Há estratégias de marketing e de crescimento empresarial que nunca envelhecem, algumas porque já existiam antes do mundo corporativo surgir. É o caso do storytelling, que se mostra como algo que pode ser um divisor de águas na história de uma marca.
No fundo, tem sido cada vez mais comum ouvir falar nesse termo, pois ele tem se disseminado no Brasil. Não só dentro do universo das marcas que desejam crescer, mas de modo geral, sobretudo nas redes sociais e demais plataformas.
De fato, podemos dizer facilmente que o storytelling já existia antes das marcas começarem a utilizá-lo como estratégia de marketing e de branding. Tudo isso começa com a Revolução Francesa e com a primeira metade do século XX.
Ou seja, quando as indústrias começam a produzir muito mais em escala, de modo que precisam de marketing e publicidade para vender esse excedente. Isso ocorre ainda hoje, só que em nichos, como o de farmácia de manipulação homeopatia.
Afinal, toda vez que um segmento faz muito sucesso, ele verifica justamente esse aquecimento que tende a aumentar a demanda de modo circular. Isto é, junto com ela vem uma maior produção e também uma maior oferta, proporcionalmente falando.
Seja como for, o grande esforço do marketing é justamente compreender essas relações, garantindo que uma marca saiba estar presente, aparecendo para as pessoas certas, na hora certa e do jeito certo, a fim de canalizar as melhores oportunidades.
Já o storytelling, como íamos dizendo, precede tudo isso, embora também possa se voltar para isso. Basicamente, ele está presente no início de todas as civilizações, como algo ligado à mitologia ou mesmo as religiões fundadoras.
Trata-se de uma faculdade humana básica, que é a de simplesmente “contar histórias”. Se pararmos para pensar, todos nós somos contadores de história em algum nível, como quando chegamos em casa depois de um dia de trabalho.
Geralmente, fazemos isso e vamos conversar com algum parente ou amigo, e logo começamos falando tudo o que aconteceu naquele dia, como ir à uma empresa de impermeabilização de estofados fazer um orçamento.
Portanto, esse é o começo de uma história que você vai contar. Alguns de nós podemos fazer isso com mais ou com menos eficiência, mas a verdade é que dividimos essa natureza com todos os seres humanos, seja qual for a cultura em questão.
Ao mesmo tempo em que dividimos isso com as religiões ou mitologias fundadoras, e agora com as grandes marcas do mundo, que logo aprenderam a fazer igual. No fundo, é como se toda marca estivesse tentando contar uma história atraente.
A experiência tem comprovado que isso funciona muito melhor do que no caso da marca que corre direto para a venda, sufocando o cliente com preços, prazos, promoções malucas e narrativas que tentam afastar a concorrência à força.
Na verdade, o que pode realmente aproximar seu público-alvo e afastar a concorrência é apresentar um diferencial inquestionavelmente valioso. Por isso é que hoje muitas marcas comercializam não apenas um produto ou serviço, mas sim, uma filosofia de vida.
Deste modo, ao falar sobre aluguel de impressora laser, a marca já não trata de uma máquina apenas, mas de um dispositivo que pode, por exemplo, servir para imprimir fotos de família e eternizar os momentos mais especiais da sua vida.
Essa é, grosso modo, a essência de um bom storytelling, o que está muito longe de mentir, aumentar ou aplicar gatilhos mentais, como pensam alguns. Trata-se apenas de mudar um pouco o foco de um produto ou serviço, desenterrando uma verdade mais sutil.
Também foi por essa razão que decidimos escrever este conteúdo especialmente voltado para o tema, em que mostramos detalhadamente como elaborar um bom storytelling, ao mesmo tempo apresentando os conceitos e características que podem ajudar com isso.
É importante ressaltar esse modo de expor o assunto, pois sem entrar nesses pormenores, seria bem difícil alguém realmente conseguir tirar a estratégia do papel e aplicar com a segurança de quem sabe o que exatamente está fazendo.
Tanto que vamos aplicar sempre exemplos concretos e de segmentos e nichos reais, posto que ilustra muito melhor o assunto e torna tudo bem mais pedagógico. Outro modo de ajudar a não cair em abstrações e generalizações negativas.
Um aspecto indiscutivelmente positivo disso tudo é precisamente o fato de que hoje o storytelling já evoluiu tanto e foi tão testado que pode ser aplicado a qualquer marca, seja uma que vende bateria 60 ou uma que fabrica esse mesmo produto.
