Administrar e cuidar da automação de redes sociais não é um processo fácil nem para o profissional de marketing, tampouco para quem trabalha como autônomo e tem que lidar com vários clientes diariamente e o tempo todo.
Esta automatização engloba estratégias, produção de conteúdo, publicação de posts, gerenciamento do relacionamento com o cliente e a análise de métricas. É um trabalho cansativo e que precisa de muito conhecimento.
Devido a esse longo e trabalhoso processo, alguns funcionários até estendem as atividades durante o final de semana para criarem conteúdos sobre remédio homeopático para zumbido no ouvido.
Ser um produtor de conteúdo não significa que ele domina todos os assuntos. Ao contrário: é preciso estudar um pouco, antecipadamente, antes de criar o conteúdo, para que o mesmo são seja veiculado com informações errôneas.
Afinal, muitas pessoas procuram essas informações em postagens feitas nas redes sociais e é por isso que a empresa de serviços gerais deve distribuí-las corretamente, principalmente porque muitas vezes elas são compartilhadas com outros seguidores.
Quando se fala em automação de marketing nas redes sociais, existem ferramentas que auxiliam na produção de conteúdo, como os softwares, que tornam os trabalhos manuais automatizados, fazendo com que haja uma economia de tempo na organização.
O que é automação de redes sociais
Trata-se de um sistema que auxilia as pessoas a trabalharem junto a estas redes de forma automática, facilitando-lhes a vida para que possam focar no que é primordial: criar conteúdos e estabelecerem estratégias para que as ações sejam mais rápidas.
Por exemplo: se um ortopedista de cachorro está presente nestas redes, ele pode agendar as postagens em dias e horários no qual as pessoas circulam mais assiduamente, podendo assim, atrair mais clientes para as consultas.
Isso é reconfortante para os usuários, porque não precisam se preocupar em parar as atividades para postar o conteúdo sobre um determinado produto e serviço, visto que é possível configurá-lo para que seja distribuído conforme a necessidade da empresa.
A automação de redes sociais conta com o apoio da tecnologia e tanto os softwares como os aplicativos auxiliam nos processos manuais básicos, sem deixar que os clientes de cerca de segurança residencial fiquem sem respostas adequadas do produto.
Obviamente, as redes sociais são utilizadas tanto para produtos como serviços e nesse sentido qualquer conteúdo pode ser veiculado através delas, desde que ele seja criado com base em dados relevantes para os consumidores.
Como funciona a automação de redes sociais
A ideia mais básica é otimizar a produção manual dos trabalhos dos profissionais e funciona através dos seguintes quesitos:
- Uso de chatbots;
- Agendamento de posts;
- Social listening na internet;
- Relatórios de análises.
Deve-se lembrar-se de que às vezes algumas automações podem ser antiéticas e consideradas como spam (mensagens sem sentido, irritantes e que podem até conter vírus).
O uso dos chatbots em redes sociais como o Facebook, LinkedIn e Instagram fornecem respostas automáticas para perguntas específicas sobre câmera de segurança externa monitorada pelo celular.
Eles também são usados para resolver problemas simples e para avisar o consumidor de que ele será contactado em breve e auxiliam no suporte ao atendimento ao cliente, melhorando essa experiência em todos os sentidos.
As mensagens transmitidas pelos chatbots são criadas antecipadamente e preveem respostas diretas, ainda que nem todos os questionamentos possam ser adivinhados, já que cada um tem dúvidas diferenciadas sobre o serviço de lavagem de carpete.
O agendamento de posts pode ser usado em redes sociais e em blogs. Esse sistema automatizado lembra o usuário os horários e dias das postagens e aqueles lembretes colocados em cima da mesa na agenda não são mais necessários.
Quanto mais forem automatizados os trabalhos dos funcionários em uma loja de conserto celular perto de mim, mais tempo eles terão para ir em busca de novos clientes, aumentando as vendas e o capital interno.
Quanto ao social listening, é um sistema para monitorar a opinião das pessoas a respeito de uma marca nas redes sociais, e o rastreamento pela empresa é feito através das palavras-chaves, hashtags (#) ou assuntos relacionados com o segmento do negócio.
Praticar o social listening pode ajudar a empresa a melhorar a instalação elétrica ar condicionado nas residências e condomínios, por exemplo.
Para os relatórios de análise das métricas, as redes sociais contam com ferramentas próprias e alguns aplicativos e sites oferecem opções de análise mais completas.
