Algumas décadas atrás, o Brasil não tinha interesse em táticas avançadas de vendas, em vez disso, eles se concentravam em métodos de vendas diretas e comerciais. Hoje, as empresas devem considerar o marketing cross channel.
Como resultado, ela deve reconhecer a realidade de que não faz sentido implorar ao cliente para comprar, em vez disso, é a principal diferença entre saída e entrada.
Além disso, é imperativo estar presente em vários canais populares para atingir o público onde quer que ele esteja e usar a comunicação correta.
Especificamente, uma empresa especializada em lavanderia de edredom não pode simplesmente anunciar empregos pagos e insistir em preços, prazos e promoções letais. Com o inbound, ela deve criar conteúdos que agreguem valor à vida do cliente.
Este é o contexto do marketing cross-channel, também conhecido como “marketing cross-channel”; sua tradução livre é “cruzar canais de marketing”. O que já é significativo em relação a essa tática e ao público em geral presente no mercado atualmente.
Em última análise, uma empresa que atua com aluguel impressora laser é responsável por criar campanhas e estratégias de marketing, deve entender as especificidades de seus clientes pretendidos para nomear sua clínica adequadamente.
Essencialmente, a nova geração de consumidores tornou-se muito mais exigente do que as gerações anteriores, eles também passam uma parte significativa do seu tempo online navegando em diferentes plataformas, sites e diferentes aplicativos.
É fundamental que o empreendedor se lembre de que a concorrência aumenta a cada minuto e apenas as empresas mais bem-sucedidas permanecem.
Por isso, é fundamental criar esse conteúdo, pois explicaria melhor o que é marketing cross-channel e como ele cruza os canais. Isso exige reunir os pilares da estratégia e enumerar os benefícios e vantagens dela.
Um dos aspectos mais significativos é tornar o assunto o mais simples possível para que qualquer empresário ou gestor possa utilizar as informações. Exemplos práticos são inestimáveis nessa empreitada, como demonstramos a seguir.
Até porque hoje o marketing cross-channel evoluiu tanto que pode ser aplicado em diversas empresas, desde uma pet shop que promove a adoção de cachorros até uma prestadora de serviços especializada em soluções industriais.
Por isso, se alguém deseja entender a estratégia em questão de forma abrangente e conclusiva, que é relativamente simples, a forma como se cruza os canais pode ter um impacto significativo no seu negócio, na marca e nas vendas, deve continuar lendo.
Afinal, o que é cross channel?
Todo aspecto do universo corporativo começa com uma definição técnica que é boa, então é preciso planejamento e antecipação.
É essencialmente o mesmo aqui, então primeiro você precisa ter uma compreensão clara da definição de marketing cross-channel antes de tentar implementá-lo.
Já é sabido que o nome implica esse conceito de travessia entre canais digitais. Porém, isso não esclarece uma informação fundamental: a identidade da marca.
Em última análise, antes de uma empresa que faz instalação de cancela de portaria utilizar esse recurso, ela deve garantir que haja consistência em sua comunicação verbal e visual.
É exatamente o que o marketing ou branding chama de identidade visual e identidade verbal. Esses são os alicerces da cara e da voz da marca, que são os meios pelos quais a marca se apresenta a esse público cada vez mais crítico.
Nesse contexto, cross-channel é a cultura ou tática que combina esses aspectos e identifica onde eles estarão presentes nos diferentes canais. Na realidade, eles podem ser numerosos, incluindo:
- Websites;
- Blogs empresariais;
- Perfis nas redes sociais;
- Aplicativos;
- Marketplaces;
- E-mails.
Cada um desses canais contém um número infinito de possibilidades. Por exemplo, quando se fala de redes sociais, existem quase uma dezena de opções que se tornaram populares em todo o mundo.
Algumas empresas que estão fazendo aluguel maquina de xerox se esforçam para produzir textos dinâmicos, outros para produzir textos mais longos. Outras plataformas focam em conteúdo visual, incluindo imagens, fotos e até vídeos e lives.
Isso inclui também o nicho de redes sociais que são focadas em um nicho específico, como contas profissionais, ou então redes que se especializam em um determinado campo, como a mídia de médicos, advogados, atletas e assim por diante.
Quais são os pilares do cross channel?
Depois de entender o marketing cross channel, é fundamental compreender as considerações necessárias para fornecer uma experiência consistente e relevante ao cliente.
O cross channel consiste em alguns pilares fundamentais para garantir que a estratégia de comunicação seja eficaz. Esses pilares são:
- Visibilidade da marca;
- Mensuração de resultados;
- Otimização de estratégias;
- Personalização da comunicação.
Com esses quatro pilares, uma empresa que comercializa brinde para congresso, por exemplo, pode garantir resultados mais expressivos na estratégia de comunicação entre canais.
