A rede social opera uma posição de grande importância na formação de opinião do público em muitos sentidos, desde questões sociais, preferências de entretenimento até hábitos de compra. Portanto, investir em marketing voltado para estas plataformas é vital.
O marketing digital é um segmento em rápida expansão, seguindo o ritmo do desenvolvimento das plataformas de comunicação online, algoritmos de indexação e as mais amplas funcionalidades disponíveis em aparelhos portáteis, como os smartphones.
Reunindo recursos de voz, áudio, vídeo e técnicas sofisticadas de segurança da informação, as redes sociais permitem a realização de ligações, chamadas de vídeo, envio de mensagens de texto instantâneas, arquivos e efetuação de pagamentos.
Deste modo, estes espaços se consolidam como o principal local onde as pessoas despendem seu tempo online, ultrapassando o fluxo de horas médias gastas em jogos e plataformas de streaming.
Entre a lista de razões que levam os usuários ao uso diário da internet, a busca por informações e o contato com amigos e familiares figuram entre os dois principais motivos apontados. O padrão de uso das redes sociais se desdobra em vários objetivos:
- Manter-se informado de notícias e eventos;
- Encontrar tutoriais e novas ideias;
- Assistir vídeos, programas de TV e filmes;
- Buscar marcas e produtos;
- Escutar músicas;
- Adquirir novos conhecimentos;
- Entretenimento de modo geral.
Presente nas demais cinco primeiras razões dos rankings de pesquisa de opinião, o consumo de notícias, a procura por tutoriais e a busca específica por marcas e produtos demonstram o conteúdo informativo como a demanda de maior impacto da rede.
Redes sociais como multiplicadores de vendas
O avanço dos meios de comércio online encontra facilidades na estrutura das redes sociais, que permite a rápida formatação, publicação e impulsionamento dos conteúdos gerados. Junto às soluções terceirizadas em logística, o volume de vendas aumenta.
O impacto deste cenário é maior sobre pequenas empresas, anteriormente restritas ao mercado regional, alcançando um grupo de consumidores situados no raio do local onde o estabelecimento foi construído.
As facilidades do comércio online também afetam as despesas operacionais. Muitos negócios operam de modo completamente remoto, dispensando o aluguel de espaço e reduzindo drasticamente o custo com mão de obra.
Serviços mais complexos, como a logística de deslocamento de um produto para um consumidor que vive distante da empresa, podem atualmente ser transferidos para empresas especializadas que prestam serviços a outros empreendimentos.
Assim, uma loja de produtos do cotidiano, como chave canivete corolla, pode transportar seus itens a clientes de fora de sua amplitude geográfica, aumentando as chances de sucesso do negócio pela multiplicação de vendas.
Para empresas de serviços ou empreendimentos que possuem uma forte estrutura offline, o marketing das redes sociais se mostra valioso para um melhor posicionamento de marca nas preferências do público.
No entanto, é necessário conhecer a dinâmica de relacionamento das redes sociais e o comportamento do público, uma tarefa que exige pesquisa da parte do empreendedor que deseja aproximar-se de sua audiência de modo eficaz.
Diferentes redes sociais, diferentes dinâmicas
Segundo análises da média de comportamento do fluxo de acessos em plataformas online, mais da metade dos usuários de uma rede social possuem cadastro em uma segunda rede. Pouco mais de um quarto está presente em mais de duas redes sociais.
Sem apresentar correlação com a semelhança, o mercado deste setor busca variedade de conteúdo. Isto se traduz na realidade quando um indivíduo se cadastra em uma rede de textos, ao passo em que mantém o consumo de uma rede voltada a vídeos curtos.
Uma assessoria ambiental que está presente em espaços online através de um site oficial que publica artigos, aumenta consideravelmente a bifurcação de seu fluxo de acessos, onde o usuário se mantém nos canais oficiais da marca ao ingressar em uma rede social.
Constrói-se um fluxo de vendas com etapas que se iniciam em qualquer dos pontos de acesso ao conteúdo do empreendimento e cria-se um padrão de comportamento para cada tipo de consumidor, filtrando acessos de pouco potencial e atraindo clientes ideais.
Ilustrando o processo, o potencial cliente que acessa o site de uma marca de painel canaletado para ler um artigo sobre o tema, visualiza o endereço de uma rede social de fotos no canto da tela, deslocando-se até o perfil.
Neste perfil, são exibidas fotos do produto comercializado em alta resolução, além de informações sobre o preço, modos de pagamento e entrega. O canal de mensagens da plataforma permite que o consumidor entre em contato e realize o pedido.
Por outro lado, consumidores que possuem um comportamento de baixa tolerância a grandes blocos de texto, mas desejam atualizações constantes das marcas e nomes que acompanham, podem preferir publicações em uma rede social com limite de caracteres.
