Quem é empresário sabe que não dá para começar a atuar sem ter conhecimentos específicos sobre o ramo. Para isso, é importante contar com a pesquisa de mercado e colher os benefícios que ela traz.
É verdade que hoje o acesso a informações está cada vez mais simples e prático. Com as diferentes ferramentas de marketing disponíveis no mercado, uma série de dados e de conteúdos relevantes podem ser conseguidos em pouco tempo.
No entanto, é preciso frisar que a pesquisa de mercado é um elemento que possui grande relevância para as empresas. Isso porque ela trata-se de uma ferramenta com a qual se pode planejar, coletar e analisar dados.
Nesse sentido, um empresário que deseja abrir uma escola infantil integral na região onde reside, pode aplicar a pesquisa de mercado para conhecer o local e as necessidades do público que está nas proximidades e precisa desse tipo de serviço.
Mesmo que qualquer tipo de negócio possua uma incerteza sobre o seu futuro, atualmente é possível contar com informações que ajudam na tomada de decisões de forma assertiva, o que vai auxiliar o desenvolvimento da empresa.
Dessa forma, a pesquisa de mercado se apresenta como um recurso promissor para entender o comportamento dentro um nicho e, com base nessas informações, diminuir a margem de erro e potencializar os resultados.
Se você reconhece que a pesquisa de mercado é uma ferramenta que pode garantir melhores resultados para o seu negócio, não deixe de conferir este conteúdo para entender melhor do que ela se trata, como fazer e as vantagens de utilizá-la.
O que é uma pesquisa de mercado?
Quem está em busca de um aluguel de sala comercial por hora, em geral, faz uma pesquisa para encontrar o espaço ideal. Nesse processo, pode conhecer tamanhos, localização e valores para entender o que faz sentido e poder escolher.
Uma pesquisa de mercado possui a mesma lógica: ela mostra qual a realidade de um nicho, para que se possa tomar uma decisão com base nesses dados, tornando-a mais segura e mais assertiva.
Entre as informações que se pode obter ao aplicar uma pesquisa de mercado, é possível mencionar:
- Hábitos de consumo;
- Traços comportamentais;
- Características de benchmarking;
- Preferências do público.
Ao coletar dados como esses, uma fabricante do ramo de cosméticos consegue lançar um novo produto, como uma escova progressiva de chuveiro, de maneira ideal, conquistando a atenção dos compradores e obtendo sucesso em suas vendas.
Há duas formas principais de fazer uma pesquisa de mercado: a primária e a secundária. No primeiro tipo, é a própria companhia que faz a pesquisa e utiliza os dados coletados para o seu benefício.
Na pesquisa secundária, há a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de ferramenta, de modo que a experiência que ela possui com o processo otimiza o trabalho e o tempo necessário para ele.
Por isso, da mesma forma que uma fábrica contrata um prestador de serviço quando precisa recarregar extintores das suas instalações, há empresas que encomendam pesquisas de mercado para especialistas.
Independentemente da modalidade escolhida, uma pesquisa de mercado é um estudo complexo, que deve ser feito de modo aperfeiçoado para trazer os resultados desejados com eficiência.
Como se faz uma pesquisa de mercado?
Levando em consideração a relevância que uma pesquisa de mercado pode oferecer dentro de uma organização, já é possível prever a importância de um trabalho devidamente feito.
Para ilustrar, é possível comparar uma pesquisa de mercado com divisórias em drywall: elas possuem camadas e etapas, que são fundamentais para a sua estruturação, o que garante um bom resultado no final.
Portanto, para fazer esse estudo, é necessário entender que ele funciona como um questionário. Por isso, precisa ser enviada ao público, seja por correspondência física ou pela internet.
Dessa forma, precisa estar devidamente construída, para não gerar dúvidas no entrevistado. Além disso, é interessante conhecer alguns dos componentes, para se ter uma melhor noção do que está por vir. São eles:
- Objetivo;
- Público-alvo;
- Amostragem;
- Roteiro;
- Aplicação;
- Verificação.
O objetivo é definir o que se pretende entender ao idealizar a pesquisa de mercado. Ele pode ser a criação de um novo produto, a ampliação de unidades, a verificação de preços no mercado, entre outros.
Na sequência, o público-alvo diz respeito a todas as partes que estão envolvidas diretamente ou indiretamente naquele propósito. Isso inclui potenciais clientes, fornecedores, concorrentes e clientes atuais.
