Uma estratégia digital, diferente de apenas um trabalho de representação nas redes sociais, é uma forma de as empresas usufruírem de ferramentas do mundo digital para aplicarem suas ideias, utilizando os resultados como parâmetros para ações. Nesse artigo, você entenderá por que uma empresa deve criar uma estratégia de marketing digital.
Em outras palavras, podemos entender que por meio de uma estratégia digital, uma empresa de alimentação que vende marmita congelada para semana pode colocar seus objetivos de crescimento alinhados às expectativas do público digital.
Dessa forma, podemos entender que o mundo digital, suas ferramentas e possibilidades trazidas são essenciais para o funcionamento e expansão de grande parte das empresas, contribuindo ainda para o alinhamento de suas decisões por gestores e líderes.
Quais as vantagens para uma empresa?
Conheça algumas das principais vantagens de colocar em prática estratégias digitais dentro do seu negócio, entendendo que elas podem viabilizar uma maior popularidade com o público, ao mesmo tempo que trazem grande conhecimento sobre o mercado. Acompanhe!
Conquistar presença na internet
Por meio de estratégias bem formuladas e um trabalho constante de produção para a web, é possível que uma empresa consiga garantir uma forte presença na internet, visto que grande parte dos consumidores de hoje estão cada vez mais conectados.
Um grupo de empresas de instalação elétrica, por exemplo, cuja atuação acontece há mais de 30 anos em um local físico em uma cidade, pode passar a ter maior contato com o público consumidor e com potenciais clientes por meio de um blog ou redes sociais.
Criar conteúdos e disponibilizar estratégias que agregam uma presença, ao mesmo tempo que nutrem um relacionamento, são algumas das técnicas utilizadas por quem passa a construir uma imagem na internet, o que é essencial nos dias de hoje.
São muitas as vantagens de ter uma imagem construída na internet, e grande parte delas tem a ver não apenas com a compra, mas com a popularidade que a empresa ganha para novas oportunidades empresariais, como parcerias com outras, no caso do co-marketing.
Melhor custo-benefício
Quase sempre, as estratégias digitais são conhecidas por serem uma grande possibilidade de investimento a longo prazo e com menor condição de gastos, em comparação com outras estratégias empresariais focadas no crescimento, como anúncios em jornais.
Dessa forma, podemos entender que uma pequena empresa do ramo de plotagem de projetos pode ter um grande resultado online por meio de interação e publicidade nas redes, gastando menos do que imaginava, algo essencial para a economia da empresa.
Dessa maneira, podemos entender que com muito pouco, empresas podem chegar aos seus clientes de maneiras mais rápidas e inteligentes, fazendo com que o custo-benefício seja um item que prevalece na estratégia digital.
Contribuir para a educação da audiência
Educar a audiência nada mais é do que fazer com que potenciais consumidores entendam a real necessidade de um produto ou serviço, pensando em um contexto que vai desde a própria empresa até a área de atuação daquele negócio, como o setor da economia.
Isso acontece por meio de conteúdos que constantemente levantam as necessidades de se ter um produto daquele fornecedor, ou até mesmo entendendo de que forma a vida daquele cliente poderá mudar ao investir em um tipo de produto, como em um notebook novo.
Frequentemente, as empresas utilizam a estratégia digital para incentivar a educação da área, em especial do público, fazendo com que conteúdos e todos os tipos de comunicação da empresa sejam cada vez mais fortes em sugerir a utilidade de algo que será vendido.
Por esse motivo, quem trabalha com estratégia digital, como no caso de uma nova empresa que realiza atividades de estimulação sensorial, utiliza sempre esse tipo de linguagem para colocar em evidência uma funcionalidade ou vantagem em consumir de uma empresa.
Entender mais sobre o público
A produção de conteúdo e a venda online são duas formas incluídas dentro da estratégia digital que ensinam mais sobre quais as formas de se falar com o público e os principais desejos dele para com a empresa, por meio de análises e relatórios.
Por exemplo, uma companhia da área de avaliação de ativos e passivos tem a plena certeza de como entrar em contato com novos clientes, justamente por meio de pesquisas e interações feitas na internet a respeito de um novo produto que será lançado.
A estratégia digital, então, é uma excelente forma de possibilitar o entendimento por parte da empresa de como se fala diretamente com o público, identificando seus gostos e desejos antes mesmo que uma campanha de publicidade vá ao ar.
