Devido a sua popularidade e pela praticidade ao ser utilizado, o e-mail marketing acabou se tornando uma estratégia de marketing utilizada para conquistar potenciais clientes e manter os que já existem.
Enviado para uma determinada lista de contatos, o e-mail marketing tem o objetivo de cumprir o planejamento que um empreendimento determinou, embora muitas vezes esteja relacionado ao ato de conquistar vendas ou consumo de serviços.
Citando como uma hipótese, uma empresa de higienização de estofados pode mandar e-mail marketing para prédios comerciais oferecendo os seus serviços ou anunciando promoções de desconto na compra de algum pacote.
O surgimento do e-mail
Criado para substituir cartas de uma forma eletrônica, o inventor deste modelo de comunicação foi o programador Ray Tomlinson, em 1971.
E por ter relações com o papel e a escrita das tradicionais correspondências, a palavra “e-mail” significa correio eletrônico, e o objetivo de Ryan inicialmente era conversar com os colegas que trabalhavam com ele em um projeto.
Com o pensamento de que uma pessoa poderia deixar mensagens para a outra na ausência dela, Ray criou o canal de comunicação que tinha como necessidade um remetente, quem está enviando, e o destinatário, quem está recebendo.
Inicialmente pelo e-mail só poderiam ser enviadas mensagens de texto, mas com o passar dos anos e com o upgrade da internet, passou a ter a possibilidade de se compartilhar documentos em diversos formatos, arquivos de áudio e mídia visual.
E com isso, a forma de comunicação foi se popularizando no cotidiano das pessoas, servindo não somente como um modo de diálogo casual, mas também como um modo de se fazer publicidade, como de iluminação de salas.
A diferença entre e-mail marketing e spam
Mesmo ambos visando divulgar para um grande número de pessoas, existe uma diferença entre os dois que é a autorização para que o conteúdo seja enviado.
Enquanto o e-mail marketing é feito para uma lista de contatos que desejaram receber algum conteúdo e tenham de alguma forma se cadastrado previamente, o spam é enviado de modo automático sem o consentimento do usuário do e-mail.
Dando uma hipótese, um e-mail marketing de locação de uniforme só será enviado caso o usuário tenha demonstrado o interesse em alguma página oficial da empresa antes ou após adquirir o serviço, e o spam é enviado muitas vezes sem quaisquer laços ou relações.
Por que utilizar o e-mail marketing?
Ainda sendo bastante utilizado na área comercial e empresarial, o e-mail tornou-se uma ferramenta indispensável para se comunicar com os consumidores, tão importante como páginas na web e redes sociais.
E por ser tão comum em se possuir um, visto que são um item quase obrigatório para realizar cadastros nas páginas ou uma via para contatos de orçamentos de montagem de andaime tubo roll, o e-mail marketing pode ser vantajoso.
Utilizando o correio eletrônico, é possível ter uma área de alcance ainda maior do que depender dos algoritmos das redes sociais, porque os destinatários irão receber a mensagem, mesmo que ela não seja aberta.
E com eles, pode-se ter um controle de quantos irão receber por dia ou por mês, também podendo-os dividir em mensagens textuais ou visuais dependendo do conteúdo que será enviado.
Com um e-mail de marketing, o profissionalismo também pode estar incluso na mensagem com os layouts e os endereços corporativos que passam uma maior seriedade sobre o que está sendo enviado.
Tornando-se também um canal de contato mais direto com o empreendimento em caso de dúvidas sobre lavanderias por quilo, reclamações de produtos ou sugestões de melhorias.
O baixo investimento em um e-mail marketing também é uma das razões que o torna atrativo para as empresas adotarem como estratégia de marketing.
Visto que um domínio pago e um responsável por essa área podem executar a função de enviar as mensagens.
Tipos de e-mail marketing
As possibilidades de e-mail marketing que uma empresa pode aderir são vastas, dando a oportunidade de utilizar uma ou mais modelos para transmitir a mensagem que deseja.
As newsletters são o formato tradicional e famoso deste modelo de email. Também chamado de boletim de notícia, a newsletter é enviada em um determinado período com temas diferentes, porém, ainda relacionados a empresa.
Enviada por meio de assinaturas em uma página, os conteúdos podem ser mais intensificados, o que se torna um ponto positivo para despertar a curiosidade do usuário ao ponto dele assinar e desejar receber as mensagens eletrônicas.
