SEO é uma sigla para Search Engine Optimization e significa, em português, otimização para motores de busca. Em síntese, é um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs e páginas na web cujo objetivo é alcançar bons rankings na busca orgânica e, assim, criar tráfego e autoridade e te ajudar a vender mais.
Quando você abre um negócio físico, você se preocupa com a melhor localização do seu ponto para receber mais visitas e ser encontrado pelas pessoas na rua. Na internet não deve ser diferente. Por isso, você também precisa se preocupar em ser encontrado e a técnica SEO vai te ajudar nisso.
A cada minuto milhares de pessoas no mundo utilizam os motores de busca para as mais diversas finalidades na internet. A grande maioria delas – cerca de 90% – utiliza o Google para isso. Geralmente, essas pessoas têm o hábito de interagir apenas com os sites, blogs ou páginas que aparecem na primeira página de busca.
Então te pergunto: você quer aparecer na primeira página?
SEO: Saiba como essa técnica pode te ajudar a vender mais
Separamos algumas dicas e informações que vão te ajudar a melhorar o seu ranqueamento no Google para você chegar ao TOPO, aumentar sua visibilidade e vender mais.
E o melhor: não é necessário investir em mídia! Isso porque o Google se baseia em otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.
01 – Planejamento
Para que as suas estratégias de SEO sejam bem sucedidas, o primeiro passo é se planejar. Da mesma forma que você se planeja para desenvolver outras estratégias de marketing, você também tem que fazer com as de SEO.
Nessa etapa, você vai definir seus objetivos das estratégias de SEO como também alinhá-los aos macro objetivos da sua marca.
Além disso, você deverá definir as metas e KPI´s que estarão atrelados aos seus objetivos no intuito de medir o sucesso das suas estratégias e ações.
Após essas definições, um passo importante a ser dado é a construção da persona com a qual sua empresa / negócio vai se comunicar. Essa construção deve considerar as etapas do funil de vendas, as quais geram diferentes demandas para as pessoas. É possível evidenciar essas etapas nos tipos de palavras-chave que são utilizadas nas pesquisas, pois elas tendem a ser mais abrangentes no início e depois se tornam mais específicas.
Por fim, você deve se utilizar das Ferramentas básicas de SEO que vão te auxiliar de diferentes formas no monitoramento de suas ações. São elas: Google Analytics e Google Search Console.
02 – Pesquisa de Palavras-chave
As palavras-chave são a forma como as pessoas pesquisam no motor busca sobre o que desejam saber. Os usuários digitam sobre alguma dúvida, sobre alguma informação ou conteúdo que possam ajudá-las de alguma forma.
Para que sua estratégia de SEO obtenha sucesso, você precisa pesquisar e identificar quais os termos de busca são melhores para seu negócio de acordo com os volumes de buscas, conversões e competitividade. Com isso, inclusive, você poderá ter um “norte” no desenvolvimento dos seus conteúdos.
Dessa forma, as palavras-chave são indispensáveis na estratégia de SEO uma vez que refletem os termos que nossa persona procura na internet.
Existem dois tipos de palavras-chave:
Head Tail: São palavras-chave genéricas e bastante abrangentes. Geralmente, elas costumam ser utilizadas no início da jornada de compra ou topo de funil. Nesse momento, o consumidor ainda não sabe o que precisa, pois ele está na fase de aprendizado / descoberta.
Por isso, começa com esse tipo de busca e depois vai tornando a pesquisa mais específica.
Long Tail: São palavras-chaves mais específicas e costumam ser usadas no final da jornada ou fim do funil.
Ao contrário das head tail, as palavras-chave long tail não tendem a gerar muito tráfego para sua página, porque têm menor volume de busca. Por outro lado, elas atraem visitantes mais maduros para a compra podendo, assim, gerar bem mais conversões.
Esses dois tipos de palavras-chave fazem referência a uma cauda e correspondem a diferentes etapas da jornada de compra do usuário. Ou seja, quanto mais próxima da ponta da cauda a palavra-chave estiver, mais específico será e próximo da decisão de compra o usuário estará.
Existem ferramentas de palavras-chave (gratuitas e pagas) que podem te ajudar a fazer pesquisas de termos e identificar oportunidades. Um exemplo delas é o Planejador de palavras-chave do Google Ads, para verificar volume de buscas e custo por clique.
03 – SEO On Page
SEO On Page são todas as estratégias e otimizações feitas dentro de uma página da sua empresa. Essas ações podem ser tanto no conteúdo quanto na palavra-chave no título e subtítulo, otimização das imagens ou até mesmo em relação à arquitetura da informação.
A partir do momento em que você cria um título usando a sua palavra-chave principal, que acrescenta descrição nas imagens do seu texto, define uma URL apropriada, utiliza os subtítulos adequadamente ou insere links para outros conteúdos do seu site, significa que tá fazendo SEO On-Page.
Dessa forma, vale lembrar que os fatores onpage devem ser elaboradas para melhorar a experiência do visitante e facilitar a leitura do site pelo Google – que pontua essas boas práticas para melhorar seu o ranqueamento na busca.
Assim, é importante que você se lembre: pense na experiência do usuário! Se preocupe com a qualidade do seu conteúdo, com o tamanho dele, a escaneabilidade e semâtica do texto que isso tem muita relevância para SEO.
04 – SEO Off Page
No caso de SEO Off Page, são estratégias de otimização aplicadas fora de suas páginas. Com isso você não terá total controle sobre a otimização, mas poderá mostrar ao Goocomo as outras páginas da web veem o seu site demostrando, assim, sua relevância e autoridade no mercado.
Quando o Google percebe que o seu site está recebendo links e menções externas, relevantes e confiáveis, ele identificará essas ações e irá pontuar seu site. Afinal de contas, só secompartilha e referencia aquilo que tem qualidade e oferece algum valor para as pessoas.
Portanto, o que você pode fazer é aumentar as chances de receber links e menções externas. Logo, para isso, pode adotar estratégias de Link building – que é a construção de uma rede de links que direcione para as suas páginas (chamados de backlinks) e fortaleça a sua autoridade na web.
05 – SEO Técnico
SEO Técnico são todas as otimizações que você pode fazer na estrutura interna do site — nos códigos e na arquitetura do site — a fim de torná-lo mais rápido, compreensível, rastreável e indexável.
Seguem os principais elementos que você deve otimizar no SEO técnico:
Sitemap, Robots.txt, UX (User Experience), Velocidade de carregamento, Mobile First Index, Responsividade, AMPs – Accelerated Mobile Pages, Auditorias de SEO.
06 – SEO Local
Nos últimos tempos, uma das prioridades do Google é a busca com intenção local. Nesse tipo de busca, o Google aciona o algoritmo de busca local, o qual prioriza resultados na região em que o usuário está localizado ou que ele digita nos termos de busca.
Nos resultados, o buscador apresenta geralmente informações do Google Meu Negócio direto na página, de forma que o usuário nem sempre precisa acessar o site da marca.
Conclusão
Como foi possível observarmos, o SEO é um território vasto e importante para quem busca visibilidade online. Logo, se seu site tem a visibilidade aumentada com a ajuda das técnicas de SEO, a probabilidade de aumentar as suas vendas só cresce.
Portanto, agora que você já tem noção do que se trata pode começar a otimizar seu site e partir em busca ao topo do Google!
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