A era digital vem deixando a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas e a necessidade de as empresas conhecerem mais os hábitos de seus consumidores, portanto, é crucial contar com um Customer Data Platform (CDP) para coletar informações valiosas.
No começo do marketing na internet, os profissionais de marketing se depararam com informações limitadas sobre os clientes. As chances de segmentação eram pequenas e a publicidade online era mais variável do que é hoje.
Mas, atualmente, a situação mudou bastante. O mercado está lidando com uma infinidade de canais e formas diferentes de coletar dados, porém, o único problema é entender como coletar estes dados para aproveitá-los de forma eficiente.
Ter todos os dados em um só lugar é a principal estratégia para um marketing eficaz que realmente gere resultados relevantes para os negócios dispostos a investir nisso.
Embora as informações geralmente estejam disponíveis, elas costumam ficar espalhadas por vários meios como bancos de dados, plataformas e sistemas que armazenam dados da empresa, porém não estão conectados uns aos outros.
Assim, construir uma imagem confiável de um cliente requer acesso a dados primários, secundários e terciários.
Isso pode envolver a coleta de grandes quantidades de informações históricas sobre o comportamento do cliente de várias fontes e reuni-las para obter a imagem mais completa dos clientes.
No entanto, para entender a grande funcionalidade do Customer Data Platform, é preciso saber de fato o que ele é, como funciona e quais os benefícios que podem trazer para as empresas.
O que é o Customer Data Platform?
O Customer Data Platform significa Plataforma de Dados de Clientes, que se trata de um banco de dados que coleta todas as informações relevantes que se atualizam constantemente.
O software pode coletar dados de fontes como sites, aplicativos, assistentes digitais e nuvens de marketing. Ele reúne dados demográficos, psicológicos, comportamentais, cinematográficos, transacionais e mais.
O melhor de tudo é que todos os dados são coletados legalmente e podem ser atualizados continuamente, o que facilita para as empresas adaptarem suas estratégias quando necessário.
Além disso, com tamanha informação, é possível criar perfis de clientes ideais baseados nestes dados e, assim, melhorar, criar e modificar ofertas, produtos e serviços com base nisso.
A partir desse perfil, as marcas conseguem entender o que os clientes esperam do mercado e das marcas próprias.
As informações reunidas podem variar bastante de acordo com cada segmento de negócio, mas existem alguns dados mais comuns como pode ser observado em uma empresa de segurança para festas. Estes dados são :
- Dados de busca;
- Atividade em páginas da web;
- Relacionamento que o usuário possui com a marca;
- Redes sociais que ele mais utiliza;
- Dados demográficos, geográficos e socioeconômicos.
No entanto, para entender qual é a expectativa de cada cliente, é necessário estudar esses perfis e entender suas preferências.
Como funciona o CDP?
Para criar estratégias confiáveis e relevantes para os usuários, a plataforma usa mecanismos especiais para selecionar e analisar dados de diferentes fontes.
Pode-se dizer que o trabalho feito pelo aprendizado de máquina pode estar em mãos humanas, mas a agilidade e capacidade das máquinas de cruzar dados é muito melhor. Dessa forma, é importante ver as ferramentas e formas que essa plataforma funciona.
Data Lake Management
Um Data Lake, geralmente, é um repositório central que pode ser usado para armazenar dados de várias fontes.
Os dados em um Data Lake podem ser de qualquer tipo, incluindo dados estruturados, não estruturados e semiestruturados.
Os Data Lakes costumam ser usados para armazenar dados que ainda não estão prontos para serem usados para análises ou outros fins.
Consent Management
Essa interface estabelece a proteção de todos os dados coletados de acordo com as normas de segurança de dados, a LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados.
Dessa forma, todos os usuários que acessarem, por exemplo, um site buscando serviço de paisagismo preço deverão consentir em fornecer seus dados para esta empresa, que, por sua vez, devem ter cuidado com o armazenamento e uso dessas informações.
Data Lineage
A linhagem de dados é o processo de rastrear os dados à medida que se movem pelo sistema, desde sua origem até seu destino.
É o processo de rastrear os dados de volta às suas origens e encaminhar para seu estado atual. A linhagem de dados fornece visibilidade de como os dados estão sendo usados e como eles foram transformados ao longo do tempo.
É uma parte crítica da governança de dados e ajuda a garantir que os dados sejam precisos e consistentes, além de mantê-los seguros.
