Ter uma estratégia de vendas pode contribuir muito para que uma empresa tenha bons resultados alcançando suas metas e objetivos, sendo um dos recursos que pode dar essa oportunidade ao negócio é chamado de follow up.
Tendo a tradução para “acompanhar” ou “fazer um acompanhamento”, quando está relacionado a vendas, significa que a empresa está junto com o cliente desde que ele acabou se convertendo em um lead até o momento do pós-venda.
De modo que, todas as solicitações que vão ser feitas pelos clientes, a empresa busca acompanhar e atender da melhor forma possível, desde dúvidas até outros tópicos do qual podem ser gerados mesmo com um fechamento de compra.
O objetivo do follow up de vendas é que, uma empresa de açaí para revenda não se veja somente como um vendedor comum, mas sim como um consultor que pode ajudar os clientes nas dúvidas ou no atendimento que precisar.
Quando um contato é feito por meio do follow up, o vendedor pode ter uma rotina da qual garante interações de um modo quase constante com o consumidor, de modo que, no final, a conversão seja realizada.
Por isso, um dos pontos importantes para que uma empresa tenha um follow up efetivo é que, durante a sua realização, ele deve ser feito de uma forma contínua, sem que haja interrupções ou, então, longos tempos de espera que podem gerar uma desconexão.
Porque por estar alinhado com um funil de vendas de um serviço ou produto como uma etiqueta de papel kraft personalizada, torna-se ainda mais importante que a empresa acompanhe para garantir que ofertas e propostas estejam alinhados com os clientes.
Para que o follow up possa fazer uma diferença dentro da empresa ao ser aplicado, é necessário conhecê-lo bem para alinhar aos objetivos e metas, se tornando uma estratégia benéfica para o empreendimento crescer dentro do mercado.
As possibilidades na criação do follow up
Dentro da estratégia do follow up, algumas possibilidades são oferecidas para a empresa que pode decidir quando aplicar a técnica.
Uma delas é por meio da pré-venda, quando os leads estão na fase de buscar uma solução para os seus problemas ou, então, ter seus desejos atendidos por um produto ou um serviço, estando no começo do funil.
Nesta etapa, o follow up pode ser necessário para identificar os problemas e atender seus desejos, com empatia para que o potencial lead possa até mesmo iniciar um relacionamento com a empresa durante o seu processo de compra.
O follow up também pode ser criado durante as vendas, sendo até mesmo algo indispensável quando se está acompanhando o lead durante o processo de compra de uma persiana para cozinha.
Mesmo que haja uma pausa durante a jornada, é fundamental que a empresa se mostre presente, podendo até mesmo apresentar conteúdos sobre o que oferece para aumentar ainda mais a relação com informações relevantes.
O follow up durante o pós-vendas é uma forma ainda maior de estreitar o relacionamento, isso porque é nesta etapa que um lead pode se tornar um cliente fidelizado e, com isso, não somente fortalecer a cartela da empresa, mas estabelecer um padrão sobre o público.
Os feedbacks após a compra de um produto ou serviço de entrega de documentos são algo importante porque, nestas avaliações, a empresa sabe como o consumidor se sentiu e pode remodelar alguma estratégia, bem como aprimorar ainda mais o follow up.
Podendo fazer com que identifique pontos do qual o consumidor sentiu a carência ou falta de ação da empresa, e consertar para que em novas compras, o consumidor se sinta satisfeito.
Criando um bom follow up para que ele seja possível de ser realizado em qualquer etapa das vendas, tanto antes quanto depois, os resultados poderão ser benéficos para ambos os lados.
Como fazer um follow up?
Para que uma marca que trabalha com cão de faro ter um bom follow up com os seus consumidores, alguns pontos podem colaborar com essa estratégia. Sendo eles:
- Canal compatível com o perfil do cliente;
- Criação de diálogo;
- Intenções claras;
- Cronogramas para acompanhamento;
- Usar ferramentas.
Um dos primeiros passos para a construção do follow up e dar ainda mais importância para ele dentro da empresa, é qual canal ele será usado para de contatar o cliente e a escolha deve ser sempre as preferências do consumidor.
Ao realizar essa ação, o empreendimento demonstra que a opinião do consumidor já é válida para a empresa logo no início. Por isso, criar formulários e oferecer para os clientes já contribui de certo modo para como será a condução do follow up.
Embora a empresa deva construir uma pré-base com outras estratégias e informações que se pode ter do público-alvo no geral, para que possa ser estabelecida uma relação mais personalizada, sempre valorizando o cliente.
Outro ponto importante na criação do follow up é com o diálogo que a empresa irá fazer com o consumidor, de modo que, ao criar scripts, podem acabar afastando do que aproximando e, com isso, não se tornando uma boa estratégia.
