O geomarketing é uma estratégia adotada por empresas de diferentes segmentos, por isso, muito provavelmente como consumidor, já foi alvo de uma ação desse tipo.
O objetivo é permitir que as marcas utilizem estratégias, capazes de transmitir a sua mensagem para o público certo, de maneira certeira.
Com o avanço da tecnologia, a popularização da internet e a utilização de smartphones, as estratégias de geomarketing evoluíram muito.
As companhias sabem muito mais sobre seu público-alvo do que antigamente. Elas sabem quais são as necessidades dessas pessoas, os problemas mais comuns, a idade e, principalmente, a localização.
Por meio de ferramentas, como o Google Analytics, as companhias obtêm informações referentes às pessoas que acessam seu site. E com base nesses dados, elas constroem suas ações e estratégias de marketing.
O consumidor é constantemente monitorado pelas marcas, e ao mesmo tempo que isso beneficia as empresas, também beneficia as pessoas.
Isso porque as estratégias de marketing se tornam mais assertivas, trazendo mais lucros para as companhias e atendendo às necessidades dos consumidores.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é geomarketing, falar sobre sua importância e mostrar as vantagens dessa estratégia.
Entenda o conceito de geomarketing
Geomarketing é uma estratégia de marketing avançada, que tem como foco a localização dos consumidores, para a aplicação das ações de marketing.
Ele pode ser usado para divulgar um produto ou serviço, melhorar a reputação de uma empresa, aumentar o número de vendas, dentre outras possibilidades para os negócios.
Para investir em boas campanhas, em fabricante de ar-condicionado cassete 1 via se baseia nos 4Ps do marketing desenvolvidos por Philip Kotler, que são:
- Preço;
- Produto;
- Praça;
- Promoção.
Praça se refere aos aspectos geográficos da audiência e aos locais por onde o produto é distribuído. Dentro do conceito de geomarketing, precisamos levar em conta outros fatores.
Você precisa pensar no tipo de produto que vai oferecer, no preço dele e na maneira pela qual ele será promovido.
É fundamental responder a todas essas questões para definir uma estratégia de marketing, e as informações necessárias podem ser coletadas por meio de ferramentas.
Com base na análise de dados geográficos, essa estratégia identifica algumas tendências de mercado, ajuda a monitorar a concorrência e possibilita que as empresas tomem decisões mais assertivas em relação às suas campanhas.
Inicialmente, o geomarketing teve origem nas estratégias offline, como as propagandas transmitidas pelo rádio e TV. E para funcionar, ela dependia apenas do estudo de uma determinada região.
Nesse sentido, as organizações consideravam apenas a preferência de determinada localidade e assim entregar uma solução para os consumidores.
Entretanto, com a popularização da internet, as pessoas passaram a procurar informações sobre produtos e serviços na web.
Por exemplo, uma pessoa que quer tirar sua habilitação, vai pesquisar sobre primeira habilitação preço.
Isso mudou a maneira como as organizações articulam e estabelecem suas estratégias de marketing.
Por essa razão, quando o usuário abre seu navegador, encontra uma solicitação para identificar sua localização.
Portanto, todos estão sendo monitorados, mesmo quando estão realizando uma simples busca pelo Google. E é dessa forma que ele otimiza os resultados de pesquisa.
Para exemplificar melhor, uma pessoa que mora no Brasil, ao viajar para outro país e pesquisar sobre uma lanchonete, mesmo sem atualizar a sua localização, vai encontrar opções de estabelecimentos no país em que se encontra.
Com base nessas informações, começamos a ter uma ideia da importância dessa estratégia, mas vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir.
Importância do geomarketing
As organizações têm acesso a dados valiosos a respeito de seus clientes, por essa razão, elas conseguem otimizar suas estratégias de marketing e criam campanhas segmentadas e conteúdos que conseguem impactar o público.
Por essa razão, as probabilidades de seu concorrente estar utilizando essa estratégia são muito grandes, principalmente pelo fato de que existem muitas maneiras de coletar essas informações.
Se uma empresa de automação pneumática industrial conhece seu público e quais são os interesses dessas pessoas, consegue valorizar os seus esforços e investimentos em marketing, o que traz excelente custo-benefício.
Em outras palavras, os negócios conseguem promover ações mais certeiras, sem perder tempo, investindo pouco e obtendo ótimos retornos.
O geomarketing se encaixa nessa categoria, portanto, ele é fundamental para otimizar as campanhas e ações de marketing do seu negócio.
