O marketing crossmedia, que também é conhecido como marketing multicanal, pode ser definido como um tipo de estratégia na qual as empresas fazem promoções cruzadas.
Sendo assim, ele oferece produtos em diferentes mídias sociais, respeitando as particularidades de cada canal de comunicação, para que as publicações ganhem relevância.
Considerado assim, como uma tática denominada “fora da caixa” e que se difere da metodologia das publicidades tradicionais, que são aplicadas em um canal por vez.
Sendo elas, geralmente, requeridas em muitos empreendimentos consolidados, por exemplo, um escritório compartilhado advocacia.
Ele também inclui apelos extras ao combinar o marketing digital, pois os consumidores são afetados por vários tipos de mídia digitais, tais como às redes sociais:
- Instagram;
- Facebook;
- Twitter;
- TikTok.
Assim, é realizada uma promoção de linguagem simples, apresentando sua mensagem de marketing entre diferentes mídias para inseri-la na mente das pessoas de todas as formas possíveis.
Vale ressaltar, que toda a parte de linguagem e até mesmo design ainda será pensado no gosto da persona do negócio, e não na grande massa.
No entanto, é importante dar destaque ao fato de que essa técnica já é aplicada desde a década de 90, apesar da sua forte disseminação nos dias atuais.
Dito isso, uma curiosidade sobre essa estratégia é o fato das propagandas, antigamente, serem divulgadas na TV e no rádio.
Por exemplo, uma demolidora de casas poderia divulgar seus serviços nessas mídias, partindo do princípio de que ela já seria uma das grandes corporações da época, pois o custo da divulgação na época era alto.
Nos dias atuais, devido a grande expansão da tecnologia e o aprimoramento dos canais de comunicação, muitos recursos gratuitos foram elaborados.
Isto gerou um espaço para os pequenos empreendedores que antes não conseguiam alcançar a divulgação na TV ou rádio.
Definição de marketing de crossmedia
O marketing no estilo crossmedia envolve o uso de diferentes formas de mídia para integrar sua mensagem, independente de qual seja ela, na mente das pessoas.
Sendo assim, um despachante que faz a regularização de CNH, pode usar seus canais de comunicação para divulgar este serviço, suas promoções, entre outros.
Em vez de vender o serviço exclusivamente no site da empresa, os profissionais de marketing cruzado usam uma combinação de aplicativos, junto com os resultados de pesquisas que geralmente são pagas.
Por exemplo, links de anúncios, comerciais de TV, vídeos do YouTube, marketing de conteúdo, folhetos impressos, anúncios de rádio e televisão, mídias sociais e outras ferramentas.
Crossmedia não é o mesmo que marketing transmídia
Devido a semelhança em relação ao nomes dessas técnicas, é possível que exista a confusão no sentido de achar que elas são uma coisa só.
No entanto, a marketing transmídia se diferencia do crossmedia pela sua característica complementar, em outras palavras, ele complementa a narrativa por meio das outras mídias.
Sendo assim, digamos que uma empresa contou sua história no Youtube, portanto, no instagram ela vai falar mais sobre o seu CEO, que é um personagem que faz parte da sua trajetória e apareceu na primeira narrativa.
Portanto, ela não repetiu a mensagem, ao invés disso, ela trouxe novos fatos e curiosidades sobre o tema principal, tornando-se assim um complemento.
Vantagens de realizar essa tática
As campanhas de crossmedia ou publicidade conjunta, possuem o objetivo de atingir uma rede de amigos e conhecidos que você tem em diferentes plataformas sociais.
Dito isso, ele pode auxiliar até mesmo pequenos empresários que trabalham com os copos personalizados formatura, por exemplo, pois o público que eles atingiram será maior, sem perder a segmentação.
Essa publicidade expande o número de indivíduos que podem ver o negócio em diferentes plataformas, o que acaba gerando também relevância para a empresa, assim como mais chances de fechar vendas.
Além disso, pelo princípio da assistência mútua, operam grandes, médias e pequenas empresas, como iguais e diferentes em status, as organizações celebram acordos de parceria.
Por exemplo, uma empresa popular e bem-sucedida de peeling químico clareador, que já está estabelecida no mercado, pode ter sob sua asa uma pequena empresa recém-emergida.
Neste caso, a marca reivindicada desempenha a função da locomotiva, sendo essa parceria lucrativa, isto a depender dos termos do contrato.
O crossmedia pode ser utilizado em todos os casos?
Assim como as outras estratégias de divulgação e até mesmo empresariais, existem momentos certos para serem aplicadas.