Diferenças entre cross channel e omnichannel
A diferença fundamental entre os modelos cross channel e Omnichannel é a personalização da experiência do cliente que cada um oferece.
No cross channel, é possível alcançar um nível de integração entre os canais, o que permite um atendimento personalizado e eficaz. Porém, no Omnichannel, a personalização vai além disso.
No modelo omnichannel, o cliente é o responsável por decidir quais canais usar para esclarecer suas dúvidas, como quer conhecer o produto, como quer pagar, se deseja retirá-lo ou recebê-lo em casa, e como deseja ser abordado no pós-venda.
Ambas as estratégias apresentam resultados positivos e podem ser implementadas em uma empresa especializada em limpeza vidros altos ou de qualquer outro segmento.
Se a empresa ainda não adotou nenhuma dessas estratégias de personalização, é recomendável começar pelo cross channel, já que é mais simples e não exige todas as integrações do modelo omnichannel.
Gradualmente, a companhia pode explorar melhor essas duas estratégias e garantir que a comunicação seja aprimorada de maneira efetiva para obter melhores resultados nas estratégias aplicadas.
Quais os benefícios do cross channel?
Realizar estratégias cross channel traz benefícios para melhorar a presença de diversos negócios no mundo digital.
Entre os principais benefícios, destaca-se o aumento das vendas, pois quanto mais o cliente entra em contato com sua marca, maior é a percepção de seu valor, aumentando as chances de contratar seus serviços.
Além disso, há um aumento no alcance de público, uma vez que quanto mais mídias sociais, canais e locais a marca estiver presente, maior será o alcance e pode ser muito benéfico para negócios que fornecem almoço empresa ou outros serviços B2B.
Aumentar o engajamento também é um benefício, desde que as campanhas sejam personalizadas para atingir e falar diretamente com o público, entregando o que eles buscam. Essa é uma vantagem para negócios B2C.
Outro benefício é a oportunidade de entender melhor o cliente ideal, pois, ao ter um alcance maior, é preciso buscar mais o que o público deseja para desenvolver as melhores estratégias.
Dicas para criar uma estratégia cross channel
A implementação de uma estratégia de marketing cross channel pode ser considerada assustadora por muitos empreendedores.
Isso ocorre porque é preciso coordenar vários canais ao criar suas campanhas publicitárias. Além disso, é necessário acompanhar cada campanha e integrar as análises.
Isso pode parecer demais para pequenos negócios que comercializam porta etiqueta acrílico, por exemplo. Porém, seguindo algumas dicas, será fácil para qualquer segmento de empresa estabelecer uma estratégia cross channel.
1. Criar o perfil ideal de público
Em primeiro lugar, é necessário compreender os clientes antes de criar uma estratégia de marketing que atenda às necessidades deles. Uma das maneiras de fazer isso é criando uma ou mais personas.
As personas são importantes porque fornecem informações sobre as preferências, comportamentos e hábitos de compra dos clientes, além de indicar quais canais de comunicação eles preferem.
Essas informações serão muito valiosas para o cross channel, que visa cruzar diferentes canais de comunicação.
2. Usar canais que se conectam
Para aplicar a estratégia cross channel, é importante selecionar cuidadosamente os canais que farão parte da estratégia, pois alguns canais podem funcionar melhor em conjunto do que outros.
É fundamental incorporar todos os canais pelos quais seu público interage com sua marca, como incentivar os clientes a fazerem check-in no seu aplicativo quando estiverem na loja física e incluir links em seu e-mail marketing.
3. Unificar os dados
Geralmente, a utilização do CDP envolve a utilização de cookies de navegação ou códigos de rastreamento para estabelecer conexões entre ações online e o perfil do cliente.
Uma estratégia eficaz é rastrear e analisar e-mails que foram enviados aos leads e com os quais eles interagem.
Além disso, é crucial saber quais postagens do blog foram lidas, quais campanhas nas redes sociais receberam mais interação e monitorar as conversas nos chats e comentários nas mídias sociais.
4. Alinhar a jornada do cliente
Escrever o conteúdo das páginas com base nos hábitos dos consumidores é uma técnica de cross channel. Para isso, é necessário que a estratégia de conteúdo esteja bem alinhada com a jornada de compra de cada comprador.
Por exemplo, enviar um e-mail com desconto para quem abandonou o carrinho de compras ou um e-mail de agradecimento para quem comprou em sua loja virtual é uma maneira eficaz de incentivar interações com o conteúdo em canais diferentes.
Além disso, a personalização do conteúdo pode aumentar as vendas de forma significativa se tudo estiver sendo feito corretamente.
Considerações finais
Dessa forma, em virtude do crescimento da economia e da ampla disseminação da internet, as empresas não podem ignorar as melhores estratégias de marketing se desejam crescer.
Como demonstrado anteriormente, o cross channel lida com esse novo universo corporativo, apresentando seus fundamentos e benefícios tanto em curto quanto em longo prazo. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.