Built-in Function
É uma das ferramentas fundamentais sobre as quais opera a plataforma de dados do cliente, pois facilita a análise dos dados armazenados por meio de um modelo de busca customizado para fornecer as informações mais relevantes para a empresa contratante.
Sendo assim, uma empresa que, por exemplo, atue com vendas de trempe campeira, pode coletar dados relevantes para montar perfis de clientes ideais para melhorar suas vendas.
ID Resolution
A resolução de identificação é o processo de vincular vários pontos de dados para formar uma imagem completa de um cliente.
Ele é usado para criar uma visão de 360 graus do cliente, que pode ser usada para marketing direcionado e atendimento personalizado ao cliente.
Ao vincular todos os pontos de dados, uma fabricante de caixa para lanche grande pode obter uma visão completa da jornada do cliente, identificar áreas de melhoria e criar campanhas de marketing direcionadas com maior probabilidade de conversão.
Data Enrichment
O enriquecimento de dados é o processo de adicionar dados adicionais a um conjunto de dados existente para melhorar sua qualidade ou valor.
Isso pode ser feito de várias maneiras, mas, geralmente, envolve o uso de fontes de dados públicas para complementar os dados que uma empresa já possui.
Benefícios de um Customer Data Platform
Os benefícios de um um gerenciamento de dados dos clientes são diversos, afinal, saber o perfil ideal de pessoas interessadas em adquirir produtos e serviços é uma poderosa ferramenta para qualquer empresa que deseja crescer seu negócio.
Porém, existem algumas vantagens que podem ser destacadas, e elas serão mais detalhadas a seguir.
Organização dos dados de clientes
O gerenciamento de dados de clientes é um processo que consiste em adquirir, organizar e utilizar os dados do cliente. O CDP torna esse processo muito fácil, organizando os dados do consumidor de maneira utilizável.
Por exemplo, organizar os dados das operações de cadastro de um berçário particular será muito mais facilitada, pois uma vez configurado, exigirá muito pouca manutenção e contará com um acesso muito rápido a essas informações.
Criação de personas e ICP
Os dados coletados permitem que as empresas utilizem de forma estratégica as informações coletadas para suas campanhas de marketing.
Para exemplificar, imagine uma loja de decoração que deseja vender mais piso granilite colorido. Para isso, ela irá usar dados como hábitos de compra, idade, sexo e pesquisas feitas para criar a chamada persona.
Essas personas são clientes fictícios que podem ser usados como base para a equipe de marketing possa criar campanhas que se conectam com público.
Dessa forma, o time de vendas da empresa saberá como abordar os potenciais clientes para ter mais sucesso em fechar negócio.
Análises eficientes do perfil de clientes
Análise de compreensão comportamental do cliente desde a jornada de longo prazo até o cliente, como decisões relacionadas ao cliente de marketing, desenvolvimento de produtos, vendas e outros, fará com que seja possível ter uma visão muito mais abrangente.
Essas análises permitem que uma empresa especializada em revelação de fotos grandes possa entender como melhorar seus serviços, baseando-se nas atividades e hábitos de seus consumidores ou público-alvo.
Também é possível melhorar de forma significativa a retenção de consumidores ativos, o que, consequentemente, aumenta a escalabilidade da empresa.
Escalabilidade de negócios
As empresas que investem em um CDP têm muito mais chances de aumentar seu faturamento devido ao conhecimento valioso que essa plataforma permite.
Ao coletar dados valiosos de seus clientes, uma fabricante de cortina estilo romana pode entender quais tipos de consumidores tinham mais propensão a adquirir este produto e, assim, atingir esse público com muito mais facilidade.
Isso fez com que as vendas aumentassem bem e permitiu que a companhia expandisse suas operações para atender uma demanda muito maior, o que resultou em um crescimento geral do negócio.
Considerações finais
O uso do CDP possibilitou um avanço muito grande nas operações de diversas empresas, sem falar no grande avanço que isso permitiu para que vários nichos tivessem um aumento exponencial de suas operações.
Com isso, a qualidade de entrega dos serviços e produtos também teve melhora, permitindo que as empresas tivessem maior taxa de conversão para escalar seus negócios de forma constante.
Por conta disso, investir em uma boa plataforma de dados de clientes pode ser o diferencial que um pequeno ou médio negócio precisa para se tornar uma grande organização e, assim, melhorar seus resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.