Se um negócio que trabalha com madeira aparelhada oferecer uma newsletter, o conteúdo do boletim pode vir além do que se está escrito na página, dando dicas de decoração e até mesmo os cuidados na manutenção do ambiente que teve o material instalado.
Outro modelo de e-mail marketing são as atualizações de uma página, algo que pode ser muito semelhante a uma newsletter dependendo de como o empreendimento a planejou, mas com a função de servir como alerta para os novos conteúdos.
Pode ser a oportunidade para manter o consumidor fiel a página e tendo as possibilidades de conhecer ainda mais em primeira mão, porque o alerta irá aparecer primeiro em comparação aos que ainda irão buscar.
Receber promoções pode ser a primeira coisa que se pensa quando se trata de marketing pelo correio eletrônico, pois a intenção explícita deles é vender.
Comodato de impressora, materiais de construção, artigos de papelaria e até mesmo produtos eletrônicos, tudo pode ser oferecido através de um e-mail promocional.
Os e-mails editoriais, por sua vez, não tem o aspecto de vender, mas sim de informar algum assunto ou política da empresa fortalecendo a marca e mostrando os seus posicionamentos se houver algum acontecimento que exija um pronunciamento.
E-mails relatando transações são uma forma de segurança que a empresa encontra para demonstrar que a ação do usuário foi realizada no site, seja como compra ou cadastro.
Como elaborar um e-mail marketing?
A elaboração de um e-mail marketing deve ser feita com atenção, pois será o seu conteúdo que pode fazer com que o possível consumidor fique interessado com o que um empreendimento pode oferecer.
E algumas dicas podem ajudar no e-mail marketing de serviços de limpeza para condomínios como:
- Construir uma lista;
- Escolher um servidor de disparos de e-mail;
- Escolher o nome de remetente;
- Estabelecer uma linguagem;
- Fazer testes;
- Segmentar o público;
- Ampliar contato.
Construir uma lista de quem irá receber os e-mails pode ser importante para que eles não se tornem spam e afastem o consumidor. Caso já tenha uma pequena rede de mailing, torna-se um pouco mais fácil essa etapa.
E para que essa estratégia tenha êxito, é importante ter uma ferramenta que ajude na parte de envios conhecidos como ESP (Email Service Provider), pois por meio do software é possível até mesmo realizar gerenciamento.
O endereço de remetente transforma o email em atrativo e até mesmo uma personalidade exclusiva dos que o utilizam em um empreendimento, permitindo que o possível consumidor sinta que há um canal direto entre as comunicações.
Especialmente com a linguagem que for estabelecida, e caso haja uma, deve ser mantida.
A realização de testes de e-mail marketing também é algo necessário de ser feito para saber melhor como o público irá receber a comunicação, os horários mais vistos e os títulos que garantem que o usuário irá abrir o e-mail.
Tudo isso deve ser avaliado enquanto ocorre a segmentação, e algumas ferramentas que são responsáveis pelo disparo de e-mail podem indicar em dados ou gráficos como é o estilo de vida do público que abriu a mensagem.
O que se deve evitar no e-mail marketing?
E-mail de marketing deve ter logo no início o assunto do qual se trata a mensagem, sem prolongações que possam mais afastar do que atrair, porque uma mensagem longa e cansativa com as intenções escritas somente no final pode causar essa impressão.
E-mail com “não responda” em seu endereço também é outro fator que deve ser evitado, visto que, se escrito dessa maneira, é uma forma de cortar logo de início o princípio de relacionamento que a pessoa que recebeu planejava estabelecer.
Arquivos de mídia devem ter uma boa qualidade, sejam fotos ou vídeos, e devem estar atrelados ao assunto do e-mail como uma possível forma de ilustrá-lo sem grandes excessos para não gerar poluição visual.
Considerações finais
Criado com o intuito de facilitar a comunicação entre as pessoas, o e-mail modificou uma comunicação muito mais utilizada do que se imagina, pois a sociedade acabou transformando-o em algo a mais do que mensagens comuns.
Por sua capacidade em abranger muitas pessoas, resultou em uma estratégia de marketing que pode se consolidar ainda mais por suas vantagens em chegar ao público certo.
Se for bem utilizado, o e-mail marketing pode trazer grandes vantagens e se tornar uma importante ferramenta para um empreendimento conseguir conquistar leads.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.