A comunicação é o recurso chave para poder gerar o relacionamento interpessoal entre dois ou mais indivíduos. No entanto, poucas pessoas sabem como efetivamente estabelecer uma comunicação não violenta.
Quando se trata de relacionamentos interpessoais, é preciso enfatizar que estas se dão pela manifestação do interesse em criar sinergia. Tal interesse deve partir de forma recíproca entre duas ou mais pessoas.
É a comunicação o veículo responsável por aproximar empresas e clientes, formalizando o fechamento do serviço de ensaio fotográfico família divertido.
Mas, para que a comunicação possa cumprir com sua função e transmitir a mensagem com sucesso aos ouvintes, alguns pontos precisam ser trabalhados, como:
- Adequação da linguagem;
- Identificação do interesse dos ouvintes;
- Canal de comunicação correto;
- Alinhamento de sinergias.
Esses são os principais pontos para garantir o bom direcionamento das mensagens de comunicação, valendo tanto para os meios de comunicação físicos quanto para os digitais.
A cnv, por sua vez, é uma competência que pode ser desenvolvida, desde que haja o entendimento dos pilares necessários.
Afinal, o que é a CNV?
A CNV, é a competência presente na área da comunicação que visa conferir mecanismos para que os indivíduos estabeleçam relacionamentos saudáveis com amigos, familiares e colegas de trabalho.
A competência em pauta foi desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg nos Estados Unidos, por volta da década de 60.
O estudioso teve como embasamento análises sobre os indicadores de violência na população, sua observação foi que tais taxas têm crescido em detrimento das divergências de valores e ideias entre as pessoas.
Indo ao encontro da observação feita, é possível notar em uma organização que oferece o serviço de endereço virtual para abertura de empresa, por exemplo, existem diferentes valores, culturas e opiniões.
Neste sentido, a comunicação pode tornar-se conflituosa se os colaboradores não estiverem dispostos a buscar a compreensão e o alinhamento entre si, levando a um ciclo vicioso de mau relacionamento.
A comunicação violenta é a competência que confere aos indivíduos os mecanismos ideais para promover o bom relacionamento, sendo crucial embasar a comunicação em 4 pilares.
Observação
O pilar da observação é aquele que trata diretamente da necessidade que os bons relacionamentos têm em afastar pensamentos julgadores previamente ao entendimento real do escopo.
Em outras palavras, isso quer dizer que para que a comunicação seja não violenta, é essencial que o ouvinte esteja efetivamente aberto para aquilo que o enunciador irá dizer, ainda que se afaste de seus valores e costumes culturais.
Ao dispor deste pilar para estabelecer contato com outras pessoas, é possível “quebrar o gelo” e conseguir aproximação em menor tempo.
Cabe enfatizar que a empatia é uma competência fundamental neste pilar, sendo requisitada não só no relacionamento pessoal, podendo ser vista nas relações profissionais como nas etapas de venda de totem pessoa personalizado.
Porquanto, pode-se afirmar que para quem almeja estabelecer o bom relacionamento por intermédio da CNV, é indispensável saber ouvir sem julgar.
Sentimento
A comunicação pode ser entendida como uma troca simultânea de diferentes pontos de vista daqueles que estão envolvidos no contrato firmado. Uma vez que essa é feita por humanos, é indispensável considerar as características desta natureza.
Os humanos são capazes de transmitir suas emoções e sentimentos as quais são despertadas por fatores internos e externos.
Isso significa que durante a comunicação, podem ser despertadas diferentes emoções em quem está verbalizando a mensagem e também em quem as está recebendo.
Analisando o processo de venda de mesa para escritório planejado, pode-se observar que as respostas obtidas tanto pelo vendedor quanto pelo comprador em potencial podem não ser satisfatórias, gerando alguns desconfortos momentâneos.
Entretanto, para que a CNV seja firmada, é ideal que os indivíduos saibam o momento exato de expressar suas emoções, evitando tons acusatórios e agressivos.
Necessidade
A necessidade é o pilar que trata acerca do efetivo objetivo dos ouvintes e verbalizadores ao estabelecerem uma comunicação.
Conforme visto nas relações humanas, é comum que sejam gerados sentimentos positivos ou intrusivos no momento de estabelecimento do contato com outros sujeitos, o que pode acarretar em situações conflituosas na comunicação.
Todavia, é crucial que haja a definição clara do objetivo da comunicação, seja para fomentar o desejo de compra em telhado de vidro para churrasqueira, ou então promover alinhamento em projetos.
Contar com a clareza da necessidade do contato é o pilar que auxilia a comunicação não violenta acontecer, afastando demais assuntos e emoções sem necessidade no momento.
Pedido
Assim como toda comunicação possui seus objetivos, é fundamental tê-los claros para corroborar nos filtros de informações.