No entanto, para obter esses retornos, é necessário saber como investir nessa prática.
Dicas para trabalhar com geomarketing
Existem várias estratégias que você pode adotar para colocar o geomarketing em ação.
Apostar em um site personalizado
A localização dos usuários está sempre ativa e o objetivo disso é tornar a experiência deles mais positiva na internet, de modo que encontrem um conteúdo que atenda às suas necessidades.
Entretanto, não podemos nos esquecer de que algumas pessoas não ativam sua localização, assim sendo, elas não serão impactadas por esses benefícios, mas isso se refere a uma pequena parcela de usuários.
Por conta disso, vale a pena personalizar o seu site para que ele atenda pessoas de determinada região.
Solicitação de check-in
Essa opção também depende da vontade do usuário, mas um fabricante de painel elétrico inox pode incentivá-lo.
Os estabelecimentos físicos, ao induzirem os clientes a fazer o check-in, recebem como retorno uma divulgação gratuita, por meio das redes sociais do cliente.
O Instagram e o Facebook são as plataformas mais utilizadas para essa opção. E existem várias formas de estimular o público a utilizá-la, por exemplo, condicionando a conexão do Wi-Fi gratuito, por meio do check-in no Facebook.
Estratégias de geotargeting
Essa é uma das principais ações de geomarketing, pois por meio dela é possível configurar uma campanha de anúncios destinados a impactar determinada audiência, com base em sua localização.
Por exemplo, se o público-alvo de uma oficina de martelinho de ouro pequenos amassados está presente em determinada cidade, pode delimitar a região para que sua campanha seja exibida apenas para as pessoas que estão dentro dela.
Trata-se de um recurso básico e que está disponível nas principais plataformas de anúncios pela internet, como Google e redes sociais.
As empresas também podem segmentar suas campanhas por país, Estado, bairros ou até mesmo delimitar um raio de distância.
Vantagens de utilizar o geomarketing
Essa estratégia traz muitas vantagens para as organizações, e dentre as que mais se destacam podemos mencionar:
Aumento dos lucros
O aumento dos lucros se deve à redução de custos, e se você escolhe ações voltadas para determinada localização, suas estratégias se tornam muito mais assertivas.
Tentar impactar um número maior de pessoas exige mais investimento e costuma ser menos eficaz.
Por outro lado, se uma empresa de geometria e balanceamento procura encontrar consumidores específicos, a rentabilidade é muito maior.
Auxilia a conquistar novos clientes
Por meio do geomarketing, é possível captar diversas informações, relacionadas ao comportamento do consumidor em plataformas como as redes sociais.
Também é possível descobrir como está a popularidade do negócio, em quais regiões as taxas de abandono de carrinho são maiores, além da possibilidade de encontrar clientes em tempo real.
Se você investe em campanhas precisas, que levem ao consumidor exatamente aquilo que ele deseja, no local onde ele se encontra e quando ele necessita, fica muito mais fácil convertê-lo sem precisar gastar muito.
Melhora a utilização da base de dados
As ferramentas para obter informações referentes ao público também ajudam a avaliar o aumento das vendas, levando em conta a base de clientes, por exemplo, de uma confecção de carimbos, considerando seu comportamento e a localização.
Com base nesses dados, a companhia consegue entender onde a pessoa compra, quais são suas principais características, quem compra mais, dentre outras informações valiosas.
Em vista disso, é possível estimular as vendas, alterar as estratégias de marketing e encontrar novos estabelecimentos para a distribuição, bem como os melhores pontos para abrir uma filial.
Diversas franquias de renome utilizam o geomarketing para determinar se vale a pena ou não abrir um ponto de venda.
É por esse motivo que elas se mantêm sempre com um bom número de vendas, visto que suas unidades estão presentes em locais com grande circulação de pessoas interessadas e potenciais clientes.
new RDStationForms(‘form-blog-gentileza-afiliados-4ac345d11f3546f826ac’, ‘UA-114965972-2’).createForm();
Conclusão
O uso das estratégias de geomarketing por um fabricante de letra caixa com LED ou qualquer outra empresa ajuda a encontrar, com menos custos, pessoas realmente interessadas em determinado produto ou serviço.
Ele possui diversas funcionalidades e as organizações podem optar pelas estratégias que mais atendam às suas necessidades e aos interesses de sua audiência.
É uma ação que pode ser aplicada por qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.