Nestes casos, a postura da empresa se adapta à dinâmica da rede social a qual se instala, segmentando seu público de acordo com os objetivos mais favoráveis a cada plataforma, como a exibição de produtos, fechamentos de vendas ou resolução de dúvidas e queixas.
A respeito da segmentação de público
Parte do processo de compreensão do cliente, a segmentação de público consiste na implementação de técnicas de marketing que analisam grandes grupos em amostras controladas por fatores como personalidade, necessidades e hábitos de compra.
Analisar a presença e composição destes fatores leva em consideração dados demográficos de idade, gênero, renda média, uso de redes sociais e histórico de interesses. O empreendedor avalia a identificação de seu produto e proposta com o consumidor.
Um serviço de escola de recreação infantil busca em sua segmentação de público por indivíduos com filhos e renda média compatível com os preços do produto oferecido. Outros aspectos como a preferência por atividades adicionais podem ser inseridos na busca.
Observando o uso de redes sociais no processo, considera-se qual é o objetivo de seu público-alvo na plataforma onde ele está inserido. Assim, é possível traçar abordagens de marketing que mais se adequem às preferências do consumidor.
Métodos de marketing digital para redes sociais
Seja para garantir o melhor aproveitamento das redes sociais ou para comunicar-se adequadamente com seu público-alvo, os métodos próprios do marketing digital são versáteis o bastante para aplicar-se em todas as redes sociais, com as devidas adaptações.
1 – Conteúdo informativo com base em palavras-chave
As palavras-chave são tags de indexação de conteúdo utilizadas pelos motores de busca para organizar o material livre na rede.
As ferramentas de ranqueamento de resultados vasculham endereços web em busca de conteúdo relevante para exibir em sua página inicial.
Os mesmos buscadores disponibilizam estatísticas que medem a frequência de busca por uma palavra, indicando temas em evidência por períodos de dias, meses ou anos. A observação destes dados podem indicar onde o fluxo de acessos está caminhando.
É possível, inclusive, realizar projeções de cenários que indiquem tendências por temporada. Uma empresa de diarista pode se beneficiar do estudo das palavras-chave para identificar quais são as principais demandas não atendidas da área.
2 – Publicação de tutoriais
Seguindo uma das maiores tendências de procura na internet, a disponibilização de tutoriais em vídeos curtos é um dos modos mais bem-sucedidos de engajamento nas redes sociais. Investir em uma imagem de alta resolução e boa iluminação é fundamental.
Entre um a dois minutos, vídeos adaptados ao formato de redes sociais propícias ao conteúdo audiovisual podem impulsionar um perfil de uma empresa especializada em encadernação lombada quadrada, demonstrando o processo de fabricação dos itens.
Por atrair a audiência, publicações deste tipo comunicam a importância que uma empresa tem em contribuir para além da busca por vendas e lucros. Esta percepção constrói uma relação mais saudável entre empresa e cliente, melhorando a reputação da marca.
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3 – Anúncios pagos
Cada plataforma de criação de conteúdo disponibiliza um sistema de confecção de anúncios pagos, isto é, o impulsionamento de uma postagem para um perfil de público específico, definido previamente mediante o pagamento de uma taxa.
Investir no impulsionamento de uma publicação é ideal para garantir o fluxo de novos clientes para uma página, prevenindo a estagnação da fase de platô de uma campanha de marketing, caracterizado pela ausência de crescimento ou queda de resultados.
Para adquirir sucesso com os anúncios pagos, é essencial que o empreendedor invista em técnicas de fotografia, de modo a exigir produtos como halteres emborrachados da maneira mais atraente possível.
4 – Atendimento ao público
Proposta principal das redes sociais, estas plataformas são um canal de aproximação entre diferentes entidades da sociedade, incluindo empresas e seus respectivos clientes. Dúvidas e efetuação de pagamentos podem ser resolvidos rapidamente nas redes sociais.
Problemas que anteriormente seriam solucionados por telefone, e-mail ou com o deslocamento do cliente até o estabelecimento comercial, atualmente são transferidos para as mensagens privadas das redes sociais.
Utilizar as redes sociais de modo inteligente para o melhor posicionamento de uma marca exige a aplicação de estratégias de atendimento que torne o contato rápido, ágil e eficiente. Dúvidas, cancelamentos e funcionalidades devem ser oferecidas imediatamente.
Informações adicionais sobre o funcionamento de chave de carro codificada, incluindo o envio de apostilas de instruções, bem como a aplicação de automação para a solução rápida de questões é fundamental para aumentar as chances de retenção do cliente.
Conclusão
As redes sociais são uma oportunidade preciosa para alavancar os resultados de uma marca, conferindo a pequenos e médios produtores uma ampla gama de audiência propícia a converter resultados para sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.