Os objetivos também são necessários para garantir que a comunicação seja limpa, permitindo a todas as partes envolvidas que haja o entendimento democratizado daquilo que foi informado e solicitado.
Sabendo das diferentes formas de linguagem disponíveis para os meios de comunicação, a recomendação é que os indivíduos disponham dos meios verbais, visuais e não verbais para melhorar o entendimento de quem está na outra ponta.
Aliás, estar preparado para lidar com culturas, costumes e valores diferentes também é saber fazer o bom uso dos recursos essenciais para a comunicação.
Em conformidade com a fala de especialistas, este é o diferencial que atrai clientes para os fechamentos de pedidos deletra caixa com LED interno. Não obstante, é isso que torna as pessoas comunicativas e empáticas.
Logo, se o intuito é construir uma comunicação não violenta, deve-se estar atento para a clareza contida nas mensagens transmitidas.
Saiba qual a importância da CNV
A comunicação é o caminho para que as pessoas possam se conectar em situações distintas do cotidiano, devendo ser considerada a principal ferramenta.
Nas relações com amigos e familiares, é a comunicação que permite a troca de ideias, dando aos indivíduos a possibilidade de analisar possíveis interesses em comum.
Também é a partir da comunicação que as equipes nas empresas podem solicitar serviços adicionais ao escopo de projetos, como a regularização de planta na prefeitura, aprimorando os processos.
Tais objetivos só podem ser cumpridos mediante o encontro de sinergia entre os atuantes em projetos ou demais sujeitos envolvidos nos relacionamentos interpessoais.
A comunicação não violenta é o recurso que permite o bom direcionamento da comunicação, corroborando para que o contato estabelecido seja claro e abrangente para as diferentes opiniões, valores, culturas e perspectivas.
Confira dicas para melhorar a comunicação
Embora a comunicação seja altamente relevante nos dias atuais, não necessariamente todas as pessoas sabem como dar o bom direcionamento a ela, de modo que os indivíduos que estiverem na posição de ouvinte possam compreender.
Aliás, as relações interpessoais de modo geral são questões sensíveis, este fato se justifica pela grande quantidade de violência e microagressões presentes nos relacionamentos entre os indivíduos.
Cabe validar que as divergências de opiniões e valores são comuns nas interações humanas, sendo isso o que nos torna tão semelhantes e ao mesmo tempo tão únicos quando observada a vida em sociedade.
No entanto, para que seja firmada uma convivência saudável entre amigos, familiares e colegas de trabalho em uma empresa que oferece o serviço de impressão de etiquetas, a CNV deve ser desenvolvida.
Por ser uma competência, isso quer dizer que apesar das pessoas não nascerem com o conhecimento gabaritado no assunto, por intermédio de alguns pilares e dicas pode-se desenvolver a CNV e aplicá-la no dia a dia.
1. Ouvir sem julgamentos
A principal dica para quem quer dispor da comunicação não violenta é estar atento para os julgamentos e tons usados.
O ideal é que toda comunicação estabelecida seja acompanhada da empatia, competência necessária no pilar de observação que confere aos indivíduos a capacidade de ouvir sem julgamentos.
Uma vez que o sujeito está apto para ouvir sem julgamentos, os pensamentos intrusivos são afastados, capacitando-o a realizar um filtro melhor tanto na fala quanto referente aquilo que está ouvindo.
2. Reconheça os limites
Os limites são um ponto crucial para afastar-se da violência, pois funcionam como sinalizadores, algo primordial nos relacionamentos interpessoais.
São os limites que sinalizam para terceiros de que um tema é sensível e gera desconfortos, fatores que vão de encontro com os pilares de comunicação não violenta. Logo, se o intuito é o bom relacionamento, deve haver limites.
A recomendação é que as pessoas sinalizem de modo assertivo o desconforto durante pautas específicas, mas para isso, o autoconhecimento é algo indispensável.
3. Evite tons acusatórios
Os tons acusatórios são os principais geradores de situações conflituosas entre os indivíduos, aliás, sempre que há um tom acusatório haverá uma fala defensiva na sequência, ocasionando na chamada “troca de farpas”.
Para que uma comunicação não violenta seja estabelecida é preciso que os indivíduos saibam ouvir e verbalizar com empatia, afastando possíveis agressões durante a comunicação.
Considerações finais
Sendo assim, a comunicação é o recurso chave para que os indivíduos possam trabalhar em projetos, firmar laços com amigos e familiares e ainda darem continuidade em etapas de processos necessários para o cotidiano.
Contudo, pode-se afirmar que a comunicação não violenta é o caminho para viabilizar bons relacionamentos tanto no contexto pessoal quanto no profissional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.