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Agile marketing: o que é?

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Agile marketing: o que é?
Agência Gentileza
EstratégiaGentilezaMarketing DigitalPlanejamento
1 de fevereiro de 2023

Agile marketing nada mais é do que um processo que adapta metodologias ágeis, muito usadas no desenvolvimento de softwares e empregadas na área do marketing.

Ele envolve um conjunto de valores, ações e princípios que tornam as estratégias mais eficientes e adaptáveis. Ainda é muito comum ver empresas que fazem um planejamento de marketing anual, mas hoje em dia, isso já não é tão prático.

Isso porque esse tipo de planejamento depende de muitas reuniões para debater assuntos que poderiam facilmente ser discutidos por e-mail. Qualquer negócio que esteja vivenciando essa realidade, precisa conhecer o agile marketing.

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Além do mais, as mudanças são cada vez mais rápidas e constantes e é um erro esperar o ano inteiro para finalmente poder rever as estratégias de marketing. Além disso, nenhum profissional tem tanto tempo disponível para fazer reuniões.

É possível modernizar os processos que envolvem o marketing e colocar as equipes de uma vez na era digital. Por meio de uma metodologia ágil, a organização vai responder às mudanças do mercado com mais rapidez e focada no consumidor.

Este artigo vai explicar o que é agile marketing, por que adotá-lo, quais são seus frameworks, os benefícios que pode trazer e como ter mais agilidade no marketing.

Conceito de agile marketing

Agile marketing é uma metodologia de gestão de projetos que trabalha com ciclos de trabalho mais curtos, além de uma abordagem iterativa e incremental que traz melhorias contínuas para as estratégias de marketing.

O objetivo desse processo é evitar ficar parado diante de mudanças que acontecem no mercado e das respostas dos consumidores que costumam acontecer constantemente e de maneira acelerada.

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As estratégias de marketing de uma empresa especializada em laudo de transferência mais próximo precisam agir rapidamente, para isso, a metodologia trabalha transformações nos profissionais da equipe.

Para que haja agilidade, é necessário trabalhar em práticas colaborativas e flexíveis, da mesma forma, para responder rapidamente ao mercado, o foco deve ser o consumidor.

Agora, quem deseja investir em melhorias contínuas deve planejar e avaliar as estratégias dentro de períodos curtos.

Ao fazer essas mudanças, o marketing que se torna muito mais produtivo, aumenta sua eficiência e melhora as entregas. Mais do que isso, ele se torna capaz de acompanhar a transformação digital pela qual as organizações passam.

Componentes do agile marketing

O agile marketing é formado por 12 componentes que são conhecidos como os princípios do desenvolvimento de software ágil.

É necessário priorizar a satisfação do cliente por meio de entregas rápidas, aceitar as mudanças em qualquer estágio do processo, entregar softwares com frequência, alinhar gestores e desenvolvedores diariamente e oferecer suporte e confiança.

Uma empresa de serviço de monitoramento cameras também precisa conversar com a equipe, entender o funcionamento do software, manter o ritmo de desenvolvimento constante e ter atenção à excelência técnica.

Também é fundamental proporcionar autonomia para a equipe e avaliar a efetividade em intervalos regulares para que o projeto possa ser ajustado.

Por que adotar o agile marketing?

Investir em agile marketing não é uma mudança que acontece de um hora para outra, na verdade, é necessário transformar mentalidades, posturas e maneiras de se organizar. Alguns dos motivos para investir são:

  • Aumento da produtividade;
  • Mais eficiência;
  • Foco no consumidor;
  • Adaptação às mudanças;
  • Equipe mais alinhada;
  • Inovações constantes;
  • Transformação digital.

Por meio da metodologia, a equipe consegue alcançar resultados em pouco tempo, por isso, é uma das melhores formas de aumentar a produtividade.

De acordo com o relatório The State of Agile Marketing, boa parte das empresas adotam o marketing digital justamente porque querem aumentar sua produtividade.

Quando os processos se tornam mais ágeis, não é necessário perder tempo com reuniões improdutivas ou projetos que não aumentam a satisfação do consumidor.

Por meio de pequenos experimentos e campanhas interativas, também fica muito mais fácil identificar falhas e oportunidades para chegar a resultados satisfatórios e sem desperdiçar recursos.

Um pet shop de banho e tosa próximo a mim deve investir em agile marketing porque ele não olha apenas para a marca e seus serviços, mas para o mercado como um todo.

