Ao abrir um negócio, é essencial criar um planejamento para que ele possa evoluir e conquistar os objetivos de modo que haja um engajamento, e nesse contexto, é importante identificar o perfil dos potenciais clientes.
O potencial cliente de uma empresa é aquele que possui mais chances de conversão e se encaixa com o público-alvo que o negócio deseja para seus produtos ou serviços, principalmente aqueles que possuem uma autonomia na hora de realizar uma compra.
Essa autonomia pode estar ligada ao fato de que não precisa ter visto um anúncio ou qualquer coisa que desperte o desejo de compra de um chinelo de borracha, mas sim, que o cliente entre em uma página e consuma por conta própria.
As formas de entender e conquistar consumidores podem variar de empresa para empresa, tendo um auxílio da tecnologia para serem capazes de identificar até mesmo se o potencial cliente anteriormente já fez buscas sobre o termo.
Ou se possui um certo interesse naquele segmento de mercado, algo que pode ser captado pelas redes sociais.
Os desafios e as soluções para definir os potenciais clientes
Encontrar o perfil dos potenciais clientes de um produto como um closet casal planejado, pode ser um desafio se não houver um planejamento adequado por parte dos times de vendas e marketing da companhia.
Isso porque a falta de compreensão do público-alvo pode prejudicar o que está ligado a divulgação dos anúncios ou de outras estratégias de marketing que foram criadas, porque sem um mecanismo adequado, tudo se torna uma má experiência ao consumidor.
Afinal, a falta de foco da empresa em um público definido acaba sendo algo perceptível, e mesmo que ocorram algumas vendas, outras podem se tornar situações negativas, como cancelamentos de compras ou o consumidor não receber o tratamento que esperava.
Neste sentido, para uma loja especializada em papel de parede, é vital estabelecer os potenciais clientes para que os estilos dos materiais se adequem ao ambiente que o consumidor mora, e assim por diante.
Algo que pode ser evitado quando se é feita uma identificação, mesmo que inicialmente seja realizada de forma superficial e, com o tempo, seja aprofundada ainda mais para que as estratégias possam ser mais assertivas.
Uma possível solução é sempre estudar o mercado e seus consumidores dentro daquele nicho, porque através deles, é possível notar os comportamentos e direcionar a empresa para atender ao que se é esperado.
Por que é importante identificar os clientes?
Quando se trata de realizar boas vendas que possam tornar os cliente em consumidores fiéis, é essencial que haja estratégias voltadas a essa fidelização, pois muitas vezes é um processo burocrático e o verdadeiro objetivo do departamento de vendas da empresa.
Ao identificar os potenciais clientes certos, essa burocracia de conquistar quem não está destinado ao produto ou ao serviço se torna algo que não eram os primeiros planos, e com isso, acaba tendo um foco nos que são considerados mais potenciais.
Assim, se uma empresa de equipamento de impressão digital não identificar quem realmente precisa do produto, pode acabar perdendo tempo, considerado precioso no mercado, com quem não compraria e acaba não vendendo para os ideais.
Portanto, a importância de saber quais são os consumidores certos também está ligada aos lucros que a companhia pode ter em pouco tempo com estratégias assertivas e destinadas aos consumidores corretos.
Dicas de como definir os potenciais clientes
Uma organização que está começando no ramo de automação de porta, pode encontrar inicialmente empecilhos que estão relacionados aos clientes, por isso, é importante planejar olhando o mercado e buscando por dicas que podem facilitar.
1. Observar a concorrência e entender o mercado
Entrar em um novo nicho mercadológico acaba exigindo que haja um estudo, e observar como a concorrência capta o público-alvo ideal, bem como suas formas de linguagem no anúncio podem contribuir com essa busca.
Essa observação pode começar com empresas de pequeno ou médio porte, por estarem em uma base próxima ao de um empreendimento que está começando, e com isso, entender como funciona para depois, avançar em alguns processos.
O mercado sempre deve ser observado para saber como é o comportamento sobre determinadas estratégias para obter consumidores, assim, as tentativas podem gerar resultados positivos de um modo mais rápido.