Diante disso tudo, se o que você deseja lá no fundo é compreender de uma vez por todas como exatamente contar a história certa, que pode mudar a história da sua empresa com a concorrência e com seu público, então basta seguir à frente.
Storytelling: do que se trata?
Tudo no mundo corporativo começa com um bom planejamento e com a definição clara dos conceitos e características. Com o storytelling não é diferente, mesmo que ele seja apenas uma parte do marketing e do branding.
Aliás, começar distinguindo ambos é algo que pode ajudar e muito na compreensão, haja vista que o branding é algo muito mais abrangente e profundo.
É ele quem define a filosofia de uma marca, seja no sentido mais teórico da cultura corporativa ou organizacional, ou no sentido mais prático dos famosos pilares de missão, visão e valores.
Já o marketing lida com pontos mais práticos, como as campanhas que um centro cirúrgico veterináriopode fazer para atrair mais gente, depois gerando mais leads qualificados e, claro, aumentando as vendas e a receita ou o lucro como um todo.
Isso pode lidar com várias frentes práticas, tais como:
- Criação de conteúdos;
- Definição de anúncios;
- Artigos de blog;
- Redes sociais;
- E-mail e newsletter.
Enfim, são esforços mais tangíveis, inclusive no sentido literal de estipular metas e fazer um monitoramento estatístico que garanta o sucesso de cada ação empreendida.
Portanto, se você quiser contar uma boa história, que realmente define a missão da sua marca no mercado e no mundo, você precisará ter um branding muito mais bem definido, em vez de simplesmente partir para o marketing no sentido mais pragmático.
Adiante entenderemos melhor essa parte mais técnica. O que precisa ficar claro por agora é como o storytelling pode ajudar uma firma de aparelho micro mist a lançar mão da narração humana para criar conexões profundas.
Com ele, a marca explora sua história ou a sua solução prestada ao mercado de modo a gerar uma sinergia não apenas comercial, mas também emocional e até afetiva.
Definições objetivas
Uma dica de ouro para elaborar um bom storytelling consiste em você definir o que exatamente você pretende atingir com ele.
Quando falamos em simplesmente contar história, também pode ficar a impressão de que não há regras, já que cada um pode contar como quiser.
Mas não é verdade, pois além de estruturação clara, ele precisa ter objetivos claros. A começar, então, pelo que a empresa pretende com ele, se é reforço de marca ou exposição da solução, seja ela produto ou serviço.
No primeiro caso, uma firma de auto vistoria corpo de bombeiros pode contar a história de sua fundação, ou mesmo dos fundadores, como um case de sucesso. Isso abre os bastidores para o público e tende a atrair bastante gente, humanizando a marca.
No segundo caso, se o foco for o produto, você precisa contar uma história que mostre como sua solução leva facilidade à vida das pessoas, resolvendo dores reais.
Há também quem se utilize de arquétipos, como ficará claro adiante. Só não se esqueça de que isso define a estrutura e não o propósito ou os objetivos.
Estruturação diferenciada
Vimos que o storytelling tem uma relação antiga com a mitologia. Portanto, se você quiser usar algumas estruturas ou arquétipos claros, não vai se arrepender.
Basicamente, trata-se do famoso mito do herói, que tem a ver com uma jornada pré-definida que só alguém muito corajoso pode fazer, depois se beneficiando disso.
Claro, é preciso colocar você ou sua marca no lugar do herói, se quiser reforçá-la. Mas se o foco for o produto, saiba que o herói é o cliente, não você.
Assim, ao vender auto elétrica 24hrs, uma dica é mostrar como uma pessoa sempre sofria por precisar de ajuda no meio da madrugada, até que encontrou uma solução 24h igual a sua e isso resolveu seus problemas.
Ou seja, ela é que teve a coragem de procurar algo que resolvesse sua dor, então o público vai querer se sentir no lugar dessa pessoa, o que leva à sua solução comercial.
Um diferencial aqui pode ser o de inserir suspense, algo engraçado, elementos dificultadores e daí em diante, de modo a tornar a história ainda mais real e até mais envolvente para todo tipo de público.
Considerações finais
A estratégia do storytelling como marketing ou branding é relativamente recente, mas sua essência remonta aos mitos fundadores.
Acima entendemos em detalhes por que exatamente utilizar este recurso, bem como um passo a passo que ajuda a fazer isso da melhor maneira possível.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.