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Como melhorar o processo criativo?

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Como melhorar o processo criativo?
Agência Gentileza
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25 de junho de 2021

O processo criativo é responsável por ordenaras ideias que fazem parte de um projeto. Isso é importante porque a equipe precisa seguir as etapas que norteiam os estudos da situação, e assim, encontrar a saída para um problema, ação ou campanha.

Ter um processo criativo e boas ideias ajudam as empresas a desenvolverem diferentes tipos de projetos, independentemente do segmento delas.

Algumas vezes, é difícil ter inspiração suficiente, mas o processo criativo ajuda a desenvolver uma linha de pensamento para ter boas ideias, baseadas em conceitos sólidos.

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Para implantar o processo criativo dentro de uma empresa, é necessário reunir metodologias que sigam etapas e permitam o surgimento de uma ideia pronta.

Entretanto, é necessário que a ideia faça sentido para o projeto ou campanha que se pretende criar. Dentro desse processo, é preciso superar alguns obstáculos para que a criação tenha qualidade.

É dessa forma que o projeto, independentemente de qual seja, vai fazer sentido para a empresa e trazer os resultados esperados.

No entanto, fica difícil chegar lá sem entender bem o conceito de processo criativo, como melhorá-lo e suas vantagens, e é sobre isso que vamos abordar neste artigo. Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, leia até o final.

O que é processo criativo?

O processo criativo nada mais é do que a estruturação de um pensamento, com o objetivo de melhorar a capacidade criativa na construção de um projeto.

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É dessa forma que uma empresa direciona seus esforços para capacitar um time ou fazer com que um profissional tenha boas ideias.

Mais do que isso, um fabricante de cadeira para escritório com encosto precisa criar um processo criativo padrão para ter boas ideias em qualquer projeto.

Isso não depende apenas da execução do processo, mas de torná-lo uma prática recorrente estável, para ser sempre fortalecido e compreendido.

Essa metodologia é resultado de estudos do psicólogo Graham Wallas, que em 1926 desenvolveu uma teoria conhecida como “A Arte do Pensamento”. Seu objetivo era implementar um processo criativo por meio de 4 estágios, para solucionar problemas.

O modelo é seguido até hoje e ficou conhecido como 4-stage model, e originou o processo criativo atual, que é formado pelas seguintes etapas:

  • Preparação;
  • Incubação;
  • Iluminação;
  • Implementação ou verificação.

No processo de preparação, são feitos alguns questionamentos sobre as intenções do projeto, os melhores caminhos, quem é o público-alvo, a marca, entre outras características. É dessa forma que o time é preparado para o desafio a ser enfrentado.

Na fase de incubação, não utilizamos muitas ferramentas, mapas mentais ou algo concreto. É assim que a mente humana é liberada para fazer associações concretas às ideias, permitindo que elas apareçam.

Na fase de iluminação a ideia aparece, visto que já houve um estudo profundo sobre as informações. Isso quer dizer que os pensamentos fluem de modo concreto e as ideias estão mais claras.

Por fim, na implementação, um fabricante de domos para galpão comercial começa a colocar em prática o que foi definido, portanto, é uma fase mais operacional. Mas é necessário entender a ideia, para que ela realmente traga resultados.

Dicas para um bom processo criativo

Agora que você já sabe o que é processo criativo e suas etapas, neste tópico, vamos dar algumas dicas para melhorá-lo.

Existem algumas estratégias simples que ajudam a melhorar o processo criativo das equipes. Entre as mais eficazes estão:

1 – Permitir-se errar

Todos temos um grau de autocrítica, mas controlá-la é fundamental, por isso, aceite que errar é normal. Algumas vezes, o trabalho terá defeitos em muitos aspectos.

Você pode se equivocar ao escolher as cores de uma campanha ou o ícone pode apresentar algum problema. Entretanto, essas situações não definem uma pessoa como profissional.

Agora, se o colaborador de uma empresa de paisagismo de jardim e piscina compreende esse fato, seu processo criativo flui de maneira mais natural.

2 – Estimular a criatividade

Praticar constantemente te ajuda a estimular sua criatividade. Quando entramos em um ritmo de produção, o cérebro precisa ser desafiado para desenvolver novas ideias.

Sendo assim, é fundamental buscar novos meios de inspiração, por exemplo, trocando seu local de trabalho. Se você trabalha em casa, pode procurar um coworking ou ir para outra cidade.

3 – Aumentar a rede de contatos

Nós sabemos que o trabalho de freelancer pode ser muito solitário, ao contrário da realidade dos profissionais que trabalham dentro de uma empresa de construção comercial.