Ouvir os clientes e criar conversas com conteúdos de uma forma enriquecedora, pode ajudar a empresa a construir um bom relacionamento, entendendo quais são as necessidades envolvendo uma ducha inox piscina e resolvendo-as.
Outro ponto importante é que as intenções durante o processo devem sempre estar esclarecidas, especialmente se a abordagem com cada consumidor for um pouco distinta.
Independentemente do formato de comunicação que for iniciado, a abordagem deve explicar o motivo de estar ocorrendo, bem como os objetivos dela para, posteriormente, passar a falar sobre o que a empresa oferece.
Deste modo, a relação pode ocorrer de um modo mais natural e fluido, conquistando a confiança e o interesse dos consumidores aos poucos.
Um bom follow up pode contar com a ajuda de um cronograma para facilitar o acompanhamento, de modo que o sucesso de cada etapa pode ser medido e também concluído dentro de algum prazo estipulado pelas metas da empresa.
Seguindo um cronograma no ritmo do consumidor, a empresa pode fazer algumas ações para contribuir com a estratégia de follow up com o auxílio de ferramentas, do mesmo modo que algum maquinário pode ajudar na limpeza colchão mofo.
Essas ferramentas fazem com que o follow up fique mais eficiente, especialmente quando se usa o software CRM para ajudar nas gestões de relacionamento com o cliente, desde processos de venda até formas para visualizar como está sua jornada.
As ferramentas de softwares ou outras tecnologias que podem contribuir com o follow up demonstram o momento exato para atrair os consumidores e, assim, aumentar a conversão de leads.
Um dos principais motivos para a empresa usar o follow up na área de vendas é devido ao baixo custo que apresenta para conseguir leads, que se enquadram no desejado para as empresas e, assim, permitem uma receita maior e maior reconhecimento no mercado.
Dicas sobre o follow up
Para que um empreendimento de tela mosquiteiro para janela de alumínio possa ter um follow up que traga bons resultados, algumas dicas podem colaborar.
1. Respeitar os horários
Embora uma empresa deseje vender a todo momento e conquistar consumidores em todas as horas, esse tempo pode não funcionar do mesmo modo para todos, especialmente para os consumidores.
Durante a semana, dependendo do público-alvo e de clientes individuais, os horários costumam ser mais complicados para respostas de imediato, por isso, quanto mais conhecimento houver da disponibilidade, melhor será.
Porque, deste modo, não ocorrem situações complexas que posteriormente, podem prejudicar as vendas.
2. Agilidade de atendimento
As estratégias de follow up costumam trabalhar com agilidade e prazos, por isso, os profissionais que exercerem a função de acompanhar a jornada do cliente, devem ter um preparo para atender as necessidades dos clientes.
A falta de agilidade pode levar à desistência, e a migração do consumidor para empresas concorrentes, o que acaba refletindo em sua reputação dentro do mercado e, com isso, sendo um empecilho para as conquistas de novos clientes.
3. Ter iniciativa
Posturas proativas é algo muito valorizado dentro do mercado, mostrando que tanto a empresa quanto o profissional não esperam que o cliente venha até eles, mas sim que eles possam buscar conquistar os consumidores.
Em conjunto com a agilidade, as chances de fazer com que o cliente seja persuadido por uma boa postura e apresente interesses são grandes. Por isso, devem ser praticados a todo momento para saber como ter a abordagem e mantê-la interessante.
4. Marketing de conteúdo
Utilizar o marketing de conteúdo para fazer o consumidor ficar engajado é um dos pontos que podem ajudar o follow up a fluir com uma maior facilidade, portanto, quanto mais uma empresa investe em um marketing de conteúdo, melhores resultados serão notados.
Isso porque, com o marketing de conteúdo, a empresa transmite a mensagem de que sabe sobre o nicho que atua, bem como os produtos e serviços que oferecem, ganhando uma credibilidade dentro do mercado em relação à concorrência, atraindo os consumidores.
Considerações finais
Criar um follow up para contribuir com as ações do empreendimento em relação aos consumidores pode ser uma fórmula para aproximá-los ainda mais, assim como fazer com que eles se fidelizem.
Com estratégias e usando ferramentas como o CRM, uma empresa que acompanha o follow up de um cliente e o incentiva com conteúdos, ou até mesmo a disposição para explicar sobre um produto ou serviço, pode-se destacar dentro do mercado.
Sendo feito através de e-mail ou mensagens instantâneas, o follow up contribui com o crescimento da empresa e, deste modo, a realização dos seus objetivos e metas em um menor período de tempo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.