Toda empresa que deseja se manter competitiva tem como objetivo conquistar novos leads e fidelizar os clientes mais antigos.
Se o intuito for cumprir esses objetivos com a ajuda da internet, algumas das práticas citadas se dão através de estratégias de marketing digital, e a melhor forma de ter sucesso com elas é através de uma consultoria de inbound marketing.
Se você está procurando uma empresa que realize esse tipo de serviço e consiga tirar suas idealizações do papel, acompanhe este artigo em que explicamos tudo sobre o assunto!
O que é uma consultoria de Inbound Marketing?
O marketing de atração, também conhecido como inbound marketing, tem como principal objetivo atrair o consumidor com informação e conteúdos relevantes para identificar suas dores e, posteriormente, oferecer soluções ou conhecimentos que possam sanar seus problemas
Sendo assim, uma consultoria de inbound marketing é realizada por especialistas e estrategistas de marketing digital que estarão dispostos a orientar a empresa para investir melhor e obter uma maior taxa de conversão a partir da construção de estratégias de conteúdo online.
E essa consultoria acontece com o intuito de instruir a empresa a atrair, converter e fidelizar clientes em todas as etapas da jornada de compras: desde o primeiro contato ao pós-venda.
Como funciona uma consultoria de tráfego?
Atualmente, o inbound marketing também trabalha com estratégias de tráfego orgânico e pago, e, por cada vez mais empresas desejarem permanecer relevantes no âmbito digital a atrair visitantes, principalmente no Google, fazem com que essa consultoria também seja conhecida como consultoria de tráfego.
Durante a pandemia, a procura por produção de conteúdo de qualidade que gerasse uma maior taxa de conversão foi o principal motor para recuperação financeira.
No entanto, a maioria dessas empresas ainda não conseguem dominar muito bem o marketing digital, principalmente as estratégias de SEO, bastante importantes para que uma empresa consiga um bom volume de tráfego, principalmente orgânico, na internet.
Sendo assim, a consultoria de inbound marketing se foca em 4 atividades principais para gerar tráfego – ou seja, atrair visitantes em seu site/redes sociais – por meio do conteúdo de valor da empresa, são elas:
- Atrair;
- Converter;
- Relacionar;
- Encantar.
Elas precisam estar alinhadas exatamente nessa ordem, não apenas para fazer sentido para o planejamento da empresa, mas também para elevar a curiosidade e a experiência do cliente. Então, o que dizem cada uma delas?
Atração
Em qualquer estratégia de compra e venda, mesmo no off-line, o produto ou serviço precisa atrair a atenção do possível consumidor. Sendo assim, é importante que a empresa consiga começar a marcar presença digital.
Com a ajuda da consultoria de tráfego, você pode entender melhor como é possível publicar conteúdos relevantes no blog da empresa ou nas redes sociais mais utilizadas pela organização e conseguir atrair visitantes.
No entanto, para que a mensagem da sua empresa chegue até o público-alvo de forma orgânica – ou seja, sem que seja necessário investir em anúncios e uma estratégia de marketing mais agressiva – é preciso utilizar bem as estratégias de SEO.
A otimização de mecanismos de busca (SEO) ajuda você a selecionar os tópicos e palavras-chave mais relevantes para o seu conteúdo, e com a ajuda da consultoria profissional, você consegue elaborar um planejamento de produção por muito mais do que um mês.
Conversão
Ao conseguir criar uma figura de autoridade e credibilidade nos assuntos ou produtos oferecidos pela sua empresa e fidelizar essa audiência, agora é o momento de tentar realizar a conversão desses leads para possíveis clientes.
Com a ajuda da consultoria de inbound marketing, os profissionais ajudam você a elaborar estratégias que vão desde a construção de landing pages para download de e-books e outros materiais relevantes até a inscrição em newsletter e página de venda do produto.
Relacionamento
Quando os consumidores conseguem ser convertidos através das estratégias de marketing digital aplicadas ao tráfego, a empresa passa a entender melhor seus comportamentos de compra e também suas preferências.
Com a consultoria de inbound marketing, sua empresa consegue entender melhor os processos de jornada de compra de seus consumidores e como realizar o envio de e-mail marketing para garantir uma maior proximidade e relacionamento entre empresa-cliente.
Lembre-se: o seu cliente quer fazer parte da sua empresa, não apenas comprar e só retornar quando precisar. Manter um relacionamento com seu cliente no pré e pós-venda é fundamental para tornar a experiência com a sua marca inesquecível.
Encantamento
Na última etapa das estratégias de inbound marketing e consultoria de tráfego, o desafio é fazer com que o seu cliente, já fidelizado, possa promover sua marca por meio das redes sociais e atraia novas conversões, no famoso marketing boca-a-boca.
Uma boa experiência pode gerar uma série de evangelizadores da sua marca que geram muito mais retorno que qualquer estratégia de marketing citada anteriormente.
Afinal, todos sabemos que a indicação de um contato de confiança aumenta e muito a credibilidade de uma marca e a torna nossa primeira opção ao realizar uma compra, não é mesmo?
Segundo dados levantados pela Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo confiam plenamente na indicação de um amigo ou familiar no momento de comprar um produto.
A estatística prova que o “boca a boca” também é uma excelente forma de conseguir aumentar as vendas.
Consultoria de Inbound Marketing vale a pena?
Podemos perceber que ao contratar uma empresa especialista em estratégias de marketing digital, você consegue ter um acompanhamento a longo prazo para alavancar suas vendas, aumentar a credibilidade da marca e conseguir mensurar o seu ROI.
Essa consultoria também é importante para que você saiba identificar os pontos fracos do seu negócio e consiga resolver imprevistos com maior rapidez antes que vire um grande problema para a empresa.
Sendo assim, contar com uma consultoria de inbound marketing pode fazer você parar de gastar dinheiro em estratégias pouco lucrativas e entender com profundidade para quem e como você deve vender.
Na Agência Gentileza, você encontra uma equipe pronta para te ajudar a montar o planejamento das estratégias e garante um resultado satisfatório a médio e longo prazo, te acompanhando do início ao fim e ainda se preocupando em manter o contato, sempre garantindo uma boa manutenção do negócio.
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