2. Entender os clientes que já possui
Se uma empresa de película antivandalismo 3m já possui alguns clientes, é fundamental que eles também sejam analisados antes de pensar em expansão ou até mesmo uma troca de público-alvo.
Os clientes atuais também devem ser levados em conta quando a empresa está fazendo algum planejamento, e esses consumidores podem servir como uma base para saber o que deve ou não ser alterado.
Incluindo o fato de que, com eles, é possível já saber quais são os leads mais adequados e moldar as estratégias de marketing para captá-los mais rapidamente.
3. Criação de persona
Para as empresas que irão começar do zero, uma forma para definir os potenciais clientes está ligada a técnica de marketing que é usada para direcionar um conteúdo diretamente para um público, conhecida como criação de persona.
Essas personas permitem que haja uma atração maior de leads qualificados, e dentro do que for coletado, possa ser um suporte para moldar as estratégias que irão ser feitas futuramente.
A coleta para a criação de personas pode ocorrer de todos os modos, desde um preenchimento de formulário para receber newsletters por e-mail, como também pelos engajamentos nas redes sociais, caso a empresa tenha alguma.
Por exemplo, se um público de determinada idade reage a uma postagem de alimentação corporativa, a persona pode ser criada como que aquela idade de consumidores é a mais indicada para direcionarem os anúncios publicitários.
Com a ajuda da tecnologia, existem ferramentas e softwares, pagos ou gratuitos, que colaboram com para a criação da persona, bem como auxiliam em um monitoramento mais adequado dos canais que são usados para coletar as informações.
4. Criação de conteúdos
Cada vez mais os consumidores estão ficando mais exigentes em relação a empresas e aos produtos e serviços disponíveis no mercado, não se contentando em somente comprar, como em também conhecer mais sobre o que estão adquirindo.
Criar conteúdos para ter um conhecimento dos clientes e conquistar novos é uma estratégia que está sendo constantemente mais utilizada no mercado, podendo ser em diversos meios como:
- Blogs;
- Sites;
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Aplicativos de mensagens instantâneas;
- Plataformas de vídeos.
Isso também se torna uma solução para saber quais são os conteúdos que os consumidores mais consomem, bem como os que possuem um maior interesse em torno do produto ou serviço que são oferecidos pela empresa.
Como saber quem é um potencial cliente?
Em meio a tantas estratégias, saber quem irá comprar um armário aéreo escritório pode ser uma dúvida sem resposta em meio aos dados e tudo o que foi levantado pelas estratégias para encontrar os potenciais clientes.
Com isso, uma avaliação que pode ser feita para saber os resultados é observar quem interagiu de alguma forma com as abordagens realizadas, especialmente se houve algum contato com a empresa em relação a um produto ou a um serviço.
A presença das redes sociais também podem contribuir, principalmente se permitir compartilhamentos na própria página do usuário ou dar likes, um botão de ação que demonstra que o dono daquela conta gostou do conteúdo que foi apresentado.
Analisar o índice de rejeição ou de aceitação de uma publicidade também contribui com o entendimento do que os potenciais clientes estão ou não gostando, e com isso, ter uma base do que pode ser feito para manter e nutrir os novos consumidores que chegaram.
Considerações finais
Uma empresa deve definir os seus potenciais clientes para que consiga se estabilizar no mercado, bem como manter os que já possui, isso porque são eles que contribuem para um maior entendimento de como funciona o público-alvo.
Mantendo os clientes, as estratégias de marketing para conversão de leads se tornam mais objetivas e eficazes, o que é um benefício, pois o investimento de tempo e dinheiro realizado não é desperdiçado.
Para se ter uma maior eficácia na descoberta dos potenciais clientes, observar como o mercado funciona, bem como os concorrentes, pode contribuir com essa descoberta e ajudar em planejamentos mais efetivos sobre os consumidores.
Bem como analisar o que está sendo feito, certamente se mostra como uma vantagem e um aprendizado, tornando o monitoramento de todas as estratégias que forem criadas pela marca como algo essencial para seu funcionamento e crescimento.
Por isso, planejar, estudar e entender como o mercado funciona, e também como as demais empresas lidam com seus clientes, é importante para saber como crescer e como se estabilizar dentro do segmento mercadológico que atua.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.