Desta forma, os profissionais de marketing conseguem informações importantes para aumentar a taxa de engajamento, seguidores a atingir o público-alvo e alavancar o perfil da empresa.
Ferramentas usadas na automação das redes sociais
As campanhas nas redes sociais podem ser bem melhores se utilizarem ferramentas, tanto para melhorar o conteúdo, programar postagens ou medir e analisar a eficiência das mesmas. Abaixo, algumas das melhores ferramentas e em sequência as explicações:
- Buffer;
- Hootsuite;
- May Social;
- CoSchedule;
- Sendible;
- Postcron;
- Story Heap.
Portanto, o que não falta são ferramentas de automatização e desta forma não há como postergar o trabalho de marketing no contexto das redes sociais. Elas são importantes e é necessário cada dia mais estar neste ambiente.
Buffer
Atualmente é a melhor plataforma para gerenciar a rede social, pois ela é bastante intuitiva e permite que empresas, agências ou usuários individuais impulsionem o envolvimento das pessoas nas contas.
Essa plataforma permite o agendamento de qualquer tipo de postagem, acompanha as campanhas, especifica o padrão dos posts, aponta resultados e avalia qual campanha funcionou melhor.
Hootsuite
O Hootsuite permite o gerenciamento de vários perfis na mesma interface, o agendamento de postagens, possibilita o monitoramento das palavras-chaves, oferece um sistema para encurtar a URL e permite, também, identificar o ROI de uma campanha.
May Social
É uma ferramenta pouco conhecida, mas permite o gerenciamento de conteúdo e publicações no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LinkedIn. Possui uma versão gratuita e outra paga, mas oferece um teste grátis, no início.
CoSchedule
É uma ferramenta que não pode faltar para automatizar a rede social. Ela permite o agendamento das publicações em todas as redes sociais, define quais os conteúdos mais comentados e o grau de comunicação dos usuários.
Sendible
A Sendible é utilizada em pequenas e médias empresas, pouco conhecida, mas fornece relatórios detalhados e segmentados das campanhas publicitárias. Tem capacidade de monitoramento 360º e é usada em campanhas de e-mail marketing.
Postcron
O Postcron tem milhares de usuários em diversos países e destaca-se pela capacidade na programação de até 300 tweets, por meio de um arquivo CSV e permite que as imagens acompanhem a publicação pelo adicionamento da URL.
Outra funcionalidade é o agendamento de posts diretamente do Chrome, em várias redes, utilizando o mesmo conteúdo por diversas vezes.
Story Heap
É uma plataforma para gerenciar publicações do Snapchat e do Instagram. É utilizada por gestores de marcas, influenciadores digitais e agências, na qual histórias podem ser publicadas e serem analisadas posteriormente, com relação ao desempenho.
Tanto no Snapchat quanto no Instagram os stories “viralizam” muito mais e eles são um futuro extremamente promissor para as empresas venderem produtos e serviços.
Como vantagens da automação das redes sociais, pode-se citar a análise de dados sociais em tempo real, a maximização no alcance das postagens para o público-alvo, a coleta das opiniões dos clientes e a permanência na rede social após o horário comercial.
Em contrapartida, também existem desvantagens como postagens menos humanizadas de uma marca, produto ou empresa, redução de likes, público desqualificado, postagens no Instagram que ferem a política e variação na análise das métricas.
Considerações finais
Por mais que as redes sociais estejam automatizadas, a empresa precisa identificar a forma como os usuários estão se engajando com o conteúdo automatizado. É necessário conhecer adequadamente o público-alvo.
A automação nas redes sociais deve ser usada com equilíbrio, no sentido de manter uma constante avaliação no quanto essas redes sociais estão surtindo efeito e impactando os consumidores.
Realmente, a automação diminui o tempo do trabalho, já que as tarefas manuais passam a não mais existir, mas mesmo assim é necessário avaliar todas as estratégias utilizadas, para atrair e converter mais clientes.
Cada empresa sabe exatamente o que funciona ou não no marketing digital, como por exemplo aumentar o relacionamento com o cliente, tornando-o mais assertivo para vender produtos ou serviços e alavancar a entrada financeira nos negócios.
De qualquer forma, é essencial que a organização escolha a melhor rede social, para realizar o processo de automação, e isso é possível quando ela identifica a rede social em que o cliente passa a maior parte do tempo.
Portanto, após o processo, utiliza-se chatbots, usa-se o social listening e se deve, também, programar as postagens nos horários e datas mais convenientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.