Entretanto, as concorrências permitem o contato com outras pessoas, como clientes e designers. Ou seja, você pode visualizar novos trabalhos, curtir postagens de colegas e mandar mensagem para eles.

Só que para fazer isso, é preciso deixar o ego de lado, investir em maneiras de expandir os relacionamentos e, claro, nossa rede de contatos.

4 – Desenvolver uma técnica

Como falamos, a prática constante ajuda a desenvolver novas habilidades, portanto, quanto mais projetos um profissional criar, mais ele evolui o seu desempenho.

A concorrência é um verdadeiro estímulo para práticas constantes, visto que cada briefing traz uma necessidade e uma característica diferentes.

Quando você desenvolve um projeto para uma empresa de locação de stand para eventos e depois para um pet shop, por exemplo, melhora seu exercício de conhecimento e estimula seu aprendizado.

5 – Conhecer novos mercados

Quando trabalhamos em empresas pequenas, percebemos que a variedade de clientes é menor. Além disso, dependendo das características locais, outro setor pode predominar.

Se você fizer trabalhos sempre com o mesmo tema, vai acabar caindo nas armadilhas de uma atmosfera entediante, o que pode te deixar desmotivado, minando seu processo criativo.

Para resolver esse problema, o profissional pode trabalhar com plataformas de trabalho freelancer, que não se atêm a uma localização geográfica.

Dessa forma, é possível ter contato com diferentes tipos de clientes, desde uma gráfica de caderno de anotações personalizado até uma loja de roupas de bebês. Com isso, você amplia seus conhecimentos acerca de outros mercados.

6 – Montar um portfólio

O portfólio é essencial para a carreira de qualquer designer. Para quem tem pouca experiência ou deseja diversificar suas peças, o ideal é investir em concorrências criativas.

Até mesmo aqueles trabalhos que não foram aprovados podem ajudar a compor o seu portfólio, pois enquanto eles não servem para o cliente x, podem servir para o cliente y.

Quanto melhor forem os projetos apresentados, mais chances você terá de conseguir uma indicação, um cliente ou até mesmo um emprego fixo.

Vantagens de estabelecer um processo criativo

O processo criativo traz muitos benefícios para os profissionais, por exemplo, ajudando-os a inspirar novas tendências.

Ao desenvolvermos novas capacidades criativas, somos capazes de criar projetos diferentes e únicos no mercado. Assim, além de atrair a atenção de uma empresa de injeção alumínio sob pressão, criamos algo novo no mercado.

Consequentemente, geramos soluções e inovações que trazem resultados ou até mesmo superamos as expectativas dos clientes.

Quando isso acontece, significa que o profissional foi capaz de criar algo que resolvesse um problema de modo eficaz. Isso valoriza sua imagem e atrai novas oportunidades.

Essas vantagens são consequências da coragem e ousadia que você terá como profissional. Ter um bom processo criativo estimula suas ideias, e mesmo que elas pareçam muito novas e à frente do mercado, você terá coragem de executá-las.

É dessa forma que um profissional desenvolve seu diferencial competitivo. Entregar algo que ninguém mais consegue promover a sua capacidade e autonomia, além de que mais clientes vão prestar atenção em você.

Quando desenvolvemos bem o processo criativo, também facilitamos a comunicação. Ela é fundamental para buscar novas oportunidades e apresentar os projetos de modo conciso.

Ademais, uma das maiores vantagens dessa prática é se desenvolver tanto como pessoa, quanto como profissional.

É sabido que dominar a sua área de atuação é importante, mas será que todos os profissionais têm maturidade como pessoa para lidar com uma rejeição ou uma crítica?

Ser uma pessoa criativa, mais do que desenvolver um bom projeto de ação de marketing promocional, é saber se desenvolver como pessoa e assumir uma postura ética.

O processo criativo fomenta a diversidade dos projetos, ou seja, faz com que seu trabalho saia da mesmice e passe a atender às necessidades dos clientes de maneira personalizada e criativa.

Essa também é uma forma de superar seus limites como profissional, fazendo com que mais oportunidades apareçam para você.

 

Conclusão

Todo profissional precisa ser criativo, mas para alguns profissionais em específico, a criatividade deve ser uma característica intrínseca de seu trabalho.

Para desenvolver boas ideias e surpreender os clientes, nada como trabalhar o seu processo criativo, e neste artigo você aprendeu a melhorá-lo por meio de estratégias simples.

Novas oportunidades de trabalho virão, seus clientes vão se sentir mais satisfeitos e sua realização profissional fará parte de sua rotina.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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