-mail marketing é uma das melhores ferramentas de comunicação com os clientes de uma empresa no ambiente digital.
Por isso, é importante dedicar um tempo para conhecer bem sobre o e-mail marketing e sua história, podendo entender bem seu objetivo.
Além disso, ele ajuda a empresa a conhecer o cliente, e saber formas de como chamar sua atenção e ganhar a sua fidelidade através de boas ferramentas.
Mesmo se a empresa tratar da criação de laudo de periculosidade posto de gasolina ou molduras exclusivas feitas em minutos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.