Dessa forma, podemos observar que por meio do digital fica cada vez mais fácil entender como o consumidor de uma empresa espera receber um produto ou serviço de um negócio, essencial para a melhoria não apenas interna, mas também a externa, de comunicação.
Deixar a concorrência para trás
Sem dúvida alguma, a estratégia digital faz com que empresas consigam largar à frente de muitos outros concorrentes, o que agrega uma grande força competitiva e eficiente, como por exemplo, no lançamento de produtos e serviços no mercado.
Uma marca com presença na internet terá, com certeza, maior relevância entre clientes, que poderão ter uma maior conexão por meio de ferramentas digitais que fazem parte de suas rotinas, entendendo que uma determinada empresa pode ser mais conhecida.
Por exemplo, imagine que entre uma companhia de abertura de cofre antigoe outra do mesmo segmento exista uma grande possibilidade de competição, visto que ambas além de atuarem em uma mesma cidade, possuem uma tabela de preços similares.
Porém, a primeira empresa possui uma grande presença online, por meio de estratégias digitais, que fazem com que boa parte do público a escolha, visto que mostra condições de atendimento online e exibição de serviços pelas redes sociais.
Passo a passo para adotar essa estratégia
Entender suas vantagens e passar a adotar algumas práticas de estratégias digitais pode ser a peça que faltava dentro do planejamento de negócios da sua empresa. Confira a seguir como começar a colocar essa prática em ação!
1. Tenha uma plataforma
Para que o processo da estratégia digital possa acontecer em sua empresa, é necessário que você inicie com uma plataforma que represente a sua empresa, contendo então informações essenciais para que o seu serviço ou produto seja encontrado.
É por meio de um site ou de um e-commerce que as principais formas de estratégia digital podem começar a ocorrer, como otimização de SEO das páginas, que melhora o ranqueamento nos buscadores e até mesmo anúncios de compra nas redes sociais.
2. Invista em redes sociais
As redes sociais são armas essenciais para o início de suas estratégias digitais, pois serão capazes de filtrar dados sobre seus clientes e colocar conteúdos focados em venda em evidência para o seu público-alvo.
Dessa forma, é preciso definir aquelas que melhor servem para o seu tipo de negócio, podendo ser:
- Instagram;
- Facebook;
- Twitter;
- LinkedIn;
- Entre outras.
Essas são as mais utilizadas e mais populares ultimamente, cada uma tendo ferramentas interessantes e mantendo como público um grupo diferente de consumidores e clientes, sendo necessário conhecer a importância de cada uma delas.
3. Construa seu e-mail marketing
O e-mail marketing é uma forte ferramenta dentro da estratégia digital, visto que é por meio dele que empresas conseguem filtrar potenciais clientes, para que possam dar continuidade de uma preferência de compra, por meio de conteúdos e contato mais próximo.
Por isso, é fundamental ter no seu site e redes sociais formulários para a coleta de informações úteis, como nome e e-mail do cliente, que podem ajudá-lo a desenvolver estratégias de venda e formas de comunicação, focando na compra imediata.
4. Produza conteúdo para seus meios
Não existe forma mais certeira do que produzir conteúdo para as redes sociais. É por meio da comunicação nas redes e plataformas corretas para seu público que grande parte de sua audiência irá crescer, contribuindo com a fidelidade e a popularidade ideal.
Para isso, é preciso entender o público-alvo, sabendo quais são seus principais gostos, desejos e, principalmente, o que eles almejam com a sua marca. Dessa forma, fica mais fácil induzir uma vontade de comprar, por meio de uma relação constante.
5. Invista em anúncios digitais
É essencial para uma empresa investir em anúncios com flyer digital, visto que por meio dessa ferramenta, uma boa estratégia pode ser mais bem aproveitada, já que o público certo será atingido de maneira exata e concreta.
Por exemplo, sabendo exatamente qual é o público-alvo de uma empresa, onde ele está localizado e quais são as preferências dele de compra, é possível viabilizar uma estratégia de anúncios que atinja clientes que irão comprar em uma empresa, aumentando as vendas.
Considerações finais
Uma estratégia digital, sempre que bem-feita e bem pensada, pode trazer grandes vantagens para as empresas que as colocam em prática. Isso porque nesta proposta existe a união de ferramentas digitais com as estratégias e objetivos empresariais.
Em meio a essa caminhada conjunta, é possível não apenas aumentar as vendas de uma marca, mas também fazer com que esse negócio crie uma maior relação com seu público online, induzindo a possibilidade de ganhos e oportunidades frequentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.