Isto pelo simples motivo de que hoje as informações são disseminadas de maneira mais rápida e massiva, o que pode causar muitos danos a imagem da corporação se algo fora do esperado acabar sendo divulgado.
Portanto, com o marketing cruzado não é diferente, ele traz muitos benefícios como já foi citado, no entanto, em alguns casos ele pode não fazer tamanha diferença.
Sendo assim, crossmedia tem menos relevância nas seguintes situações:
- Quando seu público-alvo não se encontra naquela plataforma;
- Se existe concorrência entre plataformas;
- Quando os serviços ou produtos não relacionados entre;
- Caso o segmento seja de preço único.
Um ponto interessante a se destacar é o segmento de preço único, se o produto que é comercializado não possui variações de preço, como uma etiqueta redonda, por exemplo, não é necessário investir em multicanais para divulgação do produto.
A melhor opção é investir em outras estratégias de marketing, ou seja, na ausência de algumas destas contraindicações, faz sentido desenvolver um plano de marketing de crossmedia.
Outro ponto que cabe aqui é que antes de simplesmente pegar uma campanha e divulgá-la em todos os canais de comunicação que a organização possui, é preciso ajudar alguns pontos.
Sendo eles, a linguagem apropriada para cada mídia, as imagens que serão divulgadas e até mesmo os recursos audiovisuais.
Isto porque caso a mensagem não agrade a persona da organização inserida na rede social, ela simplesmente não será efetiva, tornando-se assim um custo e não um investimento.
Como é realizado o crossmedia?
Partindo da premissa de que agora já se tem claro o que é o crossmedia, e suas muitas vantagens, é importante que se tenha conhecimento de como ele é construído e aplicado.
Dito isto, começaremos pelas tarefas que cabem a essa estratégia de marketing, que se dão pela realização da:
- Reorganização do processo produtivo;
- Distribuição de cédulas;
- Distribuição de mensagens;
- Criação de sistemas de referência
- Planejamento detalhado da estratégia de vendas;
- Atividades conjuntas.
Enfim, são várias táticas para desenvolver um crossmedia eficaz, mas a palavra-chave que irá garantir o desenvolvimento correto da estratégia é o planejamento.
Isto é válido para todos os modelos de empreendimentos, desde um buffet de churrasco em domicílio até uma grande multinacional.
O primeiro passo é planejar quais plataformas de mídia serão utilizadas para a realização dessas táticas.
Entretanto, antes de ir para a prática é necessária uma pesquisa de mercado, para identificar o público-alvo e em quais mídias ele se encontra.
Por exemplo, os jovens utilizam muito o Instagram, portanto, vender coisas voltadas para esse público por meio dessa rede social e o site da empresa irá trazer ao empreendedor resultados positivos.
Sendo assim, se o público-alvo de determinado produto é mais velho, uma escolha mais promissora é a divulgação por meio do Facebook.
Todas essas propagandas podem ser alinhadas às redes sociais do momento, como o Tiktok, onde uma variedade de públicos acessam os vídeos curtos diariamente.
Para qual tipo de cliente o crossmedia é indicado?
A maioria das pessoas é suscetível ao marketing de mídia cruzada, é por isso que uma campanha de marketing crossmedia é benéfica na construção do reconhecimento da marca.
Muitas empresas usam o crossmedia para aumentar o reconhecimento de sua marca, colocando-se diante dos clientes o mais rápido possível, até mesmo no caso de quem trabalha com entrega expressa motoboy.
No entanto, com mais frequência as pessoas veem uma mensagem da empresa, que muitas vezes são os anúncios, mais familiarizadas estarão com o produto da empresa e o produto será integrado profundamente em sua mente subconsciente.
Sendo assim, embora eles não estejam pensando conscientemente, seu pensamento subconsciente conduzirá seu comportamento de compra.
Esse é o único objetivo dos profissionais de marketing de mídia cruzada persuadir seus clientes a comprar seu produto, nem mesmo deixá-los perceber que foram persuadidos.
new RDStationForms(‘form-blog-gentileza-afiliados-4ac345d11f3546f826ac’, ‘UA-114965972-2’).createForm();
Considerações finais
Em resumo dos pontos abordados aqui, o crossmedia é uma estratégia de marketing muito importante para todas as organizações que desejam crescer e expandir o alcance da captação do seu público.
Isto porque por meio dele é possível divulgar conteúdos em diversas plataformas, apenas ajustando a linguagem e os recursos visuais da sua narrativa.
Fator que impulsiona a marca ou empresa por colocar sua imagem em todos os canais de comunicação usados por sua persona.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.