A amostragem é o que determina a quantidade de pessoas que serão entrevistadas para a realização da pesquisa. Já o roteiro se trata do próprio formulário, que precisa ser direto, simples e dinâmico.
Em seguida, a aplicação é a realização em si e, depois, a verificação é a análise em cima de cada dado obtido com a pesquisa de mercado, que será o resultado final dessa ferramenta importante para qualquer empresa.
Mesmo que o Inbound Marketing hoje seja repleto de recursos para a coleta de dados, mediante as ações praticadas pelo público-alvo de uma empresa, é preciso dizer que ele sozinho não garante assertividade.
Inclusive, dada a sua quantidade de informações, ele pode ser o motivo da tomada de decisão precipitada, o que deve ser evitado a todo custo pelos gestores de uma empresa.
Justamente, uma pesquisa de mercado que é aplicada para a ampliação do portfólio de uma vendedora de corrimão ferro pode trazer dados de uma forma mais selecionada, visto que ela garante que apenas questões relevantes sejam feitas e tenham participação.
Dessa forma, as pesquisas de mercado podem ser uma ferramenta valiosa para uma empresa, seja do ramo que for, uma vez que ela é aplicada de modo personalizado, com função específica e coletando informações de maneira selecionada.
As vantagens da pesquisa de mercado
Há vários benefícios em se aplicar uma pesquisa de mercado nos tempos atuais. Apesar de parecer um retrocesso em comparação às principais ferramentas de marketing disponíveis hoje, é preciso dizer que o recurso pode ser parte fundamental da companhia.
Da mesma forma que uma divisória com porta pode ter mais vantagens do que um modelo simples, as pesquisas de mercado podem fazer toda a diferença para os processos internos de uma organização.
1. Avaliar uma novidade
É verdade que as marcas precisam se inovar no mercado para manter a competitividade e conquistar a fidelidade do seu público. Por isso, ela precisa investir em novidades, mas sempre da maneira correta.
Usar uma pesquisa de mercado nesse caso é indispensável, justamente porque é essa ferramenta que vai trazer subsídios para uma implementação nova no setor.
2. Encontrar informações estratégicas
Todo nicho possui uma área que ainda não foi descoberta ou que não foi devidamente explorada. Nesse sentido, só é possível conquistar esse novo espaço quando se tem dados sobre ele, o que é papel de uma pesquisa de mercado.
Se uma empresa que fabrica cavalete de apoio percebe que existe uma fatia do seu segmento que ainda não oferece esse produto sob medida, é ao aplicar uma pesquisa com o seu público que ela pode descobrir essa carência.
Portanto, uma pesquisa de mercado vem contribuir de modo irrefutável no crescimento de uma empresa, fazendo com que ela se desenvolva e amplie os seus lucros.
3. Desenvolver estratégias competitivas
Quem já atua no mercado há muitos anos sabe que se reinventar é necessário. Isso inclui não somente adicionar novos produtos no seu catálogo, mas também como fazer a abordagem do público e conquistar a preferência dessas pessoas.
Com um estudo recente, é possível encontrar dados que ajudem na elaboração de estratégias competitivas, ao se analisar as concorrentes e ao entender quais são as expectativas do comprador no cenário atual.
4. Otimizar processos da empresa
Por fim, outra vantagem importante da realização das pesquisas de mercado é o de implementar novos processos, seja incluindo novidades ou aperfeiçoando os antigos. Isso otimiza toda a rotina da empresa, fazendo com que ela ganhe mais agilidade e dinâmica.
Com informações mais precisas obtidas das opiniões de clientes e fornecedores, é possível desenvolver novas maneiras de atuar, atingindo assim melhores resultados e desempenhos.
Essas são algumas das principais vantagens trazidas para dentro de uma companhia, que não apenas investe em processos importantes e de qualidade, como também utiliza todos os dados colhidos para o bem do próprio negócio.
Considerações finais
As pesquisas de mercado são ferramentas que podem ser aproveitadas para várias funções, de modo que investir na realização delas pode ser um marco positivo para o crescimento do negócio.
Sendo assim, se você reconhece essas funcionalidades e objetivos, certamente já está pensando em aplicar esse processo no seu estabelecimento, conquistado cada vez mais a confiança dos clientes e a preferência do público em geral.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.