Isso é fundamental porque o consumidor está cada vez mais bem informado e exigente e as campanhas precisam entregar valor.

Com a metodologia, o foco é total no consumidor durante a criação das campanhas, prestando atenção na maneira como as pessoas respondem às estratégias, direcionando ajustes e investimentos.

O processo enxerga as mudanças como oportunidades para mudar as prioridades e adaptar as campanhas para alcançar os objetivos propostos.

Ao implementar o agile marketing, as equipes vão se reunir constantemente para rever os planos, mensurar resultados, compartilhar as atividades e fazer testes. São reuniões diárias e rápidas que servem apenas para alinhar a equipe.

Dentro de uma clínica especializada em cirurgia coluna cachorro, o marketing se torna mais transparente, a comunicação interna melhora e o projeto se torna mais visível para todos os envolvidos.

Para que seja possível inovar, é fundamental se adaptar rapidamente ao mercado, ter foco no consumidor, ter mais autonomia e investir em colaboração, algo que o agile marketing oferece.

Por fim, ele se caracteriza por ser uma transformação capaz de inserir a empresa no contexto da era digital e no ritmo em que ela acontece.

Frameworks do agile marketing

Um dos frameworks do agile marketing é um método Scrum. Ele trabalha com ciclos curtos de 1 a 4 semanas e os feedbacks do mercado são usados em trabalhos para aprimorar produtos e campanhas.

Também existe um método Kanban que consiste em um quadro para visualizar o fluxo de trabalho, podendo usar post-its ou até cards online.

Quanto ao Scrumban, é uma combinação entre as metodologias Scrum e Kanban, adotando passos e conceitos do primeiro com a metodologia do segundo.

Por fim, Lean é um framework que simplifica processos e utiliza apenas o tempo e os recursos necessários.

Benefícios do agile marketing

Por meio do agile marketing, uma autoescola especializada em reabilitação CNH provisória tem acesso a diversos benefícios.

Um deles é o aumento na velocidade e produtividade que se dá por conta das mudanças na estrutura organizacional e no modo como a equipe de marketing executa e planeja as atividades.

Também traz como benefício a possibilidade de criar mais visibilidade para os processos da equipe, usando para isso fluxos de trabalho visualizados, além de pontos de contato frequentes.

Outro benefício dessa estratégia é a maneira como as equipes usam o planejamento iterativo para viabilizar o trabalho ao invés de simplesmente seguiram o planejamento de marketing anual sem o menor questionamento.

Como ser ágil no marketing?

Uma das formas de ser mais ágil no marketing para uma empresa especializada em projeto de fachada de loja com ACM é investir em equipes multifuncionais.

Isso significa que cada time vai contar com habilidades profissionais diferentes, com cerca de 3 a 9 membros. Eles precisam trabalhar juntos, ao mesmo tempo e no mesmo lugar para ter uma boa comunicação e reduzir falhas.

O agile marketing entende que a principal razão para uma empresa existir são os clientes, por isso, devem vir em primeiro lugar, assim sendo, o planejamento e o trabalho devem ser estruturados em torno dos clientes.

A informação deve ser registrada por meio de histórias de usuários em pequenos cartões para que fique clara a todos os membros da equipe.

Um fabricante de ponteira imantada parafusadeira precisa fazer entregas iterativas e incrementais e esquecer planejamentos que duram meses.

Isso é importante porque os negócios estão inseridos em um cenário de muitas mudanças e a falta de adaptação a essa realidade pode gerar desperdício de tempo e dinheiro.

O ideal é trabalhar com feedback rápido em cima de informações concretas e a melhor forma de fazer isso é por meio de pequenas entregas que são feitas em até 30 dias.

Ao fazer isso, fica muito mais fácil compreender o que funciona, alterar o que não está funcionando e adaptar elementos que precisam ser melhorados.

Um fabricante de enchimento para torre de resfriamento precisa ter em mente que um dos princípios do Scrum é fazer inspeções e adaptações, por essa razão, é viável fazer paradas regulares para saber se a empresa está na direção certa.

 

Considerações finais

Muitas mudanças acontecem em diferentes segmentos de mercado, além disso, a concorrência é cada vez maior e existem muitas pressões por inovações que exigem mudanças na maneira como as coisas acontecem dentro da companhia.

Quando a corporação adota o agile marketing, vai passar por um processo que costuma durar cerca de 3 meses, depois disso, vai ficar muito mais fácil agilizar as ações de marketing e alcançar os resultados esperados com mais rapidez.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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